TEORIA DA LITERATURA: A POESIA


Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:


Anáfora.


Assonância.


Paralelismo.


Escansão.


Reiteração.

Leia o poema abaixo com bastante atenção:

 

Quando a morte cerrar meus olhos duros,

–  Duros de tantos vãos padecimentos,

Que pensarão teus peitos imaturos

Da minha dor de todos os momentos?

 

Vejo-te agora alheia, e tão distante:

Mais que distante – isenta. E bem prevejo,

Desde já bem prevejo o exato instante

Em que de outro será não teu desejo

 

Que o não terás, porém teu abandono,

Tua nudez! Um dia hei de ir embora

Adormecer no derradeiro sono.

Um dia chorarás ... Que importa? Chora.

 

Então eu sentirei muito mais perto

De mim feliz, teu coração incerto.

 

Sobre o soneto de Manuel Bandeira, é CORRETO afirmar que:


É do tipo italiano.


O poema é composto apenas por rimas ricas.


O poema apresenta versos brancos.


Segue a sequência de 8 sílabas métricas (octossílabo).


O esquema de rimas é: ABAB, CDCD, EFEF, GG.

Em nossos estudos, vimos que a maneira mais eficaz de introduzir “ideias” em um romance é fazer com que elas sejam expressas através de uma fábula, ou seja, por meio da ação, do comportamento e das atitudes das personagens e não por meio do diálogo. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:


De um ponto de vista filosófico, será eficaz a ideia que for expressa de modo implícito.


Se as ideias forem apresentadas por meio da narração/diálogo, elas serão transmitidas de maneira implícita.


O critério que deve ser utilizado para perceber se houve uma correta incorporação das ideias em um romance é o critério filosófico.


De um ponto de vista estético, seria eficaz a ideia que fosse expressa de modo implícito.


O critério utilizado para determinar a forma mais eficaz de introduzir ideias em um romance é o critério filosófico.

Analise as afirmações que seguem e marque F para as que forem falsas e V para as que forem verdadeiras:

 

(   ) As ideias podem constituir a finalidade (o fim) da arte e, também, o seu objetivo (o meio).

(   ) A finalidade da arte é uma finalidade estética.

(   ) O fim ou meta da arte consiste essencialmente em suscitar uma determinada emoção, a emoção estética.

(   ) O que sucede é que a arte não pode, acidentalmente ou intencionalmente, transmitir ideias, ou propor uma determinada visão do mundo, ou seja, a arte não pode ter por objetivo a transmissão de ideias.

(   ) Em um romance mal realizado, as coisas se invertem: as ideias, de objetivo, de meio, transformam-se em finalidade da obra e, consequentemente, a arte se transforma em objetivo, em meio a serviço de outro domínio, no caso, do domínio filosófico.

 

A sequência é:


VFFVF


FVVFV


FVVVF


VFVFV


FVFVF

O que podemos entender por fenômenos literários? Assinale a alternativa que melhor representa essa ideia:


São fenômenos culturais, históricos, fatos únicos e que não se repetem –  podem ser objetos de explicação; podemos apenas buscar explicação o seu significado.


São fenômenos científicos, fatos únicos e que não se repetem –  não podem ser objetos de explicação; podemos apenas buscar compreender o seu significado.


São fenômenos científicos, que se repetem –  não podem ser objetos de explicação; podemos apenas buscar compreender o seu significado.


São fenômenos culturais, históricos, fatos únicos e que não se repetem –  não podem ser objetos de explicação; podemos apenas buscar compreender o seu significado.


São fenômenos culturais, históricos, fatos únicos e que se repetem –  não podem ser objetos de explicação; podemos apenas buscar compreender o seu significado.

Admitindo-se que a literatura pode ser "estudada" e que o estudo da literatura é uma forma de conhecimento, marque F para as afirmações que forem FALSAS e V para as que forem VERDADEIRAS:

 (   ) Para podermos situar os estudos literários no contexto das formas de conhecimento, devemos começar distinguindo os dois ramos principais do conhecimento, as ciências humanas e as ciências naturais.

(  ) As ciências naturais se ocupam da realidade enquanto natureza, ou seja, elas se ocupam dos fatos que se repetem, independentemente das circunstâncias espaciais e temporais. Por isso, é possível estabelecer leis gerais para esses fatos e em relação a eles podemos fazer afirmações com grande objetividade e precisão.

(   ) Os métodos utilizados pelas ciências naturais são métodos generalizadores. Assim, podemos dizer que as ciências naturais procuram explicar os fenômenos.

(   ) As ciências humanas, ou também chamadas ciências culturais, ocupam-se da realidade enquanto cultura, ou seja, algo produzido pela interferência do homem na natureza. A cultura está diretamente relacionada ao homem e, consequentemente, ela é histórica por natureza, ou seja, é algo que se altera incessantemente. Assim, as ciências humanas se ocupam de fatos ou fenômenos culturais, ou seja, que não se repetem, e que dependem das circunstâncias de tempo e de espaço. Em relação a esses fatos, não se pode estabelecer leis gerais.

(   ) As ciências humanas são caracterizadas pela objetividade. Por tudo isso, podemos dizer que elas não utilizam métodos particularizadores, ou seja, não estão interessadas naquilo que é característico, naquilo que é particular a cada fenômeno estudado. Em consequência disso, as ciências humanas não explicam, mas procuram compreender os fenômenos.


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