TEORIA DA LITERATURA
Analise as afirmações que seguem e marque F para as que forem falsas e V para as que forem verdadeiras:
( ) As ideias podem constituir a finalidade (o fim) da arte e, também, o seu objetivo (o meio).
( ) A finalidade da arte é uma finalidade estética.
( ) O fim ou meta da arte consiste essencialmente em suscitar uma determinada emoção, a emoção estética.
( ) O que sucede é que a arte não pode, acidentalmente ou intencionalmente, transmitir ideias, ou propor uma determinada visão do mundo, ou seja, a arte não pode ter por objetivo a transmissão de ideias.
( ) Em um romance mal realizado, as coisas se invertem: as ideias, de objetivo, de meio, transformam-se em finalidade da obra e, consequentemente, a arte se transforma em objetivo, em meio a serviço de outro domínio, no caso, do domínio filosófico.
A sequência é:
FVVFV
VFFVF
VFVFV
FVVVF
FVFVF
Érico Veríssimo relata, em suas memórias, um episódio da adolescência que teve influência significativa em sua carreira de escritor.
Lembro-me de que certa noite, eu teria uns quatorze anos, quando muito, encarregaram-me de segurar uma lâmpada elétrica à cabeceira da mesa de operações, enquanto um médico fazia os primeiros curativos num pobre-diabo que soldados da Polícia Municipal haviam carneado. (...) Apesar do horror e da náusea, continuei firme onde estava, talvez pensando assim: se esse caboclo pode aguentar tudo isso sem gemer, por que não hei de poder ficar segurando esta lâmpada para ajudar o doutor a costurar esses talhos e salvar essa vida? (...)
Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto.
(VERÍSSIMO, Érico. Solo de Clarineta. Tomo I. Porto Alegre: Editora Globo, 1978.)
Neste texto, por meio da metáfora da lâmpada que ilumina a escuridão, Érico Veríssimo define como uma das funções do escritor e, por extensão, da literatura,
permitir o sonho.
criar a fantasia.
denunciar o real.
criar o belo.
fugir da náusea.
Com base na leitura do livro Memórias de um sargento de Milícias, analise as afirmações que seguem:
I- No decorrer do livro, é possível notarmos a queda da idealização romântica dos personagens, mostrando-nos, inclusive, a figura de um anti-herói como protagonista do enredo – Leonardo pataca.
II- Enfoque de época (tempo) diferenciado do habitualmente apresentado pelos romances modernos. Fala-se do período da vinda da família real para o Brasil, do tempo em que D. João VI refugiou-se no Rio de Janeiro, ou seja, do início do século XX. Apresenta-se a vida suburbana do Rio de Janeiro, os subúrbios cariocas constituem o espaço estilizado, em contraste com a vida da corte, que normalmente surge em obras do Modernismo.
III- A linguagem é popularesca, coloquial, mais de acordo com pessoas de nível cultural inferior, pertencente a camadas sociais simples.
IV- Contraste entre posturas moralizantes e atitudes que vão contra os preceitos morais.
V- Retrata o grupo dos portugueses que povoam São Paulo da época, com seus costumes e peculiaridades.
São corretas as afirmações contidas em:
II, III, IV, V.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, II, IV.
I, II, V.
Analise as assertivas abaixo sobre a diferença fundamental entre o livro de Kafka e o diálogo de Platão, no que concerne à introdução de ideias em uma obra literária.
I- A diferença fundamental entre um livro de Kafka e um diálogo de Platão, no que concerne à introdução de “ideias” em uma obra literária, está em que, nos diálogos de Platão, houve a abolição da estrutura romanesca, ficando apenas os diálogos.
II- As ideias nos vêm exclusivamente dos diálogos entre Kafka e Platão, apresentadas de maneira implícita, permanecendo meros elementos não elaborados, simples elementos de informação.
III- A ideia para ser eficaz teve que ser expressa através de uma fábula. A ideia, em um romance de Kafka, não pode ser reduzida a uma estrita dimensão de “ideia”, não pode ser concretizada, traduzida em um enunciado, é algo indizível.
IV- Em um romance de Kafka, as “ideias” são apresentadas, portanto, de maneira explícita. Daí, somente em Kafka ocorrer a verdadeira e correta incorporação das “ideias”, ou seja, somente nele as “ideias” se tornam “constitutivas” da obra, no sentido de que fazem parte da tessitura da obra, não podendo ser descoladas.
