RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
É constituída de uma sequência de rochas sedimentares formadas há mais de 100 milhões de anos no espaço geográfico criado pela separação do antigo continente Gondwana. Mais especificamente, pela separação dos atuais continentes Americano e Africano, que começou há cerca de 150 milhões de anos. Entre os dois continentes formaram-se, inicialmente, grandes depressões, que deram origem a grandes lagos. Ali foram depositadas, ao longo de milhões de anos rochas. [...] Como todos os rios dos continentes que se separavam corriam para as regiões mais baixas, grandes volumes de matéria orgânica foram ali se depositando. À medida que os continentes se distanciavam, os materiais orgânicos então acumulados, nesse novo espaço foram sendo cobertos pelas águas do Oceano Atlântico, que então se formava.
Disponível em: <http://www.petrobras.com.br>. Acesso em: 04 ago. 2016.
As informações acima correspondem a formação:
Carvão Vegetal e Sal.
Petróleo e Gás natural.
Petróleo e Biomassa.
Gás natural e Biomassa.
Carvão Mineral e Sal.
Os recursos naturais têm uma importância singular para a manutenção da vida na Terra. Tais recursos podem ser tanto bióticos, quanto abióticos, e formam entre si uma teia de relações, dando origem aos ecossistemas. Toda e qualquer mudança em algum dos elementos do ecossistema é capaz de alterar consideravelmente o equilíbrio do mesmo.
De acordo com sua leitura realizada, analise as assertivas abaixo e assinale a que estiver CORRETA:
Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição leva milhares de anos para se efetivar. Não é possível recuperá-los artificialmente.
O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.
Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.
Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.
O carvão mineral é um exemplo de recurso natural que pode ser renovado artificialmente. É necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar ao ponto de grafita.
Leia atentamente as assertivas que segue:
A erosão glacial é causada pelo gelo de modo que as águas da chuva penetram entre as fendas das rochas e quando o inverno intenso se instala essas águas congelam-se.
Porque:
O gelo ocupa mais espaço que a água, fazendo pressão sobre as paredes da rocha e ocasionando um desagregamento da rocha.
Agora, marque a opção correta.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma assertiva falsa.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma afirmação correta da primeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira, mas a segunda não é uma afirmação correta da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é uma assertiva verdadeira.
A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio do século. No entanto, tão importante como aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água que dispomos hoje. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I – contaminação de lençóis freáticos
II – diminuição da umidade do solo
III – enchentes e inundações
Pode-se afirmar que as principais atividades humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
Construção de barragens, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, desmatamento e impermeabilização do solo urbano.
Lançamentos de gases poluentes, lançamento de lixo nas ruas, construção de aterros sanitários.
Lançamento de lixo nas ruas, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, lançamento de gases poluentes e canalização de córregos e rios.
Trata-se de um tipo de combustível fóssil que se formou a milhões de anos, assim como o petróleo, a partir da decomposição da matéria orgânica de vegetais depositados em bacias sedimentares. Foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial.
As informações acima são referentes ao recurso natural denominado:
Gás Natural.
Petróleo.
Carvão Vegetal.
Biomassa.
Carvão Mineral.
O carvão mineral assumiu grande importância econômica a partir do século XVIII, com a descoberta da máquina a vapor e a consequente Revolução Industrial. Ainda sobre o carvão mineral, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a única alternativa correta.
( ) O carvão ocupa a segunda posição na matriz energética mundial e a quinta no Brasil.
( ) As reservas de carvão na América Latina são muito expressivas.
( ) A exploração do carvão mineral envolve a remoção, o transporte e o beneficiamento de grandes massas.
( ) A exploração do carvão mineral faz com que a paisagem não sofra nenhuma alteração, fazendo com que o nível dos lençóis freáticos aumente cada vez mais.
