PERÍCIA CONTÁBIL


O objetivo da perícia é a produção de prova pelo perito, através de laudo pericial, sobre o assunto em litígio. É através de Laudos Periciais, que o perito lavra e disponibiliza para o juiz e as partes envolvidas o resultado do processo analisado. Diante do exposto, assinale a alternativa correta que identifica o conhecimento que o perito necessita ter para alcançar o objetivo proposto.


O perito precisa estudar, com todo o cuidado o processo para conhecer primeiro o objeto da perícia e seu objetivo e somente após estabelecer as metodologias que irá utilizar no caso.


O Perito precisa extrapolar todos os seus limites para que se possa atender o imposto pela própria norma.


Para que se alcance o objetivo o perito precisa unicamente conhecer o objeto a ser analisado.


O perito deverá realizar uma pesquisa e logo em seguida posicionar-se mediante o caso, dando o seu parecer.


No atendimento rápido e eficaz de um perito é necessário que se faça rapidamente um laudo com o seu parecer analisando exclusivamente o objetivo.

É nesta parte do processo que começa o diálogo do perito com o juiz. O perito deve fazer um breve relato da ação que deu origem à perícia. Deve-se ressaltar que este resumo muitas das vezes, já se encontra nos autos. Dessa maneira, não deve o perito extender-se em seu relato.

 

O texto acima está relatando o procedimento do trabalho pericial. Assinale a alternativa correta que relaciona a assertiva.


Parecer pericial.


Síntese do objeto da perícia.


Quesitos.


Metodologia do trabalho pericial.


Diligências.

A arbitragem é uma alternativa junto ao poder judiciário que se utiliza para esclrecer processos que tendem a ter dirieitos patrimoniais envolvidos. Assim, é correto afirmar que:


Pode ser Utilizada em qualquer tipo de demanda.


O Juiz Arbitral nunca vai precisar do auxílio de um perito contábil, já que é um especialista e tem conhecimento suficiente para decidir sobre qualquer assunto


As causas resolvidas na arbitragem devem ser de conhecimento público, ou seja, não podem correr em segredo de justiça.


Os Processos são mais demorados que na justiça estatal, no entanto, sem custo é menor.


O árbitro poderá se valer dos mesmo mecanismos da justiça comum, ouvir testemunhas e determinar diligências.

Analise as afirmativas abaixo e classifique-as com Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(  ) Quanto aos quesitos de esclarecimentos, aqueles que poderão ser formulados pelo juiz ou pelas partes a fim de que o perito esclareça determinados itens do Laudo Pericial, não serão objetos de novos honorários, devendo o perito, ao elaborar sua proposta inicial prever a possibilidade de sua existência. Esses quesitos surgem após a entrega do Laudo Pericial.

(  ) Os quesitos suplementares que surgirem no processo, o perito deverá manifestar-se já na sua proposta inicial de honorários sobre eles, declarando claramente que tal orçamento não os contempla e, que caso surjam, provocará elaboração de nova proposta. (F) Somente o juiz poderá solicitar quesitos de esclarecimentos, aqueles formulados quando o processo já está nas mãos do perito, a fim de que o mesmo esclareça determinados itens do laudo pericial.

(  ) O planejamento das horas a serem gastas não implica num desvio mínimo quando da realização da perícia e, consequentemente, abrido brechas para um solicitação de revisão de honorários.

 

Assinale a alternativa que corresponde a sequencia correta.


V,F,F,F.


V,V,F,F.


V,F,V,F.


F,F,V,F.


F,V,V,F.

(IBFC/PC RJ) Quando se tratar de laudo pericial contábil assinado em conjunto pelo(s) perito- contador e perito(s) - contador(es) assistente(s), de acordo com a NBC TP 01- Pericia Contábil, pode- se afirmar que: 


O laudo pericial contábil pode ser assinado em conjunto com o perito- contador assistente somente após a anuência das partes do processo.