Estão CORRETAS as assertivas:
I, III e IV.
II e III.
II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
Sobre o estudo da literatura não poder ser divorciado da crítica, que é o julgamento de valor, analise as afirmações que seguem:
I. Não há como analisar uma obra literária e deixar a questão da valoração dessa obra para um outro momento.
II. Não há como analisar a estrutura sem fazer referência à questão da qualidade da estrutura.
III. Ao analisarmos um romance em que há incorporação de ideias, não há como ignorar a questão de saber se elas foram ou não incorporadas corretamente.
IV. Uma obra de arte literária é apenas uma estrutura a ser analisada descritivamente, ou seja, a análise completa da estrutura de uma obra literária esgota a tarefa do estudo literário, porque é impossível compreender e analisar qualquer obra de arte sem referência aos valores.
V. Se as ideias não foram devidamente assimiladas na estrutura, se elas continuam a existir na obra como existiam fora dela, a análise de sua estrutura acaba conduzindo indiscutivelmente à conclusão de que se trata de uma obra mal realizada artisticamente.
São CORRETAS as afirmações contidas apenas em:
I, II, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia o fragmento a seguir, retirado do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira:
"O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."
A figura presente neste fragmento é:
Metáfora.
Símbolo.
Metonímia.
Comparação.
Alegoria.
Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
FVVFV
VFFVF
VFVFV
FVVVF
FVFVF
Érico Veríssimo relata, em suas memórias, um episódio da adolescência que teve influência significativa em sua carreira de escritor.
Lembro-me de que certa noite, eu teria uns quatorze anos, quando muito, encarregaram-me de segurar uma lâmpada elétrica à cabeceira da mesa de operações, enquanto um médico fazia os primeiros curativos num pobre-diabo que soldados da Polícia Municipal haviam carneado. (...) Apesar do horror e da náusea, continuei firme onde estava, talvez pensando assim: se esse caboclo pode aguentar tudo isso sem gemer, por que não hei de poder ficar segurando esta lâmpada para ajudar o doutor a costurar esses talhos e salvar essa vida? (...)
Desde que, adulto, comecei a escrever romances, tem-me animado até hoje a ideia de que o menos que o escritor pode fazer, numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão, propícia aos ladrões, aos assassinos e aos tiranos. Sim, segurar a lâmpada, a despeito da náusea e do horror. Se não tivermos uma lâmpada elétrica, acendamos o nosso toco de vela ou, em último caso, risquemos fósforos repetidamente, como um sinal de que não desertamos nosso posto.
(VERÍSSIMO, Érico. Solo de Clarineta. Tomo I. Porto Alegre: Editora Globo, 1978.)
Neste texto, por meio da metáfora da lâmpada que ilumina a escuridão, Érico Veríssimo define como uma das funções do escritor e, por extensão, da literatura,
permitir o sonho.
criar a fantasia.
denunciar o real.
criar o belo.
fugir da náusea.
Com base na leitura do livro Memórias de um sargento de Milícias, analise as afirmações que seguem:
I- No decorrer do livro, é possível notarmos a queda da idealização romântica dos personagens, mostrando-nos, inclusive, a figura de um anti-herói como protagonista do enredo – Leonardo pataca.
II- Enfoque de época (tempo) diferenciado do habitualmente apresentado pelos romances modernos. Fala-se do período da vinda da família real para o Brasil, do tempo em que D. João VI refugiou-se no Rio de Janeiro, ou seja, do início do século XX. Apresenta-se a vida suburbana do Rio de Janeiro, os subúrbios cariocas constituem o espaço estilizado, em contraste com a vida da corte, que normalmente surge em obras do Modernismo.
III- A linguagem é popularesca, coloquial, mais de acordo com pessoas de nível cultural inferior, pertencente a camadas sociais simples.
IV- Contraste entre posturas moralizantes e atitudes que vão contra os preceitos morais.
V- Retrata o grupo dos portugueses que povoam São Paulo da época, com seus costumes e peculiaridades.
São corretas as afirmações contidas em:
II, III, IV, V.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, II, IV.
I, II, V.
Analise as assertivas abaixo sobre a diferença fundamental entre o livro de Kafka e o diálogo de Platão, no que concerne à introdução de ideias em uma obra literária.
