PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


A noção de infância é recente na cultura ocidental. Atualmente, nesse período, podemos dizer que a atividade principal da criança é o jogo ou a brincadeira. Com base na teoria apresentada neste capítulo (IV) sobre as fases do ciclo vital, em relação brincadeira na infância podemos afirmar que:

I - Por meio da brincadeira, a criança vai pensando e elaborando sentidos para o mundo, para as relações, para as coisas e para si mesma

II - Por meio da brincadeira, a criança representa as relações sociais e as ações do mundo adulto que ela não é capaz fazer sozinha (como dirigir, trabalhar).

III - Por meio da brincadeira, a criança elabora, revive e compreende as relações sociais nas quais está inserida por seu intermédio.

IV - Por meio da brincadeira, a criança estressa as pessoas, a partir do que ela vivencia no mundo da imaginação.

É correto o que se afirma em:


II e III apenas.


I, II e III apenas.


III e IV apenas.


II apenas.


I apenas.

Piaget entende que o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre em estágios de desenvolvimento que possuem características específicas. O denominado estágio pré-operatório, também chamado de pré-operacional, vai dos 2 aos 7 anos, aproximadamente. Segundo Piaget, nesse período, a inteligência da criança é caracterizada pela lógica pré-operatória. Uma das principais características desse estágio é o desenvolvimento de uma função essencial do pensamento humano: a função simbólica. Sobre a teoria de Piaget a respeito do desenvolvimento da função simbólica, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

 

(   ) Com o desenvolvimento da função simbólica, a criança passa a ser capaz de substituir um objeto por uma representação deste.

 

(   ) O desenvolvimento da função simbólica cria as condições para a aquisição da linguagem.

 

(   ) Mesmo com o desenvolvimento da função simbólica, a criança ainda não é capaz de imitar um objeto ou alguém na ausência do modelo.

 

(   ) Função simbólica é a capacidade de pensar sobre o próprio pensamento.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V – V – V – F


F – F – V – V


F – V – F – F


V – F – F – F


V – V – F – F

A cultura é um dos fatores cruciais que nos ajudam a compreender quem somos enquanto humanidade. Carmo (2012) define cultura como sendo todas as manifestações humanas, que foram criadas a partir da vida social e individual dos homens. Para esse autor, tudo que o homem produz é considerado cultural, desde a criação de instrumentos até as artes e a filosofia. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que melhor explica por que a cultura é considerada pelo autor como um dos principais fatores que nos ajudam a compreender quem somos.


Porque a cultura diz respeito ao que existe de mais erudito na sociedade.


Porque aprendemos a ser humanos, conforme nos apropriamos da cultura criada pela humanidade.


Porque a cultura está relacionada com a Filosofia.


Porque a cultura diz respeito ao nível filogenético de desenvolvimento.


Porque a cultura pode ser estudada e nos ajuda a compreender a história.

Segundo Vigotski (2010), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais. Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo da criança, Vigotski define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os conceitos científicos. Com base nos estudos de Vigotski sobre o pensamento verbal, assinale a alternativa que melhor define o que são conceitos científicos.


São conceitos abstratos, generalizações do pensamento que se desenvolvem a partir de um processo sistemático de ensino.


São conceitos que se desenvolvem de forma espontânea.


São conceitos concretos, que se desenvolvem a partir da experiência abstrata da criança.


São conceitos relacionados com as funções que estão em processo de desenvolvimento, ao que a criança é capaz de fazer com o auxílio de perguntas, demonstrações e dicas.


É o mais importante sistema de signos criado pelo homem.

Vigotski entende que aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos, mas que caminham juntos, entrelaçados. Para esse autor, a aprendizagem gera desenvolvimento. O indivíduo se desenvolve a partir da apropriação dos instrumentos e signos sociais, a partir de sua relação com o outros, em um constante processo de aprendizagem. Vigotski define dois importantes conceitos relacionados com a aprendizagem e o desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente. A partir dos estudos de Vigotski, assinale a alternativa que melhor define o que é o nível de desenvolvimento real


Esse nível diz respeito aos processos cognitivos de raciocínio e conhecimentos já internalizados pela criança.


Esse nível diz respeito às funções que estão em processo de desenvolvimento.


Esse nível se desenvolve na relação prática da criança com os objetos.


Esse nível demonstra que o desenvolvimento segue a aprendizagem.


Esse nível diz respeito ao desenvolvimento do pensamento, linguagem, memória, atenção, criatividade, entre outras funções.

Os primeiros estudos que visavam compreender a inteligência se basearam na perspectiva inatista-maturacionista do desenvolvimento humano. Um dos principais estudiosos dessa abordagem foi o francês Alfred Binet, pesquisador que buscava uma maneira de medir a inteligência dos indivíduos por meio de testes padronizados. Sobre o entendimento de Binet sobre a hereditariedade da inteligência e sobre os testes de QI (quociente de inteligência), analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:

(   ) Para Binet, a inteligência estaria relacionada com a hereditariedade e com a maturação.

