LITERATURA PORTUGUESA
Sobre o Barroco, em Portugal, analise as afirmações que seguem:
I- Contra-reforma – Inquisição.
II-Decadência política e econômica.
III- Domínio espanhol.
IV- Mito sebastianista.
V- Predomínio da prosa sobre a poesia.
VI- Sermonística, prosa didática e mo- ralizante.
VII- Elitização, frivolidade da produção acadêmica.
VIII- Academias dos Generosos e dos Singulares.
IX- Academias dos Esquecidos e dos Renascidos.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, IV, V, VI.
III, IV, V, VI, VII, VIII.
I, III, V, VII, IX.
II, III, IV, V, VI, VII.
IV, V, VI, VII, VIII, IX.
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.
Também, Senhora, do desprezo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.
Porém, pera cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa
Aqui falta saber, engenho e arte.
(AZEVEDO FILHO, Leodegário A. Melhores poemas: Luís de Camões. 4 ed. São Paulo: Global, 2001, p.29)
Com base na leitura do poema de Camões, assinale a alternativa CORRETA a respeito de como a mulher é descrita:
Sátira
Idealizada.
De forma pejorativa.
Realista.
Intercalando características realistas e idealizadas.
Uma das características de Camões é perfeição formal, ou seja, principalmente em suas produções líricas pode-se perceber o cuidado com a métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.
Analise a estrofe a seguir:
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dous mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
(AZEVEDO FILHO, Leodegário A. Melhores poemas: Luís de Camões. 4 ed. São Paulo: Global, 2001, p.29)
Assinale a alternativa que representa o esquema de rimas e o número de sílabas métricas presentes na estrofe:
ABAB, 10 sílabas métricas.
ABBA, 12 sílabas métricas.
ABBA, 10 sílabas métricas.
ABBA, 8 sílabas métricas.
ABAB, 8 sílabas métricas.
Eça de Queirós afirmava
"O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade."
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1. Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2. imaginação criadora;
3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4. linguagem natural, sem rebuscamentos;
5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6. senso de mistério;
7. retorno ao passado;
8. determinismo biológico ou social.
3, 4, 5, 6, 8.
1, 3, 4, 5, 8.
2, 3, 4, 5, 8.
1, 2, 3, 5, 7, 8.
2, 3, 4, 6, 7.
Nos textos literários, uma das características fortes de muitos autores é a intertextualidade.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
“Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompanham-nos até fora da vila as infelizes, que vão aclamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protestando, Ó filho, aquém eu tinha só para refrigério e doce amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade”.
Neste fragmento do livro Memorial do Convento, Saramago cita um episódio de “Os Lusíadas”, com o objetivo de criticar os mesmos aspectos da vida em Portugal que Camões criticava.
Com base em seus estudos, assinale a alternativa que representa o episódio camoniano citado e o aspecto criticado são:
O Velho do Restelo - o sofrimento popular decorrente dos empreendimentos dos nobres.
O Velho do Restelo - posição subalterna da mulher na sociedade tradicional portuguesa.
Aljubarrota - a sangria populacional provocada pelos empreendimentos coloniais portugueses.
Inês de Castro - e o sofrimento feminino causado pelas perseguições das Inquisições.
Aljubarrota - o abandono dos idosos decorrente dos empreendimentos bélicos, marítimos e santuários.
Leia O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/ilhadesconhecida.html).
Agora, leia o fragmento a seguir:
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança (as pessoas começavam a murmurar, Que rei temos nós, que não atende), é que (...)”
Neste fragmento, pode-se perceber:
uma contradição, que revela os principais traços do sistema monárquico.
uma metáfora, que valoriza a democracia como a melhor forma de se manter o poder.
uma analogia, que coloca a casa do rei como um palácio sempre aberto, acessível.
uma fábula, que mostra o rei como mendigo que sempre queria receber favores.
uma ironia, que mostra uma tendência de se usar o poder político em benefício próprio.
A obra em prosa de Fernando namora pode ser dividida em quatro ciclos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao estilo de produção de Namora, de acordo com os estudos realizados.
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, IV, V, VI.