I- A diferença fundamental entre um livro de Kafka e um diálogo de Platão, no que concerne à introdução de “ideias” em uma obra literária, está em que, nos diálogos de Platão, houve a abolição da estrutura romanesca, ficando apenas os diálogos.
II- As ideias nos vêm exclusivamente dos diálogos entre Kafka e Platão, apresentadas de maneira implícita, permanecendo meros elementos não elaborados, simples elementos de informação.
III- A ideia para ser eficaz teve que ser expressa através de uma fábula. A ideia, em um romance de Kafka, não pode ser reduzida a uma estrita dimensão de “ideia”, não pode ser concretizada, traduzida em um enunciado, é algo indizível.
IV- Em um romance de Kafka, as “ideias” são apresentadas, portanto, de maneira explícita. Daí, somente em Kafka ocorrer a verdadeira e correta incorporação das “ideias”, ou seja, somente nele as “ideias” se tornam “constitutivas” da obra, no sentido de que fazem parte da tessitura da obra, não podendo ser descoladas.
Estão CORRETAS as assertivas:
I, III e IV.
II e III.
II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
Sobre o estudo da literatura não poder ser divorciado da crítica, que é o julgamento de valor, analise as afirmações que seguem:
I. Não há como analisar uma obra literária e deixar a questão da valoração dessa obra para um outro momento.
II. Não há como analisar a estrutura sem fazer referência à questão da qualidade da estrutura.
III. Ao analisarmos um romance em que há incorporação de ideias, não há como ignorar a questão de saber se elas foram ou não incorporadas corretamente.
IV. Uma obra de arte literária é apenas uma estrutura a ser analisada descritivamente, ou seja, a análise completa da estrutura de uma obra literária esgota a tarefa do estudo literário, porque é impossível compreender e analisar qualquer obra de arte sem referência aos valores.
V. Se as ideias não foram devidamente assimiladas na estrutura, se elas continuam a existir na obra como existiam fora dela, a análise de sua estrutura acaba conduzindo indiscutivelmente à conclusão de que se trata de uma obra mal realizada artisticamente.
São CORRETAS as afirmações contidas apenas em:
I, II, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia o fragmento a seguir, retirado do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira:
"O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."
A figura presente neste fragmento é:
Metáfora.
Símbolo.
Metonímia.
Comparação.
Alegoria.
Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
permitir o sonho.
criar a fantasia.
denunciar o real.
criar o belo.
fugir da náusea.
Com base na leitura do livro Memórias de um sargento de Milícias, analise as afirmações que seguem:
I- No decorrer do livro, é possível notarmos a queda da idealização romântica dos personagens, mostrando-nos, inclusive, a figura de um anti-herói como protagonista do enredo – Leonardo pataca.
II- Enfoque de época (tempo) diferenciado do habitualmente apresentado pelos romances modernos. Fala-se do período da vinda da família real para o Brasil, do tempo em que D. João VI refugiou-se no Rio de Janeiro, ou seja, do início do século XX. Apresenta-se a vida suburbana do Rio de Janeiro, os subúrbios cariocas constituem o espaço estilizado, em contraste com a vida da corte, que normalmente surge em obras do Modernismo.
III- A linguagem é popularesca, coloquial, mais de acordo com pessoas de nível cultural inferior, pertencente a camadas sociais simples.
IV- Contraste entre posturas moralizantes e atitudes que vão contra os preceitos morais.
V- Retrata o grupo dos portugueses que povoam São Paulo da época, com seus costumes e peculiaridades.
São corretas as afirmações contidas em:
II, III, IV, V.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, II, IV.
I, II, V.
Analise as assertivas abaixo sobre a diferença fundamental entre o livro de Kafka e o diálogo de Platão, no que concerne à introdução de ideias em uma obra literária.
I- A diferença fundamental entre um livro de Kafka e um diálogo de Platão, no que concerne à introdução de “ideias” em uma obra literária, está em que, nos diálogos de Platão, houve a abolição da estrutura romanesca, ficando apenas os diálogos.
II- As ideias nos vêm exclusivamente dos diálogos entre Kafka e Platão, apresentadas de maneira implícita, permanecendo meros elementos não elaborados, simples elementos de informação.
