ARTE E EDUCAÇÃO


Recuperando, mesmo que brevemente, o histórico do ensino da Arte no Brasil, pode-se observar a integração de diferentes orientações quanto as suas finalidades, a formação e atuação dos professores, as políticas educacionais e os enfoques filosóficos, pedagógicos e estéticos. Analise as alternativas de acordo com o estudo do PCN – Arte, 1997:

I- As aulas de Educação Artística incluídas no currículo escolar, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1971, eram desenvolvidas por professores capacitados e seguros.

II- Com a Lei nº 9.394/96, o ensino da Arte é considerado obrigatório na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26, §2º).

III- Na escola tradicional valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão imediatista de arte.

IV- Somente no fim dos anos 60 e na década de 70 nota-se uma aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar.

 

Estão corretas as alternativas:




  • II, III e IV apenas.

  • I, II, III e IV.

  • I, III e IV apenas.

  • III e IV apenas.

  • I, II e III apenas.