( ) A exploração do carvão mineral possibilitou a construção de estradas de ferro de penetração nos países subdesenvolvidos.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
Os recursos naturais podem ou não se renovarem ou serem renovados na natureza. Os recursos considerados não renováveis são elementos naturais que existem em quantidades fixas, ou são consumidos numa velocidade maior do que sua produção. Com base em nossos estudos sobre recursos naturais não renováveis veja quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:
( ) Do petróleo é possível se extrair diversos polímeros sintéticos que dão origem à materiais como brocas de diamante e tungstênio. O transporte da matéria-prima se dá por meio de caminhões.
( ) No Brasil foi descoberta uma grande reserva de petróleo, denominada pré-sal. Trata-se de um imenso bolsão de petróleo situado na crosta, que abrange toda a costa brasileira.
( ) O minério de ferro não pode ser considerado um recurso natural não renovável, pois pode ser produzido artificialmente a partir do carbono. Esse processo é comum no Brasil, devido à escassez do recurso.
( ) Segundo Leiz e Amaral (2005) em meados do século XIX comprovou-se a origem vegetal do carvão, pois nele foram observados, por meio de microscópio, restos de tecidos vegetais.
( ) A turfa é o primeiro estágio de formação do carvão. Para que haja um ambiente favorável à formação desse recurso o ambiente deve ser frio e seco, para impedir a decomposição total do material.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Carvão Vegetal e Sal.
Petróleo e Gás natural.
Petróleo e Biomassa.
Gás natural e Biomassa.
Carvão Mineral e Sal.
Os recursos naturais têm uma importância singular para a manutenção da vida na Terra. Tais recursos podem ser tanto bióticos, quanto abióticos, e formam entre si uma teia de relações, dando origem aos ecossistemas. Toda e qualquer mudança em algum dos elementos do ecossistema é capaz de alterar consideravelmente o equilíbrio do mesmo.
De acordo com sua leitura realizada, analise as assertivas abaixo e assinale a que estiver CORRETA:
Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição leva milhares de anos para se efetivar. Não é possível recuperá-los artificialmente.
O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.
Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.
Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.
O carvão mineral é um exemplo de recurso natural que pode ser renovado artificialmente. É necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar ao ponto de grafita.
Leia atentamente as assertivas que segue:
A erosão glacial é causada pelo gelo de modo que as águas da chuva penetram entre as fendas das rochas e quando o inverno intenso se instala essas águas congelam-se.
Porque:
O gelo ocupa mais espaço que a água, fazendo pressão sobre as paredes da rocha e ocasionando um desagregamento da rocha.
Agora, marque a opção correta.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma assertiva falsa.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma afirmação correta da primeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira, mas a segunda não é uma afirmação correta da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é uma assertiva verdadeira.
A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio do século. No entanto, tão importante como aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água que dispomos hoje. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I – contaminação de lençóis freáticos
II – diminuição da umidade do solo
III – enchentes e inundações
Pode-se afirmar que as principais atividades humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
Construção de barragens, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, desmatamento e impermeabilização do solo urbano.
Lançamentos de gases poluentes, lançamento de lixo nas ruas, construção de aterros sanitários.
Lançamento de lixo nas ruas, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, lançamento de gases poluentes e canalização de córregos e rios.
Trata-se de um tipo de combustível fóssil que se formou a milhões de anos, assim como o petróleo, a partir da decomposição da matéria orgânica de vegetais depositados em bacias sedimentares. Foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial.
As informações acima são referentes ao recurso natural denominado:
Gás Natural.
Petróleo.
Carvão Vegetal.
Biomassa.
Carvão Mineral.
O carvão mineral assumiu grande importância econômica a partir do século XVIII, com a descoberta da máquina a vapor e a consequente Revolução Industrial. Ainda sobre o carvão mineral, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a única alternativa correta.
( ) O carvão ocupa a segunda posição na matriz energética mundial e a quinta no Brasil.
( ) As reservas de carvão na América Latina são muito expressivas.
( ) A exploração do carvão mineral envolve a remoção, o transporte e o beneficiamento de grandes massas.