III, IV, V, VI, VII, VIII.
I, III, V, VII, IX.
II, III, IV, V, VI, VII.
IV, V, VI, VII, VIII, IX.
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.
Também, Senhora, do desprezo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.
Porém, pera cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa
Aqui falta saber, engenho e arte.
(AZEVEDO FILHO, Leodegário A. Melhores poemas: Luís de Camões. 4 ed. São Paulo: Global, 2001, p.29)
Com base na leitura do poema de Camões, assinale a alternativa CORRETA a respeito de como a mulher é descrita:
Sátira
Idealizada.
De forma pejorativa.
Realista.
Intercalando características realistas e idealizadas.
Uma das características de Camões é perfeição formal, ou seja, principalmente em suas produções líricas pode-se perceber o cuidado com a métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.
Analise a estrofe a seguir:
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dous mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
(AZEVEDO FILHO, Leodegário A. Melhores poemas: Luís de Camões. 4 ed. São Paulo: Global, 2001, p.29)
Assinale a alternativa que representa o esquema de rimas e o número de sílabas métricas presentes na estrofe:
ABAB, 10 sílabas métricas.
ABBA, 12 sílabas métricas.
ABBA, 10 sílabas métricas.
ABBA, 8 sílabas métricas.
ABAB, 8 sílabas métricas.
Eça de Queirós afirmava
"O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade."
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1. Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2. imaginação criadora;
3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4. linguagem natural, sem rebuscamentos;
5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6. senso de mistério;
7. retorno ao passado;
8. determinismo biológico ou social.
3, 4, 5, 6, 8.
1, 3, 4, 5, 8.
2, 3, 4, 5, 8.
1, 2, 3, 5, 7, 8.
2, 3, 4, 6, 7.
Nos textos literários, uma das características fortes de muitos autores é a intertextualidade.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
“Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompanham-nos até fora da vila as infelizes, que vão aclamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protestando, Ó filho, aquém eu tinha só para refrigério e doce amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade”.
Neste fragmento do livro Memorial do Convento, Saramago cita um episódio de “Os Lusíadas”, com o objetivo de criticar os mesmos aspectos da vida em Portugal que Camões criticava.
Com base em seus estudos, assinale a alternativa que representa o episódio camoniano citado e o aspecto criticado são:
O Velho do Restelo - o sofrimento popular decorrente dos empreendimentos dos nobres.
O Velho do Restelo - posição subalterna da mulher na sociedade tradicional portuguesa.
Aljubarrota - a sangria populacional provocada pelos empreendimentos coloniais portugueses.
Inês de Castro - e o sofrimento feminino causado pelas perseguições das Inquisições.
Aljubarrota - o abandono dos idosos decorrente dos empreendimentos bélicos, marítimos e santuários.
Leia O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/ilhadesconhecida.html).
Agora, leia o fragmento a seguir:
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança (as pessoas começavam a murmurar, Que rei temos nós, que não atende), é que (...)”
Neste fragmento, pode-se perceber:
uma contradição, que revela os principais traços do sistema monárquico.
uma metáfora, que valoriza a democracia como a melhor forma de se manter o poder.
uma analogia, que coloca a casa do rei como um palácio sempre aberto, acessível.
uma fábula, que mostra o rei como mendigo que sempre queria receber favores.
uma ironia, que mostra uma tendência de se usar o poder político em benefício próprio.
A obra em prosa de Fernando namora pode ser dividida em quatro ciclos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao estilo de produção de Namora, de acordo com os estudos realizados.
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
Por uns termos em si tão concertados,
Que dois mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
Farei que amor a todos avivente,
Pintando mil segredos delicados,
Brandas iras, suspiros magoados,
Temerosa ousadia e pena ausente.
Também, Senhora, do desprezo honesto
De vossa vista branda e rigorosa,
Contentar-me-ei dizendo a menor parte.
Porém, pera cantar de vosso gesto
A composição alta e milagrosa
Aqui falta saber, engenho e arte.
Sátira
Idealizada.
De forma pejorativa.
Realista.
Intercalando características realistas e idealizadas.
