PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Todas as etapas e fases do desenvolvimento humano no ciclo vital são convenções culturais, que variam de cultura para cultura, e em cada período histórico. Sabemos que, assim como a infância, a adolescência é um conceito que nem sempre existiu em nossa sociedade. A partir de situações concretas da nossa sociedade, convencionou-se que esse seria um período de transição e de preparação para o mundo adulto. Atualmente, consideramos que, na adolescência, a atividade profissional/de estudo torna-se atividade-guia, juntamente com a comunicação íntima pessoal. Em relação à adolescência, analise as assertivas a seguir e marque com V, de verdadeiro, e F, de falso.

 

(  ) A adolescência caracteriza-se pela ruptura e pela extinção de velhos interesses, bem como pelo desenvolvimento de novos interesses.    

 

(     ) Na adolescência, não se desenvolve algo novo no pensamento do indivíduo.

 

(   ) Na adolescência, o pensamento por conceitos se desenvolve, independente do indivíduo ter acesso ou não à escolarização.

 

(   ) Ao adolescente, são dadas as possibilidades de desenvolvimento do pensamento por meio de conceitos.

 

(  ) A comunicação íntima, atividade-guia desse período, diz respeito ao estabelecimento de relações pessoais íntimas entre os adolescentes e à atividade de comunicação entre os pares.

 

A alternativa que representa a sequência correta é:


V – V – F – V – F.


F – F – V – F – V.


V – F – F – V – V.


F – F – F – V – V.


F – V – F – V – F.

São as condições históricas presentes na sociedade e na cultura na qual o sujeito está inserido que possibilitam que ele vivencie a infância, a adolescência e a idade adulta de determinada maneira. Para Leontiev (2004) e Elkonin (1987), cada estágio de desenvolvimento é caracterizado por certo tipo de relação da criança com a realidade. Isso é o que os autores denominam de atividade principal ou atividade-guia. Quanto a esse conceito, tais autores entendem que atividade-guia é


definida como o entrecruzamento entre pensamento e linguagem.


a atividade de estudo/atividade de trabalho.


aquela para a qual a criança dedica a maior parte do seu tempo.


sempre a mesma em cada período do desenvolvimento, independentemente da cultura na qual o sujeito está inserido.


aquela que reorganiza os processos psíquicos da criança, em uma dada fase do desenvolvimento, que impulsiona o desenvolvimento do indivíduo.

A aprendizagem significativa ocorre quando o novo conceito aprendido passa a fazer parte de uma rede de conceitos, de um todo coerente de conteúdos. A partir do conceito de aprendizagem significativa, o professor pode propor metodologias e estratégias que objetivem desenvolver o interesse dos alunos pelo conteúdo que será exposto. Sobre o conceito de aprendizagem significativa exposto no texto (indicado na orientação de estudos), analise as asserções a seguir:

I.   As relações feitas pelo professor do conteúdo exposto com os demais conceitos e ideias estudados anteriormente pelo aluno podem contribuir para gerar a aprendizagem significativa.

II.    A repetição das tarefas é um dos fatores que contribui para a aprendizagem significativa.

III.   A memorização de conteúdos gera uma aprendizagem significativa.

IV.   A aprendizagem torna-se mais significativa para o aluno quando o conteúdo é exposto de forma contextualizada.

É correto o que se afirma em:


III, apenas.


I e II, apenas.


I e IV, apenas.


I, apenas.


I, II e IV, apenas.

Aprendizagem e desenvolvimento são dois processos distintos. Didaticamente, estudam-se os dois processos de forma separada. Pelo fato de, na prática, esses dois conceitos estarem interligados, é difícil falar de um processo sem mencionar o outro. Especificamente acerca do processo de desenvolvimento humano, analise as assertivas a seguir:

I.   O processo de desenvolvimento maturacional é estritamente biológico e não depende de um processo de aprendizagem.

II.   O desenvolvimento engloba o processo da aquisição da linguagem.

III.  O desenvolvimento não engloba o processo de mudança do pensamento concreto para o pensamento abstrato.

IV.  O desenvolvimento engloba as mudanças nas relações sociais e na dimensão afetiva da vida da criança.

V.   É consenso entre os pesquisadores que os estágios de desenvolvimento seguem uma sequência ordenada.

 

É correto o que se afirma em:


II e V, apenas


I, II e IV, apenas.


II e IV, apenas.


II, IV e V, apenas.


I e IV, apenas.

A Psicologia da Educação ou a Psicologia Educacional é uma subárea da Psicologia. É composta por um conjunto de saberes produzidos sobre o fenômeno escolar. Assim como na Psicologia, de forma geral, na Psicologia da Educação, em específico, também temos uma diversidade de concepções e abordagens. Atualmente, defendemos uma concepção crítica de Psicologia da Educação.   

 

ANTUNES, M. A. M. Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 12, n. 2, p. 469-475, Dez. 2008 (adaptado).

 

Sobre a concepção crítica de Psicologia Escolar adotada em nosso estudo, podemos afirmar que: 


Defendemos que a Psicologia da Educação, ou Psicologia Escolar, deve buscar desvelar a realidade e alicerçar seu compromisso com a transformação social e com a formação humana em suas máximas potencialidades.


A aplicação de escalas de inteligência auxilia o psicólogo na definição de quem está ou não apto para o aprendizado.


Nossa perspectiva entende que o enquadramento clínico-terapêutico deve se basear em um modelo médico, o da Psicologia Clínica.


É preciso compreender a família a qual a criança pertence. Grande parte das vezes, as dificuldades de aprendizagem ocorrem em crianças que possuem famílias desestruturadas.


