TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO


Associe a coluna da esquerda com a da direita sobre as funções organizacionais de Fayol. Funções Organizacionais Definições (  1  )  Funções Técnicas (  ) Relacionadas à confecção de produtos e /ou serviços. (  2  )  Funções Comerciais (   ) Garantir a integridade física de bens e pessoas da organização. (  3  )  Funções Financeiras (     ) Dizem respeito à compra, venda e troca de produtos e/ou serviços. (  4  ) Funções de Segurança (   )  Registro e controle patrimonial. (  5  )  Funções Contábeis (   )  Levantamento e utilização de capital. (  6  )  Funções Administrativas (    ) Integra as cinco outras funções, coordenando-as e sincronizando-as. Permeiam todas as áreas da organização. Escolha a alternativa que apresenta a sequencia correta:

4, 2, 1, 5, 3 e 6
2, 4, 1, 5, 3 e 6
3, 1, 4, 2, 5 e 6
1, 4, 2, 5, 3 e 6
1, 2, 3, 4, 5 e 6

 

As Organizações Militares estão presentes nos primórdios da Administração e influenciaram diversas teorias administrativas.

Caracterizam-se por apresentarem uma forte hierarquia, por conjugarem tempos na instituição e mérito para ascensão na carreira e possuírem regras claramente definidas.

Sendo uma de suas características uma hierarquia forte e rígida. Sendo, que no Brasil , a ascensão na carreira depende da conjugação de dois: tempos na instituição e mérito.

Selecione entre as alternativas abaixo qual corrente administrativa foi fortemente influenciada pelas características citadas das Organizações Militares.

 

 


Econômica


Burocracia


Contingencial


Científica


SIstemas

O estudo de caso abaixo foi retirado do livro - Teoria Geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digita - de Antonio Cesar Amaru Maximiano. (editora Atlas 7ª edição 2012). 

 

Analise o caso abaixo levando em consideração as atividades da função administrativa descrita por Fayol.

 

Escolha a alternativa que indique corretamente em qual atividade da função administrativa a Telelatina apresentou  a maior falha  e se a justificativa está coerente.

 

 

Estudo de caso: Telelatina.

 

A Telelatina é uma empresa de grande porte que fabrica equipamentos de comunicações para grandes corporações e agências governamentais. A vantagem competitiva da Telelatina sempre foi a qualidade de seus produtos. No entanto, seus preços são mais altos do que a concorrência e seus prazos de entrega de encomendas são mais dilatados. Por causa disso, a Telelatina vem perdendo clientes para a concorrência há algum tempo. Sua diretoria achou que havia chegado o momento de fazer algo.

 

A diretoria decidiu aprimorar os métodos e processos de trabalho na área de projeto e montagem de equipamentos, onde estavam os maiores problemas.

 

Uma empresa americana de consultoria foi contratada para realizar esse projeto. Os objetivos eram estudar os processos e propor aprimoramentos, num período de seis meses. Outros seis meses seriam necessários para a implantação dos aprimoramentos. A empresa de consultoria propôs uma metodologia participativa para realizar o projeto. A Telelatina deveria indicar um grupo de “funcionários jovens e de alto potencial”, que trabalhariam com a equipe de consultores. Eles deveriam ser treinados para atuar como consultores internos e seriam responsáveis pela implantação do projeto. A diretoria da Telelatina concordou.

 

Depois da assinatura do contrato, a consultoria começou solicitando que a Telelatina indicasse o grupo de consultores internos. Formou-se então um grupo de funcionários com cerca de um ano de casa, em sua maioria trainees e gerentes-júnior. Esse grupo foi treinado e posto em campo, sob orientação da consultoria, com a missão de estudar e propor aprimoramentos para os processos de desenvolvimento e fabricação de grandes equipamentos. Alguns meses depois, o grupo tinha resultados para apresentar. Suas recomendações foram discutidas na diretoria, após passar por revisão da consultoria e aprovadas para implantação.

