QUÍMICA GERAL I


Algumas substâncias tem a propriedade denominada de fosforescência, capaz de emitir um brilho depois de exposto à luz. Analise as afirmativas a seguir, todas relativas a esse tipo de substância, e indique a opção correta:


salto de elétrons provoca fosforescência.


salto de nêutrons provoca fosforescência.


os elétrons que absorvem fótons aproximam-se do núcleo.


ao apagar a luz, os elétrons adquirem maior conteúdo energético.


salto de núcleos provoca fosforescência.

Leia o texto a seguir.

A aceitação histórica da ideia de que a matéria é com­posta de átomos foi lenta e gradual. Na Grécia antiga, Leucipo e Demócrito são lembrados por terem introdu­zido o conceito de átomo, mas suas propostas foram rejeitadas por outros filósofos e caíram no esquecimento. No final do século XVIII e início do século XIX, quando as ideias de Lavoisier ganhavam aceitação generaliza­da, surgiu a primeira teoria atômica moderna, proposta por _______. Essa teoria postulava que os elementos eram constituídos de um único tipo de átomo, enquanto que as substâncias compostas eram combinações de diferentes átomos segundo proporções determinadas. Quase cem anos depois, estudos com raios catódicos levaram J. J. Thomson à descoberta do _______, uma partícula de massa muito pequena e carga elétrica _______, presente em todos os materiais conhecidos. Alguns anos depois, por meio de experimentos em que uma fina folha de ouro foi bombardeada com partículas alfa, Rutherford chegou à conclusão de que o átomo possui em seu centro um _______ pequeno, porém de massa considerável.

As palavras que preenchem as lacunas correta e res­pectivamente estão reunidas em:


Dalton – próton – positiva – núcleo


Bohr – fóton – negativa – ânion 


Dalton – elétron – negativa – núcleo 


Dalton – nêutron – neutra – próton 


Bohr – cátion – positiva – elétron 

Algarismo significativo é o número de algarismos que compõe o valor de uma grandeza. Assim analisando o número 63,00014, podemos concluir corretamente que ele possui:


3 números significativos.


5 números significativos.


6 números significativos.


4 números significativos.      


7 números significativos.

Imaginando que um livro de química tenha 4,0 centímetros de espessura, e que possua 800 páginas, qual seria a espessura de uma folha em milímetros? Desconsidere a diferença de espessura entre folhas do livro e as capas.


2,0 x 10-1


1,5 x 10-1


2,5 x 10-2


1,0 x 10-1


5,0 x 10-2

Para verificar se um objeto é de chumbo puro, um estudante realiza a seguinte experiência:

I. Determina sua massa (175,90g).
II. Imerge-o totalmente em 50,0 mL de água contida numa proveta.
III. Lê o volume da mistura água e metal (65,5 mL).


Com os dados obtidos, calcula-se a densidade do metal, compara-a com o valor registrado numa tabela de propriedades específicas de substâncias e conclui-se que se trata de chumbo puro. Qual o valor calculado para a densidade, em g/mL, à temperatura da experiência?


6,80


2,61.


3,40.


11,3.


5,22.

Considere a densidade das seguintes substâncias: água = 0,998 g/cm3; mercúrio = 13,55 g/cm3 e álcool etílico = 0,80 g/cm3. A partir dos valores apresentados, é CORRETO afirmar.


A adição de água como forma de adulteração do álcool combustível torna a densidade deste último maior do que a especificada pelas normas legais.


Volumes iguais de água e álcool correspondem a massas idênticas dessas substâncias.


A massa que corresponde a um volume de 100 mL de mercúrio é a mesma que corresponde a um volume de 1L de água.


Se um termômetro de mercúrio líquido quebra dentro de um recipiente com água, podemos observar o mercúrio na superfície desta.


Uma determinada massa de álcool etílico ocupa um volume menor do que uma massa igual de mercúrio.

Os lantanídeos e actinídeos foram desdobrados em duas séries, colocadas logo abaixo da tabela. Ao realizar as distribuições eletrônicas desses elementos o subnível mais energético será o “nf”. Ao realizar a distribuição eletrônica do 58Ce, podemos localiza-lo em que família e período, respectivamente?


Família 4A e 6º período.


Família 6A e 6ºperíodo.


Família dos lantanídeos e no 4º período.


Família dos actinídeos e no 6º período.


Família dos lantanídeos e no 6º período.

As famílias B são chamadas de elementos de transição, pois suas propriedades são intermediárias às propriedades dos elementos do bloco s e p. Ao realizar as distribuições eletrônicas dos elementos de transição, o subnível mais energéticos desses elementos será o “nd”, e a partir dessa distribuição conseguiremos encontrar a localização dos mesmos na tabela periódica. Ao realizar a distribuição eletrônica do ferro que possui número atômico 26, podemos dizer que ele se encontra em qual família e período, respectivamente?


Família 8A e 4º Período


Família 6B e 3º Período


Família 8B e 3º Período


Família 8B e 4º Período


Família 6ª e 4º Período

O subnível mais energético do átomo neutro de um elemento químico X apresenta os seguintes números quânticos:

n = 3, l = 2,  ml = 0 e ms = -1/2  

Sabendo que, por definição o primeiro elétron colocado no orbital é orientado para cima e tem o valor de - 1/2, o número atômico deste elemento é, no máximo, igual a:


25 elétrons.


23 elétrons.


38 elétrons.


33 elétrons.


21 elétrons.

Sobre configuração e distribuição eletrônica, é correto afirmar que:


o número Z indica o número atômico e o número de nêutrons. 


o número de elétrons na camada de valência do S (Z=16) é 4 (quatro). 


o subnível 4p apresenta maior nível de energia que o 4d. 


cada orbital pode acomodar no máximo dois elétrons, isso se eles possuírem spins contrários. Os orbitais apresentam formas e orientações diferentes.


o elemento X apresenta a configuração eletrônica 1s22s22p63s23p64s23d2, o que indica que este elemento pertence à família 5.