SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO SOCIAL


Com base nos seus estudos do capítulo 1 - Gestão Social: discussões introdutórias, com o objetivo de aumentar a governança do Estado, é elabora a proposta que reforça o papel das organizações públicas não-estatais no processo de mudança de um Estado Social burocrático para um Estado Social gerencialista, num movimento de descentralização que se organiza a partir de cinco eixos, sendo eles:

 

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

 


Eixo estratégico, Atividades vinculadas do Estado, Serviços Sócio Educativos, Produção comercial e de serviços para a sociedade e Atividades secundárias.


Planejamento estratégico, Atividades exclusivas do Estado, Serviços específicos do Estado, Produção de imóveis e serviços para o mercado e Atividades de valores.


Essência estratégica, Atividades peculiares da Conjuntura, Serviços característicos Circunstanciais, Produção de aparelhos para o mercado e Agilidades comerciais.


Núcleo estratégico, Atividades exclusivas do Estado, Serviços não exclusivos do Estado, Produção de bens e serviços para o mercado e Atividades auxiliares.


Projeto estratégico, Atividades exclusivas do comércio, Serviços não exclusivos do mercado, Produção de bens e serviços para o governo e Atividades similares.

Com base nos seus estudos do capítulo 1 - Gestão Social: discussões introdutórias, a descentralização “[...] implica a existência de uma pluralidade de níveis de decisão exercida de forma autônoma pelos órgãos independentes do centro” (ROVERSI-MONACO, 1993, p. 334). Como um processo de distribuição de poder, o que significa:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.   A redistribuição dos espaços de exercício de poder, ou dos objetos de decisão, isto é, das atribuições inerentes a cada esfera de governo.

II.  Também envolve, por outro lado “[...] a redistribuição dos meios para exercitar o poder, ou seja, os recursos humanos, financeiros, físicos” (UGA, 1991, p. 97).

III. Envolve a “[...] redefinição de centros de poder que, se bem articulados no interior do aparelho do Estado, direta ou indiretamente se articulam com a sociedade em geral” (LOBO, 1988, p. 18).

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


I e II, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


II, apenas.

Leia o parágrafo a seguir:

 

Com base no texto complementar Gestão Social – Reconhecendo e construindo referenciais. [...] o Serviço Social constitui-se em ___________ importante para a afirmação da práxis da gestão social, especialmente pelo conjunto de compromissos e referenciais ético políticos, teórico-metodológicos e técnico-operativos, que objetivam a afirmação dos _________) da _____________, ___________ e ________ social, tanto quanto a gestão social. (MAIA, 2005,p.15)

 

 

Assinale a alternativa correta que complementa as lacunas do parágrafo supracitado.

 

 


Representação – direitos – dicotomia – política – história.


Mediação – valores – cidadania – democracia – justiça.


Inflexão – cidadãos – civilidade – política – cidadania.


Interlocução – direitos – dicotomia – política – sistemática.


Ambientação – deveres – Constituição– política – ecologia.

Leia o parágrafo a seguir:

 

De acordo com o texto complementar Gestão Social – Reconhecendo e construindo referenciais as referências de desenvolvimento apontam para distintas perspectivas de gestão social, que se constroem também neste movimento contraditório, a gestão social é entendida a partir de duas concepções, são elas:

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.   É construção social e histórica, constitutiva da tensão entre os projetos sociais de desenvolvimento em disputa no contexto atual.

II.  É concebida e viabilizada na totalidade do movimento contraditório dos projetos societários

III. É concebida e viabilizada na totalidade concebidos como desenvolvimento do capital e desenvolvimento da cidadania.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


II e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


I e II, apenas.


II, apenas.

De acordo com o capítulo-texto Gestão Social: discussões introdutórias, o debate sobre as políticas sociais ganha relevância pelo seu caráter de mediação entre as demandas sociais e as respostas organizadas pelo aparato governamental para implementá-las. Mas, ao mesmo tempo, surge uma nova interdependência que fragiliza a atuação do Estado no campo da política social, tornando quase obrigatório e consensual um movimento externo e interno que prioriza a descentralização, a flexibilização e o fortalecimento da sociedade civil na composição de um novo pacto e de novas condições de governabilidade (Carvalho, 2009). Esta governabilidade é entendida como:

 

 

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 

 


Capacidade dos governos partidários em atender às exigências do capital.


Capacidade dos governantes em atender às exigências da população.


Incapacidade dos governantes em atender às exigências dos empresários.


Flexibilidade dos políticos governantes em atender às exigências das comissões.


Capacidade dos políticos em atender às exigências do mercado liberal.

Tendo como base a discussão desenvolvida no capítulo 1 - Gestão Social: discussões introdutórias, indique ao que se refere o conceito de redes sociais.

 

 

Analise as afirmativas.

 

 

I.    Forma organizada capaz de manter as hierarquias, numa relação verticalizada. Sua atividade e existência são independentes, homogêneas, de iniciativa de setores públicos e resultam de uma instancia central e única.

II.     Forma organizada capaz de romper com a centralização das ações, numa relação transversa lizada. Sua atividade e existência são codependente, universalmente, da iniciativa de cada um dos espaços políticos e não apenas de uma instancia pulverizada e descentralizada.

III.   Forma organizada capaz de romper com as hierarquias, numa relação horizontalizada. Sua atividade e existência dependem, exclusivamente, da iniciativa de cada uma de suas partes e não apenas de uma instancia central e única.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 

 


I, apenas.


III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


II, apenas.

Leia o parágrafo a seguir:

 

Atribuindo ao mercado a condição de grande regulador das relações econômicas, o ideário neoliberal transfere para os indivíduos a responsabilidade de “se virarem no mercado” e canaliza o fundo público para atender aos interesses privados, o que “cai como uma luva” na sociedade brasileira (Iamamoto, 2007).

 

Analise as afirmativas.

 

I.     A falta de investimento do Estado nas políticas sociais, leva grande da população a não ter acesso aos direitos previstos em legislação, ficando a encargo dos indivíduos se virarem para suprir as lacunas das desigualdades sociais.

 

II.    Nesse sentido, “[...] institui-se uma dicotomia de direitos entre aqueles que podem pagar pelos serviços sociais e aqueles que não possuem condições de adquirir esses serviços no mercado” (Liara, 2006).

 

 

III.     Reverter a extrema situação de precariedade através do ideário neoliberal ao consolidar a lógica capitalista da política social, “[...] fundamentada na articulação entre o Estado, mercado e sociedade” (Pereira, 2003)

 

Assinale a alternativa correta que representa a crítica apresentada por Imamamoto (2007).

 

 


III, apenas.


I e II, apenas.


I, apenas.


II, apenas.


II e III, apenas.

Páginas: 12