PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


Nas instalações de uma rede PROFIBUS DP nos deparamos com as características físicas do cabo de comunicação. Uma de suas características é a resistência de loop. Para determina-la, fecha-se o circuito em uma das extremidades, através de um curto-circuito, e mede-se a resistência nos terminas da outra extremidade, com o auxílio de um multímetro. Esse valor é aplicado em uma fórmula, determinado assim a resistência de loop.

Para essa rede em questão, utilizando-se um cabo Tipo A, a resistência de loop tem que ser aproximadamente igual a:


155 Ω.


150 Ω/km.


180 Ω/km.


110 Ω/km.


250 Ω.

A respeito das redes industriais e de suas tecnologias e protocolos, analise as assertivas a seguir:

I - O barramento, também chamado de token, é um símbolo na comunicação entre diversos dispositivos, onde somente o dispositivo mestre envia mensagens no barramento e os outros somente recebem as ordens.
II - Com o sistema PROFIBUS PA, a medição e o controle podem ser transmitidos por uma linha contendo um par de fio simples para comunicação e outro par de fio simples para alimentação em corrente contínua. A rede também permite a manutenção e a conexão/desconexão de equipamentos até mesmo durante a operação sem interferir em outras estações.
III - O protocolo de comunicação da PROFIBUS PA é o mesmo do PROFIBUS DP.
IV - Os protocolos de redes industriais são desenvolvidos para atuar nos níveis de controle da automação, por isso utilizam um padrão elétrico de comunicação de acordo com o local. É possível, em algumas redes, utiliza-la até mesmo em áreas classificadas junto com componentes que sejam aprovados e certificados por órgãos competentes.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

Apenas a sentença II é falsa.
Apenas a sentença II é verdadeira.
Apenas as sentenças III e IV são verdadeiras.
Apenas a sentença I é falsa.
Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.

Controlador Lógico Programável (CLP), do inglês Programmable Logic Controller (PLC), é um dos controladores mais utilizados na indústria. Conceitualmente, CLP é um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas ou processos industriais. Mais especificamente, é um computador especializado. Como são divididas as partes fundamentais de um CLP?


Entrada e saídas digitais.


Entrada, Processador e Saída.


Entrada analógica e saída analógica.


Apenas em Unidade Central de Processamento.


Entrada, Unidade Central de Processamento e Saída.

A linguagem de Lista de Instruções (LI), comumente referenciada também pelo nome original da língua inglesa, Instruction List (IL), define mnemônicos (auxiliar de memória). Os mnemônicos representam operações lógicas booleanas e comandos de transferência de dados. A LI é a linguagem ideal para resolver problemas simples e pequenos, em que existem poucas quebras no fluxo de execução do programa. É, portanto, particularmente adequada para CLPs de pequeno porte. Essa característica de programação é bem conhecida na computação como:


Assembly.


C++.


Visual Basic.


C.


PASCAL.

A fase  de viabilidade FEL-2 (Feasibility) tem o objetivo de determinar o melhor esquema de fluxo técnico e econômico associado à tecnologia, aos sistemas de apoio necessários e a um plano de plotagem suficientemente detalhado para apoiar o desenvolvimento de uma estimativa de custo.

As estratégias incluem:


cronograma definitivo.


plano de execução do projeto da fase EPC (Engineering, Procurement and Construction - Engenharia, Compras e Construção).


formação, comissionamento e planos de inicialização.


envio de permissões para órgãos reguladores.


lista de especificações preliminares do equipamento dimensionado. 

Na fase de definição FEL-3 (Definition), normalmente, é exigido apresentar à direção um projeto que tenha a combinação certa de risco global e desempenho econômico.

As estratégias incluem:


relatório da análise de riscos de processos.


seleção de tecnologia.


programa preliminar do projeto.


lista de especificações preliminares do equipamento dimensionado. 


plano de execução do projeto da fase EPC (Engineering, Procurement and Construction - Engenharia, Compras e Construção).

De acordo com o ambiente de programação Zelosoft2, responda:


4_4.JPG

Em qual opção se encontram os relés ou contatos auxiliares?


4_4_C.JPG


4_4_D.JPG


4_4_A.JPG


4_4_B.JPG


4_4_E.JPG

O programa foi editado no software Zielo, utilizando um temporizador, veja as figuras a seguir:


4_8.JPG

De acordo com o ambiente de programação, marque a opção que representa o funcionamento e o comportamento da saída Q1.


A saída de Q1 sempre é acionada quando I1 é desenergizado. 


Energiza com o pulso de I1, depois de 5s é desligado Q1.


O pulso de Q1 é ativo quando se passa 5s. 


A saída Q1 desenergiza com o pulso de I1.


A saída Q1 sempre é acionada quando I1 está energizado.

O diagrama funcional Grafcet permite descrever os comportamentos de um automatismo em função das informações que recebe. O Grafcet não pretende minimizar as funções lógicas que representam a dinâmica do sistema, pelo contrário, o seu potencial reside na imposição de um funcionamento rigoroso, evitando, dessa forma, incoerências, bloqueios ou conflitos durante o funcionamento dele.

Veja a figura e responda:

9_8.JPG

 

Como se chama a etapa que está marcada de vermelho?


Transição.


Receptividade.


Elemento.


Mudança.


Troca.

O circuito eletrônico usado é padrão para a maioria das malhas de controle, independente da variável sendo medida ou manipulada.

 

 Acerca do controlador de ação direta, verifique as assertivas seguir:

 

 

I) Um controlador de ação direta é um controlador de malha fechada, cuja saída variável de controle aumenta em resposta a um aumento na variável de processo.

II)  Um exemplo de aplicação de controlador de ação direta é um sistema de resfriamento de ar.

III) Um controlador de ação direta é um controlador de malha fechada, cuja saída variável de controle diminui em resposta a um aumento na variável de processo.

 

Está(ão) correta(s):


Apenas a III.


Apenas a I.


Apenas a II.


I e II.


II e III.

Páginas: 123