MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I
Segundo Bauer, volume 2 (1994), os produtos de ferro-carbono costumam ser materiais duros, com as cores variando desde o prateado até o preto, de alto peso e grande resistência, com certo brilho e boa condutividade térmica. Assim, consideremos as várias propriedades destes materiais metálicos nas afirmações a seguir.
I) Resistência a tração nos aços varia muito, conforme o tratamento e a composição.
II) Resistência a compressão é normalmente da mesma ordem que a da resistência a tração, mas como tem alta flambagem, os aços são contra indicados a resistir à este esforço.
III) Resistência ao desgaste do aço é muito grande, principalmente quando se adotam ligas apropriadas.
IV) Resistência ao impacto dos aços é geralmente alta.
V) O ferro e o aço são muito atacados pela corrosão, sendo os principais agentes corrosivos naturais o gás sulfídrico, a água, cloretos e nitratos.
Em relação às afirmações acima:
As afirmações III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
Ainda em relação às propriedades do concreto, pode-se considerar sobre a plasticidade.
I) É a propriedade pela qual a argamassa tende a conservar-se deformada após a retirada das tensões de deformação.
II) Depende fundamentalmente da consistência e do grau de coesão entre os componentes do concreto. Quando não há coesão os elementos se separam, isto é, ocorre a segregação.
III) Segregação é a separação dos grãos do agregado da pasta de cimento. Pode ocorrer durante o transporte, durante o lançamento - em consequência de movimentos bruscos, durante o adensamento, por vibração excessiva, ou pela ação da gravidade, quando os grãos graúdos, mais pesados do que os demais, tendem a assentar no fundo das formas.
IV) Alta durabilidade devido à baixíssima porosidade, que reduz significativamente a carbonatação (perda de alcalinidade do concreto que protege o aço) evitando a corrosão das armaduras ao longo do tempo.
V) Reduz a tendência de fissuração na fase do endurecimento
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e IV estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I, II e III estão corretas.
O engenheiro Hélio Martins de Oliveira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, descreve no livro Materiais de Construção (L.A. Falcão Bauer) definições sobre materiais cimentícios. Ainda conforme discutido em sala de aula, pode-se considerar:
I) Cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clínquer constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
II) O clínquer é um produto de natureza granular, resultante da calcinação de uma mistura de materiais argilosos e calcários, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente.
III) O cimento Portland é um material granular proveniente da cominuição de rochas basálticas e pode ser empregado na construção civil.
IV) Cimento Portland é o produto obtido pela calcinação do calcário a uma temperatura de aproximadamente 900ºC, depois dessa etapa esse material recebe a adição de proporções definidas de britas e areias.
V) O clínquer é um produto de natureza granular resultante da pulverização de cloretos de sódio, com certa proporção natural, contendo, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 14934.00042)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) O termo pega significa o aumento brusco na viscosidade da pasta, mudando do estado fluído para o estado rígido.
III) Pega: intervalo de fenômenos químicos, em que se realiza desprendimento de calor e reações.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a absorvição de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da incineração, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e IV
Em relação às tintas reflexivas, considere as afirmações abaixo.
I) Estão sendo muito utilizadas atualmente para pinturas de telhados.
II) São usadas em telhados metálicos para melhoria no conforto térmico no interior da edificação.
III) Elas têm a propriedade de refletir os raios UV do sol, favorece uma diminuição na temperatura média no interior da edificação.
IV) São usadas em telhados metálicos pois melhoram iluminação no interior das edificações por absorverem a luz natural.
V) Elas têm a propriedade de absorver os raios UV do sol, favorecendo uma melhoria na temperatura média no interior da edificação, em regiões mais frias.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta;
As afirmações I e V estão corretas;
Segue texto publicado na revista Pesquisa FAPESP na edição 205 – março/2013 (http://revistapesquisa.fapesp.br).
