A vida tribal, em seus diferentes momentos (passagem de hábitos de nomadismo – sustentado pela simples coleta de alimentos – para a fixação ao solo, com o desenvolvimento de técnicas de agricultura e pastoreio) é fortemente marcada pela tradição oral dos mitos e ritos, pela propriedade coletiva da terra, do trabalho e seus produtos. Quanto às práticas educativas nas comunidades primitivas, é CORRETO afirmar que:
A adaptação aos usos e valores da tribo é levada a efeito por meio de rigorosos castigos físicos, demonstrando a rigidez daquele a quem se destina a atividade de educar.
A educação difusa é responsabilidade exclusiva do chefe da tribo, que, como porta-voz do desejo da comunidade, transmitirá os valores fundamentais à vida coletiva.
Os adultos ocupam-se apenas das atividades primárias (caça, pesca, agricultura, pastoreio), delegando a atividade educativa ao chefe da tribo.
A formação é fragmentada e as crianças são educadas para desenvolverem atividades específicas na comunidade (caça, pesca, agricultura, pastoreio...).
As crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias e rituais, sendo educadas “para a vida e por meio da vida”.