METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Muitas vezes o jogo, o brinquedo e a brincadeira, aparecem como sinônimos usados para definir a mesma atividade ou fenômeno lúdico, mas se formos analisar de perto, e de acordo com o contexto das definições apresentadas em documentos de educação, e autores diversos, chegaremos à conclusão que existem diferenças entre eles. Assim pensando, leia as afirmativas abaixo.
I- São atividades que de forma geral, envolvem alegria, descontração, prazer e liberdade. As crianças riem, brincam, pulam, cantam, recitam, dançam, combinam regras, inventam e aprendem.
II- São atividades que na proposta da BNCC, 2018 envolvem os jogos lúdicos, o faz de conta, as brincadeiras tradicionais e várias outras atividades lúdicas.
III- São atividades consideradas como ato cultural, fazem parte do universo infantil. As crianças usam instrumentos (bolas, cordas, balizas, bambolês, tacos) e brincam com as mãos, com os pés, com a cabeça, com gestos e movimentos.
IV- São atividades que as crianças em interação com outras crianças, com os pais, com os professores aprendem a brincar (balança caixão, chicotinho queimado, cabo de guerra), com e inventam, também, outras novas.
Estas afirmativas são explicações sobre:
Brinquedo
Jogos e brincadeiras.
Jogos
Brincadeiras
Jogos, brinquedos e brincadeiras
Pensando na avaliação na Educação Infantil...e, pensando também no que nos afirma HOFMAN (2005): “O processo avaliativo tem como ponto de partida a compreensão do outro...”
Por tudo isso é correto afirmar:
I – ( ) A avaliação na educação infantil segue os mesmos critérios do Ensino Fundamental.
II – ( ) Na Educação Infantil não são avaliados o certo e o errado.
III – ( )Na Educação Infantil não se tira nota dez ou nota zero.
IV – ( ) Na Educação Infantil a avaliação vai muito além do quantitativo.
V – ( ) Na Educação Infantil a avaliação não é medida ou comparada – ela é construída.
A sequência correta está contida em:
II, III ,IV e V;
I, III e IV;
I, IV e V;
II, IV e V;
IV e V;
Em todo período escolar - iniciando pela Educação infantil – acontece a avaliação.
Por isso, no contexto escolar, podemos afirmar que a avaliação na Educação Infantil deve ser utilizada pelo professor como um meio para auxiliar o conhecimento e aprendizado das crianças. Para tanto, requer do professor um olhar permanente e atento que auxilie a criança:
Está completa a alternativa:
Não machucar e nem brigar no contexto escolar;
Ser avaliada de forma homogênea com todas as outras crianças;
Realizar avaliações e trabalhos para mostrar aos familiares.
Obter êxito apenas em seus afazeres escolares;
Obter êxito em sua trajetória escolar e social;
Leia o que nos informa o Parecer 20 (2009, p.9), destaca:
“As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a não fragmentar a criança nas suas possibilidades de viver experiências, na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos, no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre razão e emoção, expressão corporal e verbal, experimentação prática e elaboração conceitual(...)”.
Portanto, para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é preciso compreender sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.
Leia as alternativas abaixo que trazem exemplos de experiências na Educação infantil de acordo com a leitura complementar A experiência de aprender na Educação Infantil.
I- Uma criança não aprende a Língua Portuguesa, mas, sim, as práticas de comunicação e expressão em sua língua, nas diferentes situações sociais.
II-Uma criança não aprende Literatura, mas, sim, a ser um bom ouvinte de leituras feitas pelos professores, a ser leitor/a antes mesmo de saber ler, a ser apreciador/a de bons textos literários, contador/a de histórias.
III-Uma criança não aprende História da Arte, mas, sim, a relacionar-se com as produções de artistas em diversos tempos.
IV-Uma criança não aprende Ciências, mas, sim, a explorar, observar, registrar, testar suas hipóteses sobre o mundo da natureza, comunicar o que aprendeu a outros.
