FUNDAMENTOS DE TEORIA DA CONTABILIDADE


O profissional contábil evoluiu bastante ao longo da história da contabilidade. Em um primeiro momento, em meados das décadas de 50 e 60, era conhecido como Guarda Livros e sua função era escriturar as operações ocorridas à época, de forma manual nos livros contábeis. Com a evolução da profissão, a partir da década de 70, tivemos a divisão da profissão em dois cargos distintos, o Técnico em Contabilidade e o Contador. Atualmente o contador é visto como Consultor de Negócios pois trata-se de um profissional muito mais dinâmico, visto que deve entender de outros assuntos correlatos como recursos humanos, economia, marketing, etc, de forma a produzir informações cada vez mais relevantes para que seus usuários possam tomar decisões seguras e assertivas. Esta evolução trouxe consigo um novo ambiente operacional e novas premissas operacionais onde a globalização e a tecnologia permeiam o mundo contábil.

 

Assinale abaixo a alternativa que contenha as novas premissas operacionais as quais o profissional contábil está inserido atualmente:




  • Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.

  • Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com no máximo dois segmentos de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.

  • Processo interfuncional, afastamento de clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.

  • Processo interfuncional, ligação com clientes e fornecedores; atuação com um único segmento de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.

  • Processos independentes, sem ligação entre os setores; ligação com clientes e fornecedores; segmentação de clientes; escala global; inovação e trabalhadores de conhecimento.