TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES


Veja as sentenças abaixo:

 

(1)       A cultura organizacional está contida na cultura nacional.

(2)       O contexto sociocultural maior influencia a maneira como as pessoas pensam, sentem e agem nas empresas.

 

A respeito dessas duas sentenças, assinale a resposta CORRETA.

 


As duas assertivas são verdadeiras e a segunda não explica a primeira.


As duas assertivas são falsas.


As duas assertivas são verdadeiras e a segunda explica a primeira.


A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.


A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.

Leia a definição abaixo:

 

“Organizações são entidades sociais que são dirigidas por metas, são desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturadas e coordenadas e são ligadas ao ambiente externo” (DAFT, 2006, p. 11).

 

Essa definição contém cinco ideias centrais (grifos), importantes para o entendimento do que vem a ser uma organização. Pensando nessas ideias, assinale a alternativa CORRETA:

 


Uma organização é estruturada, porque apresenta mecanismos de integração, como um sistema avançado de tecnologia da informação.


Uma organização é coordenada, porque apresenta instrumentos de diferenciação, como a divisão em papeis, funções e divisões.


Uma organização é uma entidade social, porque é composta por recursos financeiros, materiais e jurídicos.


Uma organização está ligada ao ambiente externo, porque está isenta do que acontece fora de suas fronteiras.


Uma organização é dirigida por metas, porque está voltada para um objetivo comum, associado ao desempenho organizacional futuro.

Analise a charge abaixo:

 

Fonte: https://www.pinterest.com.mx/pin/725853664913283995/

 

Na charge acima, a palavra “cultura” remete aos conhecimentos, aos saberes que a Mafalda gostaria de ter. Esse, porém, não é o único significado existente para a palavra “cultura”.  Pensando nos significados que essa palavra teve e tem atualmente, É INCORRETO AFIRMAR QUE:

 


Cultura é/foi associada ao cuidado de crianças.


Cultura é/foi associada à venda de mercadorias no comércio.


Cultura é/foi associada ao cultivo de plantas importantes à sobrevivência humana.


Cultura é/foi associada ao culto aos deuses.


Cultura é/foi construção coletiva que direciona as ações dos indivíduos em sociedade.

Ao estudar o tema “discurso” é preciso estar atento à complexidade de seu significado e nuances. Sobre o discurso, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

 


A compreensão do discurso deve se limitar ao ato isolado da análise do discurso pontual em determinada situação presenciada.


O discurso tem pouca influência sob o comportamento das pessoas.


Todo discurso está desassociado de uma rede simbólica de relações de dominação ideológica e de poder.


O discurso está presente em todas as esferas da vida social e tem um papel extremamente importante no ambiente organizacional.


O significado de discurso se restringe a uma mensagem, oral ou escrita; uma oratória proferida a um público.

(Adaptada) Em relação à diversidade nas organizações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Uma maneira de reduzir a diversidade da força de trabalho nas organizações é fazer um esforço de recrutamento entre grupos demográficos específicos que estejam mal representados na força de trabalho.

(  ) O processo de seleção é uma das atividades mais importantes para concentrar esforços pela diversidade. Os gestores que contratam precisam valorizar a justiça e a objetividade ao selecionar funcionários, além de focar o potencial de produtividade dos novos membros.

(  ) Os administradores precisam modificar sua filosofia de tratar todo mundo de modo igual, reconhecendo as diferenças e respondendo a elas de maneira a assegurar a retenção dos funcionários e uma maior produtividade, sem que se cometa qualquer discriminação.

(  ) Os empregadores não enfrentam qualquer dilema quando utilizam testes de habilidade mental para seleção, promoção, treinamento e decisões similares e não se preocupam com o impacto negativo nas diversidades dos concorrentes.

Assinale a sequência CORRETA:

 


F, F, F, F


F, V, V, F


V, V, V, F


F, V, F, V


V, V, V, V

Gareth (2010) aponta em seu livro “Teoria das organizações” alguns motivos pelos quais as organizações existem. Estão dentre esses motivos, EXCETO:

 


Economia de custos de transação.


Diminuição da especialização e divisão do trabalho.


Gerenciamento do ambiente externo.


Uso de tecnologia em larga escala.


Exercício do poder e do controle.

Ao longo da história várias iniciativas foram feitas para promover a discussão acerca da questão ambiental no Brasil e no mundo. São exemplos dessas iniciativas, EXCETO:

 


Protocolo de Kyoto, em 1997.


A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, em Estocolmo – Suécia, em 1972.


A Rio-92, na cidade do Rio de Janeiro em 1992.


Tratado de Versalhes em 1919.


Protocolo de Cartagena, em 2003.

Leia as sentenças abaixo:

 

I. Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

 

II. Uma gestão ambiental, então, está associada à uma visão holística, que envolva o nível individual, o nível grupal, organizacional, social e global.

 

Agora assinale a alternativa CORRETA:

 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento correto da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento correto da I.

Segundo a Teoria Institucional, o processo de institucionalização (FIGURA 1) envolve três etapas principais: habitualização, objetivação e sedimentação.

 

Fonte: TOLBERT, P. S.; ZUCKER, L. G. A institucionalização da Teoria Institucional. In: Handbook de estudos organizacionais, v. 1. São Paulo: Atlas, 2010, p. 205.

 

Pensando nessas etapas assinale a alternativa INCORRETA:

 


A habitualização ocorre quando novos arranjos estruturais, de políticas ou processos precisam ser gerados em resposta a problemas organizacionais específicos.


A sedimentação é o processo que fundamentalmente se apoia na continuidade histórica da estrutura e, especialmente, em sua sobrevivência pelas várias gerações de membros da organização.


A formação de instituições ocorre de maneira aleatória e muito particular em cada organização não sendo possível pensar em etapas do processo de institucionalização.


Habitualização, objetivação e sedimentação podem variar em relação ao grau em que estão profundamente imbricados no sistema social, variando em termos de sua estabilidade e de seu poder em determinar comportamentos.


A objetivação ocorre quando mudanças em arranjos estruturais, políticas ou processos começam a ser assimiladas, com um certo grau de consenso social entre os membros da organização.

(Adaptada) Considere:

I. É o que a organização “é” de fato e é constituída por elementos como nome, logomarca, slogan, produtos, serviços, instalações até o comportamento dos colaboradores. O desafio é fazer com que todos os atributos que definem a organização manifestem-se de forma consistente na sua apresentação ao mundo.

 

II. É a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos, em determinado momento. Dependendo do público envolvido e do contexto, esse conceito se modifica para a mesma organização.

 

Os itens I e II referem-se, respectivamente, a:

 


identidade - imagem.


identidade - reputação.


manual de imagem - reputação.


imagem - identidade.


reputação - identidade.