V-Uma criança não aprende Matemática, mas, sim, a conhecer uma grande quantidade de informações extraídas dos livros, sem conversar com os colegas sobre os sentidos que isso tem para cada um.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II, III e IV.
I e IV.
II III e V.
II e III.
I, II e III.
A palavra jogo pode representar diferentes significados de acordo com a cultura, o tempo, ou a pessoa que emprega a palavra. Para alguns é qualquer atividade com regras ou com ludicidade e prazer, para outros pode ser qualquer tipo de brincadeira, inclusive o jogo de faz de conta. A escola também utiliza os jogos em suas atividades pedagógicas. São chamados de jogos educativos ou jogos pedagógicos.
Sobre os jogos educativos ou jogos pedagógicos, leia as afirmativas abaixo:
I-O jogo educativo ou jogo pedagógico tem o objetivo de ensinar, educar e desenvolver habilidades na criança. Precisa ser dotado da função lúdica e ao mesmo tempo educativa.
II-O jogo educativo ou pedagógico possui objetivos próprios para ensinar as crianças como jogar, como contar, como desenvolver conceitos e como competir para ganhar sempre que são utilizados.
III- O Jogo educativo ou pedagógico possui objetivos intencionais, elaborados pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagens.
IV-O jogo educativo é importante e necessário no cotidiano da Educação Infantil, mas ele não deve ser confundido com o jogo infantil (jogo simbólico) ou faz de conta.
Assinale apenas a alternativa correta:
I e IV, apenas.
II, III e IV apenas;
I, III e IV apenas;
I, II e III apenas;
III e IV, apenas
Leia o que nos informa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na (Resolução n° 5, CNE/CEB, 2009), em seu artigo 10° sobre avaliação na Educação Infantil:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Assinale a única alternativa que traz uma informação errada sobre o artigo citado.
Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
A retenção das crianças na Educação Infantil.
A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental.
No dia a dia de uma sala de aula da Educação Infantil, o que significam os registros, para dar sentido à avaliação feita pelos professores?
Marque as afirmativas que respondem a essa afirmativa quando esses registros se transformam em um relatório.
I- Deve ser individual, isto é, único para cada criança, porque cada uma aprende de forma diferenciada, em seu tempo.
II- Cada anotação deve ser diferenciada, registrada de acordo com as observações realizadas de cada aluno.
III- Deve ser anotações com uma linguagem clara, para uma melhor compreensão por parte dos familiares, porque deve ser descrito somente para eles.
IV- São registros distintos, individuais, podem ser de diferentes formas, desde uma simples anotação no caderno diário até um portfólio.
Está correta apenas a sequência:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
Brinquedo
Jogos e brincadeiras.
Jogos
Brincadeiras
Jogos, brinquedos e brincadeiras
Pensando na avaliação na Educação Infantil...e, pensando também no que nos afirma HOFMAN (2005): “O processo avaliativo tem como ponto de partida a compreensão do outro...”
Por tudo isso é correto afirmar:
I – ( ) A avaliação na educação infantil segue os mesmos critérios do Ensino Fundamental.
II – ( ) Na Educação Infantil não são avaliados o certo e o errado.
III – ( )Na Educação Infantil não se tira nota dez ou nota zero.
IV – ( ) Na Educação Infantil a avaliação vai muito além do quantitativo.
V – ( ) Na Educação Infantil a avaliação não é medida ou comparada – ela é construída.
A sequência correta está contida em:
II, III ,IV e V;
I, III e IV;
I, IV e V;
II, IV e V;
IV e V;
Em todo período escolar - iniciando pela Educação infantil – acontece a avaliação.
Por isso, no contexto escolar, podemos afirmar que a avaliação na Educação Infantil deve ser utilizada pelo professor como um meio para auxiliar o conhecimento e aprendizado das crianças. Para tanto, requer do professor um olhar permanente e atento que auxilie a criança:
Está completa a alternativa:
Não machucar e nem brigar no contexto escolar;
Ser avaliada de forma homogênea com todas as outras crianças;
Realizar avaliações e trabalhos para mostrar aos familiares.