( ) A exploração do carvão mineral faz com que a paisagem não sofra nenhuma alteração, fazendo com que o nível dos lençóis freáticos aumente cada vez mais.
( ) A exploração do carvão mineral possibilitou a construção de estradas de ferro de penetração nos países subdesenvolvidos.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
Os recursos naturais podem ou não se renovarem ou serem renovados na natureza. Os recursos considerados não renováveis são elementos naturais que existem em quantidades fixas, ou são consumidos numa velocidade maior do que sua produção. Com base em nossos estudos sobre recursos naturais não renováveis veja quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:
( ) Do petróleo é possível se extrair diversos polímeros sintéticos que dão origem à materiais como brocas de diamante e tungstênio. O transporte da matéria-prima se dá por meio de caminhões.
( ) No Brasil foi descoberta uma grande reserva de petróleo, denominada pré-sal. Trata-se de um imenso bolsão de petróleo situado na crosta, que abrange toda a costa brasileira.
( ) O minério de ferro não pode ser considerado um recurso natural não renovável, pois pode ser produzido artificialmente a partir do carbono. Esse processo é comum no Brasil, devido à escassez do recurso.
( ) Segundo Leiz e Amaral (2005) em meados do século XIX comprovou-se a origem vegetal do carvão, pois nele foram observados, por meio de microscópio, restos de tecidos vegetais.
( ) A turfa é o primeiro estágio de formação do carvão. Para que haja um ambiente favorável à formação desse recurso o ambiente deve ser frio e seco, para impedir a decomposição total do material.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Os recursos naturais renováveis existem em quantidades fixas na natureza, e sua recomposição leva milhares de anos para se efetivar. Não é possível recuperá-los artificialmente.
O petróleo é um exemplo de recurso natural não renovável muito abundante no mundo. As maiores reservas de petróleo são encontradas nos países ricos, como Estados Unidos, Inglaterra e Japão.
Pode-se afirmar que recurso natural é, geralmente, sinônimo de riqueza em matérias-primas. No entanto, só o ser humano é capaz de transformar uma riqueza latente em poder de fato.
Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis. Os renováveis são recriados naturalmente, enquanto os nãos renováveis exigem grande esforço humano para que sejam repostos.
O carvão mineral é um exemplo de recurso natural que pode ser renovado artificialmente. É necessário um processo industrial que transforme a celulose até chegar ao ponto de grafita.
Leia atentamente as assertivas que segue:
A erosão glacial é causada pelo gelo de modo que as águas da chuva penetram entre as fendas das rochas e quando o inverno intenso se instala essas águas congelam-se.
Porque:
O gelo ocupa mais espaço que a água, fazendo pressão sobre as paredes da rocha e ocasionando um desagregamento da rocha.
Agora, marque a opção correta.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma assertiva falsa.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma afirmação correta da primeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira, mas a segunda não é uma afirmação correta da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é uma assertiva verdadeira.
A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio do século. No entanto, tão importante como aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água que dispomos hoje. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I – contaminação de lençóis freáticos
II – diminuição da umidade do solo
III – enchentes e inundações
Pode-se afirmar que as principais atividades humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
Construção de barragens, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, desmatamento e impermeabilização do solo urbano.
Lançamentos de gases poluentes, lançamento de lixo nas ruas, construção de aterros sanitários.
Lançamento de lixo nas ruas, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, lançamento de gases poluentes e canalização de córregos e rios.
Trata-se de um tipo de combustível fóssil que se formou a milhões de anos, assim como o petróleo, a partir da decomposição da matéria orgânica de vegetais depositados em bacias sedimentares. Foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial.
As informações acima são referentes ao recurso natural denominado:
Gás Natural.
Petróleo.
Carvão Vegetal.
Biomassa.
Carvão Mineral.
O carvão mineral assumiu grande importância econômica a partir do século XVIII, com a descoberta da máquina a vapor e a consequente Revolução Industrial. Ainda sobre o carvão mineral, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a única alternativa correta.
( ) O carvão ocupa a segunda posição na matriz energética mundial e a quinta no Brasil.
