FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


As teorias do patrimônio líquido influenciam os procedimentos contábeis, sendo uma referência para a apresentação das demonstrações financeiras. Isso ocorre devido ao fato de que cada teoria interpreta a posição econômica de uma entidade de maneira diferente, interferindo na sua evidenciação. Por isso a importância de estudarmos cada uma delas.

Nesse sentido, analise as alternativas abaixo e assinale aquela que contenha a melhor descrição da Teoria dos Fundos:




  • A Teoria dos Fundos  prevê que os lucros líquidos, obtidos depois de descontadas as despesas das receitas originadas, seriam de posse dos proprietários e que os ativos são direitos dos proprietários e os passivos suas obrigações

  • Na Teoria dos Fundos a os valores da empresa se mistura com os valores pertencentes aos sócios.

  • Na Teoria dos Fundos, são abandonadas as relações pessoais que consubstanciam a teoria do proprietário e a personalização da firma como entidade legal e econômica artificial implícitas na teoria da entidade. O fundo é o núcleo de interesse

  • Na Teoria dos Fundos as exigibilidades são subtraídas dos ativos, ou ativos negativos; já os passivos são vistos como reservas ou restrições aos ativos, derivantes de considerações legais, equitativas, econômicas ou gerenciais.

  • A Teoria dos Fundos  vê a corporação como um instrumento dos proprietários, ao invés de como uma entidade com vida própria separada dos acionistas (KAM, 1986), defendendo que o lucro que a empresa obtiver pertence ao proprietário.