Obter êxito apenas em seus afazeres escolares;
Obter êxito em sua trajetória escolar e social;
Leia o que nos informa o Parecer 20 (2009, p.9), destaca:
“As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a não fragmentar a criança nas suas possibilidades de viver experiências, na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos, no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre razão e emoção, expressão corporal e verbal, experimentação prática e elaboração conceitual(...)”.
Portanto, para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é preciso compreender sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.
Leia as alternativas abaixo que trazem exemplos de experiências na Educação infantil de acordo com a leitura complementar A experiência de aprender na Educação Infantil.
I- Uma criança não aprende a Língua Portuguesa, mas, sim, as práticas de comunicação e expressão em sua língua, nas diferentes situações sociais.
II-Uma criança não aprende Literatura, mas, sim, a ser um bom ouvinte de leituras feitas pelos professores, a ser leitor/a antes mesmo de saber ler, a ser apreciador/a de bons textos literários, contador/a de histórias.
III-Uma criança não aprende História da Arte, mas, sim, a relacionar-se com as produções de artistas em diversos tempos.
IV-Uma criança não aprende Ciências, mas, sim, a explorar, observar, registrar, testar suas hipóteses sobre o mundo da natureza, comunicar o que aprendeu a outros.
V-Uma criança não aprende Matemática, mas, sim, a conhecer uma grande quantidade de informações extraídas dos livros, sem conversar com os colegas sobre os sentidos que isso tem para cada um.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II, III e IV.
I e IV.
II III e V.
II e III.
I, II e III.
A palavra jogo pode representar diferentes significados de acordo com a cultura, o tempo, ou a pessoa que emprega a palavra. Para alguns é qualquer atividade com regras ou com ludicidade e prazer, para outros pode ser qualquer tipo de brincadeira, inclusive o jogo de faz de conta. A escola também utiliza os jogos em suas atividades pedagógicas. São chamados de jogos educativos ou jogos pedagógicos.
Sobre os jogos educativos ou jogos pedagógicos, leia as afirmativas abaixo:
I-O jogo educativo ou jogo pedagógico tem o objetivo de ensinar, educar e desenvolver habilidades na criança. Precisa ser dotado da função lúdica e ao mesmo tempo educativa.
II-O jogo educativo ou pedagógico possui objetivos próprios para ensinar as crianças como jogar, como contar, como desenvolver conceitos e como competir para ganhar sempre que são utilizados.
III- O Jogo educativo ou pedagógico possui objetivos intencionais, elaborados pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagens.
IV-O jogo educativo é importante e necessário no cotidiano da Educação Infantil, mas ele não deve ser confundido com o jogo infantil (jogo simbólico) ou faz de conta.
Assinale apenas a alternativa correta:
I e IV, apenas.
II, III e IV apenas;
I, III e IV apenas;
I, II e III apenas;
III e IV, apenas
Leia o que nos informa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na (Resolução n° 5, CNE/CEB, 2009), em seu artigo 10° sobre avaliação na Educação Infantil:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Assinale a única alternativa que traz uma informação errada sobre o artigo citado.
Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
A retenção das crianças na Educação Infantil.
A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental.
No dia a dia de uma sala de aula da Educação Infantil, o que significam os registros, para dar sentido à avaliação feita pelos professores?
Marque as afirmativas que respondem a essa afirmativa quando esses registros se transformam em um relatório.
I- Deve ser individual, isto é, único para cada criança, porque cada uma aprende de forma diferenciada, em seu tempo.
II- Cada anotação deve ser diferenciada, registrada de acordo com as observações realizadas de cada aluno.
III- Deve ser anotações com uma linguagem clara, para uma melhor compreensão por parte dos familiares, porque deve ser descrito somente para eles.
