TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES


Veja o título de uma reportagem divulgada no site Terra em 29.01.2018.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/restaurante-adota-horta-organica-propria-e-conquista-clientes,34f8a17692760e7fd75cf863d2fa5227k5lnvw9a.html

 

Pensando nessa reportagem, avalie as sentenças abaixo:

 

I. Criar a própria horta orgânica é uma maneira minimizar a dependência do restaurante em relação a outras organizações quanto ao fornecimento de recursos.

II. O grau de dependência do restaurante em relação a fornecedores de verduras e legumes passou a ser maior, após a criação de uma horta orgânica própria.

III. O Modelo de Dependência de Recursos pouco contribui para o entendimento da situação do restaurante.

 

Agora, marque a alternativa CORRETA:

 


Apenas I é verdadeira.
Apenas II é verdadeira.
I e II são verdadeiras.
Todas são verdadeiras.
Todas são falsas.
Observe o quadro abaixo: (A)  Líder autocrático (   ) Deixa a decisão por conta da equipe. (B)  Líder democrático (   ) Exerce a liderança conforme a situação solicita. (C) Líder liberal (   ) Decide as tarefas a serem executadas. (D) Líder situacional (   ) Compartilha a decisão da execução das tarefas com a equipe.   Relacione os tipos de liderança de acordo com suas características:

A – D – C – B
C – D – B – A
A – B – C – D
C – D – A – B
A – C – D – B
Veja a figura abaixo:   Fonte: https://www.osvigaristas.com.br/imagens/o-ponto-de-vista-faz-a-diferenca-11195.html   Ela trata da diferença de pontos de vista entre as pessoas, considerando as concepções de vida que elas têm. Essas diferenças também são identificadas nos estudos organizacionais, em que há diferentes paradigmas para o entendimento das organizações. Sobre esses paradigmas, É CORRETO AFIRMAR que:  

Paradigmas ajudam a entender a diversidade de ideias existentes acerca das organizações, as quais precisam conviver juntas, em busca de um olhar multiparadigmático.
Cada paradigma é composto por escolas e teorias que permitem ver e compreender da mesma maneira as organizações.
O essencial no estudo das organizações é a escolha de um paradigma único e verdadeiro, capaz de compreender a organização em sua totalidade.
A ideia básica de um paradigma e suas respectivas teorias é defender a superioridade de uma teoria específica em relação às demais.
Uma contribuição essencial feita por Burrel e Morgan (1979) foi a criação de metáforas ou imagens organizacionais.
Além da hierarquia dos objetivos, existe também uma hierarquia do planejamento. Nesse sentido, existem três níveis distintos de planejamento, que são: estratégico, gerencial ou tático e operacional. Relacione as colunas, de acordo com cada planejamento estudado, em relação ao seu conteúdo.    (  A  ) Planejamento Estratégico.  (     ) Detalhado, específico e analítico. Curto prazo. Micro-ambientado. Aborda cada tarefa ou operação apenas.  (  B  ) Planejamento Gerencial ou Tático.  (     ) Genérico, sintético e abrangente.  Longo prazo. Macro-orientado. Aborda a empresa como uma totalidade.  (  C  ) Planejamento Operacional.  (     ) Menos genérico e mais detalhado. Médio prazo. Aborda cada unidade da empresa separadamente.   Assinale a sequência correta:

B – A – C
A – B – C
C – A – B
C – B – A
A – C – B
Baseando-se nas metáforas ou imagens organizacionais propostas por Morgan (1996), associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Organização como máquina (     ) A atividade organizacional pode ser compreendida como linguagem, ritos, regras e normas.    2. Organização como organismo (   ) A organização pode ser vista como um sistema cognitivo, complexo e com uma estrutura de pensamento ou padrão de ações.   3. Organização como cérebro (     ) As organizações e os seus membros podem ser vistos como tendo diferentes conjuntos de “necessidades”, as quais precisam estar integradas e adaptadas ao seu ambiente.   4. Organização como cultura (    ) As organizações podem ou devem ser sistemas racionais que operam de maneira tão eficiente quanto possível.     Agora escolha a alternativa CORRETA:  

3, 4, 1, 2.
4, 1, 3, 2.
1, 2, 3, 4.
4, 3, 2, 1.
2, 1, 3, 4.
Ao estudar a temática de “discurso” é preciso entender e reconhecer os diferentes tipos de discurso. Pensando nisso, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Discurso social comum (  ) prezam pela prevalência do discurso que é dominante. 2. Discurso ideológico propriamente dito (   ) repertório comum a todas as pessoas de uma empresa, da base da pirâmide até o topo. 3. Discurso democrático reflexivo (     ) saber mítico, crente que diz de signos, crenças, símbolos atribuídos a um ser superior que serve de referência aos demais. 4. Discurso teológico (     ) questionar a ordem dominante e refletir sobre novos e diferentes parâmetros de gestão.   Agora assinale a sequência CORRETA:  

2, 1, 4, 3.
2, 4, 1, 3.
1, 2, 3, 4.
3, 1, 2, 4.
4, 1, 2, 3.
Um aspecto muito importante no entendimento do tema “Cultura e clima organizacional” é entender as diferenças existentes entre esses dois conceitos. Pensando nisso, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Cultura organizacional (    ) se refere ao modo como as pessoas se sentem em relação a uma organização. 2. Clima organizacional (     ) depende da percepção dos membros da organização.   (     ) é um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização.   (     ) é, geralmente, formada por fundadores, sendo de difícil mudança ao longo do tempo.   Agora assinale a sequência CORRETA:  

1, 1, 1, 1.
1, 1, 2, 2.
1, 2, 1, 2.
2, 2, 1, 1.
2, 2, 2, 2.
Uma organização pode ser estruturada, considerando diferentes arranjos. Tendo-os em vista, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Arranjo funcional (    ) A base são os usuários ou clientes da organização, tendo em vista a geografia e atendendo gostos e necessidades diferentes das regiões/países. 2. Arranjo divisional (     ) As pessoas são organizadas de acordo com aquilo que a organização produz = estrutura de produto. 3. Arranjo geográfico (   ) coloca juntos os funcionários que executam funções ou processos de trabalho semelhantes.   Agora escolha a alternativa CORRETA:  

3, 2, 1.
1, 2, 3.
2, 3, 1.
3, 1, 2.
2, 1, 3.
O Plano é o produto do Planejamento e constitui o evento intermediário entre os processos de elaboração e de implementação do planejamento. Existem quatro tipos distintos de planos. Relacione as colunas e assinale a alternativa correspondente a sequência correta.   (  1  ) Planos relacionados com métodos. (     ) Denominados orçamentos. (  2  ) Planos relacionados com dinheiros. (     ) Denominados programas ou programações. (  3  ) Planos relacionados com tempo. (     ) Denominados normas ou regulamentos. (  4  ) Planos relacionados com comportamentos. (     ) Denominados de procedimentos.  

2, 3, 1 e 4
1, 2, 4 e 3
2, 3, 4 e 1
1, 3, 2 e 4
2, 4, 1 e 3
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.   1.Cultura dominante (     ) Ocorre quando os valores de setores organizacionais tornam-se desalinhados à cultura hegemônica, produzindo uma dinâmica cultural antagônica. 2.Subculturas (     ) culturas dentro da organização que expressam valores compartilhados por alguns grupos da organização. 3.Contracultura (     ) a cultura que expressa os valores essenciais compartilhados pela maioria dos membros da organização.   Agora, assinale a sequência CORRETA.  

3, 1, 2
1, 2, 3.
1, 3, 2.
3, 2, 1.
2, 3, 1.