“Nos últimos 15 anos o Brasil multiplicou por quatro sua produção de revestimentos cerâmicos, material que engloba pisos e azulejos, e hoje é o segundo maior fabricante mundial desses produtos. Com 866 milhões de metros quadrados (m²) produzidos em 2012, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradicionais, como Espanha e Itália, que até há alguns anos dominavam o setor. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), que representa 93 empresas de 18 estados, os fabricantes nacionais estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo. O crescimento brasileiro acentuou-se na década passada, quando o setor recebeu apoio de um projeto submetido ao programa de Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (Consitec), da FAPESP, que reuniu pesquisadores do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e de um conglomerado de empresas do polo cerâmico de Santa Gertrudes, na região de Rio Claro, no interior paulista, além de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. Com foco no desenvolvimento da indústria local, o projeto introduziu inovação e capacitação de pessoal nas fábricas a fim de melhorar a qualidade e a competitividade da cerâmica do estado de São Paulo. Além do aumento da qualidade e da certificação dos produtos, as indústrias paulistas também passaram a fabricar um volume maior de peças de porcelanato. “O porcelanato é um produto mais caro e compete com rochas naturais, como mármore e granito”, diz a engenheira de materiais Ana Paula Menegazzo, superintendente do CCB. “Quando as empresas brasileiras começaram a fabricar esse tipo de produto, o consumidor com maior poder aquisitivo comprou a ‘grife’, inclusive pagando mais por ela.” Segundo estatísticas da entidade, a produção brasileira do item aumentou 18 vezes na década passada, saltando de 4 milhões de metros cúbicos em 2001 para 72 milhões em 2011. No mesmo período, o número de fabricantes paulistas da mercadoria passou de 3, que produziam apenas peças de pequenas dimensões (pastilhas), para 15, com know-how para fazer placas com mais de um metro quadrado. “Apesar do aumento, o maior centro produtor de porcelanato no país ainda é Santa Catarina – estado que também concentra um importante polo cerâmico”.
Para termos um revestimento cerâmico de qualidade conforme o texto relata, devem-se seguir as especificações técnicas exigidas na norma NBR 13818. Considere as afirmações.
I) Os produtos com tipologia de grés têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
II) Os produtos com tipologia semi-poroso têm absorções de água entre 6 e 8%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
III) Os produtos com tipologia porcelanato técnico têm absorções de água de no máximo 0,5%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
IV) Os produtos com tipologia porcelanato esmaltado têm absorções de água de no máximo 0,1%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIa.
V) Os produtos com tipologia semi-grês têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação III está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
(Cód. de Cadastro 15998.00011)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações III e V estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
Ainda em relação às propriedades do concreto, pode-se considerar sobre a plasticidade.
I) É a propriedade pela qual a argamassa tende a conservar-se deformada após a retirada das tensões de deformação.
II) Depende fundamentalmente da consistência e do grau de coesão entre os componentes do concreto. Quando não há coesão os elementos se separam, isto é, ocorre a segregação.
III) Segregação é a separação dos grãos do agregado da pasta de cimento. Pode ocorrer durante o transporte, durante o lançamento - em consequência de movimentos bruscos, durante o adensamento, por vibração excessiva, ou pela ação da gravidade, quando os grãos graúdos, mais pesados do que os demais, tendem a assentar no fundo das formas.
IV) Alta durabilidade devido à baixíssima porosidade, que reduz significativamente a carbonatação (perda de alcalinidade do concreto que protege o aço) evitando a corrosão das armaduras ao longo do tempo.
V) Reduz a tendência de fissuração na fase do endurecimento
Em relação às afirmações acima:
As afirmações II e IV estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I, II e III estão corretas.
O engenheiro Hélio Martins de Oliveira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, descreve no livro Materiais de Construção (L.A. Falcão Bauer) definições sobre materiais cimentícios. Ainda conforme discutido em sala de aula, pode-se considerar:
I) Cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clínquer constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
II) O clínquer é um produto de natureza granular, resultante da calcinação de uma mistura de materiais argilosos e calcários, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente.
III) O cimento Portland é um material granular proveniente da cominuição de rochas basálticas e pode ser empregado na construção civil.
IV) Cimento Portland é o produto obtido pela calcinação do calcário a uma temperatura de aproximadamente 900ºC, depois dessa etapa esse material recebe a adição de proporções definidas de britas e areias.
V) O clínquer é um produto de natureza granular resultante da pulverização de cloretos de sódio, com certa proporção natural, contendo, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 14934.00042)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) O termo pega significa o aumento brusco na viscosidade da pasta, mudando do estado fluído para o estado rígido.
III) Pega: intervalo de fenômenos químicos, em que se realiza desprendimento de calor e reações.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a absorvição de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da incineração, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e IV
Em relação às tintas reflexivas, considere as afirmações abaixo.
I) Estão sendo muito utilizadas atualmente para pinturas de telhados.
