PROJETO ARQUITETÔNICO


Leia atentamente o texto a seguir: "... segundo a NBR ISO 10209-2 (ABNT, 2005), é a representação na qual qualquer linha de projeção faz três ângulos iguais em relação aos  eixos de coordenadas. Esse tipo de perspectiva se estrutura a partir de três eixos perpendiculares entre si que, ao serem projetados, formam ângulos iguais. Dessa forma, as medidas dos objetos podem ser marcadas diretamente em cada eixo, na escala desejada, permitindo-se uma rápida visualização do aspecto tridimensional do objeto."

O texto em questão se refere a:


Perspectiva Axonométrica
Perspectiva cônica
Perspectiva Bimétrica
Perspectiva cavaleira
Perspectiva Isométrica

Entende-se por programa de necessidades:


Levantamento quantitativo de todos os materiais utilizados no projeto, bem como as informações necessárias à sua aquisição.
Características, condições ou requisitos normatizados exigidos para as matérias primas e materiais de construção;
Descrição de todos os materiais de construção a serem utilizados, bem como a indicação acerca de onde devem ser aplicados e as técnicas exigidas ao seu emprego
Avaliação detalhada dos custos dos serviços, dos materiais, da mão de obra e das taxas relativas à obra.
Documento que contém a relação dos setores que compõem o projeto, as necessidades de cada ambiente, além de características gerais e de requisições especiais de cada área

A diferença entre o terreno e o piso é conhecida como:


Embasamento
Cumeeira
Revestimento
Pé direito
Peitoril

O símbolo elétrico mostrado abaixo representa: 


Tomada dupla
Tomada alta
Arandela
Tomada no piso
Quadro distribuidor de luz

Analise as afirmativas a seguir, relativas ao uso de escalas no desenho arquitetônico.

 

I. Para cada escala há um nível de detalhamento adequado. Veja a relação: quanto menos o objeto real for reduzido, maior será o nível de detalhes.


II. Não se utilizam escalas de ampliação em desenho arquitetônico


III. Quando aplicada a escala de 1/100, o desenho é cem vezes menor do que o objeto real, ou seja, cada parte foi reduzida cem vezes. 


IV. As escalas mais utilizadas para plantas de situação são: 1/200, 1/500 e 1/1000 e 1/2000


Conclui-se que:


Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas a afirmativa II está correta

O símbolo elétrico mostrado abaixo representa:


Tomada alta
Quadro distribuidor de luz
Tomada no piso
Tomada para telefone
Arandela

Com relação às rampas, qual deverá ser a distancia a ser observada para a colocação de patamares?


A cada 70 m
A cada 20 m
A cada 50 m
A cada 90 m
A cada 10 m

De acordo com a NBR 6492, todas as pranchas (ou folhas) devem apresentar um carimbo com determinadas informações sobre o desenho a ser interpretado. Marque a opção cuja informação não é pertinente ao carimbo.


Identificação do empreendimento e do título do desenho
Autor do desenho e do projeto.
Quantidade e tipo de máquinas a serem utilizadas no empreendimento
Identificação da empresa e/ou do profissional responsável pelo projeto escala do desenho.
Escala do desenho. Em caso de vários desenhos na folha com escalas diferentes, deve-se escrever “escalas indicadas”, e cada desenho deve indicar a escala logo abaixo

Todo aquele que se dedica ao estudo de desenho técnico, seja qual for a especialidade, deve ter amplos conhecimentos sobre escalas e prática no seu emprego. A necessidade do emprego de uma escala na representação gráfica surgiu da impossibilidade de representarmos, em muitos casos, em grandeza verdadeira, certos objetos cujas dimensões não permitem o uso dos tamanhos de papel recomendados pelas Normas Técnicas. Nesses casos empregados escalas de redução; quando necessitamos obter representações gráficas maiores que os objetos utilizamos escalas de ampliação. Assim, os objetos podem ser desenhados com suas dimensões ampliadas, iguais ou reduzidas. No desenho de arquitetura geralmente só se usam escalas de redução a não ser em detalhes, onde parece algumas vezes a escala real.

A escolha de uma escala deve ter em vista:

I-             Tamanho do objeto a representar;

II-            As dimensões do papel;

III-           A clareza do desenho;

IV-          Apenas as dimensões do papel

V-           Apenas as dimensões do objeto.

Estão corretas as alternativas:


I e III
 I, II e III
I, II e IV
I e II
III, IV e V

Há ainda duas formas principais de cotagem considerando a disposição e a apresentação das cotas:  as cotas em cadeia e a cotagem por elemento de referência. Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta:

 

 I.        As cotas em cadeia, método que deve ser utilizado, segundo a NBR 10126 (ABNT, 1987), somente quando o possível acúmulo de tolerâncias não comprometer a necessidade funcional das partes.


II.        Nas cotas em cadeia, segundo a NBR 10126 (ABNT, 1987), devem ser utilizadas quando um número de cotas da mesma direção se relaciona a um elemento de referência.


III.        Na cotagem por elemento de referência, segundo a NBR 10126 (ABNT, 1987), devem ser utilizadas quando um número de cotas da mesma direção se relaciona a um elemento de referência.


IV.        Na cotagem por elemento de referência deve ser utilizado, segundo a NBR 10126 (ABNT, 1987), somente quando o possível acúmulo de tolerâncias não comprometer a necessidade funcional das partes.


 

Está correta a alternativa:



I e II
I e III
I, III e IV
III e IV
II,III,IV
Páginas: 1234567