PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


Estudamos que a educação embasada nos conceitos piagetianos, vimos que, “ao defender que o conhecimento é construído pela atividade do sujeito/criança sobre o objeto cognoscente, o foco da teoria piagetiana não se fixa no sujeito e nem no objeto, mas na interação sujeito-objeto. ”(TOSTA, p. 17, 2017). Dizer isso é o mesmo que dizer, que


a construção do conhecimento pela criança se constituí na interação dela com o meio cultural.


o conhecimento é construído pela atividade desenvolvida pela criança em suas relações sociais.


a construção do conhecimento pela criança é realizado na interação entre a atividade desenvolvida por ela e o objeto de conhecimento.


a construção do conhecimento pela criança é realizada pela atuação do adulto, fundamentalmente. 


a construção do conhecimento pela criança se constitui na transmissão do conhecimento cientifico, pelo adulto.

 

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

A ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_____________________ pode ser compreendida como a incorporação pelo sujeito de elementos do mundo exterior às estruturas do conhecimento já construídas. Nesse processo ocorre a ação do sujeito sobre o objeto que o circunda, por meio da utilização de esquemas já constituídos ou previamente formados. (TOSTA, p. 37, 2017).

A expressão que completa corretamente a citação acima é:


adaptação 


assimilação 


educação


atividade


acomodação

Para os psicanalistas, o ser humano é um ser trágico, pela sua dualidade, pela sua fragilidade, pelo seu desamparo. Se compreendermos essa carência do homem e a projetarmos para as relações de aprendizagem, passaremos a ter outra visão da relação professor-aluno. O aluno que nos chega é carente, precisa ser acolhido no processo de aprendizagem, incentivado e, principalmente, identificado e reconhecido enquanto ser humano único, individual. Esse é o papel de responsabilidade do professor. (SILVA, 2017, p. 216).

Freud, não tinha a intenção de aplicar os seus conceitos à educação. Mas, “podemos verificar que essa é uma possibilidade viável. Por meio da aplicação dos conceitos psicanalíticos podemos contextualizar as situações acadêmicas, compreendendo as razões psicológicas que dificultam a aprendizagem”. (SILVA, 2017, p. 215).

De acordo com as informações, acima, é correto afirmar que:

I os conceitos de Freud podem ajudar o professor na compreensão dos comportamentos, posturas e atitudes dos alunos, frente à aprendizagem;

II os conceitos de Freud pode ampliar a visão do professor em relação aos dons, as capacidades sensitivas e as habilidades artísticas dos alunos;

III os conceitos de Freud ajudam o professor ao avaliar problemas como desinteresse, dificuldades de aprendizagem, deficiência intelectual, etc.

É correto apenas o que se afirma em:


III.


I e III.


I.


I e II.


I, II e III.

Analise as proposições (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

Segundo os estudos realizados por Silva & Daher (p. 165, 2017), duas crianças, ambas com 5/6 meses de idade apresentam comportamentos diferentes, uma consegue se manter sentada, enquanto que a outra ainda não possui essa capacidade desenvolvida.

 

PORQUE

Cada indivíduo, nas diferentes fases, tem características no processo maturacional herdadas de seus antepassados e que são desenvolvidas de acordo com o meio sócio cultural no qual está inserido. (SILVA; DAHER, p. 20, 2010).

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Analise as proposições a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado e, em seguida, assinale a alternativa correta.

O Estudo sobre o crescimento físico revela que “Desde o próprio momento da concepção, e como ocorre com o de qualquer outro ser vivo, o organismo humano tem uma lógica biológica, uma organização e um calendário maturativo” (Coll, Marchesi e Palacios apud SILVA; DAHER, p. 173, 2017).

PORQUE

O calendário maturativo do ser humano determina não só o crescimento físico contínuo e sequencial como também o desenvolvimento interativo, contextual  e  o sucesso do indivíduo.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Complete o que se pede.