( ) As reservas de carvão na América Latina são muito expressivas.
( ) A exploração do carvão mineral envolve a remoção, o transporte e o beneficiamento de grandes massas.
( ) A exploração do carvão mineral faz com que a paisagem não sofra nenhuma alteração, fazendo com que o nível dos lençóis freáticos aumente cada vez mais.
( ) A exploração do carvão mineral possibilitou a construção de estradas de ferro de penetração nos países subdesenvolvidos.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
Os recursos naturais podem ou não se renovarem ou serem renovados na natureza. Os recursos considerados não renováveis são elementos naturais que existem em quantidades fixas, ou são consumidos numa velocidade maior do que sua produção. Com base em nossos estudos sobre recursos naturais não renováveis veja quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:
( ) Do petróleo é possível se extrair diversos polímeros sintéticos que dão origem à materiais como brocas de diamante e tungstênio. O transporte da matéria-prima se dá por meio de caminhões.
( ) No Brasil foi descoberta uma grande reserva de petróleo, denominada pré-sal. Trata-se de um imenso bolsão de petróleo situado na crosta, que abrange toda a costa brasileira.
( ) O minério de ferro não pode ser considerado um recurso natural não renovável, pois pode ser produzido artificialmente a partir do carbono. Esse processo é comum no Brasil, devido à escassez do recurso.
( ) Segundo Leiz e Amaral (2005) em meados do século XIX comprovou-se a origem vegetal do carvão, pois nele foram observados, por meio de microscópio, restos de tecidos vegetais.
( ) A turfa é o primeiro estágio de formação do carvão. Para que haja um ambiente favorável à formação desse recurso o ambiente deve ser frio e seco, para impedir a decomposição total do material.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma assertiva falsa.
A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda é uma afirmação correta da primeira.
As duas assertivas são falsas.
A primeira assertiva é verdadeira, mas a segunda não é uma afirmação correta da primeira.
A primeira assertiva é falsa e a segunda é uma assertiva verdadeira.
A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio do século. No entanto, tão importante como aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água que dispomos hoje. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I – contaminação de lençóis freáticos
II – diminuição da umidade do solo
III – enchentes e inundações
Pode-se afirmar que as principais atividades humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
Construção de barragens, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, desmatamento e impermeabilização do solo urbano.
Lançamentos de gases poluentes, lançamento de lixo nas ruas, construção de aterros sanitários.
Lançamento de lixo nas ruas, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, lançamento de gases poluentes e canalização de córregos e rios.
Trata-se de um tipo de combustível fóssil que se formou a milhões de anos, assim como o petróleo, a partir da decomposição da matéria orgânica de vegetais depositados em bacias sedimentares. Foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial.
As informações acima são referentes ao recurso natural denominado:
Gás Natural.
Petróleo.
Carvão Vegetal.
Biomassa.
Carvão Mineral.
O carvão mineral assumiu grande importância econômica a partir do século XVIII, com a descoberta da máquina a vapor e a consequente Revolução Industrial. Ainda sobre o carvão mineral, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a única alternativa correta.
( ) O carvão ocupa a segunda posição na matriz energética mundial e a quinta no Brasil.
( ) As reservas de carvão na América Latina são muito expressivas.
( ) A exploração do carvão mineral envolve a remoção, o transporte e o beneficiamento de grandes massas.
( ) A exploração do carvão mineral faz com que a paisagem não sofra nenhuma alteração, fazendo com que o nível dos lençóis freáticos aumente cada vez mais.
( ) A exploração do carvão mineral possibilitou a construção de estradas de ferro de penetração nos países subdesenvolvidos.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
Os recursos naturais podem ou não se renovarem ou serem renovados na natureza. Os recursos considerados não renováveis são elementos naturais que existem em quantidades fixas, ou são consumidos numa velocidade maior do que sua produção. Com base em nossos estudos sobre recursos naturais não renováveis veja quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:
( ) Do petróleo é possível se extrair diversos polímeros sintéticos que dão origem à materiais como brocas de diamante e tungstênio. O transporte da matéria-prima se dá por meio de caminhões.
