Início

Respostas AVA
  • Início
  • Matérias

QUÍMICA ORGÂNICA III


Para se isolar a cafeína (sólido, em condições ambientais) de uma bebida que a contenha (exemplos: café, chá, refrigerante etc.) pode-se usar o procedimento simplificado seguinte.

“Agita-se um certo volume da bebida com dicloroetano e deixa-se em repouso algum tempo. Separa-se, então, a parte orgânica, contendo a cafeína, da aquosa. Em seguida, destila-se o solvente e submete-se o resíduo da destilação a um aquecimento, recebendo-se os seus vapores em uma superfície fria, onde a cafeína deve cristalizar. ”

Além da destilação e da decantação, quais operações são utilizadas no isolamento da cafeína?


Levigação e condensação.


Extração e sublimação.


Extração e ebulição. 


Flotação e ebulição. 


Flotação e sublimação.

A técnica de extração líquido-líquido é um processo de separação que se baseia na propriedade de miscibilidade de líquidos, ocorrendo a partição da amostra em duas fases imiscíveis. Dentre as afirmações abaixo, marque a alternativa que melhor representa uma vantagem da extração líquido-líquido.


O processo pode ser realizado à temperatura ambiente.


Amostras com alta afinidade pela água são apenas parcialmente extraídas.


Um grande volume de amostras e de solvente são gerados, causando problemas de descarte.


É uma técnica simples, rápida e de alto custo.


O processo é suscetível a erros e, relativamente, de difícil automação.

Páginas: 1234567
Respostas AVA

Este site é gratuito e seu propósito de uso é estritamente educacional, todo o conteúdo aqui presente foi enviado por seus utilizadores. O objetivo deste site é fornecer um ambiente seguro para que os estudantes de cursos EAD possam compartilhar perguntas e respostas para auxiliar nos estudos. Todo material enviado é de responsabilidade de quem o enviou.