ORGANIZAÇÃO MACRORREGIONAL DO ESPAÇO MUNDIAL


Tendo em vista, os estudos sobre a OMC, julgue as afirmativas abaixo com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

(  ) - A organização tem sua sede localizada em Paris e foi criada para substituir o Pacto de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial.

(  ) - A OMC agrega todos os países da África, da Europa e da América, com exceção do Caribe.

(  ) - A OMC favorece o protecionismo diminuindo as restrições das transações comerciais internacionais.

(  ) - A OMC herdou do GATT um conjunto de princípios que fundamentam a regulamentação multilateral do comércio.

 

A sequência correta está respectivamente contida em:


V, F, F, V.


F, V, F, V.


F, F, F, V.


V, F, V, F.


F, F, F, F.

Considerando os temas que implicam na introdução de considerações, de ordem ambiental no processo de decisão econômica, com vistas no desenvolvimento através do uso racional dos recursos naturais analise as afirmativas abaixo.

I- As normas e regulamentações ambientais, apesar de serem concebidas em âmbito nacional, podem se expandir à esfera internacional, como parte de acordos multilaterais.

II- Uma importante dimensão do problema ambiental é seu impacto transfronteiriço, o que permite que medidas tomadas em um país tenham reflexos em outros países.

III- Algumas medidas política comercial podem ser tomadas como objetivos ambientais, como por exemplo a proibição de comercialização de produtos de espécies em extinção.

IV- A regulação da biodiversidade pela Sistema Geral de Preferências (SGP), vem garantindo efetivamente o cumprimento legal da política ambiental brasileira.

É correto o que se afirma em:


I, II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


II e III, apenas.


I, apenas.

A APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, surge em decorrência do desenvolvimento econômico alcançado pelas nações asiáticas da região do Pacífico. Dentre os seus aspectos estratégicos, notam-se alguns positivos e outros negativos. Sobre os aspectos positivos, pode-se destacar:

 

I. Aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong.

II. O desenvolvimento das economias dos países-membros expandindo seus mercados.

III. O pouco valor em relação à Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial. 

IV. A grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países-membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá.

V. O crescimento da Austrália como exportadora de matérias-primas para outros países-membros do bloco.

 

Está correto o que se afirma em:


II, III, V.


III, IV, V.


I, II, V.


I, III, IV.


I, II, III, IV, V.

        https://www.umsabadoqualquer.com/wp-content /uploads/2009/01/charge41.jpg- Acesso em 21/02/22.

 

A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. o resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os diversos blocos econômicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 120).

 

Considerando o texto acima e o que foi estudado, julgue em V ou F, as alternativas que apresenta vantagens da criação dos blocos econômicos para os países integrantes:

 

(   ) Expansão das trocas comerciais entre os países integrantes.

(   ) Redução ou isenção de taxas alfandegárias para determinados produtos.

(   ) Fortalecimento dos países membros em negociações internacionais extrabloco.

(   ) Estímulo da estruturação de cadeias produtivas intra-blocos.

(   ) Transferência de tecnologia.

 

A sequência correta está em:


F, V, F, V, V.


F, F, F, F, F.


F, V, F, V, F.


V, V, V, V, V.


V, F, V, F, V.

 

Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência cada vez maior de fluidez de informações, mercadorias, e do próprio capital: 

 

I. O atual modelo assumido pela economia mundial coloca países subdesenvolvidos e desenvolvidos em um mesmo patamar socioeconômico e cultural.

II. Atualmente, a globalização extrapola as relações comerciais e financeiras, sendo que as pessoas estão cada vez mais interligado pela rede mundial de computadores (internet).

III. O neoliberalismo se caracteriza como uma doutrina que defende a ampla participação do Estado na economia.

 

Estão corretas as afirmações contidas em:

 


I, II e III


II.

 

 


I e II.


I e III.


II e III.

Considerado uma espécie de tributo, consiste na tomada compulsória de certa quantidade em dinheiro do contribuinte a título de “empréstimo”, para resgate em certo prazo, conforme as determinações estabelecidas por lei. Só pode ser instituído pela União.

As características acima descritas referem-se:


IPTU.


Renda per capita.


Empréstimo compulsório.


Moratória. 


Empréstimo consignado.

