RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


Assinale a alternativa correta. Leia atentamente as asserções a seguir:

Sustentabilidade é um conceito complexo que está relacionado a procurar medidas de remodelagem ao padrão da sociedade, de modo que esta consiga expressar seu potencial máximo

PORQUE

o pensamento sustentável estabelece como progresso o desenvolvimento econômico sem comprometer a biodiversidade e os ecossistemas naturais dos quais as próximas gerações também dependerão como nós dependemos.

Sobre estas asserções, pode-se dizer que:


as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


as duas asserções são proposições falsas.


as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


a primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

Assinale a alternativa correta. Uma das maiores confecções de roupas e acessórios do Brasil, a Hering, abraçou nos últimos anos, a campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda. Parte da venda de suas peças que tratam desta temática são revertidas para o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Ações desta natureza são muito bem-vindas, pois promovem temas de interesse social, tanto na conscientização das pessoas, quando na arrecadação de fundos. Em gestão, estas ações são denominadas


Endomarketing.


Marketing de Causa.


Marketing Invertido.


Marketing Pessoal.


Marketing Estratégico.

Assinale a alternativa correta. Dentre os documentos e/ou instrumentos que podem ser usados para o diagnóstico de práticas sustentáveis nas organizações, os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social têm ganhado, cada vez mais, destaque no Brasil. Um de seus propósitos principais é permitir que as organizações possam implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo. Eles estão organizados em quatro dimensões, quais sejam: visão e estratégia, governança e gestão, social e, por último, ambiental. Neste contexto, a dimensão ambiental contempla, dentre outros indicadores,

I - educação e conscientização ambiental,

II - prevenção da poluição,

III - combate a fome,

IV - práticas anticorrupção,

V - uso sustentável de recursos: materiais, água e energia.

Dos itens supracitados, são corretos


I, II, III, IV, V.


apenas I, III e V.


apenas II, IV e V.


apenas I, II e V.


apenas I, II, IV e V.

Assinale a alternativa correta. Os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social, criados com o propósito de apoiar as organizações na compreensão e na incorporação, de forma progressiva, do conceito de comportamento organizacional socialmente responsável; estão organizados em quatro dimensões, quais sejam: visão e estratégia, governança e gestão, social e, por último, ambiental. A dimensão social determina que


o trabalho infantil é salutar, uma vez que permite a criança desenvolver mais cedo, o seu senso de responsabilidade, além de poder ajudar economicamente no sustento familiar.


o trabalho escravo nos países subdesenvolvidos é inerente ao desenvolvimento econômico, por isso entende-se que as organizações estão liberadas para praticá-lo, desde que moderadamente.


é fundamental a organização estabelecer políticas e mecanismos que favoreçam o respeito e previnam qualquer tipo de violação aos Direitos Humanos.


a não violação dos Direitos Humanos deve ser assegurada pelo governo, somente.


o combate à fome e à pobreza deve ser prioritário em qualquer organização, mesmo que para tal propósito tenha-se que degradar o meio ambiente.

Assinale a alternativa correta. Tratar de forma justa e igual todas as partes interessadas na organização, sobretudo grupos minoritários como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, é de fundamental importância para se estabelecer boas práticas de gestão. Esta preocupação está estabelecida em um dos princípios básicos da governança corporativa, qual seja:


Transparência.


Prestação de Contas.


Ética Corporativa.


Responsabilidade Corporativa.


Equidade.

Assinale a alternativa correta. Sobre a 4ª Revolução Industrial, os seus desafios e a sua relação com a Sustentabilidade, pode-se afirmar que

I - Uma preocupação inerente aos desafios e oportunidades que surgem com a quarta revolução industrial é a exacerbação da desigualdade.

II - Os desafios criados por esta revolução parecem estar principalmente no mundo do trabalho e da produção. Neste contexto, tem-se observado que o avanço das inovações estimula as empresas a substituir trabalho por capital.

III - A 4ª revolução industrial traz novidades tecnológicas que estão transformando importantes setores da sociedade global, tais como a manufatura, a agricultura, a saúde e a educação.