IV- São registros distintos, individuais, podem ser de diferentes formas, desde uma simples anotação no caderno diário até um portfólio.
Está correta apenas a sequência:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
II, III ,IV e V;
I, III e IV;
I, IV e V;
II, IV e V;
IV e V;
Em todo período escolar - iniciando pela Educação infantil – acontece a avaliação.
Por isso, no contexto escolar, podemos afirmar que a avaliação na Educação Infantil deve ser utilizada pelo professor como um meio para auxiliar o conhecimento e aprendizado das crianças. Para tanto, requer do professor um olhar permanente e atento que auxilie a criança:
Está completa a alternativa:
Não machucar e nem brigar no contexto escolar;
Ser avaliada de forma homogênea com todas as outras crianças;
Realizar avaliações e trabalhos para mostrar aos familiares.
Obter êxito apenas em seus afazeres escolares;
Obter êxito em sua trajetória escolar e social;
Leia o que nos informa o Parecer 20 (2009, p.9), destaca:
“As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a não fragmentar a criança nas suas possibilidades de viver experiências, na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos, no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre razão e emoção, expressão corporal e verbal, experimentação prática e elaboração conceitual(...)”.
Portanto, para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é preciso compreender sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.
Leia as alternativas abaixo que trazem exemplos de experiências na Educação infantil de acordo com a leitura complementar A experiência de aprender na Educação Infantil.
I- Uma criança não aprende a Língua Portuguesa, mas, sim, as práticas de comunicação e expressão em sua língua, nas diferentes situações sociais.
II-Uma criança não aprende Literatura, mas, sim, a ser um bom ouvinte de leituras feitas pelos professores, a ser leitor/a antes mesmo de saber ler, a ser apreciador/a de bons textos literários, contador/a de histórias.
III-Uma criança não aprende História da Arte, mas, sim, a relacionar-se com as produções de artistas em diversos tempos.
IV-Uma criança não aprende Ciências, mas, sim, a explorar, observar, registrar, testar suas hipóteses sobre o mundo da natureza, comunicar o que aprendeu a outros.
V-Uma criança não aprende Matemática, mas, sim, a conhecer uma grande quantidade de informações extraídas dos livros, sem conversar com os colegas sobre os sentidos que isso tem para cada um.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II, III e IV.
I e IV.
II III e V.
II e III.
I, II e III.
A palavra jogo pode representar diferentes significados de acordo com a cultura, o tempo, ou a pessoa que emprega a palavra. Para alguns é qualquer atividade com regras ou com ludicidade e prazer, para outros pode ser qualquer tipo de brincadeira, inclusive o jogo de faz de conta. A escola também utiliza os jogos em suas atividades pedagógicas. São chamados de jogos educativos ou jogos pedagógicos.
Sobre os jogos educativos ou jogos pedagógicos, leia as afirmativas abaixo:
I-O jogo educativo ou jogo pedagógico tem o objetivo de ensinar, educar e desenvolver habilidades na criança. Precisa ser dotado da função lúdica e ao mesmo tempo educativa.
II-O jogo educativo ou pedagógico possui objetivos próprios para ensinar as crianças como jogar, como contar, como desenvolver conceitos e como competir para ganhar sempre que são utilizados.
III- O Jogo educativo ou pedagógico possui objetivos intencionais, elaborados pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagens.
IV-O jogo educativo é importante e necessário no cotidiano da Educação Infantil, mas ele não deve ser confundido com o jogo infantil (jogo simbólico) ou faz de conta.
Assinale apenas a alternativa correta:
I e IV, apenas.
II, III e IV apenas;
I, III e IV apenas;
I, II e III apenas;
III e IV, apenas
Leia o que nos informa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na (Resolução n° 5, CNE/CEB, 2009), em seu artigo 10° sobre avaliação na Educação Infantil:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Assinale a única alternativa que traz uma informação errada sobre o artigo citado.
Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
A retenção das crianças na Educação Infantil.
A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental.
No dia a dia de uma sala de aula da Educação Infantil, o que significam os registros, para dar sentido à avaliação feita pelos professores?
Marque as afirmativas que respondem a essa afirmativa quando esses registros se transformam em um relatório.
I- Deve ser individual, isto é, único para cada criança, porque cada uma aprende de forma diferenciada, em seu tempo.
II- Cada anotação deve ser diferenciada, registrada de acordo com as observações realizadas de cada aluno.
III- Deve ser anotações com uma linguagem clara, para uma melhor compreensão por parte dos familiares, porque deve ser descrito somente para eles.
IV- São registros distintos, individuais, podem ser de diferentes formas, desde uma simples anotação no caderno diário até um portfólio.
Está correta apenas a sequência:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
Não machucar e nem brigar no contexto escolar;
Ser avaliada de forma homogênea com todas as outras crianças;
Realizar avaliações e trabalhos para mostrar aos familiares.
Obter êxito apenas em seus afazeres escolares;
Obter êxito em sua trajetória escolar e social;
Leia o que nos informa o Parecer 20 (2009, p.9), destaca:
“As práticas pedagógicas devem ocorrer de modo a não fragmentar a criança nas suas possibilidades de viver experiências, na sua compreensão do mundo feita pela totalidade de seus sentidos, no conhecimento que constrói na relação intrínseca entre razão e emoção, expressão corporal e verbal, experimentação prática e elaboração conceitual(...)”.
Portanto, para compreender o papel da Educação Infantil na formação de uma criança, é preciso compreender sobre o que pode significar “ter experiências” na Educação Infantil.
Leia as alternativas abaixo que trazem exemplos de experiências na Educação infantil de acordo com a leitura complementar A experiência de aprender na Educação Infantil.
I- Uma criança não aprende a Língua Portuguesa, mas, sim, as práticas de comunicação e expressão em sua língua, nas diferentes situações sociais.
II-Uma criança não aprende Literatura, mas, sim, a ser um bom ouvinte de leituras feitas pelos professores, a ser leitor/a antes mesmo de saber ler, a ser apreciador/a de bons textos literários, contador/a de histórias.
III-Uma criança não aprende História da Arte, mas, sim, a relacionar-se com as produções de artistas em diversos tempos.
IV-Uma criança não aprende Ciências, mas, sim, a explorar, observar, registrar, testar suas hipóteses sobre o mundo da natureza, comunicar o que aprendeu a outros.
V-Uma criança não aprende Matemática, mas, sim, a conhecer uma grande quantidade de informações extraídas dos livros, sem conversar com os colegas sobre os sentidos que isso tem para cada um.
Estão corretas apenas as alternativas
I, II, III e IV.
I e IV.
II III e V.
II e III.
I, II e III.
A palavra jogo pode representar diferentes significados de acordo com a cultura, o tempo, ou a pessoa que emprega a palavra. Para alguns é qualquer atividade com regras ou com ludicidade e prazer, para outros pode ser qualquer tipo de brincadeira, inclusive o jogo de faz de conta. A escola também utiliza os jogos em suas atividades pedagógicas. São chamados de jogos educativos ou jogos pedagógicos.
Sobre os jogos educativos ou jogos pedagógicos, leia as afirmativas abaixo:
I-O jogo educativo ou jogo pedagógico tem o objetivo de ensinar, educar e desenvolver habilidades na criança. Precisa ser dotado da função lúdica e ao mesmo tempo educativa.
II-O jogo educativo ou pedagógico possui objetivos próprios para ensinar as crianças como jogar, como contar, como desenvolver conceitos e como competir para ganhar sempre que são utilizados.
III- O Jogo educativo ou pedagógico possui objetivos intencionais, elaborados pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagens.
