MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
Conforme Hobold Filho e Pelisser (2014, p. 1) A argamassa é um dos produtos de maior utilização na construção, estando presente no revestimento e assentamento de alvenarias. Os sistemas de revestimentos de argamassa são integrantes das vedações e fundamentais para a durabilidade dos edifícios, desempenham as funções de absorver as deformações naturais a que as alvenarias estão sujeitas, de revestir e de proteger de maneira uniforme as alvenarias contra agentes agressivos externos, de dar acabamento estético ao corpo da edificação construída, para isso o mesmo deve apresentar boa qualidade, não apresentar fissuras e ter boa aderência ao substrato apresentando seu melhor desempenho. Assim, considere as afirmações sobre as propriedades que a cal hidratada confere às argamassas.
I) No estado fresco, a cal hidratada propicia maior plasticidade à argamassa, permitindo melhor trabalhabilidade e, consequentemente, maior produtividade na execução do revestimento.
II) A cal hidratada tem função de impermeabilizante na argamassa, pois tem uma grande dificuldade de reter água, tanto que facilita a secagem do estado fresco.
III) No estado endurecido a capacidade de absorver deformações, devido ao seu módulo de deformação, é de extrema importância no desempenho da argamassa, que deve acompanhar as movimentações da estrutura.
IV) Possibilita diminuição da retração gerando menor variação dimensional.
V) carbonatar lentamente ao longo do tempo, tamponando eventuais fissuras ocorridas no endurecimento da argamassa mista.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmações I, II estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I, III, IV e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 14131.00011)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:
I) Uma brita com 6 mm de tamanho é uma agregado industrializado graúdo.
II) Exemplos de agregados industrializados são as areias e os cascalhos, bem como as britas, o rachão e o fíler.
III) Uma pedra de Magnetita de 6 mm de tamanho é um agregado graúdo e leve.
IV)A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos pesados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 99434.00079 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Aproximadamente 50% do volume de concreto são ocupados pelos agregados.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com uma grande variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Tem dimensões, características e propriedades adequadas para o uso em Engenharia.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
II, III e IV
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
Segundo Bauer (1994), o aço pode ser obtido diretamente do minério, no estado sólido pela sua redução direta. Em relação à obtenção do aço considere.
I) O processo clássico e mais utilizado para a redução do minério de ferro é o do alto-forno, cujo produto consiste numa liga ferro-carbono de alto teor de carbono denominada ferro gusa.
II) O ferro gusa, ainda no estado líquido, é encaminhado à aciaria, onde, em fornos adequados, é transformado em aço.
III) O minério de ferro constitui a matéria-prima essencial, pois dele se extrai o ferro.
IV) O coque (produto da destilação do carvão mineral metalúrgico) atua como combustível do alto-forno, como redutor do minério e como fornecedor de carbono (principal elemento de liga dos produtos siderúrgicos).
V) o aço é originado da mistura de minério de ferro, carvão, coque, ar e calcário, sendo inicialmente formada a escória (subproduto para a fabricação de cimento e base para pavimentação) e o ferro gusa (constituído de 4,5 a 4 % de carbono). O ferro gusa (ferro bruto) não tem aplicação em estruturas metálicas por apresentar grandes porcentagens de carbono, sendo por isso frágil e pouco tenaz (quebradiço), e contêm impurezas indesejáveis.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23017.00010) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) As minas são os locais onde se encontram as jazidas, na extensão concedida e delimitada por orgãos privados.
II) Podemos definir os metais de duas maneiras, quimicamente são elementos que sempre ionizam positivamente e na prática são elementos de propriedades próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc.
III) As gangas são as substâncias portadoras de metais e o termo refração é uma forma de purificação do metal.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e III
I, III e IV
Alguns fatores influenciam na resistência mecânica do concreto,
dentre os quais destacamos:
I - fator água/cimento;
II - clima, temperatura e humidade;
III - forma e granulometria dos agregados;
IV - tipo de cimento;
V - Idade;
Estão corretas as afirmações:
III, IV e V.
I, III, VI e V
Todas estão corretas.
III e V.
I, IV e V
A resistência mecânica é uma propriedade fundamental para qualquer tipo de material. Em se tratando de materiais de construção, a resistência mecânica é primordial nas estruturas de concreto que devem suportar toneladas de força. Porém, existem alguns fatores que influenciam a resistência mecânica. Analise as afirmações abaixo relacionadas à resistência mecânica do concreto.
