PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Nos estudos sobre desenvolvimento de interação social (CARMO, 2012), vimos que, devemos estudar o desenvolvimento humano considerando o fluxo contínuo da interação indivíduo-mundo. Assim, o desenvolvimento de interações sociais segue o fluxo, das sequências presentes em outros tipos de desenvolvimento, ou seja, “[...] da dependência para a independência e da predominância de aspectos biológicos para a predominância de aspectos sociais, estando os padrões culturais presentes em todos os momentos. ” (CARMO, p. 177, 2012).  Com isso, Carmo (2012) quis dizer que:




  • desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante contradição com as formas específicas de socialização da aprendizagem.

  •  desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante exposição à formas específicas de interação das manifestações culturais.

  • desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante oposição a formas gerais de manifestações dos comportamentos sociais.

  • desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante contradição com as formas específicas de comunicação e de aprendizagem.

  • desde o seu nascimento, o ser humano, está em constante oposição com as formas específicas de comunicação e de ensino intencional.