LÍNGUA PORTUGUESA
MEIO: advérbio ou numeral?
MEIO ADVÉRBIO: é invariável e tem o sentido de “um pouco”, “mais ou menos”.
MEIO NUMERAL: varia em gênero(masculino/feminino) e número(singular/plural), tem o sentido de número fracionário - “metade”.
Sabendo dessa distinção, compare o uso do vocábulo MEIO/MEIA nos fragmentos extraídos de Dom Casmurro, de Machado de Assis:
I. Não podia tirar os olhos daquela criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado. [...]
II. Demais, a casa em que morava, assobradada como a nossa, posto que menor, era propriedade dele. Comprou-a com a sorte grande que lhe saiu num meio bilhete de loteria, dez contos de réis. [...]
III. Estava já na Rua de Matacavalos. A casa era uma loja de louça, escassa e pobre: tinha as portas meio cerradas, e a pessoa que me chamava era um pobre homem grisalho e mal vestido. [...]
IV. Afinal não haveria mais que meia dúzia de expressões no mundo, e muitas semelhanças se dariam naturalmente.
ASSIS, Machado. Dom Casmurro. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv00180a.pdf> Acesso em: 22 fev. 2019.
Assinale a opção correta quanto ao uso das palavras sublinhadas:
Em I e III, as palavras são invariáveis, portanto, ambas são advérbios de intensidade.
Em I e II, as palavras são variáveis, portanto, ambas são numerais fracionários.
Em II e IV, as palavras são invariáveis, portanto, ambas são advérbios de intensidade.
Em I e IV, as palavras são invariáveis, portanto, ambas são advérbios de intensidade.
Em II e III, as palavras são variáveis, portanto, ambas são numerais fracionários.
Leia com atenção esta passagem do texto "O companheiro de viagem":
Em seguida, tendo ajoelhado e rezado mais uma vez, no sepulcro do seu querido morto, retirou-se para casa, ainda triste, porém, resignado, consolado.
(PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da Avozinha. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000137.pdf >Acesso em: 07 ago. 2018)
Das palavras destacadas, é correto o que se afirma em:
I - Nas locuções verbais tendo ajoelhado e tendo rezado os verbos no Particípio do Passado, ajoelhado e rezado, indicam ações já realizadas.
II - Na expressão de lugar separada por vírgulas: ..., no sepulcro do seu querido morto,... querido é um adjetivo, porque caracteriza o substantivo morto.
III - Na passagem: ... retirou-se para casa, ainda triste, porém, resignado, consolado. Resignado e consolado são particípios com valor de adjetivos que indicam estado.
IV - Na expressão entre vírgulas: ..., no sepulcro do seu querido morto,... querido é um verbo no Particípio do Passado que indica o estado do morto.
V- Na sequência: ... retirou-se para casa, ainda triste, porém, resignado, consolado. Resignado e consolado são verbos no Particípio do Passado que indicam ações.
Marque a opção correta:
II e III
I, IV, V
IV e V
I, III, IV
I, II, III
Leia o trecho abaixo:
SETEMBRO
José Roberto Torero
“Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: “ Mi Obdulio querido...” [...]
Fonte: Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre “pronomes”, analise as alternativas a seguir e marque a única opção em que o pronome destacado retoma o nome da personagem Carmencita.
seu
naquele
alguém
ela
sua
Como você estudou, a Língua Portuguesa apresenta algumas palavras e expressões que sempre suscitam dúvidas quanto ao seu emprego. Por meio desse estudo, avalie as afirmativas que seguem:
I- O termo onde corresponde a termos que regem a preposição A: ir, chegar, voltar.
II- O termo aonde corresponde a termos que regem a preposição EM: morar, estar, ficar, estudar.
III- O termo “Há” nas frases em que a ideia é de tempo passado, ou tempo decorrido. Equivale à forma verbal FAZ, na mesma acepção.
IV- A expressão ao encontro de tem ideia de situação favorável, agradável, boa.
V- Mim nunca faz nada, portanto mim não pode ser sujeito.
Está correta a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II, III e IV.
Em III, IV e V.
Em I, IV e V.
Em I, II, III e IV.
Observe esta página do livro “Felizbrim: um amiguinho cheio de luz”:
Fonte: EAD Uniube
Todo esse fragmento faz parte da fala da mãe do Leonardo. Na palavra Leonardo, a sílaba tônica é o "nar", portanto a palavra é classificada quanto à posição da sílaba tônica como PAROXÍTONA. Há no texto outras palavras paroxítonas. Identifique-as e indique a alternativa que apresenta o número de palavras paroxítonas presentes no texto, incluindo a palavra Leonardo:
No texto, há nove palavras paroxítonas.