III- A ideia para ser eficaz teve que ser expressa através de uma fábula. A ideia, em um romance de Kafka, não pode ser reduzida a uma estrita dimensão de “ideia”, não pode ser concretizada, traduzida em um enunciado, é algo indizível.
IV- Em um romance de Kafka, as “ideias” são apresentadas, portanto, de maneira explícita. Daí, somente em Kafka ocorrer a verdadeira e correta incorporação das “ideias”, ou seja, somente nele as “ideias” se tornam “constitutivas” da obra, no sentido de que fazem parte da tessitura da obra, não podendo ser descoladas.
Estão CORRETAS as assertivas:
I, III e IV.
II e III.
II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
Sobre o estudo da literatura não poder ser divorciado da crítica, que é o julgamento de valor, analise as afirmações que seguem:
I. Não há como analisar uma obra literária e deixar a questão da valoração dessa obra para um outro momento.
II. Não há como analisar a estrutura sem fazer referência à questão da qualidade da estrutura.
III. Ao analisarmos um romance em que há incorporação de ideias, não há como ignorar a questão de saber se elas foram ou não incorporadas corretamente.
IV. Uma obra de arte literária é apenas uma estrutura a ser analisada descritivamente, ou seja, a análise completa da estrutura de uma obra literária esgota a tarefa do estudo literário, porque é impossível compreender e analisar qualquer obra de arte sem referência aos valores.
V. Se as ideias não foram devidamente assimiladas na estrutura, se elas continuam a existir na obra como existiam fora dela, a análise de sua estrutura acaba conduzindo indiscutivelmente à conclusão de que se trata de uma obra mal realizada artisticamente.
São CORRETAS as afirmações contidas apenas em:
I, II, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia o fragmento a seguir, retirado do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira:
"O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."
A figura presente neste fragmento é:
Metáfora.
Símbolo.
Metonímia.
Comparação.
Alegoria.
Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
II, III, IV, V.
III, IV, V.
I, III, IV.
I, II, IV.
I, II, V.
Analise as assertivas abaixo sobre a diferença fundamental entre o livro de Kafka e o diálogo de Platão, no que concerne à introdução de ideias em uma obra literária.
I- A diferença fundamental entre um livro de Kafka e um diálogo de Platão, no que concerne à introdução de “ideias” em uma obra literária, está em que, nos diálogos de Platão, houve a abolição da estrutura romanesca, ficando apenas os diálogos.
II- As ideias nos vêm exclusivamente dos diálogos entre Kafka e Platão, apresentadas de maneira implícita, permanecendo meros elementos não elaborados, simples elementos de informação.
III- A ideia para ser eficaz teve que ser expressa através de uma fábula. A ideia, em um romance de Kafka, não pode ser reduzida a uma estrita dimensão de “ideia”, não pode ser concretizada, traduzida em um enunciado, é algo indizível.
IV- Em um romance de Kafka, as “ideias” são apresentadas, portanto, de maneira explícita. Daí, somente em Kafka ocorrer a verdadeira e correta incorporação das “ideias”, ou seja, somente nele as “ideias” se tornam “constitutivas” da obra, no sentido de que fazem parte da tessitura da obra, não podendo ser descoladas.
Estão CORRETAS as assertivas:
I, III e IV.
II e III.
II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
Sobre o estudo da literatura não poder ser divorciado da crítica, que é o julgamento de valor, analise as afirmações que seguem:
I. Não há como analisar uma obra literária e deixar a questão da valoração dessa obra para um outro momento.
II. Não há como analisar a estrutura sem fazer referência à questão da qualidade da estrutura.
III. Ao analisarmos um romance em que há incorporação de ideias, não há como ignorar a questão de saber se elas foram ou não incorporadas corretamente.
IV. Uma obra de arte literária é apenas uma estrutura a ser analisada descritivamente, ou seja, a análise completa da estrutura de uma obra literária esgota a tarefa do estudo literário, porque é impossível compreender e analisar qualquer obra de arte sem referência aos valores.
V. Se as ideias não foram devidamente assimiladas na estrutura, se elas continuam a existir na obra como existiam fora dela, a análise de sua estrutura acaba conduzindo indiscutivelmente à conclusão de que se trata de uma obra mal realizada artisticamente.
São CORRETAS as afirmações contidas apenas em:
I, II, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia o fragmento a seguir, retirado do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira:
"O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."