IV-O jogo educativo é importante e necessário no cotidiano da Educação Infantil, mas ele não deve ser confundido com o jogo infantil (jogo simbólico) ou faz de conta.
Assinale apenas a alternativa correta:
I e IV, apenas.
II, III e IV apenas;
I, III e IV apenas;
I, II e III apenas;
III e IV, apenas
Leia o que nos informa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na (Resolução n° 5, CNE/CEB, 2009), em seu artigo 10° sobre avaliação na Educação Infantil:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Assinale a única alternativa que traz uma informação errada sobre o artigo citado.
Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
A retenção das crianças na Educação Infantil.
A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental.
No dia a dia de uma sala de aula da Educação Infantil, o que significam os registros, para dar sentido à avaliação feita pelos professores?
Marque as afirmativas que respondem a essa afirmativa quando esses registros se transformam em um relatório.
I- Deve ser individual, isto é, único para cada criança, porque cada uma aprende de forma diferenciada, em seu tempo.
II- Cada anotação deve ser diferenciada, registrada de acordo com as observações realizadas de cada aluno.
III- Deve ser anotações com uma linguagem clara, para uma melhor compreensão por parte dos familiares, porque deve ser descrito somente para eles.
IV- São registros distintos, individuais, podem ser de diferentes formas, desde uma simples anotação no caderno diário até um portfólio.
Está correta apenas a sequência:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
I, II, III e IV.
I e IV.
II III e V.
II e III.
I, II e III.
A palavra jogo pode representar diferentes significados de acordo com a cultura, o tempo, ou a pessoa que emprega a palavra. Para alguns é qualquer atividade com regras ou com ludicidade e prazer, para outros pode ser qualquer tipo de brincadeira, inclusive o jogo de faz de conta. A escola também utiliza os jogos em suas atividades pedagógicas. São chamados de jogos educativos ou jogos pedagógicos.
Sobre os jogos educativos ou jogos pedagógicos, leia as afirmativas abaixo:
I-O jogo educativo ou jogo pedagógico tem o objetivo de ensinar, educar e desenvolver habilidades na criança. Precisa ser dotado da função lúdica e ao mesmo tempo educativa.
II-O jogo educativo ou pedagógico possui objetivos próprios para ensinar as crianças como jogar, como contar, como desenvolver conceitos e como competir para ganhar sempre que são utilizados.
III- O Jogo educativo ou pedagógico possui objetivos intencionais, elaborados pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagens.
IV-O jogo educativo é importante e necessário no cotidiano da Educação Infantil, mas ele não deve ser confundido com o jogo infantil (jogo simbólico) ou faz de conta.
Assinale apenas a alternativa correta:
I e IV, apenas.
II, III e IV apenas;
I, III e IV apenas;
I, II e III apenas;
III e IV, apenas
Leia o que nos informa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na (Resolução n° 5, CNE/CEB, 2009), em seu artigo 10° sobre avaliação na Educação Infantil:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Assinale a única alternativa que traz uma informação errada sobre o artigo citado.
Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
A retenção das crianças na Educação Infantil.
A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental.
No dia a dia de uma sala de aula da Educação Infantil, o que significam os registros, para dar sentido à avaliação feita pelos professores?
Marque as afirmativas que respondem a essa afirmativa quando esses registros se transformam em um relatório.
I- Deve ser individual, isto é, único para cada criança, porque cada uma aprende de forma diferenciada, em seu tempo.
II- Cada anotação deve ser diferenciada, registrada de acordo com as observações realizadas de cada aluno.
III- Deve ser anotações com uma linguagem clara, para uma melhor compreensão por parte dos familiares, porque deve ser descrito somente para eles.
IV- São registros distintos, individuais, podem ser de diferentes formas, desde uma simples anotação no caderno diário até um portfólio.
Está correta apenas a sequência:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
I e IV, apenas.