No texto, há onze palavras paroxítonas.
No texto, há oito palavras paroxítonas.
No texto, há quinze palavras paroxítonas.
No texto, há sete palavras paroxítonas.
Leia a charge:
Fonte: EAD Uniube
Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas pela mesma razão que “público”:
ambulancia – melancia.
ancora – impeto.
portuguesa – inglesa.
forceps – abdomen.
magoa – enjoo.
De acordo com Mamede (2017):
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, atributo, etc. com característica de modificador ou, ainda, determinante do substantivo.
Substantivo: é a palavra que designa seres, pessoas, animais, coisas, etc.
Conforme os estudos realizados até aqui, analise o excerto da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do célebre escritor Machado de Assis:
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Fonte: Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf Acesso em 13 fev. 2019.
No discurso proferido pelo fiel da última hora, é possível observar grande quantidade de adjetivos que foram utilizados para demonstrar as qualidades do morto, assim como nas comparações para intensificar a irreparável perda do ilustre finado.
No texto do discurso, foram grifadas três palavras, o substantivo DOR e os adjetivos CRUA e MÁ. Conforme foi estudado, o adjetivo flexiona em gênero(masculino/feminino) e número (singular/plural), concordando com o substantivo a que se refere. Assim, DOR é um substantivo feminino singular, portanto os adjetivos que o determinam estão no feminino singular, CRUA e MÁ.
Agora é com você, se trocarmos o substantivo feminino singular (DOR) por um masculino plural (SOFRIMENTO), como serão flexionados em gênero e em número os dois adjetivos para concordar com o substantivo ao qual estarão se referindo?
Assinale a opção cujas flexões estejam corretas:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
Em I e III, as palavras são invariáveis, portanto, ambas são advérbios de intensidade.
Em I e II, as palavras são variáveis, portanto, ambas são numerais fracionários.
Em II e IV, as palavras são invariáveis, portanto, ambas são advérbios de intensidade.
Em I e IV, as palavras são invariáveis, portanto, ambas são advérbios de intensidade.
Em II e III, as palavras são variáveis, portanto, ambas são numerais fracionários.
Leia com atenção esta passagem do texto "O companheiro de viagem":
Em seguida, tendo ajoelhado e rezado mais uma vez, no sepulcro do seu querido morto, retirou-se para casa, ainda triste, porém, resignado, consolado.
(PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da Avozinha. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000137.pdf >Acesso em: 07 ago. 2018)
Das palavras destacadas, é correto o que se afirma em:
I - Nas locuções verbais tendo ajoelhado e tendo rezado os verbos no Particípio do Passado, ajoelhado e rezado, indicam ações já realizadas.
II - Na expressão de lugar separada por vírgulas: ..., no sepulcro do seu querido morto,... querido é um adjetivo, porque caracteriza o substantivo morto.
III - Na passagem: ... retirou-se para casa, ainda triste, porém, resignado, consolado. Resignado e consolado são particípios com valor de adjetivos que indicam estado.
IV - Na expressão entre vírgulas: ..., no sepulcro do seu querido morto,... querido é um verbo no Particípio do Passado que indica o estado do morto.
V- Na sequência: ... retirou-se para casa, ainda triste, porém, resignado, consolado. Resignado e consolado são verbos no Particípio do Passado que indicam ações.
Marque a opção correta:
II e III
I, IV, V
IV e V
I, III, IV
I, II, III
Leia o trecho abaixo:
SETEMBRO
José Roberto Torero
“Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: “ Mi Obdulio querido...” [...]
Fonte: Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre “pronomes”, analise as alternativas a seguir e marque a única opção em que o pronome destacado retoma o nome da personagem Carmencita.
seu
naquele
alguém
ela
sua
Como você estudou, a Língua Portuguesa apresenta algumas palavras e expressões que sempre suscitam dúvidas quanto ao seu emprego. Por meio desse estudo, avalie as afirmativas que seguem:
I- O termo onde corresponde a termos que regem a preposição A: ir, chegar, voltar.
II- O termo aonde corresponde a termos que regem a preposição EM: morar, estar, ficar, estudar.
III- O termo “Há” nas frases em que a ideia é de tempo passado, ou tempo decorrido. Equivale à forma verbal FAZ, na mesma acepção.