 

Quando começaram as reuniões e entrevistas para a implantação, os integrantes do grupo perceberam que a mudança não seria tão fácil de realizar como havia parecido. A reação dos funcionários (engenheiros e técnicos de montagem) era, de forma geral, negativa.

 

Dizia um:

 

- Se essa modificação que vocês estão propondo for feita, a qualidade ficará comprometida.

 

Dizia outro:

 

- Isso é impossível do ponto de vista técnico. Essa etapa não pode ser encurtada. Vocês não conhecem o processo direito.

 

Acrescentava um terceiro:

 

- Então foi para isso que vocês estiveram aqui antes? Se eu soubesse, teria dado outras informações que não souberam pedir. Suas recomendações não vão dar certo. Vocês negligenciaram fatores importantes.

 

Depois de seis meses, o projeto estava num impasse. O prazo de contrato com a empresa de consultoria havia terminado. A diretoria da Telelatina reclamava que havia comprado um projeto de aprimoramento e que esse objetivo não havia sido cumprido. A empresa de consultoria alegava que a responsabilidade havia terminado com o treinamento dos consultores internos. Se eles não conseguiam implantar os aprimoramentos não era mais problema dela. Se a Telelatina quisesse uma solução, deveria contratar um novo projeto.

 

Numa reunião, o presidente da Telelatina e os diretores trocaram as seguintes idéias:

 

- Querem saber? Nós deveríamos ter conversado mais antes. Não consigo entender. Seguimos à risca os princípios da boa administração e os conselhos da consultoria. Por que não deu certo? Temos um grupo de funcionários que começou altamente motivado. Agora, eles estão frustrados porque não conseguem implantar nada.

 

-Será que os técnicos resolveram sabotar o trabalho? Será que é uma questão de cultura conservadora?

 

- Será que não confiamos demais na consultoria? Pareceram-me tão pretensiosos.

 

- Realmente, não sei o que aconteceu.

 

- Mais difícil eu acho decidir o que fazer daqui para frente.

 

 


Organização : A Telelatina montou uma equipe extremamente jovem e inexperiente, devia ter mesclado com  funcionários que conheciam melhor o processo produtivo da empresa.


Planejamento : a Telelatina errou ao delegar o planejamento a uma consultoria.


Coordenação: as atividades do projeto de consultoria ficaram por conta da empresa americana.


Comando : o comando do projeto de consultoria ficou por conta da empresa americana.


Controle: A Telelatina sempre solicitava uma posição do andamento do projeto de consultoria. consultoria.

As teorias da administração buscam entender o funcionamento das empresas e explicá-los através de modelos, também conhecidos como escolas administrativas. A “Administração Científica” de Taylor inaugurou essa corrente de pensamentos. 

Analise as afirmativas abaixo, marcando V para verdadeira e F para falsa. 

 

(   ) Taylor acreditava haver uma única forma correta de desenvolver as tarefas, tal fato fica evidenciado no estudo de tempos e movimentos.

 

(   ) A Administração Científica compreendia o ser humano como um homem social.

 

(   ) Taylor elencou os seguintes princípios da Administração Científica: planejamento, preparo, controle, execução e exceção.

 

Selecione a sequência que apresenta a ordem correta :


V, V e F


V, V e V


F, V e V


V, F e V


V, F e F

Analise o relato abaixo utilizando os princípios da Administração Científica.

 

Taylor definiu cinco princípios:

 

  1. Princípio do planejamento
  2. Princípio do preparo
  3. Princípio do controle
  4. Princípio da execução
  5. Princípio da exceção

 

Estudo de caso : ALL – América Latina Logística

 

Apresentação da situação encontrada pela nova gestão da ALL ao assumir via privatização a malha ferroviária da antiga estatal Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), onde os ativos estavam sucateados e os funcionários desmotivados.

 

Os gestores perceberam que havia um desvio-padrão muito grande no consumo de diesel no mesmo trajeto entre diferentes maquinistas.

 

Ao investigarem, perceberam que cada um desenvolvia sua própria técnica e que alguns tinham criado maneiras com resultados significativos na redução do consumo de óleo combustível.