I) O fator água/cimento, pode ser explicado pela Lei de Abrams e diz que quanto mais se aumenta a quantidade de água de amassamento no concreto, menor vai ficar a resistência Mecânica do mesmo e vice-versa.
II) Com o avanço da idade, a resistência do concreto tende a aumentar, pois vão acontecendo fenômenos físicos de acomodação das partículas com a diminuição da água na pasta de cimento, até chegar à maturação aos 28 dias, onde atinge sua máxima resistência, que é a considerada como parâmetros para os cálculos estruturais.
III) O tipo de cimento interfere na resistência mecânica. Por exemplo cimentos com classe CP 50 têm maiores resultados de resistência à compressão do que o CP32.
IV) As condições de cura afetam na resistência do concreto. Por isso existem métodos de cura diferenciados dependendo das condições do canteiro e da dimensão, forma e posição do concreto a ser utilizado.
V) Grandes superfícies horizontais como lajes, são um grande problema relacionado à cura do concreto. Para prevenir a fissuração da superfície pela secagem, deve ser evitada a perda de água antes da pega. É necessária uma cobertura sobre a superfície do concreto ou uma hidratação controlada.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
Somente as afirmações II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmações I, II estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Somente as afirmações I, III, IV e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 14131.00011)Agregado é o material particulado, incoesivo, de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Sobre os agregados, é correto afirmar:
I) Uma brita com 6 mm de tamanho é uma agregado industrializado graúdo.
II) Exemplos de agregados industrializados são as areias e os cascalhos, bem como as britas, o rachão e o fíler.
III) Uma pedra de Magnetita de 6 mm de tamanho é um agregado graúdo e leve.
IV)A barita pode ser usada como agregado no preparo de concretos pesados.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II, III e IV
II e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 99434.00079 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Aproximadamente 50% do volume de concreto são ocupados pelos agregados.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com uma grande variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Tem dimensões, características e propriedades adequadas para o uso em Engenharia.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
II, III e IV
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
Segundo Bauer (1994), o aço pode ser obtido diretamente do minério, no estado sólido pela sua redução direta. Em relação à obtenção do aço considere.
I) O processo clássico e mais utilizado para a redução do minério de ferro é o do alto-forno, cujo produto consiste numa liga ferro-carbono de alto teor de carbono denominada ferro gusa.
II) O ferro gusa, ainda no estado líquido, é encaminhado à aciaria, onde, em fornos adequados, é transformado em aço.
III) O minério de ferro constitui a matéria-prima essencial, pois dele se extrai o ferro.
IV) O coque (produto da destilação do carvão mineral metalúrgico) atua como combustível do alto-forno, como redutor do minério e como fornecedor de carbono (principal elemento de liga dos produtos siderúrgicos).
V) o aço é originado da mistura de minério de ferro, carvão, coque, ar e calcário, sendo inicialmente formada a escória (subproduto para a fabricação de cimento e base para pavimentação) e o ferro gusa (constituído de 4,5 a 4 % de carbono). O ferro gusa (ferro bruto) não tem aplicação em estruturas metálicas por apresentar grandes porcentagens de carbono, sendo por isso frágil e pouco tenaz (quebradiço), e contêm impurezas indesejáveis.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23017.00010) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) As minas são os locais onde se encontram as jazidas, na extensão concedida e delimitada por orgãos privados.
II) Podemos definir os metais de duas maneiras, quimicamente são elementos que sempre ionizam positivamente e na prática são elementos de propriedades próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc.
III) As gangas são as substâncias portadoras de metais e o termo refração é uma forma de purificação do metal.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e III
I, III e IV
Alguns fatores influenciam na resistência mecânica do concreto,
dentre os quais destacamos:
I - fator água/cimento;
II - clima, temperatura e humidade;
III - forma e granulometria dos agregados;
IV - tipo de cimento;
V - Idade;
Estão corretas as afirmações:
III, IV e V.
I, III, VI e V
Todas estão corretas.
III e V.
I, IV e V
A resistência mecânica é uma propriedade fundamental para qualquer tipo de material. Em se tratando de materiais de construção, a resistência mecânica é primordial nas estruturas de concreto que devem suportar toneladas de força. Porém, existem alguns fatores que influenciam a resistência mecânica. Analise as afirmações abaixo relacionadas à resistência mecânica do concreto.
