MORFOLOGIA E FUNCIONAMENTO DOS SISTEMAS ORGÂNICOS


 

O corpo costuma ser seccionado ao longo de uma superfície aplanada chamada plano, dentre os planos de secção mais utilizados podemos citar o frontal. No que diz respeito as características do plano frontal, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Plano frontal também pode ser denominado de plano coronal;

II. Plano frontal se refere ao plano transversal que atravessa o corpo;

III. Plano frontal, forma ângulos retos com o plano mediano;

IV. Plano frontal divide o corpo em partes anterior e posterior.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III apenas.
I e IV, apenas
I e II, apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.

 

Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, se assemelhando à um paralelepípedo, conhecidos como planos de delimitação. Os planos verticais adjacentes aos lados do corpo são denominados de:

 


planos cefálico e caudal
planos cranial e podálico
planos lateral direito e esquerdo
planos ventral e podálico
planos anterior e posterior

O sistema linfático está intimamente ligado ao sistema cardiovascular, pois recolhe o excesso de líquido dos tecidos e o devolve ao sistema cardiovascular. Vasos linfáticos aferentes transportam a linfa até os linfonodos e os eferentes a transportam para fora deles. Os vasos eferentes coletores formam cinco grandes troncos linfáticos que desembocam nos ductos. O ducto que se origina na cisterna do quilo e drena a linfa da maior parte do corpo é denominado:


ducto linfoide
ducto colédoco
ducto torácico
ducto linfático direito
ducto linfático esquerdo

A cada batimento, o coração bombeia sangue para dois circuitos fechados – a circulação sistêmica e a circulação pulmonar. De acordo com conteúdo estudado e referências indicadas sobre os dois tipos de circulação, leia as afirmativas abaixo e responda a seguir.

I.    O lado esquerdo do coração é a bomba para a circulação sistêmica; O ventrículo esquerdo ejeta sangue para a artéria aorta, que se ramifica, enviando sangue para todos os órgãos do corpo.
II.    As vênulas levam sangue desoxigenado para fora dos tecidos, convergindo para formar as veias, trazendo o sangue de volta ao coração pelas veias cava anterior e cava posterior.
III.    O lado direito é a bomba para a circulação pulmonar; o sangue é ejetado do ventrículo direito para o tronco pulmonar, que se divide em artérias pulmonar direita e pulmonar esquerda, levando sangue aos pulmões.
IV.    O sangue oxigenado deixa os pulmões, fluindo pelas veias pulmonares para o átrio direito.

Estão corretas apenas as afirmativas:


I e IV.
I, II e IV.
I e III.
I, II e III.
I e II
Enquanto os ductos do sistema genital masculino armazenam e transportam espermatozoides, as glândulas sexuais acessórias secretam a maior parte da porção líquida do sêmen. Entre as glândulas sexuais acessórias estão:

Vesícula seminal, glândulas bulbouretrais e epidídimo.
Próstata, vesícula seminal e glândulas bulbouretrais.
Testículo, próstata e vesícula seminal.
Testículo, epidídimo e próstata.
Próstata, vesícula seminal e epidídimo.
Vários critérios são adotados para a classificação dos músculos. A maioria dos músculos é denominada de acordo com sua função ou com os ossos aos quais estão fixados.  Outros músculos são designados de acordo com a sua posição ou comprimento. Alguns músculos são classificados pelo seu diâmetro, desta forma, podemos dizer que é músculo chato o músculo que apresenta comprimento e largura maiores que a espessura. Assinale a alternativa que corresponda à um músculo chato.

quadrado lombar
reto femoral
reto abdominal
braquial
peitoral maior
Os órgãos de reprodução na mulher incluem os ovários, as tubas uterinas, o útero, a vagina e os órgãos externos, que constituem a vulva. Leia as afirmativas abaixo sobre o sistema reprodutor feminino, e responda a seguir.   I. Os ovários são órgãos sexuais primários, onde são produzidos os gametas femininos (ovócitos). Possuem formato oval e produzem os hormônios estrógeno e progesterona. II. O útero é um órgão ímpar, oco, em forma de pera. Localiza-se na pelve, atrás do reto e à frente da bexiga. III. A vagina é um canal que se estende do colo do útero ao exterior do corpo. Possui de 8 a 10 cm de comprimento, é um canal com capacidade considerável de distensão. IV. As tubas uterinas se estendem do útero ao ovário. Possui a função específica (exclusiva) de transportar o ovócito em direção ao útero.   Estão corretas apenas as afirmações:

I  apenas.
III e IV apenas.
I e II apenas.
I e III apenas.
Todas estão corretas.
O sistema genital masculino é constituído por vários órgãos que são responsáveis pela produção do espermatozoide, armazenamento, maturação, produção de fluídos e encaminhamento deles até a uretra no momento da ejaculação. Relacione os órgãos abaixo, com suas respectivas funções e características, e responda a seguir. A. Testículo   (        ) Local de produção do hormônio testosterona. B. Epidídimo   (        ) Local de armazenamento do espermatozoide.   C. Ducto deferente   (        ) Estrutura par em forma de bolsa que secreta fluído viscoso.   D. Vesículas seminais   (        ) Tubo que conduz os espermatozoides para a uretra.   E. Próstata   (        ) Local de produção do espermatozoide.       (        ) Envolve a uretra e secreta um fluído esbranquiçado.       (        ) Local de maturação do espermatozoide.     Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

ABDCAEB
ABCDABE
ADBACEB
DABBAEC
BADCAEB
Circundando a parte superior do tronco encefálico e o corpo caloso, existe um conjunto de estruturas na face interna do telencéfalo e no assoalho do mesencéfalo que forma o sistema límbico. Assinale a alternativa que contenha apenas estruturas do sistema límbico.

bulbo olfatório e epitálamo
septo pelúcido e epitálamo
giro do cíngulo e tálamo
fórnice e epitálamo
corpos mamilares e fórnice

O sistema cardiovascular consiste em três componentes inter-relacionados, o sangue, o coração e os vasos sanguíneos. O coração é um órgão muscular, oco, que funciona como uma bomba propulsora, impulsionando sangue através do sistema de vasos. Em relação ao sistema cardiovascular, podemos afirmar que:

I. O coração possui quatro câmaras cardíacas, sendo as superiores denominadas de átrios e as inferiores de ventrículos.
II. Os envoltórios cardíacos são epicárdio, miocárdio e endocárdio, sendo o endocárdio a porção mais espessa.
III. Entre os átrios e ventrículos estão as valvas atrioventriculares bicúspide (direita) e tricúspide (esquerda).
IV. Entre os vasos sanguíneos associados ao coração estão as artérias aorta e artéria tronco pulmonar, que possuem função de levar o sangue para os tecidos de todo o corpo e para os pulmões.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:


I, II e IV.


I, III e IV.


I e IV.


I, II e III.


III e IV.

Páginas: 123456