II) São usadas em telhados metálicos para melhoria no conforto térmico no interior da edificação.
III) Elas têm a propriedade de refletir os raios UV do sol, favorece uma diminuição na temperatura média no interior da edificação.
IV) São usadas em telhados metálicos pois melhoram iluminação no interior das edificações por absorverem a luz natural.
V) Elas têm a propriedade de absorver os raios UV do sol, favorecendo uma melhoria na temperatura média no interior da edificação, em regiões mais frias.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta;
As afirmações I e V estão corretas;
Segue texto publicado na revista Pesquisa FAPESP na edição 205 – março/2013 (http://revistapesquisa.fapesp.br).
“Nos últimos 15 anos o Brasil multiplicou por quatro sua produção de revestimentos cerâmicos, material que engloba pisos e azulejos, e hoje é o segundo maior fabricante mundial desses produtos. Com 866 milhões de metros quadrados (m²) produzidos em 2012, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradicionais, como Espanha e Itália, que até há alguns anos dominavam o setor. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), que representa 93 empresas de 18 estados, os fabricantes nacionais estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo. O crescimento brasileiro acentuou-se na década passada, quando o setor recebeu apoio de um projeto submetido ao programa de Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (Consitec), da FAPESP, que reuniu pesquisadores do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e de um conglomerado de empresas do polo cerâmico de Santa Gertrudes, na região de Rio Claro, no interior paulista, além de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. Com foco no desenvolvimento da indústria local, o projeto introduziu inovação e capacitação de pessoal nas fábricas a fim de melhorar a qualidade e a competitividade da cerâmica do estado de São Paulo. Além do aumento da qualidade e da certificação dos produtos, as indústrias paulistas também passaram a fabricar um volume maior de peças de porcelanato. “O porcelanato é um produto mais caro e compete com rochas naturais, como mármore e granito”, diz a engenheira de materiais Ana Paula Menegazzo, superintendente do CCB. “Quando as empresas brasileiras começaram a fabricar esse tipo de produto, o consumidor com maior poder aquisitivo comprou a ‘grife’, inclusive pagando mais por ela.” Segundo estatísticas da entidade, a produção brasileira do item aumentou 18 vezes na década passada, saltando de 4 milhões de metros cúbicos em 2001 para 72 milhões em 2011. No mesmo período, o número de fabricantes paulistas da mercadoria passou de 3, que produziam apenas peças de pequenas dimensões (pastilhas), para 15, com know-how para fazer placas com mais de um metro quadrado. “Apesar do aumento, o maior centro produtor de porcelanato no país ainda é Santa Catarina – estado que também concentra um importante polo cerâmico”.
Para termos um revestimento cerâmico de qualidade conforme o texto relata, devem-se seguir as especificações técnicas exigidas na norma NBR 13818. Considere as afirmações.
I) Os produtos com tipologia de grés têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
II) Os produtos com tipologia semi-poroso têm absorções de água entre 6 e 8%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
III) Os produtos com tipologia porcelanato técnico têm absorções de água de no máximo 0,5%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
IV) Os produtos com tipologia porcelanato esmaltado têm absorções de água de no máximo 0,1%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIa.
V) Os produtos com tipologia semi-grês têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação III está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
(Cód. de Cadastro 15998.00011)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações II e IV estão corretas.
As afirmações I e II, III e IV estão corretas.
As afirmações IV e V estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação I, II e III estão corretas.
O engenheiro Hélio Martins de Oliveira, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, descreve no livro Materiais de Construção (L.A. Falcão Bauer) definições sobre materiais cimentícios. Ainda conforme discutido em sala de aula, pode-se considerar:
I) Cimento Portland é o produto obtido pela pulverização de clínquer constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
II) O clínquer é um produto de natureza granular, resultante da calcinação de uma mistura de materiais argilosos e calcários, conduzida até a temperatura de sua fusão incipiente.
III) O cimento Portland é um material granular proveniente da cominuição de rochas basálticas e pode ser empregado na construção civil.
IV) Cimento Portland é o produto obtido pela calcinação do calcário a uma temperatura de aproximadamente 900ºC, depois dessa etapa esse material recebe a adição de proporções definidas de britas e areias.
V) O clínquer é um produto de natureza granular resultante da pulverização de cloretos de sódio, com certa proporção natural, contendo, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 14934.00042)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) O termo pega significa o aumento brusco na viscosidade da pasta, mudando do estado fluído para o estado rígido.