IV- A expressão ao encontro de tem ideia de situação favorável, agradável, boa.
V- Mim nunca faz nada, portanto mim não pode ser sujeito.
Está correta a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II, III e IV.
Em III, IV e V.
Em I, IV e V.
Em I, II, III e IV.
Observe esta página do livro “Felizbrim: um amiguinho cheio de luz”:
Fonte: EAD Uniube
Todo esse fragmento faz parte da fala da mãe do Leonardo. Na palavra Leonardo, a sílaba tônica é o "nar", portanto a palavra é classificada quanto à posição da sílaba tônica como PAROXÍTONA. Há no texto outras palavras paroxítonas. Identifique-as e indique a alternativa que apresenta o número de palavras paroxítonas presentes no texto, incluindo a palavra Leonardo:
No texto, há nove palavras paroxítonas.
No texto, há onze palavras paroxítonas.
No texto, há oito palavras paroxítonas.
No texto, há quinze palavras paroxítonas.
No texto, há sete palavras paroxítonas.
Leia a charge:
Fonte: EAD Uniube
Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas pela mesma razão que “público”:
ambulancia – melancia.
ancora – impeto.
portuguesa – inglesa.
forceps – abdomen.
magoa – enjoo.
De acordo com Mamede (2017):
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, atributo, etc. com característica de modificador ou, ainda, determinante do substantivo.
Substantivo: é a palavra que designa seres, pessoas, animais, coisas, etc.
Conforme os estudos realizados até aqui, analise o excerto da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do célebre escritor Machado de Assis:
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Fonte: Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf Acesso em 13 fev. 2019.
No discurso proferido pelo fiel da última hora, é possível observar grande quantidade de adjetivos que foram utilizados para demonstrar as qualidades do morto, assim como nas comparações para intensificar a irreparável perda do ilustre finado.
No texto do discurso, foram grifadas três palavras, o substantivo DOR e os adjetivos CRUA e MÁ. Conforme foi estudado, o adjetivo flexiona em gênero(masculino/feminino) e número (singular/plural), concordando com o substantivo a que se refere. Assim, DOR é um substantivo feminino singular, portanto os adjetivos que o determinam estão no feminino singular, CRUA e MÁ.
Agora é com você, se trocarmos o substantivo feminino singular (DOR) por um masculino plural (SOFRIMENTO), como serão flexionados em gênero e em número os dois adjetivos para concordar com o substantivo ao qual estarão se referindo?
Assinale a opção cujas flexões estejam corretas:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
II e III
I, IV, V
IV e V
I, III, IV
I, II, III
Leia o trecho abaixo:
SETEMBRO
José Roberto Torero
“Tem coisas que são horríveis de ver. Por exemplo: sua bola caindo no vizinho, os pais brigando, uma bola furada, alguém pegando o último pedaço de bolo, a bola entrando no seu gol. Mas naquele mês de setembro eu vi uma coisa ainda mais horrível: o Mauzinho e a Carmencita de mãos dadas. É claro que eu não gostava mais daquela menina. Aliás, eu odiava a Carmencita com todas as minhas forças (a não ser que ela quisesse namorar comigo, é claro). Mas mesmo assim era chato vê-la de sorrisinhos com o Mauzinho e falando: “ Mi Obdulio querido...” [...]
Fonte: Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 13 jul 2017.
A partir dos seus conhecimentos sobre “pronomes”, analise as alternativas a seguir e marque a única opção em que o pronome destacado retoma o nome da personagem Carmencita.
seu
naquele
alguém
ela
sua
Como você estudou, a Língua Portuguesa apresenta algumas palavras e expressões que sempre suscitam dúvidas quanto ao seu emprego. Por meio desse estudo, avalie as afirmativas que seguem:
I- O termo onde corresponde a termos que regem a preposição A: ir, chegar, voltar.
II- O termo aonde corresponde a termos que regem a preposição EM: morar, estar, ficar, estudar.
III- O termo “Há” nas frases em que a ideia é de tempo passado, ou tempo decorrido. Equivale à forma verbal FAZ, na mesma acepção.
IV- A expressão ao encontro de tem ideia de situação favorável, agradável, boa.
V- Mim nunca faz nada, portanto mim não pode ser sujeito.
Está correta a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II, III e IV.
Em III, IV e V.
Em I, IV e V.
Em I, II, III e IV.