I) O fator água/cimento, pode ser explicado pela Lei de Abrams e diz que quanto mais se aumenta a quantidade de água de amassamento no concreto, menor vai ficar a resistência Mecânica do mesmo e vice-versa.
II) Com o avanço da idade, a resistência do concreto tende a aumentar, pois vão acontecendo fenômenos físicos de acomodação das partículas com a diminuição da água na pasta de cimento, até chegar à maturação aos 28 dias, onde atinge sua máxima resistência, que é a considerada como parâmetros para os cálculos estruturais.
III) O tipo de cimento interfere na resistência mecânica. Por exemplo cimentos com classe CP 50 têm maiores resultados de resistência à compressão do que o CP32.
IV) As condições de cura afetam na resistência do concreto. Por isso existem métodos de cura diferenciados dependendo das condições do canteiro e da dimensão, forma e posição do concreto a ser utilizado.
V) Grandes superfícies horizontais como lajes, são um grande problema relacionado à cura do concreto. Para prevenir a fissuração da superfície pela secagem, deve ser evitada a perda de água antes da pega. É necessária uma cobertura sobre a superfície do concreto ou uma hidratação controlada.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
II, III e IV
II e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
I e IV
(Cód. de Cadastro 99434.00079 Os agregados são parte de um dos grupos de materiais utilizados na construção civil. Considere as afirmativas a seguir sobre a definição de agregados, segundo L. A. Falcão Bauer e discutido e apresentado em slides na sala de aula:
I) Aproximadamente 50% do volume de concreto são ocupados pelos agregados.
II) Os agregados influenciam diretamente na resistência e ainda interferem significativamente a durabilidade e desempenho estrutural do concreto.
III) Os agregados são usados em misturas de partículas com uma grande variação de tamanhos na Construção Civil.
IV) Tem dimensões, características e propriedades adequadas para o uso em Engenharia.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
I e IV
II, III e IV
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
Segundo Bauer (1994), o aço pode ser obtido diretamente do minério, no estado sólido pela sua redução direta. Em relação à obtenção do aço considere.
I) O processo clássico e mais utilizado para a redução do minério de ferro é o do alto-forno, cujo produto consiste numa liga ferro-carbono de alto teor de carbono denominada ferro gusa.
II) O ferro gusa, ainda no estado líquido, é encaminhado à aciaria, onde, em fornos adequados, é transformado em aço.
III) O minério de ferro constitui a matéria-prima essencial, pois dele se extrai o ferro.
IV) O coque (produto da destilação do carvão mineral metalúrgico) atua como combustível do alto-forno, como redutor do minério e como fornecedor de carbono (principal elemento de liga dos produtos siderúrgicos).
V) o aço é originado da mistura de minério de ferro, carvão, coque, ar e calcário, sendo inicialmente formada a escória (subproduto para a fabricação de cimento e base para pavimentação) e o ferro gusa (constituído de 4,5 a 4 % de carbono). O ferro gusa (ferro bruto) não tem aplicação em estruturas metálicas por apresentar grandes porcentagens de carbono, sendo por isso frágil e pouco tenaz (quebradiço), e contêm impurezas indesejáveis.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23017.00010) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) As minas são os locais onde se encontram as jazidas, na extensão concedida e delimitada por orgãos privados.
II) Podemos definir os metais de duas maneiras, quimicamente são elementos que sempre ionizam positivamente e na prática são elementos de propriedades próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc.
III) As gangas são as substâncias portadoras de metais e o termo refração é uma forma de purificação do metal.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e III
I, III e IV
Alguns fatores influenciam na resistência mecânica do concreto,
dentre os quais destacamos:
I - fator água/cimento;
II - clima, temperatura e humidade;
III - forma e granulometria dos agregados;
IV - tipo de cimento;
V - Idade;
Estão corretas as afirmações:
III, IV e V.
I, III, VI e V
Todas estão corretas.
III e V.
I, IV e V
A resistência mecânica é uma propriedade fundamental para qualquer tipo de material. Em se tratando de materiais de construção, a resistência mecânica é primordial nas estruturas de concreto que devem suportar toneladas de força. Porém, existem alguns fatores que influenciam a resistência mecânica. Analise as afirmações abaixo relacionadas à resistência mecânica do concreto.
I) O fator água/cimento, pode ser explicado pela Lei de Abrams e diz que quanto mais se aumenta a quantidade de água de amassamento no concreto, menor vai ficar a resistência Mecânica do mesmo e vice-versa.
