PRÁTICA LABORATORIAL DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I


Analise as afirmativas a seguir em relação aos agregados destinados ao concreto.

Assinale a alternativa CORRETA.

 

 


Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


Apenas as afirmativas II e III estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.


Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Uma sapata com volume de 2 m3 será executada com concreto de traço 1:2:3 em massa seca de cimento e agregados, e com consumo de cimento de 400 kg/m3 . O agregado miúdo a ser utilizado na concretagem apresenta massa unitária seca de 1250 kg/m3 e é disponibilizado no canteiro com umidade de 3%. Ensaios com esse agregado indicaram, para essa umidade, um inchamento de 25%.

O volume de areia úmida necessário para a concretagem da sapata é:

 


1,6 m


1,0 m3 


1,8 m3 


0,8 m3


2,4 m

Qual a massa de água necessária para conferir a 130 kg de uma areia seca um inchamento de 28%, sabendo-se que:

· I = 0% -----------> μ = 1,51 kg/dm3

· I = 28% ------------> μh = 1,24 kg/dm3

· Massa específica = 2,65 kg/dm3

 


Vágua = 6,94 Kg


Vágua = 4,64 Kg


Vágua = 6,84 Kg


Vágua = 6,64 Kg


Vágua = 8,64 Kg

Material, geralmente pulverulento, tem a finalidade de aglutinação de outros materiais, influenciando a resistência do material resultante. Em contato com água, forma uma pasta, a qual é moldável e maleável, permitindo o fácil manuseamento do material.

 


Areia catalizadora.


Materiais Isolantes.


Aglomerantes.


Agregados.


Catalizadores.

Impurezas ou substâncias nocivas são constituintes minoritários dos agregados, mas podem prejudicar as propriedades dos concretos e das argamassas (como a trabalhabilidade, a pega e o endurecimento) e suas características de durabilidade. Segundo a NBR 7211:2009 as substâncias nocivas dos agregados, correlacione a coluna 2 com a coluna 1:

 

 


5, 2, 3, 4, 1.


5, 2, 3, 1, 4.


2, 5, 3, 4, 1.


5, 3, 2, 1, 4.


2, 3, 4, 5, 1.

Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1 – Massa específica real dos grãos
2 – Massa específica aparente
3 – Peso unitário
4 – Inchamento das areias
5 – Absorção

(    ) é o peso da unidade de volume, isto é, incluindo neste os vazios, permeáveis ou impermeáveis.
(    ) é a massa da unidade de volume, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos.
(    ) a experiência mostra que a água livre aderente aos grãos provoca o afastamento entre eles.
(    ) é o peso da unidade de volume aparente, isto é, incluindo no volume os vazios entre os grãos.
(    ) é o teor de umidade no estado saturado, superfície seca.

 


1 - 3 - 4 - 5 - 2


2 - 1 - 4 - 3 - 5


2 - 4 - 1 - 3 - 5


1 - 4 - 5 - 2 - 3


1 - 2 - 4 - 5 - 3

Uma jazida de agregados teve amostras de sua areia ensaiadas, obtendo-se para a massa unitária do material seco o valor de 1400 kg/m³. No ensaio de inchamento, o valor inferido para o inchamento médio foi de 30 %, sob a umidade crítica de 5,0 %. Sabendo-se que o fornecedor entregou na obra um volume de 13 m³ dessa areia com umidade aproximadamente igual à crítica, a massa de areia seca disponível para a concretagem existente nesse volume é aproximadamente de:

 


10.000 kg


16.000 kg


14.000 kg


20.000 kg


  7.000 kg

Uma caixa de base quadrada com 0,5 m de lado e 0,4 m de altura está cheia de areia seca. Qual o crescimento de altura que deve sofrer a caixa se tiver que armazenar a mesma quantidade de areia, porém umedecida, com CI = 1,25?

 

 


0,1 m


0,4 m


0,3 m


0,2 m


0,5 m

O comportamento e a durabilidade das estruturas de um pavimento estão intrinsecamente relacionados com as características dos agregados utilizados na sua produção, sendo uma delas a composição granulométrica. Em relação ao conteúdo granulometria dos agregados, é correto afirmar que:

 


O filler, material utilizado em misturas asfálticas a quente, é caracterizado por ser um material fino e possuir diâmetro de partículas na sua grande maioria entre 0,60mm a 0,075mm.


O agregado tipo macadame é aquele que possui partículas de tamanho variado, apresentando curva granulométrica desuniforme, condição material ideal para impermeabilização do revestimento betuminoso.


Agregados denominados granulometricamente de graúdos são os mais indicados e utilizados na produção de lama asfáltica, devido a sua reduzida área específica, fator este que conduz a um menor consumo de material betuminoso na mistura.

 


O agregado graúdo que recebe a denominação de graduação aberta é caracterizado como sendo um material mal graduado e contínuo, que apresenta finos suficientes para preencher os vazios de uma mistura asfáltica.


As curvas granulométricas de agregados uniformes apresentam formato semelhante ao símbolo matemático integral   sendo esta curva alongada na vertical; curva típica de agregado do tipo macadame.

A distribuição granulométrica dos agregados é uma de suas mais importantes características físicas. A subdivisão da graduação em algumas classes auxilia na distinção de tipos de misturas asfálticas, por exemplo. A determinação das dimensões das partículas e das proporções relativas em que elas se encontram é representada, graficamente, pela curva granulométrica. Analisando a curva granulométrica mostrada na figura abaixo, podemos chegar à conclusão que se trata de agregados de graduação:

 


Uniforme.


Aberta.


Bem graduada.


Descontínua.


Densa.

Páginas: 123