III) Pega: intervalo de fenômenos químicos, em que se realiza desprendimento de calor e reações.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a absorvição de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da incineração, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e IV
Em relação às tintas reflexivas, considere as afirmações abaixo.
I) Estão sendo muito utilizadas atualmente para pinturas de telhados.
II) São usadas em telhados metálicos para melhoria no conforto térmico no interior da edificação.
III) Elas têm a propriedade de refletir os raios UV do sol, favorece uma diminuição na temperatura média no interior da edificação.
IV) São usadas em telhados metálicos pois melhoram iluminação no interior das edificações por absorverem a luz natural.
V) Elas têm a propriedade de absorver os raios UV do sol, favorecendo uma melhoria na temperatura média no interior da edificação, em regiões mais frias.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta;
As afirmações I e V estão corretas;
Segue texto publicado na revista Pesquisa FAPESP na edição 205 – março/2013 (http://revistapesquisa.fapesp.br).
“Nos últimos 15 anos o Brasil multiplicou por quatro sua produção de revestimentos cerâmicos, material que engloba pisos e azulejos, e hoje é o segundo maior fabricante mundial desses produtos. Com 866 milhões de metros quadrados (m²) produzidos em 2012, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradicionais, como Espanha e Itália, que até há alguns anos dominavam o setor. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), que representa 93 empresas de 18 estados, os fabricantes nacionais estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo. O crescimento brasileiro acentuou-se na década passada, quando o setor recebeu apoio de um projeto submetido ao programa de Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (Consitec), da FAPESP, que reuniu pesquisadores do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e de um conglomerado de empresas do polo cerâmico de Santa Gertrudes, na região de Rio Claro, no interior paulista, além de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. Com foco no desenvolvimento da indústria local, o projeto introduziu inovação e capacitação de pessoal nas fábricas a fim de melhorar a qualidade e a competitividade da cerâmica do estado de São Paulo. Além do aumento da qualidade e da certificação dos produtos, as indústrias paulistas também passaram a fabricar um volume maior de peças de porcelanato. “O porcelanato é um produto mais caro e compete com rochas naturais, como mármore e granito”, diz a engenheira de materiais Ana Paula Menegazzo, superintendente do CCB. “Quando as empresas brasileiras começaram a fabricar esse tipo de produto, o consumidor com maior poder aquisitivo comprou a ‘grife’, inclusive pagando mais por ela.” Segundo estatísticas da entidade, a produção brasileira do item aumentou 18 vezes na década passada, saltando de 4 milhões de metros cúbicos em 2001 para 72 milhões em 2011. No mesmo período, o número de fabricantes paulistas da mercadoria passou de 3, que produziam apenas peças de pequenas dimensões (pastilhas), para 15, com know-how para fazer placas com mais de um metro quadrado. “Apesar do aumento, o maior centro produtor de porcelanato no país ainda é Santa Catarina – estado que também concentra um importante polo cerâmico”.
Para termos um revestimento cerâmico de qualidade conforme o texto relata, devem-se seguir as especificações técnicas exigidas na norma NBR 13818. Considere as afirmações.
I) Os produtos com tipologia de grés têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
II) Os produtos com tipologia semi-poroso têm absorções de água entre 6 e 8%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
III) Os produtos com tipologia porcelanato técnico têm absorções de água de no máximo 0,5%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
IV) Os produtos com tipologia porcelanato esmaltado têm absorções de água de no máximo 0,1%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIa.
V) Os produtos com tipologia semi-grês têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação III está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
(Cód. de Cadastro 15998.00011)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações II e III estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I e II estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas.
(Cód. de Cadastro 14934.00042)De acordo com o tempo de pega do cimento, podemos atribuir algumas definições:
I) Início de pega: tempo que desenvolve a secagem da água até o início das reações com os compostos de cimento.
II) O termo pega significa o aumento brusco na viscosidade da pasta, mudando do estado fluído para o estado rígido.
III) Pega: intervalo de fenômenos químicos, em que se realiza desprendimento de calor e reações.
IV) Segundo a revista Técnhe-Pini(2009) o ciclo de pega e endurecimento do cimento após a adição de água, forma-se um gel que com a absorvição de calor, gera cristais tipo agulhas por meio da incineração, até chegar o estado endurecido.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e III
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e IV
Em relação às tintas reflexivas, considere as afirmações abaixo.
I) Estão sendo muito utilizadas atualmente para pinturas de telhados.
II) São usadas em telhados metálicos para melhoria no conforto térmico no interior da edificação.
III) Elas têm a propriedade de refletir os raios UV do sol, favorece uma diminuição na temperatura média no interior da edificação.
IV) São usadas em telhados metálicos pois melhoram iluminação no interior das edificações por absorverem a luz natural.
V) Elas têm a propriedade de absorver os raios UV do sol, favorecendo uma melhoria na temperatura média no interior da edificação, em regiões mais frias.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta;
As afirmações I e V estão corretas;
Segue texto publicado na revista Pesquisa FAPESP na edição 205 – março/2013 (http://revistapesquisa.fapesp.br).
“Nos últimos 15 anos o Brasil multiplicou por quatro sua produção de revestimentos cerâmicos, material que engloba pisos e azulejos, e hoje é o segundo maior fabricante mundial desses produtos. Com 866 milhões de metros quadrados (m²) produzidos em 2012, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradicionais, como Espanha e Itália, que até há alguns anos dominavam o setor. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), que representa 93 empresas de 18 estados, os fabricantes nacionais estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo. O crescimento brasileiro acentuou-se na década passada, quando o setor recebeu apoio de um projeto submetido ao programa de Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (Consitec), da FAPESP, que reuniu pesquisadores do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e de um conglomerado de empresas do polo cerâmico de Santa Gertrudes, na região de Rio Claro, no interior paulista, além de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. Com foco no desenvolvimento da indústria local, o projeto introduziu inovação e capacitação de pessoal nas fábricas a fim de melhorar a qualidade e a competitividade da cerâmica do estado de São Paulo. Além do aumento da qualidade e da certificação dos produtos, as indústrias paulistas também passaram a fabricar um volume maior de peças de porcelanato. “O porcelanato é um produto mais caro e compete com rochas naturais, como mármore e granito”, diz a engenheira de materiais Ana Paula Menegazzo, superintendente do CCB. “Quando as empresas brasileiras começaram a fabricar esse tipo de produto, o consumidor com maior poder aquisitivo comprou a ‘grife’, inclusive pagando mais por ela.” Segundo estatísticas da entidade, a produção brasileira do item aumentou 18 vezes na década passada, saltando de 4 milhões de metros cúbicos em 2001 para 72 milhões em 2011. No mesmo período, o número de fabricantes paulistas da mercadoria passou de 3, que produziam apenas peças de pequenas dimensões (pastilhas), para 15, com know-how para fazer placas com mais de um metro quadrado. “Apesar do aumento, o maior centro produtor de porcelanato no país ainda é Santa Catarina – estado que também concentra um importante polo cerâmico”.
Para termos um revestimento cerâmico de qualidade conforme o texto relata, devem-se seguir as especificações técnicas exigidas na norma NBR 13818. Considere as afirmações.
I) Os produtos com tipologia de grés têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
II) Os produtos com tipologia semi-poroso têm absorções de água entre 6 e 8%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
III) Os produtos com tipologia porcelanato técnico têm absorções de água de no máximo 0,5%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
IV) Os produtos com tipologia porcelanato esmaltado têm absorções de água de no máximo 0,1%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIa.
V) Os produtos com tipologia semi-grês têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação III está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
(Cód. de Cadastro 15998.00011)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
II e III
I, III e IV
Apenas a afirmativa I
II, III e IV
II e IV
Em relação às tintas reflexivas, considere as afirmações abaixo.
I) Estão sendo muito utilizadas atualmente para pinturas de telhados.
II) São usadas em telhados metálicos para melhoria no conforto térmico no interior da edificação.
III) Elas têm a propriedade de refletir os raios UV do sol, favorece uma diminuição na temperatura média no interior da edificação.
IV) São usadas em telhados metálicos pois melhoram iluminação no interior das edificações por absorverem a luz natural.
V) Elas têm a propriedade de absorver os raios UV do sol, favorecendo uma melhoria na temperatura média no interior da edificação, em regiões mais frias.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta;
As afirmações I e V estão corretas;
Segue texto publicado na revista Pesquisa FAPESP na edição 205 – março/2013 (http://revistapesquisa.fapesp.br).
