SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi um órgão público federal brasileiro, criado em 1966 e representava a previdência social em nosso país durante sua existência.
Assinale a alternativa correta sobre os INPS:
O INPS nasceu da fusão de diferentes CAPS e por isso atendia a todos os trabalhadores, independente do sindicato ao qual estavam vinculados.
O INPS foi criado para atender aos trabalhadores do setor urbano e apenas dez anos depois de sua criação, estendeu o atendimento aos trabalhadores rurais.
O INPS atendia a todos os trabalhadores que contribuíam financeiramente para a sua manutenção, independente da empresa na qual trabalhava ou a qual categoria profissional pertencia.
O INPS foi criado para atender a todos trabalhador de atividade urbana ou rural, inclusive aqueles que não contribuíssem para a manutenção do instituto.
O INPS atendia a todos os trabalhadores brasileiros independente da relação contratual de trabalho ou da categoria profissional a qual pertenciam.
O crescimento vegetativo é uma medida do crescimento populacional, seja de um país ou mundial. Seu valor é calculado subtraindo-se a taxa de mortalidade, da taxa de natalidade. Portanto, o crescimento vegetativo pode assumir valores positivos ou negativos ou mesmo ser nulo.
Sobre o crescimento vegetativo, é correto afirmar que:
Valores negativos indicam que a população está aumentando.
Sofre influência do desenvolvimento social e humano.
Em situações de guerra assume valores positivos altos.
Crescimento nulo indica que a taxa de mortalidade superou a de natalidade.
Valores positivos indicam que a população está reduzindo.
O estudo da expansão urbana aborda como as cidades surgiram e o modo como se desenvolveram e ainda se desenvolvem, bem como as modificações impostas ao ambiente natural nesse processo.
Sobre as cidades é correto afirmar que:
O aumento do crescimento vegetativo, no final da antiguidade, desorganizou as cidades, colocando em risco seu desenvolvimento.
O marco histórico para o desenvolvimento extraordinário das cidades foi a Revolução industrial.
A urbanização brasileira, diferente do que ocorreu na maioria dos países, caracterizou-se pela ocupação inicial das planícies litorâneas.
As primeiras cidades surgiram na Idade Média, configurando-se como burgos que cresciam ao redor do castelo do senhor feudal.
O êxodo da população rural para as cidades, provocou o aumento da taxa da fecundidade, levando Malthus a alertar sobre a importância do controle de natalidade.
A Lei Eloy Chaves, de 1923, é considerada o marco da previdência social no Brasil, ao criar as Caixas de Aposentadorias e Pensões - CAPs.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fontes de receita para as CAPs:
Contribuíam para as CAPs: apenas os empregados da empresa.
Contribuíam para s CAPs apenas os empregados e os consumidores dos serviços prestados pela empresa.
Contribuíam para as CAPs: os empregados e o poder público.
Contribuíam para as CAPs: os empregados, a empresa e o poder público.
Contribuíam para a receita das CAPs: a empresa, seus empregados e os consumidores dos serviços da empresa.
Ao estudar a Saúde Coletiva no Brasil, foi abordada sua evolução, que sempre esteve vinculada ao cenário político e econômico do país.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da saúde coletiva no Brasil:
I- Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, as necessidades de saúde dos moradores da colônia eram atendidas pelos recursos naturais – como as ervas- e pelos boticários que viajam por todo o território.
II- Durante a primeira república, o controle das grandes endemias era realizado através de estratégias autoritárias, em um modelo de visão militar conhecido como campanhista.
III- No governo de Getúlio Vargas, foi aprovada no congresso nacional a Lei Eloy Chaves, que instituía os Institutos de Aposentadorias e pensões.
IV- Até 1988, apenas os cidadãos que contribuíssem financeiramente para o serviço público de saúde, tinham garantia legal de serem atendidos por esse sistema.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e IV apenas
II, III, e IV apenas
I e IV apenas
Existem diferentes modelos para representar os fatores etiológicos das doenças: cadeia de eventos, modelos ecológicos, redes causais, múltiplas causas – múltiplos efeitos, abordagem sistêmica da saúde e o modelo de etiologia social das doenças.
Assinale a alternativa correta sobre esses modelos:
O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.
Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.
A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.
A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.
As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.