Uma das características de Camões é perfeição formal, ou seja, principalmente em suas produções líricas pode-se perceber o cuidado com a métrica, rima, correção gramatical, tudo isso passa a ser motivo de atenção e preocupação.
Analise a estrofe a seguir:
Eu cantarei de amor tão docemente,
Por uns termos em si tão concertados,
Que dous mil acidentes namorados
Faça sentir ao peito que não sente.
(AZEVEDO FILHO, Leodegário A. Melhores poemas: Luís de Camões. 4 ed. São Paulo: Global, 2001, p.29)
Assinale a alternativa que representa o esquema de rimas e o número de sílabas métricas presentes na estrofe:
ABAB, 10 sílabas métricas.
ABBA, 12 sílabas métricas.
ABBA, 10 sílabas métricas.
ABBA, 8 sílabas métricas.
ABAB, 8 sílabas métricas.
Eça de Queirós afirmava
"O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade."
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1. Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2. imaginação criadora;
3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4. linguagem natural, sem rebuscamentos;
5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6. senso de mistério;
7. retorno ao passado;
8. determinismo biológico ou social.
3, 4, 5, 6, 8.
1, 3, 4, 5, 8.
2, 3, 4, 5, 8.
1, 2, 3, 5, 7, 8.
2, 3, 4, 6, 7.
Nos textos literários, uma das características fortes de muitos autores é a intertextualidade.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
“Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompanham-nos até fora da vila as infelizes, que vão aclamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protestando, Ó filho, aquém eu tinha só para refrigério e doce amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade”.
Neste fragmento do livro Memorial do Convento, Saramago cita um episódio de “Os Lusíadas”, com o objetivo de criticar os mesmos aspectos da vida em Portugal que Camões criticava.
Com base em seus estudos, assinale a alternativa que representa o episódio camoniano citado e o aspecto criticado são:
O Velho do Restelo - o sofrimento popular decorrente dos empreendimentos dos nobres.
O Velho do Restelo - posição subalterna da mulher na sociedade tradicional portuguesa.
Aljubarrota - a sangria populacional provocada pelos empreendimentos coloniais portugueses.
Inês de Castro - e o sofrimento feminino causado pelas perseguições das Inquisições.
Aljubarrota - o abandono dos idosos decorrente dos empreendimentos bélicos, marítimos e santuários.
Leia O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/ilhadesconhecida.html).
Agora, leia o fragmento a seguir:
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança (as pessoas começavam a murmurar, Que rei temos nós, que não atende), é que (...)”
Neste fragmento, pode-se perceber:
uma contradição, que revela os principais traços do sistema monárquico.
uma metáfora, que valoriza a democracia como a melhor forma de se manter o poder.
uma analogia, que coloca a casa do rei como um palácio sempre aberto, acessível.
uma fábula, que mostra o rei como mendigo que sempre queria receber favores.
uma ironia, que mostra uma tendência de se usar o poder político em benefício próprio.
A obra em prosa de Fernando namora pode ser dividida em quatro ciclos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao estilo de produção de Namora, de acordo com os estudos realizados.
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
ABAB, 10 sílabas métricas.
ABBA, 12 sílabas métricas.
ABBA, 10 sílabas métricas.
ABBA, 8 sílabas métricas.
ABAB, 8 sílabas métricas.
Eça de Queirós afirmava
"O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos – para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade."
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1. Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2. imaginação criadora;
3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4. linguagem natural, sem rebuscamentos;
5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6. senso de mistério;
7. retorno ao passado;
8. determinismo biológico ou social.
3, 4, 5, 6, 8.
1, 3, 4, 5, 8.
2, 3, 4, 5, 8.
1, 2, 3, 5, 7, 8.
2, 3, 4, 6, 7.
Nos textos literários, uma das características fortes de muitos autores é a intertextualidade.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
“Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompanham-nos até fora da vila as infelizes, que vão aclamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protestando, Ó filho, aquém eu tinha só para refrigério e doce amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade”.
Neste fragmento do livro Memorial do Convento, Saramago cita um episódio de “Os Lusíadas”, com o objetivo de criticar os mesmos aspectos da vida em Portugal que Camões criticava.
