RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Assinale a alternativa correta. No dia a dia, é comum nos depararmos com organizações que tentaram praticar a sustentabilidade, mas algo deu errado: ficaram mais na intenção do que criaram ações efetivas. Neste sentido, são fatores críticos de sucesso da sustentabilidade nas organizações:
I – Dimensionar a sustentabilidade,
II – Evitar o envolvimento das lideranças,
III – Planejar, executar e controlar as práticas sustentáveis,
IV – Envolver toda a organização e a cadeia de suprimentos,
V – Conscientizar, treinar (reciclar), envolver e recompensar o pessoal envolvido.
Dos itens citados, são corretos:
Apenas II, IV e V.
Apenas I, IV e V.
Apenas I, III, IV e V.
Apenas I, II, III e IV.
I, II, III, IV e V.
Assinale a alternativa correta. O desenvolvimento sustentável tem como premissa atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Neste contexto, em setembro de 2015, percebendo a urgência de se discutir o equilíbrio entre os resultados econômicos, sociais e ambientais das organizações; a ONU propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou do Milênio) (ODS). Dentre eles estão
a educação de qualidade, a erradicação da pobreza, o estímulo das desigualdades.
a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades, o consumo e produção responsáveis.
o incentivo à emissão de gases poluentes, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades.
a promoção da saúde e do bem-estar, o consumo e produção responsáveis, o estímulo das desigualdades.
a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e do bem-estar, o incentivo à emissão de gases poluentes.
Assinale a alternativa correta. Dentre os documentos e/ou instrumentos que podem ser usados para o diagnóstico de práticas sustentáveis nas organizações, os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social têm ganhado, cada vez mais, destaque no Brasil. Um de seus propósitos principais é permitir que as organizações possam implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo. Eles estão organizados em quatro dimensões, quais sejam: visão e estratégia, governança e gestão, social e, por último, ambiental. Neste contexto, a dimensão ambiental contempla, dentre outros indicadores,
I - educação e conscientização ambiental,
II - prevenção da poluição,
III - combate a fome,
IV - práticas anticorrupção,
V - uso sustentável de recursos: materiais, água e energia.
Dos itens supracitados, são corretos
apenas II, IV e V.
apenas I, III e V.
I, II, III, IV, V.
apenas I, II, IV e V.
apenas I, II e V.
No setor industrial, o sistema de gestão ambiental para ser efetivo, é regido por procedimentos e normas no intuito de garantir uma abordagem de processo eficiente. Neste contexto, o sistema de gestão ambiental busca:
I – Capacitação profissional adequada;
II – Confiabilidade nos processos;
III – Conformidade e controle;
IV – Controle de Qualidade.
Dos itens supracitados, são corretos:
I, II, III.
I, II.
II, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Assinale a alternativa correta. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou do Milênio) (ODS) estabelecidos pela ONU aos seus países membros, no ano de 2015; está a “educação de qualidade”. Para a ONU, promover uma educação de qualidade necessariamente pressupõe que ela seja
exclusiva e facultativa.
inclusiva e facultativa.
inclusiva e paga.
exclusiva e equitativa.
inclusiva e equitativa.
Assinale a alternativa correta. É sabido que as políticas públicas que visam promover a satisfação das necessidades básicas da população são insuficientes na maioria dos países, especialmente entre os subdesenvolvidos. Demandas como educação, saúde e nutrição são parcialmente atendidas pelo governo, que se perde pela burocracia, corrupção e pela falta de gestão. Neste contexto, cada vez mais tem surgido entidades voluntárias, sem fins lucrativos, ligadas ao terceiro setor, que visam auxiliar as comunidades na solução de seus problemas mais urgentes, sobretudo no que tange às lacunas que o governo é incapaz de preencher. A estas instituições dá-se o nome de
prefeituras municipais.
Organizações Não Governamentais (ONGs).
empresas públicas.
empresas privadas.
autarquias federais.
Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
Apenas II, IV e V.
Apenas I, IV e V.
Apenas I, III, IV e V.
Apenas I, II, III e IV.
I, II, III, IV e V.
Assinale a alternativa correta. O desenvolvimento sustentável tem como premissa atender às necessidades da geração atual sem comprometer a existência das gerações futuras. Neste contexto, em setembro de 2015, percebendo a urgência de se discutir o equilíbrio entre os resultados econômicos, sociais e ambientais das organizações; a ONU propôs que os seus 193 países membros assinassem a Agenda 2030, um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou do Milênio) (ODS). Dentre eles estão
a educação de qualidade, a erradicação da pobreza, o estímulo das desigualdades.
a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades, o consumo e produção responsáveis.
o incentivo à emissão de gases poluentes, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades.
a promoção da saúde e do bem-estar, o consumo e produção responsáveis, o estímulo das desigualdades.
a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e do bem-estar, o incentivo à emissão de gases poluentes.
Assinale a alternativa correta. Dentre os documentos e/ou instrumentos que podem ser usados para o diagnóstico de práticas sustentáveis nas organizações, os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social têm ganhado, cada vez mais, destaque no Brasil. Um de seus propósitos principais é permitir que as organizações possam implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo. Eles estão organizados em quatro dimensões, quais sejam: visão e estratégia, governança e gestão, social e, por último, ambiental. Neste contexto, a dimensão ambiental contempla, dentre outros indicadores,
I - educação e conscientização ambiental,
II - prevenção da poluição,
III - combate a fome,
IV - práticas anticorrupção,
V - uso sustentável de recursos: materiais, água e energia.
Dos itens supracitados, são corretos
apenas II, IV e V.
apenas I, III e V.
I, II, III, IV, V.
apenas I, II, IV e V.
apenas I, II e V.
No setor industrial, o sistema de gestão ambiental para ser efetivo, é regido por procedimentos e normas no intuito de garantir uma abordagem de processo eficiente. Neste contexto, o sistema de gestão ambiental busca:
I – Capacitação profissional adequada;
II – Confiabilidade nos processos;
III – Conformidade e controle;
IV – Controle de Qualidade.
Dos itens supracitados, são corretos:
I, II, III.
I, II.
II, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Assinale a alternativa correta. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou do Milênio) (ODS) estabelecidos pela ONU aos seus países membros, no ano de 2015; está a “educação de qualidade”. Para a ONU, promover uma educação de qualidade necessariamente pressupõe que ela seja
exclusiva e facultativa.
inclusiva e facultativa.
inclusiva e paga.
exclusiva e equitativa.
inclusiva e equitativa.
Assinale a alternativa correta. É sabido que as políticas públicas que visam promover a satisfação das necessidades básicas da população são insuficientes na maioria dos países, especialmente entre os subdesenvolvidos. Demandas como educação, saúde e nutrição são parcialmente atendidas pelo governo, que se perde pela burocracia, corrupção e pela falta de gestão. Neste contexto, cada vez mais tem surgido entidades voluntárias, sem fins lucrativos, ligadas ao terceiro setor, que visam auxiliar as comunidades na solução de seus problemas mais urgentes, sobretudo no que tange às lacunas que o governo é incapaz de preencher. A estas instituições dá-se o nome de
prefeituras municipais.
Organizações Não Governamentais (ONGs).
empresas públicas.
empresas privadas.
autarquias federais.
Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
a educação de qualidade, a erradicação da pobreza, o estímulo das desigualdades.
a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades, o consumo e produção responsáveis.
o incentivo à emissão de gases poluentes, a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades.
a promoção da saúde e do bem-estar, o consumo e produção responsáveis, o estímulo das desigualdades.
a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e do bem-estar, o incentivo à emissão de gases poluentes.
Assinale a alternativa correta. Dentre os documentos e/ou instrumentos que podem ser usados para o diagnóstico de práticas sustentáveis nas organizações, os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social têm ganhado, cada vez mais, destaque no Brasil. Um de seus propósitos principais é permitir que as organizações possam implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo. Eles estão organizados em quatro dimensões, quais sejam: visão e estratégia, governança e gestão, social e, por último, ambiental. Neste contexto, a dimensão ambiental contempla, dentre outros indicadores,
I - educação e conscientização ambiental,
II - prevenção da poluição,
III - combate a fome,
IV - práticas anticorrupção,
V - uso sustentável de recursos: materiais, água e energia.
Dos itens supracitados, são corretos
apenas II, IV e V.
apenas I, III e V.
I, II, III, IV, V.
apenas I, II, IV e V.
apenas I, II e V.
No setor industrial, o sistema de gestão ambiental para ser efetivo, é regido por procedimentos e normas no intuito de garantir uma abordagem de processo eficiente. Neste contexto, o sistema de gestão ambiental busca:
I – Capacitação profissional adequada;
II – Confiabilidade nos processos;
III – Conformidade e controle;
IV – Controle de Qualidade.
Dos itens supracitados, são corretos:
I, II, III.
I, II.
II, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Assinale a alternativa correta. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou do Milênio) (ODS) estabelecidos pela ONU aos seus países membros, no ano de 2015; está a “educação de qualidade”. Para a ONU, promover uma educação de qualidade necessariamente pressupõe que ela seja
exclusiva e facultativa.
inclusiva e facultativa.
inclusiva e paga.
exclusiva e equitativa.
inclusiva e equitativa.
Assinale a alternativa correta. É sabido que as políticas públicas que visam promover a satisfação das necessidades básicas da população são insuficientes na maioria dos países, especialmente entre os subdesenvolvidos. Demandas como educação, saúde e nutrição são parcialmente atendidas pelo governo, que se perde pela burocracia, corrupção e pela falta de gestão. Neste contexto, cada vez mais tem surgido entidades voluntárias, sem fins lucrativos, ligadas ao terceiro setor, que visam auxiliar as comunidades na solução de seus problemas mais urgentes, sobretudo no que tange às lacunas que o governo é incapaz de preencher. A estas instituições dá-se o nome de
prefeituras municipais.
Organizações Não Governamentais (ONGs).
empresas públicas.
empresas privadas.
autarquias federais.
Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
apenas II, IV e V.
apenas I, III e V.
I, II, III, IV, V.
apenas I, II, IV e V.
apenas I, II e V.
No setor industrial, o sistema de gestão ambiental para ser efetivo, é regido por procedimentos e normas no intuito de garantir uma abordagem de processo eficiente. Neste contexto, o sistema de gestão ambiental busca:
I – Capacitação profissional adequada;
II – Confiabilidade nos processos;
III – Conformidade e controle;
IV – Controle de Qualidade.
Dos itens supracitados, são corretos:
I, II, III.
I, II.
II, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Assinale a alternativa correta. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou do Milênio) (ODS) estabelecidos pela ONU aos seus países membros, no ano de 2015; está a “educação de qualidade”. Para a ONU, promover uma educação de qualidade necessariamente pressupõe que ela seja
exclusiva e facultativa.
inclusiva e facultativa.
inclusiva e paga.
exclusiva e equitativa.
inclusiva e equitativa.
Assinale a alternativa correta. É sabido que as políticas públicas que visam promover a satisfação das necessidades básicas da população são insuficientes na maioria dos países, especialmente entre os subdesenvolvidos. Demandas como educação, saúde e nutrição são parcialmente atendidas pelo governo, que se perde pela burocracia, corrupção e pela falta de gestão. Neste contexto, cada vez mais tem surgido entidades voluntárias, sem fins lucrativos, ligadas ao terceiro setor, que visam auxiliar as comunidades na solução de seus problemas mais urgentes, sobretudo no que tange às lacunas que o governo é incapaz de preencher. A estas instituições dá-se o nome de
prefeituras municipais.
Organizações Não Governamentais (ONGs).
empresas públicas.
empresas privadas.
autarquias federais.
Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
I, II, III.
I, II.
II, IV.
I, II, III, IV.
II, III.
Assinale a alternativa correta. Dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ou do Milênio) (ODS) estabelecidos pela ONU aos seus países membros, no ano de 2015; está a “educação de qualidade”. Para a ONU, promover uma educação de qualidade necessariamente pressupõe que ela seja
exclusiva e facultativa.
inclusiva e facultativa.
inclusiva e paga.
exclusiva e equitativa.
inclusiva e equitativa.
Assinale a alternativa correta. É sabido que as políticas públicas que visam promover a satisfação das necessidades básicas da população são insuficientes na maioria dos países, especialmente entre os subdesenvolvidos. Demandas como educação, saúde e nutrição são parcialmente atendidas pelo governo, que se perde pela burocracia, corrupção e pela falta de gestão. Neste contexto, cada vez mais tem surgido entidades voluntárias, sem fins lucrativos, ligadas ao terceiro setor, que visam auxiliar as comunidades na solução de seus problemas mais urgentes, sobretudo no que tange às lacunas que o governo é incapaz de preencher. A estas instituições dá-se o nome de
prefeituras municipais.
Organizações Não Governamentais (ONGs).
empresas públicas.
empresas privadas.
autarquias federais.
Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
exclusiva e facultativa.
inclusiva e facultativa.
inclusiva e paga.
exclusiva e equitativa.
inclusiva e equitativa.
Assinale a alternativa correta. É sabido que as políticas públicas que visam promover a satisfação das necessidades básicas da população são insuficientes na maioria dos países, especialmente entre os subdesenvolvidos. Demandas como educação, saúde e nutrição são parcialmente atendidas pelo governo, que se perde pela burocracia, corrupção e pela falta de gestão. Neste contexto, cada vez mais tem surgido entidades voluntárias, sem fins lucrativos, ligadas ao terceiro setor, que visam auxiliar as comunidades na solução de seus problemas mais urgentes, sobretudo no que tange às lacunas que o governo é incapaz de preencher. A estas instituições dá-se o nome de
prefeituras municipais.
Organizações Não Governamentais (ONGs).
empresas públicas.
empresas privadas.
autarquias federais.
Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
prefeituras municipais.
Organizações Não Governamentais (ONGs).
empresas públicas.
empresas privadas.
autarquias federais.
Assinale a alternativa correta. É sabido que no Brasil, entre os anos de 1964 e 1985, vigorou o regime militar de governo, que se caracterizou, entre outras coisas, pela promoção da censura. Tal medida pode ser melhor observada na charge a seguir:
Fonte: http://profrichardsilveira.blogspot.com/2016/10/ditadura-militar-no-brasil-charges.html
A promoção da censura e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948, são
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o combate a corrupção deve ser ostensivo, nos diferentes escalões do governo, com vistas a permitir que os recursos sejam melhor distribuídos entre as áreas de maior interesse da população, entre elas: educação, saúde e moradia.
duas forças nem convergentes, nem antagônicas; uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos não se pronuncia sobre quaisquer atos dessa natureza.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende o uso da censura, todavia em situações restritas, por exemplo entre mulheres, gays e negros, com o propósito de não permitir que a moralidade de um país seja prejudicada.
duas forças antagônicas, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos considera que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade e que o advento de um mundo em que mulheres e homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade é a mais alta aspiração do ser humano comum.
duas forças convergentes, uma vez que a Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a censura como meio de não permitir que anarquistas possam desestabilizar os ambientes econômicos, políticos e sociais de um país.
Assinale a alternativa correta. Segundo CADBURY (citado por Andrade; Rossetti, 2006, p.139), a governança corporativa é o sistema e a estrutura de poder que regem os mecanismos através dos quais as companhias são dirigidas e controladas. Neste contexto, o papel da governança corporativa é o de
I – atender basicamente aos interesses dos acionistas, em compatibilização com os interesses dos empregados, clientes, fornecedores, credores e da comunidade em que opera a organização.
II – estimular práticas corruptivas, de modo a permitir que a organização maximize os seus resultados econômicos a qualquer custo.
III – monitorar o desempenho dos executivos, garantindo sua capacidade de prestar contas de seus atos aos acionistas e outros agentes interessados na empresa.
IV – controlar o desempenho dos membros da organização, de baixo para cima, isto é prezando por monitorar especialmente os funcionários do baixo escalão, isto é, aqueles que ocupam níveis operacionais.
Dos itens enumerados, são corretos:
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
apenas II e III.
I, II, III, IV.
apenas I e II.
apenas I e III.
apenas I, II e IV.
Assinale a alternativa correta. Nas últimas décadas, felizmente, as organizações têm se tornado mais sensíveis quanto aos seus efetivos papéis na sociedade. Dentro deste contexto, analise atentamente as charges 1 e 2, a seguir:
Charge 1
Charge 2
As duas charges apontam para o mesmo problema, qual seja:
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações onde ainda impera o pensamento mecanicista-reducionista, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que colocam o enfoque econômico em segundo plano para que possam prezar pelo bem-estar da sociedade e pela preservação do meio ambiente.
organizações que poluem o meio ambiente, apesar de apresentarem substanciais esforços para promover o bem-estar da sociedade.
organizações contemporâneas onde impera o pensamento sustentável, que consideram o enfoque econômico mais importante do que qualquer sentimento de empatia/responsabilidade para com o meio dentro do qual elas estão inseridas.
Assinale a alternativa correta. A gestão sustentável demanda uma divisão das responsabilidades dentro da organização, nos diversos setores, bem como ao longo da cadeia produtiva. Mais ainda, traz uma nova visão do papel das empresas diante da sociedade. Este papel é
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.
produzir e abastecer os consumidores sem prezar pela qualidade e pela durabilidade do produto/serviços que lhe será oferecido.
produzir e abastecer os consumidores, sem se preocupar com a ocorrência de externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo).
não só produzir e abastecer os consumidores, mas promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas. Tal promoção é importante para minimizar os impactos negativos da operação (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo), considerados inevitáveis e incombatíveis nos dias atuais.
não só produzir e abastecer os consumidores, mas deixar de gerar externalidades negativas (a poluição do ambiente e a utilização de materiais não recicláveis, por exemplo) e promover externalidades positivas, isto é, fazer a sociedade lucrar mediante a execução de projetos que visem atender as suas principais demandas.
produzir e abastecer os consumidores com produtos/serviços de qualidade, úteis e acessíveis, isto é, com preços baixos.