(    ) A inteligência se refere à capacidade de relacionar, raciocinar, compreender ideias. Para Binet, tais capacidades são determinadas biologicamente, e não podem ser aprendidas.

(   ) A inteligência é dependente das experiências que o sujeito vivencia ao longo da vida.

(   ) A inteligência é inata, mas as aptidões são desenvolvidas.

 A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V – V – F – V


F – V – F – V


F – F – V – V


V – F – F – F


V – V – F – F

A primeira metade do século XX foi marcada por um amplo desenvolvimento da Psicologia. Diversos sistemas psicológicos se constituíram desde então, a partir de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Nesse percurso, o Estruturalismo, o Funcionalismo, o Associacionismo, o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise se desenvolveram e se tornaram perspectivas tradicionais em Psicologia. Cada uma dessas linhas teóricas se caracteriza por seus conteúdos específicos, objetos de estudo e métodos específicos empregados para compreender os fenômenos.

 

FIGUEIREDO L. C.; SANTI, P. L. Psicologia uma (nova) introdução: Uma visão histórica da Psicologia como ciência. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2002 (adaptado).

 

Considerando as diversas vertentes teóricas da Psicologia, analise as assertivas a seguir:

I.          A Psicologia da Gestalt estuda a percepção humana. Compreende que o homem deve ser estudado em sua totalidade.

II.          A Psicanálise tinha como pressuposto básico a natureza objetiva do ser humano. Buscava compreender o comportamento humano observável.

III.          O Behaviorismo entende que o objeto de estudo da Psicologia deve ser observável e mensurável. Assim, propõe o estudo do inconsciente.

IV.          Não existem outras vertentes teóricas dentro da Psicologia, além do Estruturalismo, do Funcionalismo, do Associacionismo, do Behaviorismo, da Gestalt e da Psicanálise.

 

É correto o que se afirma em:


I, apenas.


IV, apenas.


II, apenas.


I e IV, apenas.


III e IV, apenas.

Segundo Vygotsky (apud AITA, 2016), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais.
Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo
da criança, Vygotsky define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os
conceitos científicos.
AITA, E. B. Psicologia da educação. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2016, p. 252. (Adaptado)
Com base nos estudos de Vygotsky, sobre os conceitos científicos, analise as assertivas a seguir
e marque com V, as verdadeiras, e F, as falsas.
( ) os conceitos científicos, são conceitos que se desenvolvem de forma espontânea na criança.
( ) Os conceitos científicos são abstratos, são generalizações do pensamento que se desenvolvem
a partir de um processo sistemático de ensino.
( ) o conceito científico é abstrato, possui diferentes graus de generalidade e se insere em um
sistema conceitual
( ) o ensino sistemático dos conceitos científicos provoca o desenvolvimento do pensamento
abstrato da criança.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V – V – F – F 


V – V – V – F 


F – V – F – F 


F – F – V – V 


F – V– V – V 

Para a Psicologia Histórico-Cultural, todos os aspectos psicológicos humanos foram se constituindo ao longo da história, por meio das relações sociais (comportamento, sentimentos, pensamento, linguagem). Ao longo da história, o homem desenvolveu uma forma específica de agir sobre a natureza, de perceber o mundo, de explicar e atuar sobre o meio. Ao nascer imerso em um mundo cultural, o indivíduo, em particular, se apropria das formas coletivas de pensar e agir dos homens. Ao longo de seu desenvolvimento sócio-histórico, o homem desenvolveu suas funções psicológicas superiores. Sobre as funções psicológicas superiores, analise as afirmações a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

 

(   ) O processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores é natural e relacionado basicamente com a maturação do sistema nervoso central.

 

(   ) As funções psicológicas foram antes interpsicológicas (culturais, sociais) para depois tornarem-se intrapsicológicas (individuais).

 

(   ) Ao internalizar os instrumentos e signos sociais, a criança passa a ser capaz de controlar o próprio comportamento.

 

(  ) O comportamento do homem é resultado de apenas um processo de desenvolvimento. Ele resulta do desenvolvimento biológico, físico e neurológico da criança.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V – V – V – F


V – V – F – F


F – F – V – F


F – V – V – V


F – V – V – F

Piaget estudou o processo de construção do conhecimento pela criança. Para esse autor, o desenvolvimento cognitivo é um tipo específico de adaptação biológica. O desenvolvimento cognitivo se orienta sempre de um estado de menor equilíbrio para um estado de maior equilíbrio, no processo denominado por Piaget de equilibração. Sobre a teoria de Piaget a respeito de como o sujeito constrói o conhecimento, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

 

(   ) Para Piaget, o processo de maturação não está relacionado com os estágios de desenvolvimento cognitivo.

(   ) Piaget propôs quatro estágios do desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, operatório, operatório concreto e operatório formal.

(   ) A equilibração é um processo de autorregulação, uma propriedade intrínseca da criança.

(   ) Quando ocorre um desequilíbrio, a criança pode utilizar-se de dois mecanismos para alcançar o equilíbrio: a assimilação e a acomodação.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


 F – F – V – F


V – F – V – F


F – F – V – V


F – V – F – V


V – V – F – V