Observe esta página do livro “Felizbrim: um amiguinho cheio de luz”:
Fonte: EAD Uniube
Todo esse fragmento faz parte da fala da mãe do Leonardo. Na palavra Leonardo, a sílaba tônica é o "nar", portanto a palavra é classificada quanto à posição da sílaba tônica como PAROXÍTONA. Há no texto outras palavras paroxítonas. Identifique-as e indique a alternativa que apresenta o número de palavras paroxítonas presentes no texto, incluindo a palavra Leonardo:
No texto, há nove palavras paroxítonas.
No texto, há onze palavras paroxítonas.
No texto, há oito palavras paroxítonas.
No texto, há quinze palavras paroxítonas.
No texto, há sete palavras paroxítonas.
Leia a charge:
Fonte: EAD Uniube
Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas pela mesma razão que “público”:
ambulancia – melancia.
ancora – impeto.
portuguesa – inglesa.
forceps – abdomen.
magoa – enjoo.
De acordo com Mamede (2017):
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, atributo, etc. com característica de modificador ou, ainda, determinante do substantivo.
Substantivo: é a palavra que designa seres, pessoas, animais, coisas, etc.
Conforme os estudos realizados até aqui, analise o excerto da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do célebre escritor Machado de Assis:
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Fonte: Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf Acesso em 13 fev. 2019.
No discurso proferido pelo fiel da última hora, é possível observar grande quantidade de adjetivos que foram utilizados para demonstrar as qualidades do morto, assim como nas comparações para intensificar a irreparável perda do ilustre finado.
No texto do discurso, foram grifadas três palavras, o substantivo DOR e os adjetivos CRUA e MÁ. Conforme foi estudado, o adjetivo flexiona em gênero(masculino/feminino) e número (singular/plural), concordando com o substantivo a que se refere. Assim, DOR é um substantivo feminino singular, portanto os adjetivos que o determinam estão no feminino singular, CRUA e MÁ.
Agora é com você, se trocarmos o substantivo feminino singular (DOR) por um masculino plural (SOFRIMENTO), como serão flexionados em gênero e em número os dois adjetivos para concordar com o substantivo ao qual estarão se referindo?
Assinale a opção cujas flexões estejam corretas:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
seu
naquele
alguém
ela
sua
Como você estudou, a Língua Portuguesa apresenta algumas palavras e expressões que sempre suscitam dúvidas quanto ao seu emprego. Por meio desse estudo, avalie as afirmativas que seguem:
I- O termo onde corresponde a termos que regem a preposição A: ir, chegar, voltar.
II- O termo aonde corresponde a termos que regem a preposição EM: morar, estar, ficar, estudar.
III- O termo “Há” nas frases em que a ideia é de tempo passado, ou tempo decorrido. Equivale à forma verbal FAZ, na mesma acepção.
IV- A expressão ao encontro de tem ideia de situação favorável, agradável, boa.
V- Mim nunca faz nada, portanto mim não pode ser sujeito.
Está correta a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II, III e IV.
Em III, IV e V.
Em I, IV e V.
Em I, II, III e IV.
Observe esta página do livro “Felizbrim: um amiguinho cheio de luz”:
Fonte: EAD Uniube
Todo esse fragmento faz parte da fala da mãe do Leonardo. Na palavra Leonardo, a sílaba tônica é o "nar", portanto a palavra é classificada quanto à posição da sílaba tônica como PAROXÍTONA. Há no texto outras palavras paroxítonas. Identifique-as e indique a alternativa que apresenta o número de palavras paroxítonas presentes no texto, incluindo a palavra Leonardo:
No texto, há nove palavras paroxítonas.
No texto, há onze palavras paroxítonas.
No texto, há oito palavras paroxítonas.
No texto, há quinze palavras paroxítonas.
No texto, há sete palavras paroxítonas.
Leia a charge:
Fonte: EAD Uniube
Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas pela mesma razão que “público”:
ambulancia – melancia.
ancora – impeto.
portuguesa – inglesa.
forceps – abdomen.
magoa – enjoo.
De acordo com Mamede (2017):
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, atributo, etc. com característica de modificador ou, ainda, determinante do substantivo.
Substantivo: é a palavra que designa seres, pessoas, animais, coisas, etc.
Conforme os estudos realizados até aqui, analise o excerto da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do célebre escritor Machado de Assis:
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Fonte: Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf Acesso em 13 fev. 2019.
No discurso proferido pelo fiel da última hora, é possível observar grande quantidade de adjetivos que foram utilizados para demonstrar as qualidades do morto, assim como nas comparações para intensificar a irreparável perda do ilustre finado.
