QUÍMICA ORGÂNICA I


O mirceno, responsável pelo “gosto azedo da cerveja”, é representado pela estrutura:

      Considerando o composto indicado, assinale a alternativa correta quanto à classificação da cadeia.

aberta, homogênea, insaturada.
acíclica, homogênea, saturada.
aberta, heterogênea, saturada.
cíclica, heterogênea, insaturada.
acíclica, heterogênea, insaturada.

Para o estudo dos compostos orgânicos, devemos dominar algumas séries de denominações que podemos encontrar nas cadeias carbônicas, tais como saturação, ramificação e homogeneidade de uma cadeia. Portanto, a cadeia carbônica apresentada abaixo pode ser classificada como:

(CH3)2CH-CH=CH-(CH2)3-CH2-OH


Insaturada, ramificada e homogênea.
Insaturada, normal e homogênea.
Insaturada, ramificada e heterogênea.
Saturada, ramificada e heterogênea.
Saturada, normal e homogênea.

Na hidrogenação catalítica, os metais Ni, Pt e Pd conseguem catalisar a reação devido à capacidade que possuem em adsorver tanto o gás hidrogênio como o alceno. Dessa forma, tanto o gás hidrogênio como o alceno ficam aderidos à superfície do metal, provocando o enfraquecimento das ligações de suas moléculas, facilitando para que a reação aconteça.

 

Analise as reações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

 


O produto da reação de adição de hidrogênio a um alceno é um alcano.
Essa reação é bastante aplicada na transformação de um óleo de soja (insaturado) em margarina (saturado) através de uma reação de hidrogenação catalítica.
A reação de hidrogenação somente acontece quando se utiliza um catalisador metálico.
Na hidrogenação catalítica, os metais Ni, Pt e Pd conseguem catalisar a reação devido à capacidade que possuem em adsorver (aderir à superfície do metal) tanto o gás hidrogênio, como o alceno.
Quando gás hidrogênio (H2) é colocado em contato com um alceno acontece reação, pois o gás hidrogênio possui reatividade suficiente para a reação ocorrer.
Hidrocarbonetos aromáticos possuem um ou mais anéis benzênicos, que também são chamados de anéis aromáticos. A nomenclatura IUPAC considera os hidrocarbonetos aromáticos como derivados do benzeno, sendo assim, de acordo com os nomes de diferentes compostos orgânicos apresentados a seguir, assinale a alternativa que correlacione corretamente as fórmulas estruturais apresentadas abaixo aos nomes apresentados.   a) p-diclorobenzeno. b) m-bromonitrobenzeno. c) 1,3,4-trinitrobenzeno. d) 2,4,6-trinitrotolueno.  

a – 2 / b – 3 / d – 4
b – 7 / d – 4
b – 7 / c – 5
a – 2 / b – 7 / d – 4
a – 2 / b – 7 / c – 5 / d – 4
O hexano é um hidrocarboneto de cadeia aberta, saturado e insolúvel em água. O octan-1-ol é um álcool de cadeia longa contendo oito carbonos, também insolúvel em água. A solubilidade de um composto está relacionado com sua polaridade. Compostos polares geralmente dissolvem em compostos polares e compostos apolares dissolvem em compostos apolares. As fórmulas químicas dos compostos mencionados estão representadas abaixo.       Com relação a solubilidade destes compostos em água, é correto afirmar que:

Os hidrocarbonetos e álcoois de cadeias menores, até quatro carbonos, são solúveis em água, pelo fato da parte polar predominar sobre a parte apolar do composto.
O tamanho da cadeia carbônica não interfere na solubilidade do composto em água, o hexano e o octan-1-ol são insolúveis pelo fato de que todos os hidrocarbonetos e todos os álcoois não apresentam a propriedade de dissolver em água.
Quanto maior a cadeia carbônica de um composto maior será sua polaridade e menor será sua solubilidade em água.
O hexano por ser um hidrocarboneto é insolúvel em água, enquanto que o octan-1-ol mesmo apresentando o grupo -OH é também insolúvel por apresentar uma cadeia longa de carbonos conferindo apolaridade ao composto.
Ambos os compostos são insolúveis em água por serem polares.

Boa parte dos brasileiros apreciam uma boa cerveja, enquanto para alguns o seu gosto seja repugnante dado o seu gosto amargo, o qual se deve à seguinte substância de fórmula estrutural plana:

Isômeros são compostos que possuem a mesma fórmula molecular com estruturas diferentes. Dentro da isomeria, encontramos a isomeria geométrica, que pode ocorrer em compostos com ligação dupla entre carbonos (Alcenos) ou em compostos saturados cíclicos (Ciclanos). Considerando as informações dadas acima, qual dos compostos a seguir apresenta isomeria cis-trans:


2,3-dimetilbut-2-eno


1,2-dimetilciclobutano


1,1-dimetilciclobutano


But-1-eno


2-metilbut-2-eno

O fato de alcenos apresentarem uma ou mais ligações duplas torna a molécula bastante rígida, permitindo que exista a isomeria geométrica cis e trans. A denominação cis e trans é adequada para moléculas que apresentam apenas dois tipos de substituintes. Quando trabalhamos com moléculas trissubstituídas ou tetrassubstituídas devemos usar a denominação E-Z. Portanto, qual o nome do composto orgânico cuja fórmula encontra-se esquematizada a seguir?


Cis-4-bromo-5-etiloct-4-eno.


E-4-bromo-5-etiloct-4-eno.


Z-4-bromo-5-etiloct-4-eno.


Z-4-etil-5-bromooct-4-eno.


Trans-4-bromo-5-etiloct-4-eno.

No ano de 1931, o físico alemão Erich Hückel realizou uma série de cálculos matemáticos sobre a estrutura do benzeno. A partir desses cálculos estabeleceu uma regra para a aromaticidade de compostos. A regra de Hückel é aplicada a compostos formados por um anel plano e que cada átomo possua um orbital p, tal como o benzeno.

Para generalizar a idéia de “aromaticidade” pode­se dizer que: possui caráter aromático todos os compostos cíclicos, de anéis planos que seguem a regra 4n +2 = nº elétrons p, se n for um número inteiro. Considerando as informações acima, assinale a alternativa que corresponde aos compostos não aromáticos dentre os abaixo:


1, 3 e 6.


2 e 5.


2, 4 e 5.


4 e 5.


3 e 5.

É muito comum em Olimpíadas, copa do mundo de futebol, jogos do campeonato brasileiro, os atletas serem escolhidos para realizarem testes para verificar se estão sob efeito de drogas que potencializam seus desempenhos. Nas Olimpíadas de Beijing um halterofilista ucraniano, no teste de urina apresentou uma substância denominada nandrolona, um esteróide anabolizante. Esse esteróide é comercializado na forma decanoato de nandrolona, que sofre hidrólise, liberando a nandrolona no organismo. Sua fórmula estrutural está apresentada abaixo:

 
 
 
Na estrutura da nandrolona, identifique as funções orgânicas presentes:

amida e fenol


apenas cetona


cetona e éster


éter e cetona


ácido carboxílico e aldeído

Páginas: 123456