Com base em seus estudos, assinale a alternativa que representa o episódio camoniano citado e o aspecto criticado são:
O Velho do Restelo - o sofrimento popular decorrente dos empreendimentos dos nobres.
O Velho do Restelo - posição subalterna da mulher na sociedade tradicional portuguesa.
Aljubarrota - a sangria populacional provocada pelos empreendimentos coloniais portugueses.
Inês de Castro - e o sofrimento feminino causado pelas perseguições das Inquisições.
Aljubarrota - o abandono dos idosos decorrente dos empreendimentos bélicos, marítimos e santuários.
Leia O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/ilhadesconhecida.html).
Agora, leia o fragmento a seguir:
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança (as pessoas começavam a murmurar, Que rei temos nós, que não atende), é que (...)”
Neste fragmento, pode-se perceber:
uma contradição, que revela os principais traços do sistema monárquico.
uma metáfora, que valoriza a democracia como a melhor forma de se manter o poder.
uma analogia, que coloca a casa do rei como um palácio sempre aberto, acessível.
uma fábula, que mostra o rei como mendigo que sempre queria receber favores.
uma ironia, que mostra uma tendência de se usar o poder político em benefício próprio.
A obra em prosa de Fernando namora pode ser dividida em quatro ciclos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao estilo de produção de Namora, de acordo com os estudos realizados.
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
3, 4, 5, 6, 8.
1, 3, 4, 5, 8.
2, 3, 4, 5, 8.
1, 2, 3, 5, 7, 8.
2, 3, 4, 6, 7.
Nos textos literários, uma das características fortes de muitos autores é a intertextualidade.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
“Já vai andando a récua dos homens de Arganil, acompanham-nos até fora da vila as infelizes, que vão aclamando, qual em cabelo, Ó doce e amado esposo, e outra protestando, Ó filho, aquém eu tinha só para refrigério e doce amparo desta cansada já velhice minha, não se acabavam as lamentações, tanto que os montes de mais perto respondiam, quase movidos de alta piedade”.
Neste fragmento do livro Memorial do Convento, Saramago cita um episódio de “Os Lusíadas”, com o objetivo de criticar os mesmos aspectos da vida em Portugal que Camões criticava.
Com base em seus estudos, assinale a alternativa que representa o episódio camoniano citado e o aspecto criticado são:
O Velho do Restelo - o sofrimento popular decorrente dos empreendimentos dos nobres.
O Velho do Restelo - posição subalterna da mulher na sociedade tradicional portuguesa.
Aljubarrota - a sangria populacional provocada pelos empreendimentos coloniais portugueses.
Inês de Castro - e o sofrimento feminino causado pelas perseguições das Inquisições.
Aljubarrota - o abandono dos idosos decorrente dos empreendimentos bélicos, marítimos e santuários.
Leia O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/ilhadesconhecida.html).
Agora, leia o fragmento a seguir:
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança (as pessoas começavam a murmurar, Que rei temos nós, que não atende), é que (...)”
Neste fragmento, pode-se perceber:
uma contradição, que revela os principais traços do sistema monárquico.
uma metáfora, que valoriza a democracia como a melhor forma de se manter o poder.
uma analogia, que coloca a casa do rei como um palácio sempre aberto, acessível.
uma fábula, que mostra o rei como mendigo que sempre queria receber favores.
uma ironia, que mostra uma tendência de se usar o poder político em benefício próprio.
A obra em prosa de Fernando namora pode ser dividida em quatro ciclos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao estilo de produção de Namora, de acordo com os estudos realizados.
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
O Velho do Restelo - o sofrimento popular decorrente dos empreendimentos dos nobres.
O Velho do Restelo - posição subalterna da mulher na sociedade tradicional portuguesa.
Aljubarrota - a sangria populacional provocada pelos empreendimentos coloniais portugueses.
Inês de Castro - e o sofrimento feminino causado pelas perseguições das Inquisições.
Aljubarrota - o abandono dos idosos decorrente dos empreendimentos bélicos, marítimos e santuários.