 

Com isso, os gestores criaram a Copa Diesel, premiando os funcionários com maior desempenho e tentando mapear os mais aptos para estudar as técnicas e treinar os demais funcionários.

 

Caso retirado das” Teaching Notes” do livro :Administração: Administração: uma abordagem inovadora com desafios práticos / Alexandre Moreira Nascimento... [et al]; organização de Taiguara de Freitas Lafarge – São Paulo Empreende, 2018

 

Glossário:

Desvio Padrão:  é uma medida que expressa o grau de dispersão de um conjunto de dados. Ou seja, o desvio padrão indica o quanto um conjunto de dados é uniforme. Quanto mais próximo de 0 for o desvio padrão, mais homogêneo são os dados.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/desvio-padrao/, acesso em 20/02/2019 

 

Se desejar maiores detalhes sobre o relatório da ALL- América Latina Logística acesse o link abaixo:

https://relatoweb.com.br/all/publicos-de-relacionamento/colaboradores.php, acesso em 20/02/2019

 

 

Após ler o relato acima, escolha a alternativa que apresenta um dos princípios de Taylor utilizado pela direção e o relaciona corretamente à atividade descrita.

 


Princípio do preparo: os gestores identificaram perceberam que cada um desenvolvia sua própria técnica


Princípio do controle: os gestores verificaram que alguns tinham criado maneiras com resultados significativos na redução do consumo de óleo combustível.


Princípio do planejamento: os gestores tentaram mapear os mais aptos para estudar as técnicas e treinar os demais funcionários.


Princípio da execução: os gestores encontraram os ativos sucateados e os funcionários desmotivados.


Princípio da exceção: os gestores perceberam que havia um desvio-padrão muito grande no consumo de diesel no mesmo trajeto entre diferentes maquinistas.

Preencha a cruzadinha abaixo de acordo com as atividades qua compõem a função administrativa elaborada por Fayol.

 

  1. Tem como objetivo prever o futuro e estabelecer qual caminho a empresa deve seguir.
  2. Reunir e disponibilizar os recursos (humanos e materiais) para o funcionamento da empresa.
  3. Garantir que o pessoal está realizando corretamente as tarefas estabelecidas.
  4. Harmonizar os esforços das diferentes áreas da organização
  5. Verificar se o resultado obtido está de acordo com as diretrizes dadas pela empresa

 


1-planejamento, 2- organização, 3 - controle, 4 - coordenação, 5 - comando


1-organização, 2- planejamento, 3 - coordenação, 4 - controle, 5 - comando


1-controle, 2- planejamento, 3 - coordenação, 4 - organização, 5 - comando


1-planejamento, 2- organização, 3 - comando, 4 - coordenação, 5 - controle


1-planejamento, 2- organização, 3 - coordenação, 4 - controle, 5 - comando

A questão abaixo fez parte do ENADE 2012 do curso Processos Gerenciais.

 

Quando as empresas procuram funcionários que sejam gestores competentes, buscam indivíduos com habilidades técnicas, humanas, conceituais e motivação para gerenciar.

 

Com relação às habilidades exigidas de gestores verifica-se que:

 

a)habilidades técnicas são pouco importantes para os que exercem liderança de equipe e gestão de alto escalão.

 

b)habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis administrativos da organização.

 

c)habilidades técnicas se tornam mais importantes à medida que os gestores ascendem na hierarquia administrativa.

 

d)líderes de equipe e gestores de primeira linha precisam ter menos conhecimento que habilidades, para treinar novos funcionários.

 

e)habilidades conceituais se tornam menos importantes à medida que os gestores ascendem na hierarquia administrativa da organização.

 

Leia as alternativas abaixo e escolha aquela que apresenta a coerência correta entre a habilidade, a análise (correta ou errada) e a justificativa.

 


 

habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis administrativos da organização.