IV – O desafio posto para o gestor na indústria 4.0 é conciliar o uso da tecnologia, tão importante para o bom desempenho da organização, e a sustentabilidade. Uma organização que alcança esse patamar adquire uma competitividade ímpar no mercado: ela ganha respeito, credibilidade e confiança perante os consumidores e demais stakeholders.

Dos itens citados, são corretos:


I, II, III, IV.


Apenas I e II.


Apenas II, III, IV.


Apenas I e III.


Apenas I e IV.

Assinale a alternativa correta. Dentre as principais demandas da sociedade brasileira, a educação está sempre em pauta. Para muitos especialistas, investir em educação e promover a escolaridade da população é o passo principal para o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, analise atentamente as figuras 1 e 2 a seguir.

Figura 1

Figura 2

A análise destas figuras (1 e 2) nos permite concluir que


a taxa de analfabetismo no Brasil, desde a década de 40, vem crescendo exponencialmente. Tal constatação mostra o quanto é importante que outras organizações (famílias, empresas, escolas...) abracem a causa da educação e procurem alternativas para reverter este crescimento.


o governo brasileiro sempre foi negligente no que tange às políticas públicas voltadas para a educação, tal negligência fica evidente com o aumento gradual da taxa de analfabetismo nas últimas décadas.


a taxa de analfabetismo no Brasil, desde a década de 40, apresentou decrescimento discreto, dando fortes sinais de estagnação. Prova que o governo investiu pouco e mal nesta área, colocando a educação brasileira entre as mais ineficazes do mundo.  


as políticas públicas voltadas para a educação foram perspicazes, da década de 40 até os dias atuais, no que tange a redução do analfabetismo, sendo que de 2011 a 2015, esta redução aconteceu de forma mais acentuada, provavelmente em função de investimentos mais robustos do governo nesta área.


as políticas públicas voltadas para a educação foram perspicazes, da década de 40 até os dias atuais, no que tange a redução acentuada do analfabetismo, embora de 2011 a 2015, esta redução tenha sido menor, apresentado sinais de estagnação.

Assinale a alternativa correta. Leia atentamente a notícia a seguir:

Em 2013, o governo cubano realizou a esperada flexibilização migratória que elimina restrições para viagens dos cubanos ao exterior e para as visitas dos emigrados, uma das principais reformas feitas por Raúl Castro. Após décadas de restrições, a partir deste ano, os cubanos passaram a viajar para o exterior apenas com o passaporte e, se for o caso, com o visto correspondente ao exigido pelo país de destino.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/

A decisão da família Castro, embora tardia, está de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma vez que esta estabelece que


todo ser humano tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio e a esse regressar.


todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.


todo ser humano tem direito a repouso e lazer.


todo ser humano tem direito a uma nacionalidade.


todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão.

Assinale a alternativa correta. O papel da organização contemporânea é de promover o bem-estar da coletividade. Para isto, ela precisa gerar resultados em três diferentes perspectivas ou enfoques: econômico, social e ambiental. Dentro deste contexto, relacione os elementos a seguir:

  1. Enfoque econômico
  2. Enfoque social
  3. Enfoque ambiental

(     ) Reciclagem

(     ) Transparência contábil

(     ) Condições de Trabalho

(     ) Objetivos Financeiros

(     ) Emissões de gases poluentes

A alternativa que representa a relação correta entre estes elementos é:


(3) (1) (2) (1) (3)


(3) (1) (2) (1) (2)


(2) (1) (2) (1) (3)


(3) (1) (2) (2) (3)


(3) (2) (2) (1) (1)

Assinale a alternativa correta. O pensamento sustentável, em substituição ao pensamento mecanicista-reducionista, tem cada vez mais permeado o dia a dia das organizações contemporâneas, que passaram a perceber o seu efetivo papel na sociedade, qual seja:


maximizar o lucro e promover o bem-estar tão somente de seus membros.


promover o progresso da coletividade.


potencializar a produtividade dos seus membros em prol da maximização do lucro, sem considerar os impactos sociais e ambientais que a organização possa vir a provocar no meio dentro do qual ela está inserida.


maximizar o lucro mesmo que para tal, tenha-se que degradar o meio ambiente.


gerar progresso social e ambiental sem que ela, a organização, tenha que prezar pelo seu desempenho econômico.