Durante o período de 1986 a 1991 foram implementados cinco planos de estabilização (Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II). Em relação às características dos planos, julgue as seguintes afirmações:

I- Todos fracassaram em virtude do excesso de demanda que prontamente se seguiu à estabilização dos preços;

II- Nenhum previa a proibição de toda e qualquer indexação;

III- Tinham por objetivo assegurar a estabilidade de preços concomitantemente a uma melhora na distribuição de renda;

IV- Provocaram, por seus efeitos acumulados, uma forte valorização na taxa real de câmbio entre o início de 1986 e o final de 1990;

V- Todos envolviam algum congelamento temporário de preços e foram lançados de surpresa.

São corretas as afirmações:


III, IV e V, apenas.


I, III, IV e V, apenas.


I, II e III, apenas.


II, IV e V, apenas.


I, IV e V, apenas.

“A bandeira azul, salpicada de estrelas douradas, já pode ser vista junto às bandeiras nacionais de alguns países europeus. É a bandeira da EU – sigla da União Europeia, união econômica e monetária que reúne quinze países da Europa. Em conferências internacionais, a posição da EU substitui a voz individual de seus associados. O valor do euro, moeda única, já vinha expresso nas mercadorias antes mesmo de entrar em circulação em janeiro de 2002. Nenhum bloco econômico atingiu ou pretende, por enquanto, atingir o grau de integração dos países da união Europeia. Foi preciso um longo caminho para chegar a essa situação.

(ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. São Paulo: Editora Ática, 2003. 251 p.)

 

Considerando o longo caminho histórico que foi necessário para constituição da União Europeia analise as afirmativas abaixo.

 

I-             No dia 18 de abril de 1951, a Alemanha e outros cinco países europeu fundaram a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA ou “Montanunion”), com o objetivo de coordenar a produção de ambos os produtos em nível suprarregional.

 

II-            O acordo assinado a 18 abril de 1951, criava as bases do que acabou se desenvolvendo na Comunidade Econômica Europeia e, mais tarde, União Europeia. Seus fundadores foram Bélgica, Holanda, Itália e Luxemburgo, Alemanha e França.

 

III-          Benelux teve sua criação em 1958 e foi extinta em 1992. A associação foi criada com o objetivo de estabelecer uma política de comércio exterior comum aos três países, que lhe permitisse negociar livremente produtos, trabalhadores, serviços e capital.

 

IV-          O Mercado Comum Europeu foi criado pelo Tratado de Roma, assinado em 1957, e previa que, em doze ou até quinze anos, estaria configurado o mercado comum. O mercado comum foi configurado em meados de 1968.

 

V-           O Tratado de Maastricht foi um marco no processo de unificação europeia, fixando que à integração econômica até então existente entre diversos países europeus se somaria uma unificação política. O resultado mais evidente foi a utilização do termo atual EU.

 

É correto o que se afirma em:


II, IV e V, apenas.


I e II, apenas.


I, II, III, IV e V.


II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.

É a forma mais simples de integração. É aquela na qual dois ou mais países reduzem as barreiras para as importações e exportações de bens e serviços de/ para os demais países do bloco. Importações e exportações de bens e serviços.

As características acima são referentes a forma de integração:


União aduaneira.


União econômica.


Área de livre comércio.


Mercado Comum.


 Integração Política.

No documento, Caracas “rechaça categoricamente as manobras e farsas antijurídicas (...) que pretendem vender a infame história sobre o não cumprimento pela Venezuela dos compromissos assumidos no Protocolo de Adesão ao Mercosul”. No dia 13 de agosto de 2016, o governo Brasileiro divulgou nota afirmando que os “membros-fundadores do Mercosul terão diante de si a complexa tarefa de definir as medidas jurídicas aplicáveis” contra a Venezuela, pelo fato de não ter cumprido todas as exigências necessárias para se incorporar ao bloco como membro pleno.

(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/08/1803567-venezuela-diz-que-brasil-argentina-e-paraguai-violam-tratados-do-mercosul.shtml. Acesso em: 22 ago. 2016).

Pode-se afirmar que que são membros fundadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul):


Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.


Brasil, Peru, Colômbia e Paraguai.


Brasil, Chile, Equador e Uruguai.


Brasil, Argentina, Peru e Chile.


Brasil, Chile, Peru e Colômbia.

Páginas: 1234567