Leia O conto da ilha desconhecida, de José Saramago (http://alfredo-braga.pro.br/biblioteca/ilhadesconhecida.html).
Agora, leia o fragmento a seguir:
“Um homem foi bater à porta do rei e disse-lhe, Dá-me um barco. A casa do rei tinha muitas mais portas, mas aquela era a das petições. Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (entenda-se, os obséquios que lhe faziam a ele), de cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar contínuo da aldraba de bronze se tornava, mais do que notório, escandaloso, tirando o sossego à vizinhança (as pessoas começavam a murmurar, Que rei temos nós, que não atende), é que (...)”
Neste fragmento, pode-se perceber:
uma contradição, que revela os principais traços do sistema monárquico.
uma metáfora, que valoriza a democracia como a melhor forma de se manter o poder.
uma analogia, que coloca a casa do rei como um palácio sempre aberto, acessível.
uma fábula, que mostra o rei como mendigo que sempre queria receber favores.
uma ironia, que mostra uma tendência de se usar o poder político em benefício próprio.
A obra em prosa de Fernando namora pode ser dividida em quatro ciclos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao estilo de produção de Namora, de acordo com os estudos realizados.
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
uma contradição, que revela os principais traços do sistema monárquico.
uma metáfora, que valoriza a democracia como a melhor forma de se manter o poder.
uma analogia, que coloca a casa do rei como um palácio sempre aberto, acessível.
uma fábula, que mostra o rei como mendigo que sempre queria receber favores.
uma ironia, que mostra uma tendência de se usar o poder político em benefício próprio.
A obra em prosa de Fernando namora pode ser dividida em quatro ciclos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao estilo de produção de Namora, de acordo com os estudos realizados.
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
Psicológica
Cosmopolita.
Urbano
Estudantil
Rural
Com base na análise apresentada no capítulo A prosa portuguesa modernista e contemporânea, sobre o romance Uma abelha na chuva, de Carlos de Oliveira, assinale a alternativa que melhor o representa:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
A tônica do neorrealismo apresentada na narrativa acentua a condição animalesca da vida, a começar pela descrição do rancho onde ocorre toda narrativa.
Tem como foco as trágicas consequências psicossociais resultantes da união forçada entre a aristocracia da província e a burguesia rural.
Relata momentos da vida de João Eduardo, profissional bem sucedido dentro dos padrões vigentes, cuja personalidade e sentimentos são pulverizados entre mundos inconciliáveis ou cujo ponto de contato ultrapassa sua capacidade de ação.
São episódios-flashes de gente comum, conflitos íntimos e coletivos, um universo de pequenos mundos.
Apresenta uma estrutura básica um evento central – o nascimento de uma criança cigana – a narrativa congrega, ao longo de seis capítulos, histórias que revelam episódios do passado de seis diferentes personagens: Abílio, Ricocas, Graça, Troupas, Manel e Carminda.
Sobre o poema Os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- quando a ação do poema começa, as naus portuguesas estão navegando em pleno Oceano Índico,portanto no meio da viagem;
II- na Invocação, o poeta se dirige às Tágides, ninfas do rio Tejo;
III- na ilha dos Amores, após o banquete, Tétis conduz o capitão ao ponto mais alto da ilha, onde lhedescenda a "máquina do mundo";
IV- tem como núcleo narrativo a viagem de Vasco da Gama, a fim de estabelecer contato marítimo com as Índias;
V- é composto em sonetos decassílabos, mantendo em 1.102 estrofes o mesmo esquemas de rimas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.
Sobre os Lusíadas, analise as afirmações que seguem:
I- É dividido em cinco partes e dez cantos.
II- O Canto I contém a introdução, a invocação, a dedicatória e o início da narrativa.
III- A pedido do rei de Melinde, Vasco da Gama conta partes da história de Portugual.
IV- Os deuses reúnem-se no Olimpo para decidir a sorte dos portugueses.
V- No Canto X, a fala do velho do Restelo acusa os portugueses de vaidade e cobiça excessivas.
São corretas as afirmações contidas em:
I, II, III, V.
I, II, IV, V.
I, III, IV, V.
II, III, IV, V.
I, II, III, IV.