TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA


Analise as seguintes afirmativas e, em seguida,

I. Isoladores devem ser projetados para suportar tensões maiores que a tensão nominal de operação, devendo suportar surtos atmosféricos e surtos de manobras.

II. Isoladores são componentes de uma linha de transmissão que possuem como principal função exclusivamente a isolação elétrica entre os cabos e as estruturas.

III. Isoladores podem ser constituídos de materiais cerâmicos ou poliméricos, ambos materiais dielétricos.

IV. Os isoladores são equipamentos altamente resistentes e dificilmente são trocados de uma linha de transmissão. 

Assinale a alternativa que apresenta apenas assertivas corretas:


II e IV


I e III


I e II


II e III


I, II e III

Considere a seguinte passagem:

“O processo de implantação de uma subestação se desenvolve em várias etapas. Uma nova subestação surge quando os estudos de planejamento da expansão do sistema elétrico identificam a necessidade de atendimento a uma dada região, a uma cidade ou a uma planta industrial. Em seguida, com base em estudos específicos é definida a configuração de barra da futura subestação. Também são definidas as principais características dos equipamentos elétricos do pátio de manobras, bem como as características do sistema de proteção e controle. Estas definições devem estar em conformidade com os requisitos mínimos definidos em documentos do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e nos requisitos estabelecidos nos editais de licitação do empreendimento de transmissão elaborados pela Aneel.”

Equipamentos de alta tensão: prospecção e hierarquização de inovações tecnológicas. (FRONTIN, 2013, p. 80).

O que significa o termo “configuração de barra”?


A disposição estrutural da subestação.
A forma com que os equipamentos mecânicos estão dispostos nos pátios de manobra.
A forma com que as barras do sistema estão dispostas.
A conectividade elétrica da subestação.
A forma com que as instalações mecânicas foram desenvolvidas.

Dadas as afirmativas a seguir, acerca do Sistema Elétrico Brasileiro:
I. Apresenta, como particularidade, grandes extensões de linhas de transmissão.
II. O parque produtor é constituído por geração elétrica predominantemente hidráulica.
III. O mercado consumidor concentra-se nas regiões Sul e Sudeste, mais industrializadas.
IV. A região Norte é atendida de forma intensiva por pequenas centrais geradoras, a maioria termelétricas a óleo diesel.
Verifica-se que estão corretas:


I, II e III.
I e II.
II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.

Sobre linhas de transmissão de Corrente Contínua em Alta Tensão (CCAT), analise as afirmações a seguir.
I. É possível fazer a interconexão entre dois sistemas de corrente alternada de frequências diferentes por meio do elo de corrente contínua.
II. Os condutores aéreos de uma linha de transmissão de um sistema CCAT têm um maior custo em relação aos condutores aéreos de uma linha equivalente em corrente alternada.
III. É possível interligar sistemas de corrente alternada de mesma frequência, porém assíncronos, por meio de elo de corrente contínua.
IV. Se um elo de corrente contínua bipolar de dois condutores, um positivo e outro negativo, utilizar conversores de doze pulsos, em cada terminal existem, por conseguinte, dois conversores de seis pulsos de mesma tensão nominal ligados em paralelo.
Está correto APENAS o que se afirma em:


I e III.
I e II.
I, II e III.
II e IV.
I, III e IV.

São características da curva de carga comercial, EXCETO:


Mantém-se relativamente constante durante todo o dia.
Existe uma leve redução de consumo no horário de almoço e um pico brusco no horário de ponta.
É caracterizada por uma elevação do consumo por volta das 8h.
A iluminação e os motores são seus maiores expoentes de demanda.
Principais expoentes de demanda desse consumidor são iluminação e refrigeração.

Sabe-se que o modelamento de componentes envolvidos em um sistema de energia elétrica é de extrema importância para o planejamento e operação. Contudo, é conhecido também que o modelamento de cargas é uma tarefa não trivial, cheia de desafios. Qual das alternativas a seguir ilustra a razão dessa dificuldade de modelamento de cargas?