Segundo Wallon, este estágio:  _______________ ocorre a partir dos 6 anos, os processos intelectuais dirigem a atenção da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior. Neste período suas interações com o meio tem o predomínio cognitivo. A afetividade torna-se mais racionalizada, os sentimentos são elaborados mentalmente. As crianças teorizam sobre suas relações afetivas. ” (EMANUEL, p. 123, 2017)

O termo que completa corretamente a citação é:


categorial


predominância funcional


sensório-motor e projetivo


personalismo


impulsivo-emocional

O aspecto afetivo é essencial na abordagem walloniana do desenvolvimento humano. Ele “observou que no desenvolvimento infantil, aparecem períodos mais voltados ao afetivo e outros ao cognitivo” (EMANUEL, p. 125, 2017). Essa alternância ocorre numa sucessão desses períodos (ou estágios) onde cada fase predominante incorpora as conquistas realizadas pela outra fase. Wallon denominou esse período de Predominância Funcional em que se alternam a Predominância afetiva e a Predominância cognitiva.

Nessa perspectiva, julgue as afirmativas abaixo:

I Na Predominância afetiva a criança não desprende energia, fica mais quieta, volta-se para a construção do eu, seu interesse é por questões subjetivas  que dizem respeito a si mesma, a pensamentos e sentimentos;

II Na Predominância cognitiva a criança volta-se à construção do real e ao conhecimento do mundo físico, interessa-se pela escola, por pesquisas, por descobertas novas e instigantes, com dispêndio de energia e de movimentos;

III Na Predominância cognitiva a criança volta-se para a introspecção, para a subjetividade, não desprende energia e mergulha em seus pensamentos, emoções e sentimentos, ela começa a questionar quem ela é;

É correto apenas o que se afirma em:


II e III.


II.


I, II e III.


I e II.


I e III.

Acreditamos que o professor que tem conhecimento sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem encontra-se em melhores condições para compreender os comportamentos de seus alunos e atender as suas necessidades, além de ser capaz de organizar o ensino e proporcionar às crianças condições de solucionar situações problemas, oportunizando-as fazer melhor uso de suas capacidades e habilidades. Por isso, tendo como referência os estudos Vygotskyanos (Tosta, 2017) analise as afirmativas a seguir.

 

I -  A zona de desenvolvimento proximal ativa os processos de desenvolvimento por meio das interações das crianças com adultos ou com os outros mais experientes culturalmente.

 

II - A criança por si só não precisa de mediação e muito menos de motivação para cumprir suas tarefas escolares de maneira independente, pois, ela aprende com a transmissão de conhecimento pela professora.

 

III- O professor deve conhecer o nível de desenvolvimento das crianças e ter em vista os objetivos pedagógicos almejados, pois se assim o fizer, estará efetivamente contribuindo para o desenvolvimento intelectual de seus alunos.

 

IV -  o conceito de mediação é instrumento valioso para a prática educativa, pois, possibilita ao professor mediar a relação da criança com o conhecimento cientifico.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas.


II e III apenas.


I, II e III apenas


I, III e IV apenas.


II e IV apenas.

Entenda a citação abaixo e complete o que se pede.

Vygotsky postula que a aprendizagem humana cria a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, ativa os processos de desenvolvimento por meio das interações da criança com adultos ou outros mais capazes de sua cultura. Sustentados nesse raciocínio de Vygotsky, o papel da escola e do professor ganha relevância, tornando-se essencial para a constituição do ser psicológico adulto daqueles indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. (TOSTA, p. 85, 2017).

A partir da leitura dessa citação podemos inferir que:


o desenvolvimento dificulta a aprendizagem. 


a aprendizagem dificulta o desenvolvimento. 


a aprendizagem ativa/impulsiona o desenvolvimento.


a aprendizagem e desenvolvimento não se relacionam.


o desenvolvimento ativa/impulsiona a aprendizagem 

Na abordagem humanista de Rogers, já vimos que o aluno é compreendido como um todo, uma pessoa completa em todas as suas dimensões. A educação é centrada no aluno e tem o objetivo de promover a autorrealização, a maturidade, a autonomia. Nesse contexto de educação, como se apresenta o currículo? 

Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas.

(  ) O objetivo principal é a formação da pessoa plena, estabelecida por uma relação de ajuda, de facilitação entre o professor e os alunos;

(  ) O material pedagógico deve ser industrializado, com peças de plástico, com recursos tecnológicos e a criança deverá apenas apertar botões;

(  ) O ambiente de aprendizagem deve ser um espaço, amplo, arejado, organizado, de forma que a criança possa brincar em contato com a natureza;

(  ) As atividades não devem possibilitar à criança a brincadeira, a expressão corporal, as diferentes linguagens. A criança deve centrar-se no estudo;

A sequência correta é:


V, F, V, V;


V, F, V, F;


F, F, F, V;


F, F, F, F;


V, V, V, V;