MATERIAIS ELÉTRICOS


Materiais que  apresentam propriedades de condução elétrica intermediárias. Tais materiais são denominados semicondutores. Os materiais semicondutores mais simples são constituídos de átomos de um único elétron, ou seja, átomos tetravalentes. Podemos dizer que os elementos químicos mais comuns para utilização em materiais semicondutores são:


Silício (Si) e Germânio (Ge).
Ouro (Au) e Prata (Ag).
Germânio (Ge) e Carbono (C).
Carbono (C) e Ouro (Au).
Silício (Si) e Carbono (C).

Pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, os transformadores de corrente são classificados de acordo com sua construção em um dos seguintes tipos: “Transformador de corrente sem primário próprio, constituído com uma abertura por meio do núcleo por onde passa um condutor, formando o circuito primário”.

Essa descrição corresponde a qual tipo de TC?


Com vários enrolamentos primários.
Nenhuma das alternativas
Com núcleo dividido.
De Barra.
Enrolado.

Os medidores e relés de proteção do tipo de corrente alternada são atuados por tensões e correntes supridas por transformadores de potencial e de corrente. As duas principais finalidades de um transformador de corrente são:

I. Isolar os circuitos de medição e controle do sistema de alta tensão, protegendo os instrumentos de controle e de medição, bem como os técnicos que lidam com eles.

II. Reduzir a corrente que passa pela linha de transmissão, normalmente a valor nominal de 5 A, permitindo normalizações de instrumentos de medição e de controle.

Assinale a alternativa correta:


Apenas II está errada.
Apenas I está correta.
N.d.a.
Todas estão corretas.
Todas estão erradas.

As normas elaboradas pela IEC permitem que fabricantes de componentes elétricos e eletrônicos utilizem os mesmos parâmetros quanto a: terminologia, simbologia, padrão de desempenho e segurança. Essas normas fazem parte de qual associação de normas?


Municipais.
Estaduais.
Internacionais.
Nacionais.
Regionais.
Quanto à classificação dos materiais magnéticos em relação à permeabilidade, podemos dizer que os materiais diamagnéticos são:  

Quase todas as substâncias orgânicas.
Ligas para ímãs permanentes
Ligas de ferro-silício.
Cromo, manganês, vanádio ou cobre.
Possuem sua permeabilidade relativa muito acima da unidade.
Considerando as propriedades dos materiais, podemos citar como exemplos: “ferro 7,87 g/cm3”, “o sabor, que impressiona o paladar”, “barra de ouro”, “2,54m3”. Essas informações correspondem, respectivamente:

Densidade, Brilho, Organolépticas, Volume.
Densidade, Organolépticas, Brilho, Volume.
Volume, Organolépticas, Brilho, Densidade.
Densidade, Volume, Organolépticas, Brilho.
Volume, Brilho, Organolépticas, Densidade.
Como devemos padronizar os termos técnicos, podemos dizer que existem as terminologias para cada procedimento. Em eletricidade, podemos relacionar: A. Seccionadores (  ) Chave seca de baixa tensão, de construção e características elétricas adequadas à manobra de circuitos de iluminação em instalações prediais, de aparelhos eletrodomésticos e luminárias, e aplicações equivalentes. B. Interruptores (  ) Dispositivo de manobra (mecânico) e de proteção, capaz de estabelecer (ligar), conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais especificadas do circuito, tais como as de curto-circuito. C. Contator (  ) Dispositivo de manobra (mecânico) que assegura, na posição aberta, uma distância de isolamento que satisfaz requisitos de segurança especificados. D. Disjuntor (  ) Dispositivo de manobra (mecânico) de operação não manual, que tem uma única posição de repouso e é capaz de estabelecer (ligar), conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, inclusive sobrecargas de funcionamento previstas.

A, C, D, B.
B, D, C, A.
B, D, A, C.
A, B, C, D.
D, B, A, C.
Todos os materiais apresentam propriedades específicas quanto a resistência à tração, peso específico, temperaturas de fusão e evaporação, dentre outras propriedades. A seguir, temos um quadro em que apresentam essas e outras propriedades de um material condutor. Qual o material referente a essas informações? Resistência a tração (kgf/mm2) 16-30 Alongamentos % 50 Peso específico a 20ºC (g/cm3) 10,5 Temperatura de Fusão (ºC) 960 Temperatura de Evaporação (ºC) 1918 Coeficiente de Temperatura da Resistência αT a 20ºC (1/ºC) .10-3 3,60 a 4,00 Resistividade a 20ºC (Wmm2/m) 0,0162   Assinale a alternativa correta.  

Platina.
Estanho.
Chumbo.
Ouro.
Prata.

Dadas as características:

A. Aumento do comprimento do arco.

B. Fragmentação do arco em vários arcos menores, em série, nas várias fendas da câmara de extinção.

C. Resfriamento do arco em contato com as múltiplas paredes da câmara.

Podemos dizer que estamos descrevendo o disjuntor:


A sopro magnético.


PVO.


A óleo.


A vácuo.


GVO.

“Os metais são elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz”. Qual alternativa justifica essa afirmação?


O exemplo da porcelana é típico: sendo material excelente para isolamento de linhas aéreas, pelas suas propriedades dielétricas, químicas e mecânicas, é inteiramente inadequada aos cabos isolados, pela falta de flexibilidade.


A viscosidade recomendada em cada aplicação consta de normas técnicas, devidamente relacionadas com a temperatura, sobretudo a temperatura máxima admissível. Assim, o ponto de chama varia de 130 a 145oC. No caso de óleo para cabos, distinguem-se os papéis impregnados com óleo (óleos grossos) e os cabos em óleo fluido (O.F.) (óleos finos).


A maioria dos metais é forte, dútil, maleável e, em geral, de alta densidade.


Essas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que delas vai depender se esses são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas.


Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores, enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores etc.

Páginas: 123456