Uma das formas de se compreender a saúde e o adoecimento é sob a perspectiva dos achados biológicos e das teorias próprias da Biologia. Essa, com certeza, é a forma mais confortável para os biólogos explicarem os eventos que condicionam o adoecimento.
Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar biológico.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
O INPS nasceu da fusão de diferentes CAPS e por isso atendia a todos os trabalhadores, independente do sindicato ao qual estavam vinculados.
O INPS foi criado para atender aos trabalhadores do setor urbano e apenas dez anos depois de sua criação, estendeu o atendimento aos trabalhadores rurais.
O INPS atendia a todos os trabalhadores que contribuíam financeiramente para a sua manutenção, independente da empresa na qual trabalhava ou a qual categoria profissional pertencia.
O INPS foi criado para atender a todos trabalhador de atividade urbana ou rural, inclusive aqueles que não contribuíssem para a manutenção do instituto.
O INPS atendia a todos os trabalhadores brasileiros independente da relação contratual de trabalho ou da categoria profissional a qual pertenciam.
O crescimento vegetativo é uma medida do crescimento populacional, seja de um país ou mundial. Seu valor é calculado subtraindo-se a taxa de mortalidade, da taxa de natalidade. Portanto, o crescimento vegetativo pode assumir valores positivos ou negativos ou mesmo ser nulo.
Sobre o crescimento vegetativo, é correto afirmar que:
Valores negativos indicam que a população está aumentando.
Sofre influência do desenvolvimento social e humano.
Em situações de guerra assume valores positivos altos.
Crescimento nulo indica que a taxa de mortalidade superou a de natalidade.
Valores positivos indicam que a população está reduzindo.
O estudo da expansão urbana aborda como as cidades surgiram e o modo como se desenvolveram e ainda se desenvolvem, bem como as modificações impostas ao ambiente natural nesse processo.
Sobre as cidades é correto afirmar que:
O aumento do crescimento vegetativo, no final da antiguidade, desorganizou as cidades, colocando em risco seu desenvolvimento.
O marco histórico para o desenvolvimento extraordinário das cidades foi a Revolução industrial.
A urbanização brasileira, diferente do que ocorreu na maioria dos países, caracterizou-se pela ocupação inicial das planícies litorâneas.
As primeiras cidades surgiram na Idade Média, configurando-se como burgos que cresciam ao redor do castelo do senhor feudal.
O êxodo da população rural para as cidades, provocou o aumento da taxa da fecundidade, levando Malthus a alertar sobre a importância do controle de natalidade.
A Lei Eloy Chaves, de 1923, é considerada o marco da previdência social no Brasil, ao criar as Caixas de Aposentadorias e Pensões - CAPs.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fontes de receita para as CAPs:
Contribuíam para as CAPs: apenas os empregados da empresa.
Contribuíam para s CAPs apenas os empregados e os consumidores dos serviços prestados pela empresa.
Contribuíam para as CAPs: os empregados e o poder público.
Contribuíam para as CAPs: os empregados, a empresa e o poder público.
Contribuíam para a receita das CAPs: a empresa, seus empregados e os consumidores dos serviços da empresa.
Ao estudar a Saúde Coletiva no Brasil, foi abordada sua evolução, que sempre esteve vinculada ao cenário político e econômico do país.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da saúde coletiva no Brasil:
I- Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, as necessidades de saúde dos moradores da colônia eram atendidas pelos recursos naturais – como as ervas- e pelos boticários que viajam por todo o território.
II- Durante a primeira república, o controle das grandes endemias era realizado através de estratégias autoritárias, em um modelo de visão militar conhecido como campanhista.
III- No governo de Getúlio Vargas, foi aprovada no congresso nacional a Lei Eloy Chaves, que instituía os Institutos de Aposentadorias e pensões.
IV- Até 1988, apenas os cidadãos que contribuíssem financeiramente para o serviço público de saúde, tinham garantia legal de serem atendidos por esse sistema.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e IV apenas
II, III, e IV apenas
I e IV apenas
Existem diferentes modelos para representar os fatores etiológicos das doenças: cadeia de eventos, modelos ecológicos, redes causais, múltiplas causas – múltiplos efeitos, abordagem sistêmica da saúde e o modelo de etiologia social das doenças.
Assinale a alternativa correta sobre esses modelos:
O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.
Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.
A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.
A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.
As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.
Uma das formas de se compreender a saúde e o adoecimento é sob a perspectiva dos achados biológicos e das teorias próprias da Biologia. Essa, com certeza, é a forma mais confortável para os biólogos explicarem os eventos que condicionam o adoecimento.
Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar biológico.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
Valores negativos indicam que a população está aumentando.
Sofre influência do desenvolvimento social e humano.
Em situações de guerra assume valores positivos altos.
Crescimento nulo indica que a taxa de mortalidade superou a de natalidade.
Valores positivos indicam que a população está reduzindo.
O estudo da expansão urbana aborda como as cidades surgiram e o modo como se desenvolveram e ainda se desenvolvem, bem como as modificações impostas ao ambiente natural nesse processo.
Sobre as cidades é correto afirmar que:
O aumento do crescimento vegetativo, no final da antiguidade, desorganizou as cidades, colocando em risco seu desenvolvimento.
O marco histórico para o desenvolvimento extraordinário das cidades foi a Revolução industrial.
A urbanização brasileira, diferente do que ocorreu na maioria dos países, caracterizou-se pela ocupação inicial das planícies litorâneas.
As primeiras cidades surgiram na Idade Média, configurando-se como burgos que cresciam ao redor do castelo do senhor feudal.
O êxodo da população rural para as cidades, provocou o aumento da taxa da fecundidade, levando Malthus a alertar sobre a importância do controle de natalidade.
A Lei Eloy Chaves, de 1923, é considerada o marco da previdência social no Brasil, ao criar as Caixas de Aposentadorias e Pensões - CAPs.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fontes de receita para as CAPs:
Contribuíam para as CAPs: apenas os empregados da empresa.
Contribuíam para s CAPs apenas os empregados e os consumidores dos serviços prestados pela empresa.
Contribuíam para as CAPs: os empregados e o poder público.
Contribuíam para as CAPs: os empregados, a empresa e o poder público.
Contribuíam para a receita das CAPs: a empresa, seus empregados e os consumidores dos serviços da empresa.
Ao estudar a Saúde Coletiva no Brasil, foi abordada sua evolução, que sempre esteve vinculada ao cenário político e econômico do país.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da saúde coletiva no Brasil:
I- Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, as necessidades de saúde dos moradores da colônia eram atendidas pelos recursos naturais – como as ervas- e pelos boticários que viajam por todo o território.
II- Durante a primeira república, o controle das grandes endemias era realizado através de estratégias autoritárias, em um modelo de visão militar conhecido como campanhista.
III- No governo de Getúlio Vargas, foi aprovada no congresso nacional a Lei Eloy Chaves, que instituía os Institutos de Aposentadorias e pensões.
IV- Até 1988, apenas os cidadãos que contribuíssem financeiramente para o serviço público de saúde, tinham garantia legal de serem atendidos por esse sistema.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e IV apenas
II, III, e IV apenas
I e IV apenas
Existem diferentes modelos para representar os fatores etiológicos das doenças: cadeia de eventos, modelos ecológicos, redes causais, múltiplas causas – múltiplos efeitos, abordagem sistêmica da saúde e o modelo de etiologia social das doenças.
Assinale a alternativa correta sobre esses modelos:
O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.
Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.
A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.
A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.
As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.
Uma das formas de se compreender a saúde e o adoecimento é sob a perspectiva dos achados biológicos e das teorias próprias da Biologia. Essa, com certeza, é a forma mais confortável para os biólogos explicarem os eventos que condicionam o adoecimento.
Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar biológico.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
O aumento do crescimento vegetativo, no final da antiguidade, desorganizou as cidades, colocando em risco seu desenvolvimento.
O marco histórico para o desenvolvimento extraordinário das cidades foi a Revolução industrial.
A urbanização brasileira, diferente do que ocorreu na maioria dos países, caracterizou-se pela ocupação inicial das planícies litorâneas.
As primeiras cidades surgiram na Idade Média, configurando-se como burgos que cresciam ao redor do castelo do senhor feudal.
O êxodo da população rural para as cidades, provocou o aumento da taxa da fecundidade, levando Malthus a alertar sobre a importância do controle de natalidade.
A Lei Eloy Chaves, de 1923, é considerada o marco da previdência social no Brasil, ao criar as Caixas de Aposentadorias e Pensões - CAPs.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as fontes de receita para as CAPs:
Contribuíam para as CAPs: apenas os empregados da empresa.
Contribuíam para s CAPs apenas os empregados e os consumidores dos serviços prestados pela empresa.