( ) No Brasil foi descoberta uma grande reserva de petróleo, denominada pré-sal. Trata-se de um imenso bolsão de petróleo situado na crosta, que abrange toda a costa brasileira.
( ) O minério de ferro não pode ser considerado um recurso natural não renovável, pois pode ser produzido artificialmente a partir do carbono. Esse processo é comum no Brasil, devido à escassez do recurso.
( ) Segundo Leiz e Amaral (2005) em meados do século XIX comprovou-se a origem vegetal do carvão, pois nele foram observados, por meio de microscópio, restos de tecidos vegetais.
( ) A turfa é o primeiro estágio de formação do carvão. Para que haja um ambiente favorável à formação desse recurso o ambiente deve ser frio e seco, para impedir a decomposição total do material.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Construção de barragens, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, desmatamento e impermeabilização do solo urbano.
Lançamentos de gases poluentes, lançamento de lixo nas ruas, construção de aterros sanitários.
Lançamento de lixo nas ruas, uso de fertilizantes e construção de aterros sanitários.
Uso de fertilizantes e aterros sanitários, lançamento de gases poluentes e canalização de córregos e rios.
Trata-se de um tipo de combustível fóssil que se formou a milhões de anos, assim como o petróleo, a partir da decomposição da matéria orgânica de vegetais depositados em bacias sedimentares. Foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial.
As informações acima são referentes ao recurso natural denominado:
Gás Natural.
Petróleo.
Carvão Vegetal.
Biomassa.
Carvão Mineral.
O carvão mineral assumiu grande importância econômica a partir do século XVIII, com a descoberta da máquina a vapor e a consequente Revolução Industrial. Ainda sobre o carvão mineral, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a única alternativa correta.
( ) O carvão ocupa a segunda posição na matriz energética mundial e a quinta no Brasil.
( ) As reservas de carvão na América Latina são muito expressivas.
( ) A exploração do carvão mineral envolve a remoção, o transporte e o beneficiamento de grandes massas.
( ) A exploração do carvão mineral faz com que a paisagem não sofra nenhuma alteração, fazendo com que o nível dos lençóis freáticos aumente cada vez mais.
( ) A exploração do carvão mineral possibilitou a construção de estradas de ferro de penetração nos países subdesenvolvidos.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
Os recursos naturais podem ou não se renovarem ou serem renovados na natureza. Os recursos considerados não renováveis são elementos naturais que existem em quantidades fixas, ou são consumidos numa velocidade maior do que sua produção. Com base em nossos estudos sobre recursos naturais não renováveis veja quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:
( ) Do petróleo é possível se extrair diversos polímeros sintéticos que dão origem à materiais como brocas de diamante e tungstênio. O transporte da matéria-prima se dá por meio de caminhões.
( ) No Brasil foi descoberta uma grande reserva de petróleo, denominada pré-sal. Trata-se de um imenso bolsão de petróleo situado na crosta, que abrange toda a costa brasileira.
( ) O minério de ferro não pode ser considerado um recurso natural não renovável, pois pode ser produzido artificialmente a partir do carbono. Esse processo é comum no Brasil, devido à escassez do recurso.
( ) Segundo Leiz e Amaral (2005) em meados do século XIX comprovou-se a origem vegetal do carvão, pois nele foram observados, por meio de microscópio, restos de tecidos vegetais.
( ) A turfa é o primeiro estágio de formação do carvão. Para que haja um ambiente favorável à formação desse recurso o ambiente deve ser frio e seco, para impedir a decomposição total do material.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Gás Natural.
Petróleo.
Carvão Vegetal.
Biomassa.
Carvão Mineral.
O carvão mineral assumiu grande importância econômica a partir do século XVIII, com a descoberta da máquina a vapor e a consequente Revolução Industrial. Ainda sobre o carvão mineral, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas e em seguida, marque a única alternativa correta.
