LITERATURA PORTUGUESA


Com base em seus estudos, assinale a alternativa correta:


A revista A Águia foi fundada por Pessoa e José Lins do Rego em meados da década de 20 do século passado.


A saudade, para os portugueses é de fundamental importância. Tal sentimento revela a espiritualidade profunda de um povo, um jeito típico de sentir a vida.


O modernismo português tem como principais integrantes Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Camilo Pessanha.


Pessoa e os poetas de Orfeu praticavam uma poesia pouco antenada com a modernidade poética da Europa do início do século XX.


 

Pessoa e Alberto Caeiro foram amigos e afins. Fundaram juntos a importante revista A águia.

Leia com atenção o texto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir:

 

Chorosos versos meus desentoados

Sem arte, sem beleza e sem brandura,

Urdidos pela mão da Desventura

Pela baça Tristeza envenenados

 

Vede a luz, não busqueis, desesperados,

No mundo esquecimento e sepultura:

Se os ditosos vos lerem sem ternura,

Ler-vos-ão com ternura os desgraçados.

 

Não vos inspire, ó versos cobardia,

Da sátira mosdaz o furor louco,

De maldizente voz a tirania:

 

Desculpa tendes, se valeis tão pouco,

Que não pode cantar com melodia

Um peito de gemer cansado e rouco.

 

Sobre esse soneto, é correto afirmar:


o amor é apresentado de maneira controlada, de acordo com os princípios do racionalismo e equilíbrio que orientavam a criação poética do Arcadismo.


o poeta se identifica com os bem- aventurados e solicita a piedade do leitor para com os seus versos.


o texto demonstra que Bocage, apesar de pertencer à Arcádia Lusitana, ultrapassa os limites do Arcadismo e antecipa características da inspiração poética do Romantismo.


sabe-se que Bocage foi um árcade rebelde; pertenceu à Nova Arcádia, mas foi expulso dela. O soneto em questão apresenta características formais neo-clássicas e, quanto ao conteúdo, antecipa o sentimentalis- mo romântico.


a emoção interfere na elaboração artística.

Este autor é considerado um dos três maiores sonetistas da língua portuguesa, ao lado de Camões e de Antero de Quental. Sua poesia lírica, extremamente pessoal, é marcada por um rebelde libertarismo emocional. Às vezes violento, às vezes calmo. Sua vasta obra poética apresenta dois aspectos fundamentais: o satírico e o lírico; mas é no lírico que o poeta se realiza plenamente e fica famoso. Foi, sem dúvida, o maior poeta português do século XVIII. Seu pseudônimo arcádio é Elmano Sadino. Trata-se de:

 


Cruz e Silva.


Filinto Elísio.


Almeida Garret.


Domingo Caldas Barbosa.


Bocage.

Leia o seguinte trecho, retirado do romance O crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós:

O seu amor era pois uma infração canônica, não um pecado da alma: podia desagradar ao senhor chantre, não a Deus; seria legitimo num sacerdócio de regra mais humana. Lembrava-se de se fazer protestante: mas onde, como?

Com base na leitura do fragmento, percebe-se que fica claro a escolha religiosa de Amaro. Com base nesta ideia, analise as afirmações que seguem:

I- uma vocação verdadeira e pessoal 

II- uma imposição social

III- uma imposição familiar 

IV- uma fuga 

V- uma oportunidade lucrativa 

 

São CORRETAS as afirmações contidas em:

 


I, II, III, IV.


I, II, IV, V.


I, II, III, V.


II, III, IV, V.


I, III, IV, V.

“Mas Luísa, a Luisinha, saiu muito boa dona de casa; tinha cuidados muito simpáticos nos seus arranjos; era asseada, alegre como um passarinho, como um passarinho amiga do ninho e das carícias do macho; e aquele serzinho louro e meigo veio dar à sua casa um encanto sério. (…)Estavam casados havia três anos. Que bom que tinha sido! Ele próprio melhorara; achava-se mais inteligente, mais alegre … E recordando aquela existência fácil e doce, soprava o fumo do charuto, a perna traçada, a alma dilatada, sentindo-se tão bem na vida como no seu jaquetão de flanela!” (Eça de Queirós, O primo Basílio)         

Com base na leitura do fragmento, podemos perceber que:


A prosa romântica recria o passado histórico com o intuito de ironizar os mitos nacionais.


A prosa realista põe em cena personagens tipificados que, metamorfoseados em heróis valorosos, correspondem à expressão da consciência e valores coletivos.


A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, como o casamento, por exemplo, denunciando as bases frágeis dessa união.


A prosa romântica analisa mais profundamente a natureza humana, evitando a apresentação de caracteres padronizados em termos de paixões, virtudes e defeitos.


A prosa realista, com intuito moralizador, desmascara o casamento por interesse, tão comum no século XIX, para defender uma relação amorosa autêntica, segundo princípios filosóficos do platonismo.

Quem era o líder, jovem poeta e estudante, do grupo que escreveu um manifesto criticando a forma ultrapassada de fazer literatura, pensar e viver dos portugueses e que tal discussão ficou conhecida como “Questão Coimbra”?


Ramalho Ortigão


Antonio Feliciano de Castilho


Eça de Queirós


Antero de Quental


Teófilo Braga

O texto abaixo foi extraído do capítulo IX da obra O Crime do Padre Amaro (1880), de Eça de Queirós (1845-1900). 

Então, passeando excitado pelo quarto, levava as suas acusações mais longe, contra o Celibato e a Igreja: por que proibia ela aos seus sacerdotes, homens vivendo entre homens, a satisfação mais natural, que até têm os animais? Quem imagina que desde que um velho bispo diz - serás castol a um homem novo e forte, o seu sangue vai subitamente esfriar-se? E que uma palavra latina – accedo – dita a tremer pelo seminarista assustado, será o bastante para conter para sempre a rebelião formidável do corpo? E quem inventou isso? Um concílio de bispos decrépitos, vindos do fundo dos seus claustros, da paz da suas escolas, mirrados como pergaminhos, inúteis como eunucos! Que sabiam eles da Natureza e das suas tentações? Que viessem ali duas, três horas para o pé da Ameliazinha, e veriam, sob a sua capa de santidade, começar a revoltar-se-lhes o desejo! Tudo se ilude e se evita, menos o amor! E se ele é fatal, por que impediram então que o padre o sinta, o realize com pureza e com dignidade? É melhor talvez que o vá procurar pelas vielas obscenas! – Porque a carne é fraca!(Fonte: QUEIRÓS, E. Obra Completa. 2 vols. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1970. 1:326.) 

Este trecho é o pensamento do Padre Amaro Vieira, protagonista do romance. É correto afirmar que, no texto acima, o escritor registra:  


A percepção científica de que homens e animais são diferentes porque educados pela moral religiosa. 


A burguesia degenerada a conduzir a formação dos padres católicos. 


A promiscuidade das vielas obscenas como o pecado a afligir os padres jovens.


O traço determinista do positivismo de Auguste Comte, admitindo a motivação sexual como algo comum a todos.


A noção comum de que o pecado da carne é o único aceitável entre os religiosos. 

Que figura de linguagem, própria de Eça de Queirós, pode ser associada ao título do romance, A ilustre casa de Ramires?

 


Metáfora


Antítese


Pleonasmo


Assonância


    Ironia

De acordo com seus estudos e, com as ideias apresentadas pelo próprio autor Vergílio Ferreira, assinale a alternativa que melhor representa o grande tema de suas obras:

 


O modernismo.


O cristianismo.


O antropocentrismo.


O classicismo.


O humanismo.

Leia o fragmento a seguir, retirado do romance A Sibila, de Augustina Bessa-Luís:

 

“Contudo, Quina tinha obtido para si uma contribuição no convívio com certa fauna que ela jamais frequentara - a sociedade. Passou a ser admitida numa ou noutra casa fidalga, onde o seu gênio pitoresco, de conselheira que brinca com a gravidade das próprias sentenças, lhe suscitou um relativo sucesso. Teve amigas nessas mulheres que tanto mais se honram quanto mais razões de despeito encontram entre si, e entregam os seus segredos àquela de quem temem a rivalidade. Quina tornou-se indispensável para presidir obscuramente nesse mundo secreto, íntimo, sem artifício, em que os espartilhos se afrouxam, os cabelos se apresentam eriçados de ganchos e de papelotes, e o rosto apeia a sua máscara cheia de farfalhices de sentimentos, poder atractivo, fluído de mentiras e intensíssimas fadigas de atenção. Ali, ela era bem-vinda, nesses boudouirs negros, assistindo ao demolhar dos calos em água salgada, à aplicação de receitas aparentadas de perto com velhas indicações de magia e a física primitiva - a urina que suavizava o cieiro da pele, o leite de mulher para as dores de ouvidos, as presas de 'corneta' como amuleto, fórmulas, preceitos que mantinham um sabor de harém e de barbárie e elas cumpriam a ocultas com essa fé pelas coisas em que o mistério é uma garantia de possibilidade. Ainda que simulem obedecer e optar pelo vanguardismo dos costumes, as mulheres são rebarbativas às inovações.”

 

Muito mais do que ser um romance de ação, o texto, busca uma espécie de compreensão das motivações psicossociais que sustentam a história de uma família rural típica do Norte do Portugal.

 

Analise o fragmento e destaque e assinale a alternativa que melhor o representa:

 

 


As mulheres são guerreiras e na cena apresentada, lutam pelo direto de ficarem cuidando de seus filhos em casa.


As mulheres têm em sua natureza uma compulsão pelo natural e pelo primitivo. As mulheres de sociedade, na cena transcrita, não parecem autênticas.


As mulheres são submissas, apesar disso, na cena transcrita, parecem mais autênticas e despidas das regras e normas de convenção.


As mulheres têm em sua natureza uma compulsão pelo natural e pelo primitivo. As mulheres de sociedade, na cena transcrita, parecem mais autênticas e despidas das regras e normas de convenção.


As mulheres são submissas. Na cena transcrita, parecem com mais medo de se exporem perante os homens.

Páginas: 123456