“Nos últimos 15 anos o Brasil multiplicou por quatro sua produção de revestimentos cerâmicos, material que engloba pisos e azulejos, e hoje é o segundo maior fabricante mundial desses produtos. Com 866 milhões de metros quadrados (m²) produzidos em 2012, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradicionais, como Espanha e Itália, que até há alguns anos dominavam o setor. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), que representa 93 empresas de 18 estados, os fabricantes nacionais estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo. O crescimento brasileiro acentuou-se na década passada, quando o setor recebeu apoio de um projeto submetido ao programa de Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (Consitec), da FAPESP, que reuniu pesquisadores do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e de um conglomerado de empresas do polo cerâmico de Santa Gertrudes, na região de Rio Claro, no interior paulista, além de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. Com foco no desenvolvimento da indústria local, o projeto introduziu inovação e capacitação de pessoal nas fábricas a fim de melhorar a qualidade e a competitividade da cerâmica do estado de São Paulo. Além do aumento da qualidade e da certificação dos produtos, as indústrias paulistas também passaram a fabricar um volume maior de peças de porcelanato. “O porcelanato é um produto mais caro e compete com rochas naturais, como mármore e granito”, diz a engenheira de materiais Ana Paula Menegazzo, superintendente do CCB. “Quando as empresas brasileiras começaram a fabricar esse tipo de produto, o consumidor com maior poder aquisitivo comprou a ‘grife’, inclusive pagando mais por ela.” Segundo estatísticas da entidade, a produção brasileira do item aumentou 18 vezes na década passada, saltando de 4 milhões de metros cúbicos em 2001 para 72 milhões em 2011. No mesmo período, o número de fabricantes paulistas da mercadoria passou de 3, que produziam apenas peças de pequenas dimensões (pastilhas), para 15, com know-how para fazer placas com mais de um metro quadrado. “Apesar do aumento, o maior centro produtor de porcelanato no país ainda é Santa Catarina – estado que também concentra um importante polo cerâmico”.
Para termos um revestimento cerâmico de qualidade conforme o texto relata, devem-se seguir as especificações técnicas exigidas na norma NBR 13818. Considere as afirmações.
I) Os produtos com tipologia de grés têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
II) Os produtos com tipologia semi-poroso têm absorções de água entre 6 e 8%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
III) Os produtos com tipologia porcelanato técnico têm absorções de água de no máximo 0,5%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
IV) Os produtos com tipologia porcelanato esmaltado têm absorções de água de no máximo 0,1%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIa.
V) Os produtos com tipologia semi-grês têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação III está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
(Cód. de Cadastro 15998.00011)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
As afirmações I, II e III estão corretas;
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta;
As afirmações I e V estão corretas;
Segue texto publicado na revista Pesquisa FAPESP na edição 205 – março/2013 (http://revistapesquisa.fapesp.br).
“Nos últimos 15 anos o Brasil multiplicou por quatro sua produção de revestimentos cerâmicos, material que engloba pisos e azulejos, e hoje é o segundo maior fabricante mundial desses produtos. Com 866 milhões de metros quadrados (m²) produzidos em 2012, o país só perde para a China e já superou concorrentes tradicionais, como Espanha e Itália, que até há alguns anos dominavam o setor. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), que representa 93 empresas de 18 estados, os fabricantes nacionais estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo. O crescimento brasileiro acentuou-se na década passada, quando o setor recebeu apoio de um projeto submetido ao programa de Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (Consitec), da FAPESP, que reuniu pesquisadores do Centro Cerâmico do Brasil (CCB) e de um conglomerado de empresas do polo cerâmico de Santa Gertrudes, na região de Rio Claro, no interior paulista, além de pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. Com foco no desenvolvimento da indústria local, o projeto introduziu inovação e capacitação de pessoal nas fábricas a fim de melhorar a qualidade e a competitividade da cerâmica do estado de São Paulo. Além do aumento da qualidade e da certificação dos produtos, as indústrias paulistas também passaram a fabricar um volume maior de peças de porcelanato. “O porcelanato é um produto mais caro e compete com rochas naturais, como mármore e granito”, diz a engenheira de materiais Ana Paula Menegazzo, superintendente do CCB. “Quando as empresas brasileiras começaram a fabricar esse tipo de produto, o consumidor com maior poder aquisitivo comprou a ‘grife’, inclusive pagando mais por ela.” Segundo estatísticas da entidade, a produção brasileira do item aumentou 18 vezes na década passada, saltando de 4 milhões de metros cúbicos em 2001 para 72 milhões em 2011. No mesmo período, o número de fabricantes paulistas da mercadoria passou de 3, que produziam apenas peças de pequenas dimensões (pastilhas), para 15, com know-how para fazer placas com mais de um metro quadrado. “Apesar do aumento, o maior centro produtor de porcelanato no país ainda é Santa Catarina – estado que também concentra um importante polo cerâmico”.
