GESTÃO DE EMPRESAS RURAIS


Toda e qualquer instituição do agronegócio possui identidade e cultura organizacional únicas, modelo de gestão e de negócio próprios, às vezes quase imperceptíveis. Modelos são passíveis de cópias, de reutilização, de replicação. A respeito dos modelos de gestão e de negócio, é correto afirmar que:




  • Em um modelo de gestão, a convergência entre competência e prática administrativa deve ser preterida, dado que não existe pré-requisito para a execução das tarefas e que cada colaborador faz o que lhe convém.

  • O sucesso de um modelo de negócio é inversamente proporcional à competência, na medida em que o conhecimento (saber o que é), a habilidade (como se faz) e a atitude (o fazer/agir) são dimensões irrelevantes para o êxito do negócio.

  • “Modelo de negócio” e “negócio-modelo” é apenas um trocadilho que ostenta o mesmo significado. Ambos são recomendáveis à gestão, muito embora “negócio-modelo” possa ser entendido como cópia pela cópia e ainda desconsidere as limitações ou potencialidades da empresa.

  • Modelo de gestão envolve o gerenciamento de recursos, a liderança de pessoas e, por conseguinte o estabelecimento de norma, procedimento, rotina, diretriz, princípios e valores.

  • A implantação de um novo modelo de gestão é uma extremamente atividade simples e pouco sujeita a falhas ou dificuldades; dispensando-se diagnóstico da necessidade organizacional.