II) Com o avanço da idade, a resistência do concreto tende a aumentar, pois vão acontecendo fenômenos físicos de acomodação das partículas com a diminuição da água na pasta de cimento, até chegar à maturação aos 28 dias, onde atinge sua máxima resistência, que é a considerada como parâmetros para os cálculos estruturais.
III) O tipo de cimento interfere na resistência mecânica. Por exemplo cimentos com classe CP 50 têm maiores resultados de resistência à compressão do que o CP32.
IV) As condições de cura afetam na resistência do concreto. Por isso existem métodos de cura diferenciados dependendo das condições do canteiro e da dimensão, forma e posição do concreto a ser utilizado.
V) Grandes superfícies horizontais como lajes, são um grande problema relacionado à cura do concreto. Para prevenir a fissuração da superfície pela secagem, deve ser evitada a perda de água antes da pega. É necessária uma cobertura sobre a superfície do concreto ou uma hidratação controlada.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
I e IV
II, III e IV
I e III
II e IV
Apenas a afirmativa III
Segundo Bauer (1994), o aço pode ser obtido diretamente do minério, no estado sólido pela sua redução direta. Em relação à obtenção do aço considere.
I) O processo clássico e mais utilizado para a redução do minério de ferro é o do alto-forno, cujo produto consiste numa liga ferro-carbono de alto teor de carbono denominada ferro gusa.
II) O ferro gusa, ainda no estado líquido, é encaminhado à aciaria, onde, em fornos adequados, é transformado em aço.
III) O minério de ferro constitui a matéria-prima essencial, pois dele se extrai o ferro.
IV) O coque (produto da destilação do carvão mineral metalúrgico) atua como combustível do alto-forno, como redutor do minério e como fornecedor de carbono (principal elemento de liga dos produtos siderúrgicos).
V) o aço é originado da mistura de minério de ferro, carvão, coque, ar e calcário, sendo inicialmente formada a escória (subproduto para a fabricação de cimento e base para pavimentação) e o ferro gusa (constituído de 4,5 a 4 % de carbono). O ferro gusa (ferro bruto) não tem aplicação em estruturas metálicas por apresentar grandes porcentagens de carbono, sendo por isso frágil e pouco tenaz (quebradiço), e contêm impurezas indesejáveis.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23017.00010) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) As minas são os locais onde se encontram as jazidas, na extensão concedida e delimitada por orgãos privados.
II) Podemos definir os metais de duas maneiras, quimicamente são elementos que sempre ionizam positivamente e na prática são elementos de propriedades próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc.
III) As gangas são as substâncias portadoras de metais e o termo refração é uma forma de purificação do metal.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e III
I, III e IV
Alguns fatores influenciam na resistência mecânica do concreto,
dentre os quais destacamos:
I - fator água/cimento;
II - clima, temperatura e humidade;
III - forma e granulometria dos agregados;
IV - tipo de cimento;
V - Idade;
Estão corretas as afirmações:
III, IV e V.
I, III, VI e V
Todas estão corretas.
III e V.
I, IV e V
A resistência mecânica é uma propriedade fundamental para qualquer tipo de material. Em se tratando de materiais de construção, a resistência mecânica é primordial nas estruturas de concreto que devem suportar toneladas de força. Porém, existem alguns fatores que influenciam a resistência mecânica. Analise as afirmações abaixo relacionadas à resistência mecânica do concreto.
I) O fator água/cimento, pode ser explicado pela Lei de Abrams e diz que quanto mais se aumenta a quantidade de água de amassamento no concreto, menor vai ficar a resistência Mecânica do mesmo e vice-versa.
II) Com o avanço da idade, a resistência do concreto tende a aumentar, pois vão acontecendo fenômenos físicos de acomodação das partículas com a diminuição da água na pasta de cimento, até chegar à maturação aos 28 dias, onde atinge sua máxima resistência, que é a considerada como parâmetros para os cálculos estruturais.
III) O tipo de cimento interfere na resistência mecânica. Por exemplo cimentos com classe CP 50 têm maiores resultados de resistência à compressão do que o CP32.
IV) As condições de cura afetam na resistência do concreto. Por isso existem métodos de cura diferenciados dependendo das condições do canteiro e da dimensão, forma e posição do concreto a ser utilizado.
