INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL


Podemos citar as diversas vantagens da utilização da termorresistência do tipo PT100 em relação a outros tipos de sensores como termistores e termopares. Das alternativas abaixo, marque a incorreta.

 


Possui melhor estabilidade e repetibilidade do que os termopares.


Para sua ligação, dispensa o uso de fios e cabos de extensão e compensação.


Com ligação adequada, não existe limitação para distância de operação.


Range de temperatura maior do que os termopares.


Possui maior precisão, dentro da faixa de utilização, que os outros tipos de sensores.

Com relação aos sensores capacitivos de proximidade, podemos afirmar que:


A capacitância depende das propriedades de condutividade das placas que o compõem.


Quando um objeto se aproxima do sensor sua capacitância diminui, diminuindo a permiabilidade do dielétrico do capacitor.


São projetados gerando um campo eletrostático (campo elétrico), detectando nudanças neste campo, que acontem quando o objeto se aproxima da face ativa.


Os sensores capacitivos estão disponíveis apenas em 3 fios, sendo alimentados apenas com 24VCC.


Utiliza um capacitor na face sensora que tem a posição de suas placas alteradas de acordo com a posição do objeto detectado.

Um sensor, como qualquer outro dispositivo, exige cuidados na alimentação, pois, se esta for realizada de forma inadequada, pode causar danos ao sensor. O sensor deve ser especificado de acordo com a tensão de alimentação disponível. Marque a alternativa incorreta.

 


O avanço da tecnologia proporcionou o desenvolvimento de sensores capazes de operar em tensões de 12 a 250 V, alternada ou contínua, sendo compatíveis com qualquer fonte de alimentação


Os sensores industriais encontrados no mercado operam nas tensões de 05 e 12 VDC. Na automação, é muito comum o uso da alimentação de 12 VDC.


Qualquer tensão entre 10 e 30 VDC é suficiente para o correto funcionamento dos sensores industriais de corrente contínua. Na automação, é muito comum o uso da alimentação em 24 VDC.


Para máquinas que não têm disponibilidade de uma fonte de alimentação DC, os fabricantes disponibilizam também sensores com alimentação alternada de 90 a 265 VAC.


Nenhuma das alternativas anteriores

A medição de variáveis de processo por instrumentos inteligentes vem em constante crescimento e avanços tecnológicos, e assim, fazendo medições bem próxima da realidade medida da grandeza em questão, temos 9  características terminológicas dos instrumentos de medição , que são elas.: Range, Span, Erro (Estático e Dinamico), precisão, zona morta , sensibilidade,  Histerese e repetibilidade. A qual dessas Terminologias citadas, o texto a seguir se refere.?

 

A diferença máxima apresentada por um instrumento, para um mesmo valor, em qualquer ponto da faixa de trabalho, quando a variável percorre toda a escala no sentido ascendente e descendente. É expresso em porcentagem do span.

 


Range


Histerese


Repetibilidade


Erro Dinâmico


Zona morta

No âmbito industrial podemos mensurar temperaturas através de sensores, como por exemplo, os de termorresistência, termopares, ou pirômetros. Os termopares são sensores formados pela união de dois metais e essa junção em contato com o meio gera uma diferença de potencial na ordem de milivolts, de acordo com a temperatura em contato com o sensor. Quando essa junta é formada por ferro-constantan, o range da temperatura é de 0 a 750 °C e o range da tensão gerada por essa junção é de 0 a 42,281 mV. Sabendo-se que a tensão em função da temperatura NÃO é linear e que podemos encontrar a temperatura correspondente através da tabela correspondente do termopar, encontre a temperatura dessa junção quando a tensão gerada do termopar for de 13,0 mV. Observação: a junta fria está em um ambiente controlado à 0 °C.

Avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta:


Aproximadamente 240,0 °C


Aproximadamente 220,5 °C


Aproximadamente 211,8 °C


Aproximadamente 230,6 °C


Aproximadamente 185,8 °C

A Norma S5.1 ISA (International Society of Automation). Estabelece os símbolos gráficos para identificação dos instrumentos e dos sistemas de instrumentação usados para medição e controle, famosos diagramas  P&ID (diagrama de instrumentação e tubulação).Abaixo analise o diagrama P&ID e relacione quais são os transmissores e o elemento final de controle ligados ao Controlador Multivariavel e os tipos de conexão dele com  todos os dispositivos.

 

 


Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível , Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal de pressão  (3~ 15 Psi) e com os demais dispositivos por sinal por conexão de Processo.

 


Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível , Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se Sinal Hidraulico e com os demais dispositivos por sinal de Tubo Capilar.

 


Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível, Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal elétrico (4~20 mA) e com os demais dispositivos por sinal de Software (F. F).

 


Transmissor de Pressão, Transmissor de Temperatura, Transmissor de nível , Transmissor de Vazão e Valvula de controle multivariavel, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal Eletromagnético ou sônico sem Fios e com os demais dispositivos por sinal de Software (F. F).

 


Transmissor de Percentual, Transmissor de Tensão, Transmissor Logaritimo , Transmissor de Fase e Válvula de Vazão, com os Transmissores e a Valvula conecta-se por sinal elétrico (4~20 mA) e com os demais dispositivos por snal de Software (F. F).

 

Leia as afirmativas a seguir sobre sistemas de medição de temperatura.

 

a) Os termistores são equipamentos constituídos de semicondutores que exibem um decréscimo de resistência elétrica com o aumento de temperatura.

b) O princípio de funcionamento de termopares é baseado no efeito Seeback, que se refere à geração de um potencial de tensão elétrica em um circuito aberto, devido a uma diferença de temperatura entre as junções de materiais diferentes nesse circuito.

c) Um termômetro de bulbo de líquido mede a temperatura em virtude da expansão térmica volumétrica de um líquido. Com a expansão térmica do líquido, esse fluido preenche um tubo capilar de translúcido e seu nível indica a temperatura, geralmente por escala graduada.

 

Estão corretas as afirmativas:

 


I, II e III.


II e III, apenas.


I e III, apenas.


III apenas


I e II, apenas.

O controle automático é cada vez mais empregado por várias razões, dentre as quais se destacam: aumentar a produtividade, baixar os custos, eliminar erros que seriam provocados pelo elemento humano e manter automático e continuamente o balanço energético de um processo. Primordial ao  Controle de Processo são as exatas medições das variáveis de processos, que são elas.: Temperatura, vazão , nível, pressão e outras.

 Instrumentos e dispositivos são utilizados para as medições das variáveis, sejam eles  de ação única ou em conjunto. “Componente que está em contato com a variável de processo e tem por função transformá-la em uma grandeza mensurável por um mecanismo.” A qual dos Listados abaixo se refere essa citação em Negrito?

 


Instrumentos e receptores.
Elementos finais de controle.
Indicadores de processo.
Elemento Primário.
Registradores
O coeficiente de Reynolds é um número que determina o regime de escoamento de um fluido. Calcule o número de Reynolds sabendo-se que em uma tubulação de 75 mm escoa óleo combustível com uma vazão de 70 m³/h. Considere a viscosidade absoluta de 15 cp e a massa específica de 944 kg/m³. Assinale a alternativa que contenha o resultado correto:

Rd = 15164.44
Rd = 20773.20
Rd = 28043.82
Rd = 11425.26
Rd = 28459.29

Leia a seguinte descrição:

"quando utilizamos sistema de selagem nas tubulações de impulso, deve ser feita a elevação, que consiste em anular a pressão da coluna líquida na tubulação de impulso da câmara de baixa pressão do transmissor de nível".

 

Para esse caso, recomenda-se realizar:


Calibração de zero.
Elevação de zero.
Parametrizar a zona morta.
Calibração do span.
Supressão de zero.
Páginas: 123456