No texto do discurso, foram grifadas três palavras, o substantivo DOR e os adjetivos CRUA e MÁ. Conforme foi estudado, o adjetivo flexiona em gênero(masculino/feminino) e número (singular/plural), concordando com o substantivo a que se refere. Assim, DOR é um substantivo feminino singular, portanto os adjetivos que o determinam estão no feminino singular, CRUA e MÁ.
Agora é com você, se trocarmos o substantivo feminino singular (DOR) por um masculino plural (SOFRIMENTO), como serão flexionados em gênero e em número os dois adjetivos para concordar com o substantivo ao qual estarão se referindo?
Assinale a opção cujas flexões estejam corretas:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
Em I, II e III.
Em II, III e IV.
Em III, IV e V.
Em I, IV e V.
Em I, II, III e IV.
Observe esta página do livro “Felizbrim: um amiguinho cheio de luz”:
Fonte: EAD Uniube
Todo esse fragmento faz parte da fala da mãe do Leonardo. Na palavra Leonardo, a sílaba tônica é o "nar", portanto a palavra é classificada quanto à posição da sílaba tônica como PAROXÍTONA. Há no texto outras palavras paroxítonas. Identifique-as e indique a alternativa que apresenta o número de palavras paroxítonas presentes no texto, incluindo a palavra Leonardo:
No texto, há nove palavras paroxítonas.
No texto, há onze palavras paroxítonas.
No texto, há oito palavras paroxítonas.
No texto, há quinze palavras paroxítonas.
No texto, há sete palavras paroxítonas.
Leia a charge:
Fonte: EAD Uniube
Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas pela mesma razão que “público”:
ambulancia – melancia.
ancora – impeto.
portuguesa – inglesa.
forceps – abdomen.
magoa – enjoo.
De acordo com Mamede (2017):
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, atributo, etc. com característica de modificador ou, ainda, determinante do substantivo.
Substantivo: é a palavra que designa seres, pessoas, animais, coisas, etc.
Conforme os estudos realizados até aqui, analise o excerto da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do célebre escritor Machado de Assis:
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Fonte: Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf Acesso em 13 fev. 2019.
No discurso proferido pelo fiel da última hora, é possível observar grande quantidade de adjetivos que foram utilizados para demonstrar as qualidades do morto, assim como nas comparações para intensificar a irreparável perda do ilustre finado.
No texto do discurso, foram grifadas três palavras, o substantivo DOR e os adjetivos CRUA e MÁ. Conforme foi estudado, o adjetivo flexiona em gênero(masculino/feminino) e número (singular/plural), concordando com o substantivo a que se refere. Assim, DOR é um substantivo feminino singular, portanto os adjetivos que o determinam estão no feminino singular, CRUA e MÁ.
Agora é com você, se trocarmos o substantivo feminino singular (DOR) por um masculino plural (SOFRIMENTO), como serão flexionados em gênero e em número os dois adjetivos para concordar com o substantivo ao qual estarão se referindo?
Assinale a opção cujas flexões estejam corretas:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
No texto, há nove palavras paroxítonas.
No texto, há onze palavras paroxítonas.
No texto, há oito palavras paroxítonas.
No texto, há quinze palavras paroxítonas.
No texto, há sete palavras paroxítonas.
Leia a charge:
Fonte: EAD Uniube
Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas pela mesma razão que “público”:
ambulancia – melancia.
ancora – impeto.
portuguesa – inglesa.
forceps – abdomen.
magoa – enjoo.
De acordo com Mamede (2017):
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, atributo, etc. com característica de modificador ou, ainda, determinante do substantivo.
Substantivo: é a palavra que designa seres, pessoas, animais, coisas, etc.
Conforme os estudos realizados até aqui, analise o excerto da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do célebre escritor Machado de Assis:
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Fonte: Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf Acesso em 13 fev. 2019.
No discurso proferido pelo fiel da última hora, é possível observar grande quantidade de adjetivos que foram utilizados para demonstrar as qualidades do morto, assim como nas comparações para intensificar a irreparável perda do ilustre finado.
No texto do discurso, foram grifadas três palavras, o substantivo DOR e os adjetivos CRUA e MÁ. Conforme foi estudado, o adjetivo flexiona em gênero(masculino/feminino) e número (singular/plural), concordando com o substantivo a que se refere. Assim, DOR é um substantivo feminino singular, portanto os adjetivos que o determinam estão no feminino singular, CRUA e MÁ.