Para termos um revestimento cerâmico de qualidade conforme o texto relata, devem-se seguir as especificações técnicas exigidas na norma NBR 13818. Considere as afirmações.
I) Os produtos com tipologia de grés têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
II) Os produtos com tipologia semi-poroso têm absorções de água entre 6 e 8%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
III) Os produtos com tipologia porcelanato técnico têm absorções de água de no máximo 0,5%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIb.
IV) Os produtos com tipologia porcelanato esmaltado têm absorções de água de no máximo 0,1%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIa.
V) Os produtos com tipologia semi-grês têm absorções de água entre 0,5 e 3,0%, o que o classifica, segunda a norma ABNT NBR 13818, no grupo BIIa.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação III está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
(Cód. de Cadastro 15998.00011)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
Apenas a afirmação III está correta;
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações III, IV e V estão corretas;
Apenas a afirmação I está correta;
Apenas a afirmação II está correta;
(Cód. de Cadastro 15998.00011)Conforme Bauer (2011), a cal hidratada é um produto manufaturado que sofre um processo de hidratação. Este material vem em forma de pó seco de cor branca. Com base nisso, considere as afirmativas a seguir sobre a cal hidratada:
I) A cal hidratada endurece em contato com o ar por recarbonatação dos óxidos, ao absorver CO2 (gás carbônico) do ar.
II) A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente endotérmica.
III) A cal virgem possui propriedade aglutinante.
IV) O agente aglomerante é o hidróxido, e a capacidade aglomerante da cal hidratada é quantificada pelo teor dos hidróxidos presentes no produto.
Após a análise, quais afirmativas podemos afirmar que são corretas?
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
II e IV
II, III e IV
I e IV
Apenas a afirmativa III
I e III
O concreto pode ser analisado em dois estados físicos: como concreto fresco e como concreto endurecido. Conforme embasamento no livro texto de Materiais de Construção I, considere as afirmações a seguir quanto aos dois estados físicos do concreto e suas respectivas propriedades.
I) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
II) A trabalhabilidade é a propriedade do concreto endurecido identificada pela maior ou menor facilidade de seu emprego para atender a determinado fim. O concreto é trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, no que respeita às dimensões das peças, ao afastamento e à distribuição das barras das armaduras, bem como aos métodos de transporte, lançamento e adensamento que serão adotados.
III) As propriedades de um concreto não podem ser consideradas isoladamente. A consistência afeta diretamente a trabalhabilidade, a qual, por sua vez, não só é afetada pela plasticidade como garante a constância da relação água/cimento, conhecido também como fator a/c.
IV) A resistência mecânica do concreto endurecido, é a sua capacidade de resistir às diversas condições de carregamento a que possa estar sujeito quando em serviço, destaca-se a resistência à compressão, à tração, à flexão e ao cisalhamento.
V) O processo de endurecimento dos concretos à base de cimento Portland é muito longo, podendo levar mais de dois anos para completar-se. Com a idade o concreto endurecido vai aumentando a resistência a esforços mecânicos. Aos 28 dias de idade já adquiriu cerca de 80 a 90% de sua resistência total. É na resistência mecânica apresentada pelo concreto endurecido 28 dias após a sua execução que se baseia o cálculo dos elementos de concreto.
Em relação às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Sobre blocos cerâmicos maciços e vazados considere as afirmações.
I) Os blocos cerâmicos vazados possuem furos paralelos a uma das faces.
II) Os blocos cerâmicos vazados são apenas de vedação, suportam o próprio peso e os furos podem ser na vertical ou horizontal.
III) Os blocos cerâmicos são de vedação ou estrutural, onde os estruturais suportam cargas previstas em alvenaria estrutural.
IV) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos somente na vertical e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
V) Os blocos cerâmicos estruturais apresentam os furos tanto na vertical como na horizontal e podem ser blocos com paredes maciças; blocos com paredes vazadas; blocos perfurados.
Quanto às afirmações acima:
Todas as afirmações estão corretas.
As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmação I está correta.
As afirmações III e IV estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.