Análise: alternativa correta

Justificativa: Em todos os níveis organizacionais (operacional, intermediário e institucional) as pessoas são responsáveis pela execução e sucesso das atividades


 

líderes de equipe e gestores de primeira linha precisam ter menos conhecimento que habilidades, para treinar novos funcionários.

Análise: alternativa correta

Justificativa: No nível operacional o conhecimento técnico é imprescindível para treinar novos funcionários.


 

habilidades técnicas são pouco importantes para os que exercem liderança de equipe e gestão de alto escalão.

Análise: alternativa correta

Justificativa: As habilidades técnicas não são pouco importantes, apenas possuem um peso menor na gestão do alto escalão. Pois este tem que ver a empresa como um todo, nos ambientes interno e externo. O ambiente interno engloba a parte técnica das atividades produtivas


 

habilidades técnicas se tornam mais importantes à medida que os gestores ascendem na hierarquia administrativa.

Análise: alternativa errada

Justificativa: Quando os gestores vão evoluindo na carreira empresarial menos se fazem necessárias as habilidades humanas e as habilidades conceituais.


 

habilidades conceituais se tornam menos importantes à medida que os gestores ascendem na hierarquia administrativa da organização.

Análise: alternativa correta

Justificativa: As habilidades conceituais estão relacionadas à uma visão global da empresa e se esta caminha na consecução de seu planejamento. Sendo o nível institucional responsável por estas funções.

 

A asserção abaixo fez parte do ENADE 2018

 

“Para uma mudança institucional, especialmente aquela em que se pretende ampliar o escopo da descentralização, da autonomia e da responsabilidade, é necessário “descontrolar” a burocracia, dotando a instituição de maior autonomia gerencial e maior responsabilidade.

 

REZENDE, F. C. O dilema do controle e a falha sequencial nas reformas gerenciais. Revista do Serviço Público. Brasília: Enap, 2002 (adaptado)”

 

Marque a alternativa que apresenta as principais disfunções da burocracia devem ser combatidas, no setor público brasileiro, para alcançar as mudanças propostas.

 


Mecanicismo, meritocracia e hierarquia rígida.

 


Meritocracia, previsibilidade e satisfação de interesses pessoais.

 


Hierarquia rígida, resistência a mudanças e indefinição da responsabilidade.

 


Mecanicismo, particularismo e hierarquia.

 


Satisfação de interesses pessoais, excesso de regras e procedimentos, além de desestímulo à inovação.

Weber, um sociólogo, influenciou a administração através da Teoria Burocrática. De acordo com esta teoria/pensamento pode-se afirmar que:

 I - A divisão de trabalho define as atividades e responsabilidades dos funcionários aumentando a eficiência dos processos;

II - Os registros escritos, regras e padrões foram desconsiderados como sendo características fundamentais nos processos administrativos;

III - As regras e procedimentos poderiam ser aplicados de acordo com as identificações pessoais do funcionário podendo este privilegiar seus amigos;

IV - A meritocracia como forma de seleção possibilita a contratação de profissionais mais preparados para o cargo;

V - O controle exercido pela burocracia é totalmente desnecessário e impraticável nos dias atuais.

Sobre as sentenças acima, é CORRETO afirmar que:


Apenas I, IV estão corretas.


Apenas III e IV estão corretas.


Apenas II, IV e V estão corretas.


Apenas I, II, III estão corretas.


Apenas I está correta.

Julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações abaixo sobre a Teoria dos Sistemas:

I. O biólogo Ludwig von Bertalanffy, apresentou a ideia de que todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as suas outras unidades, ou seja, na sua totalidade.

II. A teoria dos sistemas preconiza uma elevada especialização do funcionário de modo que o trabalhador alcance uma percepção holística acerca do processo produtivo.

III. As empresas são tidas como sistemas abertas, o que acarreta um comportamento probabilístico e não determinístico. Os gestores trabalham com cenários e probabilidades, pois essas empresas estão em constante interação com o meio.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


I – F, II – F, III – V 


I – V, II – F, III – V 


I – V, II – V, III – V 


I – V, II – V, III – F


I – F, II – F, III – F

Páginas: 1234567