A figura presente neste fragmento é:
Metáfora.
Símbolo.
Metonímia.
Comparação.
Alegoria.
Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
I, III e IV.
II e III.
II e IV.
I, II, III e IV.
I e III.
Sobre o estudo da literatura não poder ser divorciado da crítica, que é o julgamento de valor, analise as afirmações que seguem:
I. Não há como analisar uma obra literária e deixar a questão da valoração dessa obra para um outro momento.
II. Não há como analisar a estrutura sem fazer referência à questão da qualidade da estrutura.
III. Ao analisarmos um romance em que há incorporação de ideias, não há como ignorar a questão de saber se elas foram ou não incorporadas corretamente.
IV. Uma obra de arte literária é apenas uma estrutura a ser analisada descritivamente, ou seja, a análise completa da estrutura de uma obra literária esgota a tarefa do estudo literário, porque é impossível compreender e analisar qualquer obra de arte sem referência aos valores.
V. Se as ideias não foram devidamente assimiladas na estrutura, se elas continuam a existir na obra como existiam fora dela, a análise de sua estrutura acaba conduzindo indiscutivelmente à conclusão de que se trata de uma obra mal realizada artisticamente.
São CORRETAS as afirmações contidas apenas em:
I, II, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia o fragmento a seguir, retirado do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira:
"O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."
A figura presente neste fragmento é:
Metáfora.
Símbolo.
Metonímia.
Comparação.
Alegoria.
Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
I, II, IV, V.
I, II, III, IV.
I, II, III, V.
II, III, IV, V.
I, III, IV, V.
Leia o fragmento a seguir, retirado do Sermão de Santo António aos Peixes, do Pe. António Vieira:
"O polvo, com aquele seu capelo na cabeça, parece um monge; com aqueles seus raios estendidos, parece uma estrela; com aquele não ter osso nem espinha, parece a mesma brandura, a mesma mansidão."
A figura presente neste fragmento é:
Metáfora.
Símbolo.
Metonímia.
Comparação.
Alegoria.
Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
Metáfora.
Símbolo.
Metonímia.
Comparação.
Alegoria.
Em relação à obra de Manuel Antônio de Almeida – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS – pode-se afirmar que:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
é uma autobiografia que relata as memórias do protagonista sem ocultar os defeitos de seu caráter e os costumes do grupo social da época do rei D. João VI.
é uma biografia romântico-idealista, que relata as memórias sentimentais de um sargento de milícias, vivenciadas nas camadas baixas do Rio de Janeiro.
é um texto biográfico que se concentra nas proezas, especialmente amorosas, do protagonista, e também relata, com rigor histórico, os acontecimentos do Segundo Reinado.
é um texto baseado em memórias alheias sobre as quais o narrador exercita a sua imaginação, sem deixar de relatar cenas e costumes da realidade do Segundo Reinado.
é uma autobiografia que relata, na primeira parte, as diabruras infantis do romancista e, na segunda, suas façanhas de adolescente.
De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
Os romances em que as “ideias” são transmitidas através do diálogo atendem a essa exigência de verossimilhança?
Com base neste questionamento e em seus estudos, analise as afirmações que seguem:
I- De um modo geral, os leitores não renunciam a uma plausibilidade do romance na vida, de romance “real”, de história acontecida.
II- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo não atendem a essa exigência de verossimilhança, porque, neste caso, as personagens não se assemelham à maioria das pessoas, mas são exceções, são pessoas que têm consciência filosófica e são intelectualizadas, capazes de reflexão.
III- Os romances em que as ideias são transmitidas através do diálogo pecam por excessivo intelectualismo, pelo esvaziamento das personagens, que acabam dominadas pela pretensão conceitual do livro.
IV- Para que um romance atenda à exigência de verossimilhança, as ideias devem ser inseridas em um romance através da fábula, por meio das ações das personagens.
São CORRETAS as afirmações contidas em:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
Antônio Cândido (1996) diz que a interpretação constitui “o alvo superior da exegese literária”. O significado para a palavra exegese é:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.
Assinale a alternativa que não representa um recursos do processo intensificador da linguagem poética:
Ampla explicação de um assunto.
Compreensão crítica do texto.
Esclarecimento minucioso de um texto.
Exagero sobre determinado assunto.
Crítica a um texto.