( ) O carvão ocupa a segunda posição na matriz energética mundial e a quinta no Brasil.
( ) As reservas de carvão na América Latina são muito expressivas.
( ) A exploração do carvão mineral envolve a remoção, o transporte e o beneficiamento de grandes massas.
( ) A exploração do carvão mineral faz com que a paisagem não sofra nenhuma alteração, fazendo com que o nível dos lençóis freáticos aumente cada vez mais.
( ) A exploração do carvão mineral possibilitou a construção de estradas de ferro de penetração nos países subdesenvolvidos.
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
Os recursos naturais podem ou não se renovarem ou serem renovados na natureza. Os recursos considerados não renováveis são elementos naturais que existem em quantidades fixas, ou são consumidos numa velocidade maior do que sua produção. Com base em nossos estudos sobre recursos naturais não renováveis veja quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:
( ) Do petróleo é possível se extrair diversos polímeros sintéticos que dão origem à materiais como brocas de diamante e tungstênio. O transporte da matéria-prima se dá por meio de caminhões.
( ) No Brasil foi descoberta uma grande reserva de petróleo, denominada pré-sal. Trata-se de um imenso bolsão de petróleo situado na crosta, que abrange toda a costa brasileira.
( ) O minério de ferro não pode ser considerado um recurso natural não renovável, pois pode ser produzido artificialmente a partir do carbono. Esse processo é comum no Brasil, devido à escassez do recurso.
( ) Segundo Leiz e Amaral (2005) em meados do século XIX comprovou-se a origem vegetal do carvão, pois nele foram observados, por meio de microscópio, restos de tecidos vegetais.
( ) A turfa é o primeiro estágio de formação do carvão. Para que haja um ambiente favorável à formação desse recurso o ambiente deve ser frio e seco, para impedir a decomposição total do material.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
F, V, V, F, V.
V, F, V, F, V.
F, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
Os recursos naturais podem ou não se renovarem ou serem renovados na natureza. Os recursos considerados não renováveis são elementos naturais que existem em quantidades fixas, ou são consumidos numa velocidade maior do que sua produção. Com base em nossos estudos sobre recursos naturais não renováveis veja quais assertivas estão corretas e quais estão incorretas:
( ) Do petróleo é possível se extrair diversos polímeros sintéticos que dão origem à materiais como brocas de diamante e tungstênio. O transporte da matéria-prima se dá por meio de caminhões.
( ) No Brasil foi descoberta uma grande reserva de petróleo, denominada pré-sal. Trata-se de um imenso bolsão de petróleo situado na crosta, que abrange toda a costa brasileira.
( ) O minério de ferro não pode ser considerado um recurso natural não renovável, pois pode ser produzido artificialmente a partir do carbono. Esse processo é comum no Brasil, devido à escassez do recurso.
( ) Segundo Leiz e Amaral (2005) em meados do século XIX comprovou-se a origem vegetal do carvão, pois nele foram observados, por meio de microscópio, restos de tecidos vegetais.
( ) A turfa é o primeiro estágio de formação do carvão. Para que haja um ambiente favorável à formação desse recurso o ambiente deve ser frio e seco, para impedir a decomposição total do material.
A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, F.
V, F, F, V, F.
F, F, V, V, V.
F, F, F, V, V.
As atividades agropecuárias, especialmente as agrícolas, também contribuem de maneira significativa para acentuar o processo de erosão e outros danos ambientais na paisagem geográfica. Com a incorporação de novas tecnologias imposta através da agricultura ao meio rural, os impactos ambientais no meio rural só aumentaram. Além da tecnologia outras técnicas inadequadas de uso do solo contribuem para esse processo, das quais podemos destacar:
A. Queimadas
B. Reflorestamento.
C. Plantio excessivo e irrigação indevida.
D. Aumento da cobertura vegetal
E. Diminuição da cobertura vegetal.
Está correto o que se afirma em:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
A, B, C, D, E.
A, B, E.
A, C, E.
C, D.
A, D, E.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.