Não existe problema de modelamento de cargas em sistemas de distribuição, visto que atualmente as concessionárias de energia já dispõem de equipamentos sofisticados capazes de saber com exatidão as características de carga dos consumidores.
Apesar do conhecimento do comportamento individual de elementos de carga, não se consegue ter uma ideia precisa de sua composição final, devido à diversidade de equipamentos que podem estar compostos à carga.
Atualmente, com o conhecimento do comportamento individual de elementos de carga, é possível estimar com exatidão a composição final de cargas nos consumidores.
Apesar do conhecimento do comportamento individual de elementos de carga, sempre é possível ter uma ideia de sua composição final, devido a falta de diversidade dos equipamentos que podem estar compostos à carga.
Não existe problema de modelamento de cargas em sistemas de distribuição, visto que atualmente inúmeras metodologias já foram desenvolvidas para superar essa dificuldade.

Assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(  ) Subestações são os componentes mais importantes de um sistema de energia elétrica.

(  ) As medições podem ser caracterizadas como uma das tarefas mais importantes de manutenções em subestações.

(  ) Uma subestação pode ser definida como conjunto de sistemas específicos e interdependentes concebidos para atender a um objetivo comum: servir ao sistema elétrico da melhor maneira possível, atendendo aos seus requisitos no limite dos custos.

(  ) Apenas profissionais da área técnica são necessários para o projeto de subestações de energia.

(  ) Durante a concepção e desenvolvimento do projeto de uma subestação, é necessário garantir que os componentes sejam testados e, além disso, deve haver uma interação garantida entre eles.

 

Qual alternativa contém a sequência correta?


F, V, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
F, V, F, V, F.
F, V, F, F, V.

Qual das seguintes alternativas descreve, respectivamente, as definições para fator de diversidade (FD) e fator de coincidência (FC):


FD: razão entre a demanda máxima e a potência instalada no grupo consumidor; e FC: relação entre a demanda máxima do sistema, em um dado período, e sua capacidade.
FD: relação entre a soma das demandas máximas das cargas e a demanda máxima do conjunto; e FC: razão entre a demanda máxima e a potência mínima instalada no grupo consumidor.
FD: relação entre a soma das demandas máximas das cargas e a demanda máxima do conjunto; e FC: O inverso do fator da diversidade (FD).
FD: relação, em cada instante, entre a demanda da carga considerada e sua demanda máxima; e FC: relação entre a soma das demandas máximas das cargas e a demanda máxima do conjunto.
FD: razão entre a demanda máxima e a potência instalada no grupo consumidor; e FC: relação, em cada instante, entre a demanda da carga considerada e sua demanda máxima.

Marque V para Verdadeiro e F para falso:

(  ) Potência que será transportada e distância da linha de transmissão são algumas das principais especificações que devem ser definidas para o projeto de uma linha de transmissão.

(  ) Autoportante e estaiada são estruturas de linhas de transmissão, sendo a primeira estruturas nas quais os esforços são divididos entre cargas de tração e de compressão, sendo transmitidos ao terreno através das fundações dos cabos de estais e mastros; e a segunda são estruturas que transferem esforços para o solo através de fundações de pé da torre.

(  ) Bitola dos condutores, número de isoladores por cadeia e localização do cabo guarda na torre são alguns dos vários dados obtidos após o projeto de linha de transmissão.

Qual alternativa apresenta a sequência correta?


F, V, V
V, V, F
F, V, F
V, F, V
V, F, F

No Sistema Elétrico Brasileiro, existe uma pessoa jurídica com a função de executar as atividades de coordenação e controle da operação da geração e transmissão de energia elétrica nos sistemas interligados. Essa pessoa jurídica é denominada de:


Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Operador Nacional do Sistema Elétrico.
EPE.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica.
Agência Nacional de Energia Elétrica.
Páginas: 123456