HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO
No século I a.C., as escolas superiores desenvolveram-se e cresceram durante o Império, sendo frequentadas por jovens da elite, que se preparavam para vida pública, estudando política, direito e filosofia. A educação era predominantemente aristocrática, voltada para as atividades intelectuais, consideradas mais dignas que o trabalho manual, cada vez mais menosprezado.
Sobre a educação cosmopolita, julgue as afirmativas que seguem.
I Os objetivos do ensino médio e superior centravam-se no domínio da composição literária, com ênfase para na gramática latina, métrica da poesia e literatura.
II A educação era dividida em diferentes tipos e exigências: enquanto os meninos ricos aprendiam oratória, os pobres estavam interessados em dominar um pouco da escrita e das contas.
III A oratória era igualmente ensinada para todos os cidadãos romanos, pois acreditava-se que toda a vida pública dependia de arte de defender ideias e interesses.
IV O ensino superior preparava para a eloquência e atuação nos tribunais e na vida política, o que demonstra a igualdade do acesso de homens e mulheres à educação.
V A escola elementar (ou do ludi magister) ficava a cargo de escravos pedagogos gregos que transmitiam a cultura grega aos jovens romanos, dando-lhes formação bilíngue.
Estão CORRETAS as afirmativas: