RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


Assinale a alternativa correta. No dia a dia, é comum nos depararmos com organizações que tentaram praticar a sustentabilidade, mas algo deu errado: ficaram mais na intenção do que criaram ações efetivas. Neste sentido, são fatores críticos de sucesso da sustentabilidade nas organizações:

I – Dimensionar a sustentabilidade,

II – Evitar o envolvimento das lideranças,

III – Planejar, executar e controlar as práticas sustentáveis,

IV – Envolver toda a organização e a cadeia de suprimentos,

V – Conscientizar, treinar (reciclar), envolver e recompensar o pessoal envolvido.

Dos itens citados, são corretos:


Apenas I, III, IV e V.


Apenas II, IV e V.


I, II, III, IV e V.


Apenas I, II, III e IV.


Apenas I, IV e V.

Assinale a alternativa correta. Com o avanço do pensamento sustentável, as organizações perceberam que os princípios do marketing tradicional, de venda de produtos, poderiam também ser usados para causas sociais, na venda de ideias, atitudes e comportamentos; com vistas a promover o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente. Foi a partir desta constatação que surgiram conceitos importantes que relacionam marketing e sustentabilidade, dentre eles:


o Marketing Verde e o Marketing Pessoal.


o Marketing Social e o Marketing Verde.


o Marketing Pessoal e o Marketing de Causa.


o Marketing Pessoal e o Marketing Digital.


o Marketing Digital e o Marketing Social.

Assinale a alternativa correta. É fundamental que os subsistemas da organização atuem conjuntamente para a promoção da sustentabilidade, de modo a torna-la um valor forte e efetivo. Neste sentido, analise o fragmento de texto a seguir:

“cabe a esta área, colocar na vitrine as práticas de sustentabilidade implementadas em toda a organização e ao longo de toda a sua cadeia produtiva, associando os valores da responsabilidade social e da produção e consumo sustentáveis à marca, estimulando e atraindo consumidores conscientes.” (NETO, João Amato. A era do ecobusiness: criando negócios sustentáveis, 2015).

Este fragmento de texto se refere a uma importante área da organização, que é o (a)


Contabilidade.


Financeira.


Produção.


Gestão de Pessoas.


Marketing.

Assinale a alternativa correta. A Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e infantil. Nos últimos anos, ela tem se destacado como empresa modelo em vários aspectos, dentre eles a sustentabilidade. Para ela, o seu dever na sociedade é “promover impactos positivos”, isto é,


promover o crescimento próprio, sem que nos preocupemos com o bem social, ambiental, econômico e cultural da sociedade.


explorar o meio ambiente sem nos preocupar se a sua degradação irá ou não impactar no bem-estar das gerações futuras.


neutralizar os impactos negativos gerados por nossas atividades, afim de evitar que outros membros da sociedade queiram nos processar.


promover o bem social, ambiental, econômico e cultural da sociedade, indo além de reduzir e neutralizar os impactos negativos gerados por nossas atividades.


promover o desenvolvimento econômico a qualquer custo.

Assinale a alternativa correta. Sabe-se que a governança corporativa trata das relações entre os acionistas e a administração superior de uma organização. Neste contexto, seu objetivo é


aumentar o valor de mercado da companhia por meio de estratégias que assegurem maximizar os seus resultados econômicos, sem se preocupar com os impactos sociais e ambientais da operação.


diminuir o valor de mercado da companhia por meio de seu gerenciamento, sem, entretanto, comprometer os interesses das demais partes envolvidas, o que implica um incremento da responsabilidade da organização.


diminuir o valor de mercado da companhia por meio de seu gerenciamento, mesmo que para alcançar tal propósito tenha que comprometer os interesses das demais partes envolvidas.


aumentar o valor de mercado da companhia por meio de seu gerenciamento, sem, entretanto, comprometer os interesses das demais partes envolvidas, o que implica um incremento da responsabilidade da organização.


aumentar o valor de mercado da companhia por meio de seu gerenciamento, mesmo que para alcançar tal propósito tenha que comprometer os interesses das demais partes envolvidas.

Assinale a alternativa correta. O diagnóstico de práticas sustentáveis tem como propósito possibilitar que a organização se auto avalie, de modo a verificar o seu grau de envolvimento com as questões sociais e ambientais, consideradas relevantes na sua comunidade. Dentre os documentos e/ou instrumentos usados como parâmetros para este diagnóstico, está a Agenda 21, sobre a qual pode-se dizer:

I - reúne uma série de encontros e debates promovidos pelas Nações Unidas sobre o meio ambiente e suas relações com o desenvolvimento.

II - consagra os mais elevados princípios de defesa do bem mais importante que o homem tem a seu dispor, que é a própria Terra.

III - propõe uma reflexão em torno de atos e gestos que estão sendo praticados pelo homem em relação à natureza, o que num futuro bem próximo fará com que nos privemos das riquezas naturais.

IV - consiste em um marco, pois é o início de uma nova ordem mundial em prol do desenvolvimento sustentável.

Dos itens supracitados, são corretos


apenas II, III, IV.


apenas III e IV.


I, II, III, IV.


apenas I, II, III.


apenas I, II, IV.

Assinale a alternativa correta. É sabido que a falta de integridade de empresas de auditoria e de seus clientes corporativos propiciou a desconfiança da sociedade e acelerou a necessidade da implantação de mecanismos para combater as fraudes e corrupção, de modo a instigar boas práticas de gestão. A este movimento, tão importante no pensamento sustentável, dá-se o nome de


burocracia.


gestão centralizadora.


liderança autocrática.


democracia.


governança corporativa.

Assinale a alternativa correta. Leia com atenção e analise as asserções a seguir:

I. Hoje, nas organizações, é importante ter gestores e conselheiros qualificados, além de sistemas de gestão que prezem pela qualidade, evitando-se assim, diversos fracassos empresariais, como abusos de poder, erros e fraudes.

POR QUE

II. A boa governança corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das organizações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Assinale a alternativa correta. A Governança Corporativa foi disseminada para as empresas que buscam aumentar a relação de confiança entre grupos de interesse, pois envolve a profissionalização do negócio, administração de riscospoder compartilhado e geração de valor da sociedade, ou seja, o que certamente vai muito além do lucro. Neste contexto, são apontados como motivos para incluir as boas práticas de Governança Corporativa numa organização:

I – Incentiva a governabilidade e longevidade do negócio, com visão de curto, médio e longo prazo.

II – Garante o alinhamento estratégico entre sócios e gestores, bem como a segurança no processo de tomada de decisão.

III – Auxilia a organização a melhorar o seu desempenho.

IV – Assegura um bom relacionamento da organização com o mercado e os investidores, embora dificulte o acesso dela ao capital.

 

Dos itens enumerados, são corretos:


I, II, III, IV.


apenas II e III.


apenas I e II.


apenas I, II e IV.


apenas I, II e III.

Assinale a alternativa correta. As ações de sustentabilidade numa organização demandam que os seus subsistemas estejam alinhados, isto é, comprometidos e dispostos a colaborar para que os resultados sociais e ambientais possam ser alcançados. Neste sentido, é fundamental que os membros da organização estejam engajados. A gestão de pessoas assume aí um papel fundamental. Dentre as contribuições que o gestor de pessoas pode dar afim de que os membros abracem a causa da sustentabilidade na organização, está


agir como disseminador de cultura, valores e informações. Para tanto, é fundamental explicar para os membros da organização que, nos dias atuais, os resultados sociais e ambientais são muito mais importantes do que os resultados econômicos.  


agir como inibidor das práticas sustentáveis, deixando claro para os membros da organização que sustentabilidade é um tema fútil, passageiro e sem importância para a sociedade.  


agir com rigor no controle do desempenho do membro da organização, de modo a puni-lo com veemência caso ele não incorpore no seu dia a dia, o pensamento sustentável.


agir como disseminador de cultura, valores e informações. Para tanto, é fundamental aprimorar a qualificação profissional das partes interessadas, levando-as a compreender a importância da sustentabilidade.


agir como inibidor das práticas sustentáveis, colaborando para que a organização alcance tão somente resultados econômicos, uma vez que apenas eles interessam.