Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.
Uma das principais objeções à Teoria da Deriva Continental era que Wegener não conseguia explicar as forças que moveriam os continentes. Hoje, embora a ciência não explique exatamente a causa, sabemos que a astenosfera e a litosfera estão intrinsecamente relacionadas. Se a astenosfera se mover, se move também a litosfera. Sendo assim, conforme seus conhecimentos sobre tectônica global, leia, julgue, e assinale a alternativa CORRETA entre as sentenças abaixo, a respeito desse assunto:
Pela lógica do movimento convergente existente entre as placas sul-americana e africana, nos aproximamos 2 km da África a cada ano. Por isso, se Pedro Cabral viesse hoje ao Brasil, chegaria mais rapidamente do que outrora.
A convecção no manto refere-se a um movimento muito lento de “rochas fundidas”, que sob condições de elevada temperatura, se comporta como um material plástico-viscoso que migra para a superfície, em direção à crosta terrestre.
O movimento de placas tectônicas produz colisões ao longo de seus limites divergentes. Além disso, não são registradas diferenças nas características de choques de placas oceânicas, continentais, e nem mesmo entre uma placa continental e uma oceânica.
Há cerca de 200 milhões de anos os continentes denominados Laurásia e Gondwana se uniram em apenas um, denominado Pangeia. Esse continente único se rompeu, posteriormente, originando dois novos continentes: América do Sul e África.
O movimento de convecção das massas do manto é muito acelerado, formando montanhas à ordem de alguns metros por ano. Assim, uma paisagem montanhosa atual que esteja nessas condições, estará completamente diferente um ano depois.