II, III e IV apenas;
I, III e IV apenas;
I, II e III apenas;
III e IV, apenas
Leia o que nos informa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na (Resolução n° 5, CNE/CEB, 2009), em seu artigo 10° sobre avaliação na Educação Infantil:
As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Assinale a única alternativa que traz uma informação errada sobre o artigo citado.
Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
A retenção das crianças na Educação Infantil.
A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental.
No dia a dia de uma sala de aula da Educação Infantil, o que significam os registros, para dar sentido à avaliação feita pelos professores?
Marque as afirmativas que respondem a essa afirmativa quando esses registros se transformam em um relatório.
I- Deve ser individual, isto é, único para cada criança, porque cada uma aprende de forma diferenciada, em seu tempo.
II- Cada anotação deve ser diferenciada, registrada de acordo com as observações realizadas de cada aluno.
III- Deve ser anotações com uma linguagem clara, para uma melhor compreensão por parte dos familiares, porque deve ser descrito somente para eles.
IV- São registros distintos, individuais, podem ser de diferentes formas, desde uma simples anotação no caderno diário até um portfólio.
Está correta apenas a sequência:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.).
Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.
A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
A retenção das crianças na Educação Infantil.
A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental.
No dia a dia de uma sala de aula da Educação Infantil, o que significam os registros, para dar sentido à avaliação feita pelos professores?
Marque as afirmativas que respondem a essa afirmativa quando esses registros se transformam em um relatório.
I- Deve ser individual, isto é, único para cada criança, porque cada uma aprende de forma diferenciada, em seu tempo.
II- Cada anotação deve ser diferenciada, registrada de acordo com as observações realizadas de cada aluno.
III- Deve ser anotações com uma linguagem clara, para uma melhor compreensão por parte dos familiares, porque deve ser descrito somente para eles.
IV- São registros distintos, individuais, podem ser de diferentes formas, desde uma simples anotação no caderno diário até um portfólio.
Está correta apenas a sequência:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
I, III, IV;
I, II, III;
I, II, IV;
II, III, IV;
II, IV;
Todo educador deve ter uma visão reflexiva e sistematizada do planejamento, delimitando a intencionalidade de suas ações e buscando atender às necessidades do aprendiz em todas as suas dimensões.
Assim pensando, no ato do planejamento, o professor da educação infantil deve considerar:
Marque com um X a única resposta correta.
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.
Leia esta citação sobre o planejamento:
(...) "é impossível enumerar todos os tipos e níveis de planejamento necessários à atividade humana. Sobretudo porque, sendo a pessoa humana condenada, por sua racionalidade, a realizar algum tipo de planejamento, está sempre ensaiando processos de transformar suas ideias em realidade." (GANDIM, 2001, p. 83).
Com base nos estudos realizados sobre o planejamento na Educação Infantil e na citação acima, assinale a alternativa que está coerente com o ato do professor planejar suas aulas.
I-O plano de aula precisa ser compreendido como um processo coletivo de organização dos professores da escola, porque todos os professores conhecem as reais condições de todos os alunos da instituição, realizando um único planejamento por série/etapa.
II-O plano de aula para o professor é um marco orientador de sua prática, em um movimento dialógico, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sua sala de aula.
III- O plano de aula precisa ter a identidade do professor, unido à identidade de seus alunos, tornando assim o ato de planejar suas aulas, num momento rico de estudo e aprendizado.
IV-O plano de aula é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o professor e aluno. É como se fosse um contrato de trabalho de ambos durante o processo de aprendizagem, na busca de alcançar os objetivos propostos.
Estão corretas as alternativas:
O desenvolvimento da criança – englobando os aspectos emocionais e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando a oralidade, leitura e escrita.
O desenvolvimento infantil – englobando todos os aspectos essenciais ao seu desenvolvimento: físico-motor, afetivo, social e cognitivo.
O desenvolvimento do ser humano – englobando os aspectos gerais: tais como o motor e cognitivo.
O desenvolvimento infantil – englobando os aspectos da leitura, escrita e lógico matemático.