Quando o laudo pericial contábil é assinado em conjunto pelo perito- contador e perito-contador assistente, há responsabilidade solidária sobre o referido documento.


O laudo pericial contábil em nenhuma circunstância pode ser assinado em conjunto com o perito- contador assistente.


O laudo pericial contábil, mesmo quando elaborado em conjunto com o perito- contador assistente, somente pode ser assinado pelo perito- contador.


Quando o laudo pericial contábil é assinado em conjunto pelo perito- contador e perito- contador assistente, somente o perito- contador é responsável pelo documento.

O processo de planejamento é tratado pelo Conselho Federal de Contabilidade – Norma NBC TP 01, por meio da Resolução n° 1.243/09. Essa norma alcança a perícia que acontece no ambiente judicial, extrajudicial e arbitral. Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo da norma que está sendo tratada.


Auxiliar o perito e os assistentes a definirem os planos de trabalho, detalhamento dos procedimentos e as técnicas da perícia que serão aplicadas em cada caso através do programa de trabalho.


Direciona a elaboração dos quesitos, quando estes não estão devidamente anexados ao processo.


Notifica o perito assistente a acompanhar diretamente todo o processo em execução.


Consolida os procedimentos diante do planejamento que será executado.


Orienta as diretrizes que serão utilizadas nas diligências.

CFC / 2012) De acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil, o planejamento deve ser elaborado com base nos quesitos e/ou no objeto da perícia. Em relação aos objetivos do planejamento da perícia, julgue os itens abaixo como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e, após assinale a opção que corresponde a sequência correta.

 (  )  Conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à relação da verdade, a qual subsidiara o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.

(  ) Definir a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem realizados, em consonância com o objeto da perícia, os termos constantes da nomeação dos quesitos ou da proposta de honorários oferecida pelo perito.

(  ) Estabelecer condições para que o trabalho seja cumprido no prazo estabelecido.

(  ) Identificar a legislação aplicável ao objeto da perícia.

(  ) Identificar fatos que possam vir a ser importantes para a solução da demanda de forma que não passem despercebidos ou não recebam a atenção necessária.


F,V,V,F,F.


V,F,F,F,F.


V,V,V,V,V.


F,F,F,F,V.


V,F,V,F,F.

De acordo com a Norma Brasileira NBC TP 01. O objetivo do planejamento da perícia é :

Assinale a alterativa correta.


Conhecer o objeto da perícia, a fim de permitir a adoção de procedimentos que conduzam à revelação da verdade, a qual subsidiará o juízo, o árbitro ou o interessado a tomar a decisão a respeito da lide.


Identificar potenciais problemas e riscos que possam vir a ocorrer no final do laudo elaborado e entregue ao juiz.


Identificar fatos que possam vir a ser importantes ou não para a solução da demanda de forma que possam ser despercebidos. 


Definir a natureza, sem levar em consideração a oportunidade e a extensão dos exames a serem realizados, em consonância com o objeto da Perícia, os termos constantes da nomeação, dos quesitos ou na proposta de honorários oferecida pelo Perito-Contador ou o Perito-Contador Assistente; 


Estabelecer condições para que o trabalho seja realizado, mesmo que fora do prazo estabelecido.

Dentre os tipos de perícias contábeis que temos, uma delas tem a característica de ser célere e podendo ser menos onerosas. Por depender apenas do conhecimento técnico e da vontade das partes em resolver a questão rapidamente.

Assinale a alternativa correta em relação à perícia contábil que está sendo tratada na afirmativa acima.


Perícia Judicial.


Perícia Extrajudicial.


Perícia Judicial em fase preliminar.


Perícia Arbitral.


Perícia Judicial em fase final.

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar ao juiz elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil. Referem a provas periciais produzidas pelo perito:

Assinale a alternativa correta.


Exame, indagação e verificação.


Entrevista, arbitramento e inspeção.


Inspeção, avaliação e circularização.


Avaliação, testemunha e conferência de cálculos.


Arbitramento, exame e certificação.

Páginas: 12345678910
1112