ARTE E EDUCAÇÃO


A partir dos estudos desta disciplina podemos considerar que é possível realizar experiências de expressão plástica que produzem resultados criativos e originais. Diferentes experiências, realizadas com crianças, podem evitar a presença dos desenhos estereotipados na escola. É importante desenvolver um trabalho nas escolas de forma a banir a presença de estereótipos de toda e qualquer proposta pedagógica.

Com relação ao uso de estereótipos na escola marque com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas.

(    ) Os estereótipos devem ser banidos das escolas porque acreditamos no potencial criador de cada criança e na sua capacidade expressiva.

(   ) Os modelos estereotipados fornecidos pelo professor, por serem fáceis de fazer,  auxiliam a criança a adquirir confiança na sua capacidade de desenhar.

(    )  A presença dos estereótipos leva a criança a desaprender o seu próprio desenho e perder a confiança no seu traço.

(    ) Os estereótipos costumam aparecer nas matrizes que muitos professores usam em: folhas reproduzidas em xerox; malha de quadrinhos; modelos.

(  ) Os desenhos estereotipados são monótonos; impessoais; mecânicos; iguais; esquematizados. Eles camuflam dificuldades de representação.

(   ) A direção de muitas escolas infantis considera que os desenhos das crianças são feios porque não são feitos com capricho, são incorretos, o colorido sai para fora dos limites; compete ao professor ensinar às crianças como desenhar corretamente e usar as cores certas.

(    ) Os estereótipos muito usados transformam-se em estereótipos mentais.

(    ) Para os eventos que a escola promove, conforme calendário escolar, é importante que os professores façam os painéis pois a criança não está preparada para organizá-los com capricho e correção.

 

A sequência CORRETA está contida em:




  • V- F- V- V- F- F- V- F. 

  • V- V- F- V- F- V- V- F.

  • V- F- F- V- F- V- F- V.

  • V- F- V- V- V- F- V- F.

  • V- F- F- V- V- F- V- F.