LÍNGUA PORTUGUESA


FÍSICA COM A BOCA

Por que nossa voz fica tremida ao falar na frente do ventilador?

 

Além de ventinho, o ventilador gera ondas sonoras. Quando você não tem mais o que fazer e fica falando na frente dele, as ondas da voz se propagam na direção contrária às do ventilador. Davi Akkerman – presidente da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – diz que isso causa o mismatch, nome bacana para o desencontro entre as ondas. “O vento também contribui para a distorção da voz, pelo fato de ser uma vibração que influencia no som”, diz. Assim, o ruído do ventilador e a influência do vento na propagação das ondas contribuem para distorcer sua bela voz.

 

Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

 

Sinais de pontuação são símbolos gráficos usados para organizar a escrita e ajudar na compreensão da mensagem. No texto, o sentido não é alterado em caso de substituição dos travessões por


aspas, para colocar em destaque a informação seguinte.


ponto e vírgula, para enumerar informações fundamentais para o desenvolvimento


vírgulas, para acrescentar uma caracterização de Davi Akkerman.


reticências, para deixar subentendida a formação do especialista.


dois-pontos, para acrescentar uma informação introduzida anteriormente.

Observe o excerto de O Cortiço, de Aluísio  Azevedo:

Jerônimo só voltava a casa ao descair da tarde, morto de fome e de fadiga. A mulher preparava-lhe sempre para o jantar alguma das comidas da terra deles. E ali, naquela estreita salinha, sossegada e humilde, gozavam os dois, ao lado um do outro, a paz feliz dos simples, o voluptuoso prazer do descanso após um dia inteiro de canseiras ao sol. E, defronte do candeeiro de querosene, conversavam sobre a sua vida e sobre a sua Marianita, a filhinha que estava no colégio e que só os visitava aos domingos e dias santos.

Depois, até às horas de dormir, que nunca passavam das nove, ele tomava a sua guitarra e ia para defronte da porta, junto com a mulher, dedilhar os fados da sua terra. Era nesses momentos que dava plena expansão às saudades da pátria, com aquelas cantigas melancólicas em que a sua alma de desterrado voava das zonas abrasadas da América para as aldeias tristes da sua infância.

AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997.< Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000015.pdf Acesso em: 25 fev. 2019.>

Após seus estudos sobre as preposições, marque a opção em que a preposição "de" está empregada no sentido de causa:


"...candeeiro de querosene..."


"...um dia inteiro de canseiras..."


"...alma de desterrado..."


"...morto de fome e de fadiga."


"... horas de dormir..."

Leia as assertivas a seguir:

I- As conjunções e as preposições, palavras que ligam palavras e orações, estabelecendo relações de coordenação, subordinação, oposição, causalidade, consequência, comparação, etc., são de extrema importância na comunicação humana

 

PORQUE

 

II- As formas de comunicação e de relacionamento social tornaram-se cada vez mais complexas e, para dar conta dessa complexidade crescente no mundo, a linguagem verbal também se desenvolveu e criou mecanismos específicos para estabelecer relações entre as ideias, relações essas que podem ser estabelecidas, por exemplo, pelas classes de palavras apresentadas (conjunção e preposição).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.                  


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.           


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.        


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.       


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:

ESSAS MENINAS

Carlos Drummond de Andrade

 

As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]

Disponível em: Acesso em 12 jul 2017.

Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:

I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;

II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;

III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."

IV. “faltava uma delas (...)”.

As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:


Pronomes e substantivos.   


Pronomes e adjetivos.


Pronomes e numeral.


Pronomes.


Pronomes e artigos.

Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:

CONTO DE NATAL

Mário de Andrade

Seriam porventura dez horas da noite...

Desde muitos dias os jornais vinham polindo a curiosidade pública, estufados de notícias e reclamos de festa. O Clube Automobilístico dava seu primeiro grande baile. Tinham vindo de Londres as marcas do cotilhão e corria que as prendas seriam de sublimado gosto e valor. Os restaurantes anunciavam orgíacos revelhões de natal. Os grêmios carnavalescos agitavam-se. Seriam porventura dez horas da noite quando esse homem entrou na praça Antônio Prado. [...]

Disponível em: Acesso em 13 jul 2017.

A partir dos estudos realizados sobre as classes de palavras, os termos destacados no texto podem ser considerados, respectivamente, como:             


Numeral, numeral, pronome, numeral.


Artigo, numeral, pronome, pronome.


Numeral, artigo, pronome, numeral.     


Numeral, pronome, artigo, numeral.     


Artigo, pronome, pronome, numeral.   

Os sinais de pontuação constituem recursos da língua escrita, e não da língua falada. Uma frase mal pontuada pode gerar confusões, ambiguidades e mal-entendidos. Portanto, esses sinais possuem dupla finalidade: semântica e de orientação de leitura.