V) Grandes superfícies horizontais como lajes, são um grande problema relacionado à cura do concreto. Para prevenir a fissuração da superfície pela secagem, deve ser evitada a perda de água antes da pega. É necessária uma cobertura sobre a superfície do concreto ou uma hidratação controlada.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
(Cód. de Cadastro 23017.00010) De acordo com o livro texto da disciplina Materiais de Construção I, considere as afirmações a respeito dos materiais metálicos:
I) As minas são os locais onde se encontram as jazidas, na extensão concedida e delimitada por orgãos privados.
II) Podemos definir os metais de duas maneiras, quimicamente são elementos que sempre ionizam positivamente e na prática são elementos de propriedades próprias quanto a forjabilidade, brilho, opacidade, condutibilidade etc.
III) As gangas são as substâncias portadoras de metais e o termo refração é uma forma de purificação do metal.
IV) Na metalurgia o metal puro é extraído do minério por um dos seguintes processos: redução, precipitação química ou eletrólise. O processo de redução mais comum é o feito com carbono e óxido de carbono a altas temperaturas, em fornos, e do qual resulta o metal puro ou quase puros, em estado de fusão. O processo de precipitação simples usa alguma reação química da qual resulte o metal puro. O processo eletrolítico pode ser ígnea ou em meio aquoso.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e III
I, III e IV
Alguns fatores influenciam na resistência mecânica do concreto,
dentre os quais destacamos:
I - fator água/cimento;
II - clima, temperatura e humidade;
III - forma e granulometria dos agregados;
IV - tipo de cimento;
V - Idade;
Estão corretas as afirmações:
III, IV e V.
I, III, VI e V
Todas estão corretas.
III e V.
I, IV e V
A resistência mecânica é uma propriedade fundamental para qualquer tipo de material. Em se tratando de materiais de construção, a resistência mecânica é primordial nas estruturas de concreto que devem suportar toneladas de força. Porém, existem alguns fatores que influenciam a resistência mecânica. Analise as afirmações abaixo relacionadas à resistência mecânica do concreto.
I) O fator água/cimento, pode ser explicado pela Lei de Abrams e diz que quanto mais se aumenta a quantidade de água de amassamento no concreto, menor vai ficar a resistência Mecânica do mesmo e vice-versa.
II) Com o avanço da idade, a resistência do concreto tende a aumentar, pois vão acontecendo fenômenos físicos de acomodação das partículas com a diminuição da água na pasta de cimento, até chegar à maturação aos 28 dias, onde atinge sua máxima resistência, que é a considerada como parâmetros para os cálculos estruturais.
III) O tipo de cimento interfere na resistência mecânica. Por exemplo cimentos com classe CP 50 têm maiores resultados de resistência à compressão do que o CP32.
IV) As condições de cura afetam na resistência do concreto. Por isso existem métodos de cura diferenciados dependendo das condições do canteiro e da dimensão, forma e posição do concreto a ser utilizado.
V) Grandes superfícies horizontais como lajes, são um grande problema relacionado à cura do concreto. Para prevenir a fissuração da superfície pela secagem, deve ser evitada a perda de água antes da pega. É necessária uma cobertura sobre a superfície do concreto ou uma hidratação controlada.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
II e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e III
I, III e IV
Alguns fatores influenciam na resistência mecânica do concreto,
dentre os quais destacamos:
I - fator água/cimento;
II - clima, temperatura e humidade;
III - forma e granulometria dos agregados;
IV - tipo de cimento;
V - Idade;
Estão corretas as afirmações:
III, IV e V.
I, III, VI e V
Todas estão corretas.
III e V.
I, IV e V
A resistência mecânica é uma propriedade fundamental para qualquer tipo de material. Em se tratando de materiais de construção, a resistência mecânica é primordial nas estruturas de concreto que devem suportar toneladas de força. Porém, existem alguns fatores que influenciam a resistência mecânica. Analise as afirmações abaixo relacionadas à resistência mecânica do concreto.
I) O fator água/cimento, pode ser explicado pela Lei de Abrams e diz que quanto mais se aumenta a quantidade de água de amassamento no concreto, menor vai ficar a resistência Mecânica do mesmo e vice-versa.
II) Com o avanço da idade, a resistência do concreto tende a aumentar, pois vão acontecendo fenômenos físicos de acomodação das partículas com a diminuição da água na pasta de cimento, até chegar à maturação aos 28 dias, onde atinge sua máxima resistência, que é a considerada como parâmetros para os cálculos estruturais.