Defendemos que as dificuldades de aprendizagem são causadas por disfunções orgânicas que podem ser localizadas na criança que não aprende.

Os estudos de Vigotski demonstram que a escola, sendo uma das principais fontes de aprendizagem para a criança, tem papel diretor no desenvolvimento humano. A educação escolar não apenas influencia o desenvolvimento, mas o orienta. Para Vigotski, o professor age diretamente no desenvolvimento psicológico dos alunos, ao atuar como mediador entre o aluno e o conhecimento. A partir desse pressuposto, o autor propõe que o ensino escolar deve ser orientado para a área do desenvolvimento iminente, e não para o nível de desenvolvimento real. Analise as alternativas e assinale a que melhor demonstrar qual é a implicação educacional desse pressuposto. 


Esse pressuposto demonstra as atividades pedagógicas planejadas e sistematizadas propostas pelo professor; não interfere no desenvolvimento das funções psicológicas.


Esse pressuposto demonstra que o nível de desenvolvimento real é pouco importante no desenvolvimento cognitivo da criança.


Esse pressuposto demonstra que são as atividades pedagógicas propostas pelo professor que, ao atuarem na área do desenvolvimento iminente do aluno, promovem o desenvolvimento das funções psicológicas.


Esse pressuposto demonstra que o professor deve aguardar o amadurecimento das funções psíquicas dos alunos para, então, ensinar os conteúdos.


Esse pressuposto demonstra que o ensino escolar deve ser voltado para os conceitos cotidianos.

Piaget entende que o desenvolvimento cognitivo da criança ocorre em estágios de desenvolvimento que possuem características específicas. O denominado estágio pré-operatório, também chamado de pré-operacional, vai dos 2 aos 7 anos, aproximadamente. Segundo Piaget, nesse período, a inteligência da criança é caracterizada pela lógica pré-operatória. Uma das principais características desse estágio é o desenvolvimento de uma função essencial do pensamento humano: a função simbólica. Sobre a teoria de Piaget a respeito do desenvolvimento da função simbólica, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

 

(   ) Com o desenvolvimento da função simbólica, a criança passa a ser capaz de substituir um objeto por uma representação deste.

 

(   ) O desenvolvimento da função simbólica cria as condições para a aquisição da linguagem.

 

(   ) Mesmo com o desenvolvimento da função simbólica, a criança ainda não é capaz de imitar um objeto ou alguém na ausência do modelo.

 

(   ) Função simbólica é a capacidade de pensar sobre o próprio pensamento.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


V – V – V – F


V – F – F – F


F – V – F – F


F – F – V – V


V – V – F – F

Diferentes autores buscaram definir o que é aprendizagem e estabelecer sua importância para o processo de formação humana. Cada teoria possui uma visão específica a respeito de como o homem aprende e se desenvolve. Apesar disso, podemos destacar, de forma geral, alguns aspectos a respeito do processo de aprendizagem. Sobre a aprendizagem, de forma geral, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.

I -  A aprendizagem está relacionada à estabilidade e ao enriquecimento do que foi aprendido;

II – A aprendizagem está relacionada às condições concretas de trabalho do professor.

III – A aprendizagem está relacionada à qualidade da interação ensinante-aprendente;

IV - A aprendizagem está relacionada exclusivamente às capacidades cognitivas do aluno.


III, apenas.


 I, II e III, apenas.


I, apenas.


I e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.

Existem diferentes definições a respeito do que é aprendizagem e de quais são suas características. De forma geral, entendemos que aprendizagem é o processo pelo qual uma pessoa se apropria dos conhecimentos que foram construídos pela humanidade ao longo da história. A aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. Carmo (2012) destaca algumas formas de aprendizagem, explicitando a aprendizagem por ensaio-e-erro, também chamada de aprendizagem por tentativa-e-erro. Sobre essa forma de aprendizagem, analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

 

(   ) A aprendizagem por tentativa-e-erro se caracteriza pela busca aleatória da solução de um problema.

 

(   ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode implicar frustração e desmotivação do aluno, o que a torna, portanto, não indicada para o contexto escolar.

 

(   ) A aprendizagem por tentativa-e-erro pode contribuir para que o aluno chegue à solução de um problema de forma autônoma.

 

(   ) Quando ocorre de forma sistematizada e planejada, a aprendizagem não mais  pode ser denominada de aprendizagem por tentativa-e-erro.

 

A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F – F – V – F.


V – V – V – F.


F – V – V – F.


V – F – V – F.


V – F – V – V.

Em nível ontogenético, a personalidade humana é resultado de dois processos distintos de desenvolvimento. Por um lado, é resultado do processo de hominização. Por outro, é resultado de um processo histórico e cultural de desenvolvimento, do processo de humanização que se dá pela apropriação da cultura. Sobre a formação ontogenética humana, analise as assertivas a seguir:

  I.          O processo ontogenético de formação humana é, em essência, um processo de aprendizagem.

 II.          A criança já nasce humanizada. O que ela ainda precisa adquirir é o processo de hominização.

 III.          A personalidade humana é resultado dessa complexa interação entre desenvolvimento biológico e cultural.

 IV.          Para que uma criança se desenvolva em suas máximas potencialidades, ela precisa se apropriar da cultura.

  V.          O desenvolvimento ontogenético é caracterizado pelo desenvolvimento físico e neurológico da criança.

 

É correto o que se afirma em:


I , III e V, apenas.


I, III, IV, apenas


I, II, III, V, apenas.


III e IV, apenas.


I e III, apenas.