Das afirmativas, a seguir, marque aquela que sintetiza essa ideia sem mudar ou alterar o sentido:


O mau emprego dos sinais de pontuação não constitui erro nem sob o aspecto gramatical ou ortográfico, nem de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação constitui erro não só sob o aspecto gramatical ou ortográfico, mas de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação constitui correção do aspecto gramatical ou ortográfico, assim como do entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação constitui erro só sob o aspecto gramatical ou ortográfico e, não, de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.


O mau emprego dos sinais de pontuação não constitui erro sob o aspecto gramatical ou ortográfico, mas de entendimento real daquilo que se deseja comunicar.

Existem algumas modalidades de gramática, conforme o foco ou objeto formal sob o qual a língua é considerada. Mamede (2017) apresenta-nos quatro denominações ou tipos de gramática.

Associe cada tipo de gramática à sua identificação pelas especificidades e particularidades referentes a cada uma:

 

1- Gramática normativa
2- Gramática escolar
3- Gramática reflexiva
4- Gramática descritiva


(  ) Ela apenas constata a existência de uma estrutura da língua e a apresenta em suas formas de ocorrência e funcionamento. Atuando em todos os níveis de ocorrência da língua, ela atém-se a todas as variantes linguísticas, da língua culta ou norma padrão à língua coloquial. Não tem a preocupação com o certo e errado, para corrigir o “errado” e ensinar o “certo”.

(  ) O ponto de partida para a constituição dessa gramática é o texto. É uma extensão, também, por assim dizer, da filologia, ramo mais elevado dos estudos linguísticos que parte do texto para apresentar ou expor os fatos da língua. São os textos que determinam a existência dos fatos constitutivos da língua. O texto é explorado com base nos fatos gramaticais, na semântica, na teoria do discurso, na linguística textual.

(  ) Os fatos da língua são expostos de forma gradativa, passando da simplicidade à complexidade. Não é isolada, desvinculada de uma situação real. Apresenta os fatos a partir de situações concretas, geralmente em textos ou demais ocorrências da língua. A apresentação ou exposição dos fatos é seguida de exercícios para treinamento, com orientações didáticas e pedagógicas.

(  ) Esta é a gramática que inspira a língua padrão, ou língua culta. É a que deve ser seguida pelos usuários da língua que desejam expressar-se de acordo com os ditames da correção de linguagem, dos acertos gramaticais e estilísticos, coerentes com o grau de instrução de que são detentores. É, portanto, a gramática que constitui a fonte de comprovação de “certo ou errado” de uma estrutura linguística.

 

A correta associação é a que consta na opção:


4, 3, 2, 1


2, 1, 4, 3


1, 2, 3, 4


4, 2, 2, 3


3, 2, 4, 1

Em seus estudos sobre “As dificuldades mais frequentes da língua”, você observou alguns casos muito importantes/necessários para se construir um bom texto, seja ele oral ou escrito. A partir disso, analise as orações abaixo e assinale C para as que estejam corretas e E para as que estejam erradas.

 

(  ) A menina está meia adoentada.

(  ) Alguns políticos dão mau exemplo aos próprios filhos.

(  ) Por favor, aonde você vai com tanta pressa?

(  ) Minha mãe está meio nervosa porquê meu irmão não fez a lição de casa.

 

A opção correta é:


E, C, C, E.


E, C, C, C.


E, E, C, E.


E, E, E, C.


E, E, E, E.

O conhecimento das estruturas oracionais ou frasais conduz ao conhecimento das situações e normas de pontuação, para a correta expressão do pensamento. Nesse sentido, os sinais de pontuação constituem recursos da língua escrita, e não da língua falada.

PORQUE

Na língua falada, os recursos de compreensão da mensagem são as inflexões de voz, a entonação e outras situações de expressão oral. Já na escrita, os sinais de pontuação determinam significados e orientam o leitor às inflexões de voz e de entonação, no caso da leitura dos textos escritos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 


As asserções I e II são proposições falsas. 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 


A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira. 


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa. 

Leia o texto:

A ciência para o século XXI

Ciência para todos

"A sociedade do conhecimento" implica a realização do pleno potencial de capacidade tecnológica, aliando metodologias tradicionais e modernas que estimulem a criação científica e conduzam a um desenvolvimento humano sustentável. 

A democratização da ciência coloca três objetivos principais:

• aumentar o número de seres humanos que se beneficiam de forma direta do progresso das pesquisas de C&T as quais devem dar prioridade às populações afetadas pela pobreza;

• expandir o acesso à ciência, entendida como um componente central da cultura;

• exercer controle social sobre a C&T e sobre a orientação dada a ela, através da adoção de opções morais e políticas, consensuais e explícitas. O que foi dito acima enfatiza a importância da educação em C&T e sua popularização entre a sociedade em geral.

 

A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação– Brasília: UNESCO, ABIPTI, 2003. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000207.pdf Acesso em: 04 set. 2017

 

Nesse fragmento de texto, a palavra CIÊNCIA aparece cinco vezes. Que outra palavra é acentuada graficamente no texto segundo a mesma regra de acentuação:


Importância


Científica


Número


Tecnológica


Explícitas