III) O tipo de cimento interfere na resistência mecânica. Por exemplo cimentos com classe CP 50 têm maiores resultados de resistência à compressão do que o CP32.
IV) As condições de cura afetam na resistência do concreto. Por isso existem métodos de cura diferenciados dependendo das condições do canteiro e da dimensão, forma e posição do concreto a ser utilizado.
V) Grandes superfícies horizontais como lajes, são um grande problema relacionado à cura do concreto. Para prevenir a fissuração da superfície pela secagem, deve ser evitada a perda de água antes da pega. É necessária uma cobertura sobre a superfície do concreto ou uma hidratação controlada.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
dentre os quais destacamos:
II - clima, temperatura e humidade;
III - forma e granulometria dos agregados;
IV - tipo de cimento;
V - Idade;
III, IV e V.
I, III, VI e V
Todas estão corretas.
III e V.
I, IV e V
A resistência mecânica é uma propriedade fundamental para qualquer tipo de material. Em se tratando de materiais de construção, a resistência mecânica é primordial nas estruturas de concreto que devem suportar toneladas de força. Porém, existem alguns fatores que influenciam a resistência mecânica. Analise as afirmações abaixo relacionadas à resistência mecânica do concreto.
I) O fator água/cimento, pode ser explicado pela Lei de Abrams e diz que quanto mais se aumenta a quantidade de água de amassamento no concreto, menor vai ficar a resistência Mecânica do mesmo e vice-versa.
II) Com o avanço da idade, a resistência do concreto tende a aumentar, pois vão acontecendo fenômenos físicos de acomodação das partículas com a diminuição da água na pasta de cimento, até chegar à maturação aos 28 dias, onde atinge sua máxima resistência, que é a considerada como parâmetros para os cálculos estruturais.
III) O tipo de cimento interfere na resistência mecânica. Por exemplo cimentos com classe CP 50 têm maiores resultados de resistência à compressão do que o CP32.
IV) As condições de cura afetam na resistência do concreto. Por isso existem métodos de cura diferenciados dependendo das condições do canteiro e da dimensão, forma e posição do concreto a ser utilizado.
V) Grandes superfícies horizontais como lajes, são um grande problema relacionado à cura do concreto. Para prevenir a fissuração da superfície pela secagem, deve ser evitada a perda de água antes da pega. É necessária uma cobertura sobre a superfície do concreto ou uma hidratação controlada.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações II e V estão corretas.
Considere as seguintes afirmações sobre a fabricação do cimento Portland:
I) Na fabricação do cimento Portland é usado basicamente uma mistura de calcário e argila.
II) Os materiais usados na fabricação do cimento Portland, antes de serem calcinados, sofrem uma preparação, com a finalidade de facilitar a homogeneização.
III) Os cimentos Portland normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
IV) As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão, expressos em MPa (Mega Pascal) garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.
V) Os cimentos Portland resistentes aos sulfatos são aqueles que têm a propriedade de oferecer resistência aos meios agressivos, tais como os encontrados nas redes de esgotos de águas servidas ou industriais, na água do mar e em alguns tipos de solos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
As tintas normalmente encontradas no mercado que são consideradas ecológicas, são:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”
O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas. Assim analise as afirmações a seguir.
I) Uma das principais tintas usadas na construção civil é a tinta látex, recomendada para aplicação sobre superfícies de alvenaria, gesso, concreto, substratos à base de cimento, etc.
II) Outra tinta muito usada na construção civil são os esmaltes sintéticos, recomendados para a aplicação em substratos metálicos e madeira.
III) O veículo, conhecido atualmente como resina ou ligante, é o componente que vai formar o filme seco das tintas.
IV) As principais funções da resina são mecânicas, tração e elasticidade. Têm resistência ao intemperismo, à radiação ultra violeta (UV), água e poluentes. Possuem ainda as funções de aderência e resistência química, em relação à alcalinidade das argamassas.
V) Na construção civil, as resinas mais usadas são os homopolímeros (polietileno) e copolímeros de acetato de vinila e os copolímeros acrílicos, ambos na forma de emulsões, os quais estão presentes nas tintas, colas, selantes e nos aditivos para argamassa e concreto.
Quanto às afirmações acima:
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta à base de água
A tinta à base de água e a tinta convencional
A tinta à base de água e a tinta “No VOC”
A tinta de alto teor de sólidos e a tinta “No VOC”
A tinta convencional e a tinta “No VOC”