Agora é com você, se trocarmos o substantivo feminino singular (DOR) por um masculino plural (SOFRIMENTO), como serão flexionados em gênero e em número os dois adjetivos para concordar com o substantivo ao qual estarão se referindo?
Assinale a opção cujas flexões estejam corretas:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
ambulancia – melancia.
ancora – impeto.
portuguesa – inglesa.
forceps – abdomen.
magoa – enjoo.
De acordo com Mamede (2017):
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, atributo, etc. com característica de modificador ou, ainda, determinante do substantivo.
Substantivo: é a palavra que designa seres, pessoas, animais, coisas, etc.
Conforme os estudos realizados até aqui, analise o excerto da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" do célebre escritor Machado de Assis:
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia — peneirava — uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: — “Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.”
Fonte: Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000167.pdf Acesso em 13 fev. 2019.
No discurso proferido pelo fiel da última hora, é possível observar grande quantidade de adjetivos que foram utilizados para demonstrar as qualidades do morto, assim como nas comparações para intensificar a irreparável perda do ilustre finado.
No texto do discurso, foram grifadas três palavras, o substantivo DOR e os adjetivos CRUA e MÁ. Conforme foi estudado, o adjetivo flexiona em gênero(masculino/feminino) e número (singular/plural), concordando com o substantivo a que se refere. Assim, DOR é um substantivo feminino singular, portanto os adjetivos que o determinam estão no feminino singular, CRUA e MÁ.
Agora é com você, se trocarmos o substantivo feminino singular (DOR) por um masculino plural (SOFRIMENTO), como serão flexionados em gênero e em número os dois adjetivos para concordar com o substantivo ao qual estarão se referindo?
Assinale a opção cujas flexões estejam corretas:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
sofrimentos crus e maus.
sofrimentos crús e maús.
sofrimentos cru e mal.
sofrimentos cruz e mals.
sofrimentos crus e males.
Leia com atenção as definições:
Substantivo: A palavra substantivo relaciona-se com substância. Designa, portanto, o ser, entidade dotada de uma substância existencial. O substantivo é, então, o nome de um ser.
Adjetivo: é a palavra que indica qualidade, estado, característica, aspecto, modo de ser do substantivo. Sua acepção primordial é de modificador do substantivo
Em cada uma das alternativas, a seguir, estão destacados um substantivo e um adjetivo. Em qual das opções teremos o sentido alterado se a ordem entre os elementos for invertida na alternativa:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
Maria Teresa é uma mulher grande.
Aquela casa bonita é sua?
Os animais menores serão transpostados com cuidado.
Marcos é um rapaz bom, por isso merece o emprego.
Ideia infeliz essa de não participar do evento.
Leia o trecho abaixo.
“Na escola, a professora pergunta:
__ Crianças, o que significa plural?
O aluno mais esperto nem pensa duas vezes:
__ Plural, professora, quer dizer a mesma coisa, mas em mais quantidade.”
Fonte: SACCONI, F. A. Nossa gramática em testes e exercícios. São Paulo: Editora Moderna, 1979.
A partir da leitura do trecho acima, é correto afirmar que as palavras destacadas são, respectivamente:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.
Leia o trecho a seguir e responda ao que se pede:
ESSAS MENINAS
Carlos Drummond de Andrade
As alegres meninas que passam na rua, com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. As alegres meninas que estão sempre rindo, comentando o besouro que entrou na classe e pousou no vestido da professora; essas meninas; essas coisas sem importância. O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia. Riem alto, riem musical, riem desafinado, riem sem motivo; riem. Hoje de manhã estavam sérias, era como se nunca mais voltassem a rir e falar coisas sem importância. Faltava uma delas. [...]
Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me004677.pdf> Acesso em 12 jul 2017.
Considere as palavras destacadas nos itens a seguir:
I. “com suas pastas escolares, às vezes com seus namorados. (...)”;
II. “essas meninas; essas coisas sem importância (...)”;
III. "O uniforme as despersonaliza, mas o riso de cada uma as diferencia."
IV. “faltava uma delas (...)”.
As palavras destacadas pertencem a qual(is) Classe(s) de Palavras? Marque a resposta correta:
verbo, verbo, substantivo, verbo.
verbo, advérbio, advérbio, verbo.
verbo, advérbio, substantivo, verbo.
verbo, substantivo, verbo, advérbio.
verbo, substantivo, numeral, advérbio.