Contribuíam para as CAPs: os empregados e o poder público.
Contribuíam para as CAPs: os empregados, a empresa e o poder público.
Contribuíam para a receita das CAPs: a empresa, seus empregados e os consumidores dos serviços da empresa.
Ao estudar a Saúde Coletiva no Brasil, foi abordada sua evolução, que sempre esteve vinculada ao cenário político e econômico do país.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da saúde coletiva no Brasil:
I- Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, as necessidades de saúde dos moradores da colônia eram atendidas pelos recursos naturais – como as ervas- e pelos boticários que viajam por todo o território.
II- Durante a primeira república, o controle das grandes endemias era realizado através de estratégias autoritárias, em um modelo de visão militar conhecido como campanhista.
III- No governo de Getúlio Vargas, foi aprovada no congresso nacional a Lei Eloy Chaves, que instituía os Institutos de Aposentadorias e pensões.
IV- Até 1988, apenas os cidadãos que contribuíssem financeiramente para o serviço público de saúde, tinham garantia legal de serem atendidos por esse sistema.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e IV apenas
II, III, e IV apenas
I e IV apenas
Existem diferentes modelos para representar os fatores etiológicos das doenças: cadeia de eventos, modelos ecológicos, redes causais, múltiplas causas – múltiplos efeitos, abordagem sistêmica da saúde e o modelo de etiologia social das doenças.
Assinale a alternativa correta sobre esses modelos:
O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.
Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.
A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.
A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.
As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.
Uma das formas de se compreender a saúde e o adoecimento é sob a perspectiva dos achados biológicos e das teorias próprias da Biologia. Essa, com certeza, é a forma mais confortável para os biólogos explicarem os eventos que condicionam o adoecimento.
Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar biológico.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
Contribuíam para as CAPs: apenas os empregados da empresa.
Contribuíam para s CAPs apenas os empregados e os consumidores dos serviços prestados pela empresa.
Contribuíam para as CAPs: os empregados e o poder público.
Contribuíam para as CAPs: os empregados, a empresa e o poder público.
Contribuíam para a receita das CAPs: a empresa, seus empregados e os consumidores dos serviços da empresa.
Ao estudar a Saúde Coletiva no Brasil, foi abordada sua evolução, que sempre esteve vinculada ao cenário político e econômico do país.
Analise as afirmativas abaixo sobre a evolução da saúde coletiva no Brasil:
I- Até a chegada da família real portuguesa ao Brasil, as necessidades de saúde dos moradores da colônia eram atendidas pelos recursos naturais – como as ervas- e pelos boticários que viajam por todo o território.
II- Durante a primeira república, o controle das grandes endemias era realizado através de estratégias autoritárias, em um modelo de visão militar conhecido como campanhista.
III- No governo de Getúlio Vargas, foi aprovada no congresso nacional a Lei Eloy Chaves, que instituía os Institutos de Aposentadorias e pensões.
IV- Até 1988, apenas os cidadãos que contribuíssem financeiramente para o serviço público de saúde, tinham garantia legal de serem atendidos por esse sistema.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e IV apenas
II, III, e IV apenas
I e IV apenas
Existem diferentes modelos para representar os fatores etiológicos das doenças: cadeia de eventos, modelos ecológicos, redes causais, múltiplas causas – múltiplos efeitos, abordagem sistêmica da saúde e o modelo de etiologia social das doenças.
Assinale a alternativa correta sobre esses modelos:
O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.
Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.
A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.
A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.
As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.
Uma das formas de se compreender a saúde e o adoecimento é sob a perspectiva dos achados biológicos e das teorias próprias da Biologia. Essa, com certeza, é a forma mais confortável para os biólogos explicarem os eventos que condicionam o adoecimento.
Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar biológico.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
São corretas as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I, II e IV apenas
II, III, e IV apenas
I e IV apenas
Existem diferentes modelos para representar os fatores etiológicos das doenças: cadeia de eventos, modelos ecológicos, redes causais, múltiplas causas – múltiplos efeitos, abordagem sistêmica da saúde e o modelo de etiologia social das doenças.
Assinale a alternativa correta sobre esses modelos:
O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.
Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.
A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.
A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.
As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.
Uma das formas de se compreender a saúde e o adoecimento é sob a perspectiva dos achados biológicos e das teorias próprias da Biologia. Essa, com certeza, é a forma mais confortável para os biólogos explicarem os eventos que condicionam o adoecimento.
Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar biológico.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
O modelo de múltiplas causas e múltiplos efeitos permite linearizar a análise de diferentes doenças que ocorrem juntas em uma população, permitindo estabelecer a especificidade de cada agente causal à doença relacionada.
Os modelos ecológicos baseiam-se nas relações entre o agente causador da doença, o hospedeiro e o meio ambiente e foram muito aplicados por volta da metade do século XX.
A abordagem sistêmica da saúde considera um conjunto de elementos inter-relacionados em ordem crescente de complexidade, sendo o modelo atualmente adotado na organização dos serviços de saúde do Brasil.
A cadeia de eventos é uma representação adequada para situações em que um conjunto de causas pode gerar mais de uma doença.
As redes causais compõem um modelo no qual é possível representar variadas causas para uma mesma doença, sendo bastante adequado para doenças transmissíveis como a infeção pelo vírus Ebola.
Uma das formas de se compreender a saúde e o adoecimento é sob a perspectiva dos achados biológicos e das teorias próprias da Biologia. Essa, com certeza, é a forma mais confortável para os biólogos explicarem os eventos que condicionam o adoecimento.
Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar biológico.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo social e ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Existem três estratégias de abordagem investigativa na área de saúde: estudo de caso, investigação experimental e pesquisa populacional.
Analise as características apresentadas abaixo:
I- Realiza-se sob rigoroso controle afim de legitimar os parâmetros de comparação entre os grupos observados.
II- Utiliza um pequeno número de participantes, levando a uma generalização dos dados observados para a população.
III- Utiliza um grande número de participantes e pode ser empregada nas áreas das ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre a característica e a estratégia investigativa:
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
I-pesquisa populacional, II-estudo de caso, III-investigação experimental.
I-investigação experimental, II- pesquisa populacional, III-estudo de caso.
I-investigação experimental, II- estudo de caso, III-pesquisa populacional.
I-estudo de caso, II-investigação experimental, III- pesquisa populacional.
I-pesquisa populacional, II investigação experimental, III-estudo de caso.
As aplicações da epidemiologia na área de saúde têm correspondência com sua aplicação na Biologia e no ensino de Ciências Biológicas.
Assinale a alternativa que apresenta uma correspondência correta da aplicação da epidemiologia nessas áreas.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
A determinação de prognósticos de quadros clínicos tem correspondência com a avaliação somativa no processo de ensino-aprendizagem.
O diagnóstico da situação de saúde tem correspondência com a avaliação de risco para aprendizagem inadequada.
A verificação do valor de procedimentos para o diagnóstico de uma doença tem correspondência com o valor (nota ou conceito) atribuído a um instrumento de avaliação de aprendizagem.
A determinação de riscos para uma determinada doença tem correspondência a avaliação diagnóstica no ensino-aprendizagem.
O planejamento e a organização dos serviços de saúde têm correspondência com a elaboração e organização de estratégias de proteção e recuperação de espécies endêmicas.
Os métodos analíticos de pesquisa em Epidemiologia podem ser divididos em ensaio clínico randomizado, estudo de coorte, estudo caso-controle, estudo transversal e estudo ecológico.
Analise as características de diferentes estudos analíticos apresentados abaixo:
I- Os grupos são organizados de acordo com a exposição ao agente causal.
II- Não ocorre a reunião da população do estudo na época da exposição ao agente causal ou do diagnóstico da doença.
III- Pode ser realizado através de comparações geográficas ou de comparações de séries cronológicas.
IV- Os grupos são organizados segundo a presença ou ausência de uma condição específica.
V- Os grupos são organizados ao acaso.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação certa entre cada característica e um tipo de estudo analítico.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo de coorte, II-Estudo transversal, III-Estudo ecológico, IV-Estudo caso-controle, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo de coorte, II-Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo transversal, V-Estudo caso-controle.
I-Estudo caso-controle, II- Estudo transversal, III- Estudo de coorte, IV-Estudo ecológico, V-Ensaio clínico randomizado.
I-Estudo caso-controle, II- Ensaio clínico randomizado, III-Estudo ecológico, IV-Estudo de coorte, V-Estudo transversal.
I-Estudo transversal, II-Estudo ecológico, III-Estudo de coorte, IV-Ensaio clínico randomizado, V-Estudo caso-controle.