INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS


O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar é o responsável pela fiscalização das condições de segurança das edificações, cabendo a ele vistoriar e aprovar equipamentos de proteção contra incêndios instalados nos imóveis.

 

Figura - Esquema do triângulo do fogo

 

Com o texto acima e a figura apresentada, podemos afirmar que:

    I.   Para que ocorra a combustão de quaisquer materiais, não é necessário juntar três elementos simultaneamente, conforme figura, em um mesmo local, pois apenas a fonte de calor já garante o incêndio.

   II.   Para prevenir contra incêndio, basta evitar que as partes se juntem, caso contrário, o incêndio é iminente.

 III.   Para combater ou deliberar um incêndio, basta eliminar um dos elementos que compõe o triângulo. O combate pode ser feito de três maneiras: a) retirando o elemento combustível do contato com a chama, b) retirando o fluxo de oxigênio por meio de abafamento e c) retirando a fonte de calor ou resfriando o elemento que esteja provocando calor suficiente para a combustão.

Está correto o que se afirma em:


II e III


Apenas III


Apenas I


Todas


Apenas II

Sobre a figura a seguir podemos afirmar que:

 

I.Mostra uma instalação elevatória que consiste no bombeamento de água de um reservatório inferior para um reservatório superior, ou para um reservatório hidropneumático.

II.Trata-se de um esquema Isométrico do Recalque sem escala.

III. A instalação de recalque deve ser dimensionada para vazão de recalque mínima equivalente a 15% do consumo diário

 

Estão corretas as afirmações:


II e III
Apenas II
Apenas III
Todas
Apenas I

A capacidade dos reservatórios de água de um edifício de 15 pavimentos, com 4 apartamentos de 2 dormitórios por andar, é dimensionada considerando-se consumo de 2 dias, 2 pessoas por dormitório, consumo de 200 litros diários por pessoa e reserva de incêndio de 14 000 litros. Se o volume reservado é dividido entre 2 reservatórios de mesma capacidade, um superior e outro inferior, então a capacidade de cada reservatório supera a reserva de incêndio em


42 500 litros


25 000 litros


41 000 litros


35 000 litros


32 500 litros

Sobre o projeto para a drenagem de águas pluviais em edifícios:

    I.   O projeto para a drenagem de águas pluviais em edifícios deve prever a drenagem das águas por meio de ralos na cobertura ou nas áreas a serem esgotadas, a passagem de tubulações ao longo dos pavimentos, a ligação dos condutores verticais de água pluvial até as caixas de área ou pátio e a ligação do ramal predial à rede pública de drenagem urbana.

   II.   No projeto de esgotos sanitários é feito um esquema vertical para mostrar as canalizações, o mesmo deve ser feito para o projeto de águas pluviais, não se esquecendo de se fazer a diferenciação entre uma instalação e outra.

 III.   Devem levadas em consideração todas as considerações utilizadas na instalação predial de água fria.

Está correto o que se afirma em:


Apenas III
Apenas I
Apenas II
II e III
Todas as afirmações

Dimensionar a capacidade de vazão da calha a seguir

· O material a ser utilizado é o plástico. (n = 0,011) · Inclinação é de 0,5%.  

Q = 235 l/min
Q = 829 l/min
Q = 130 l/min
Q = 666 l/min
Q = 384 l/min

O esquema da figura mostra uma tubulação vertical com diâmetro constante, por onde escoa um líquido para baixo, e a ela estão conectados dois piezômetros com suas respectivas leituras, desprezando-se as perdas. A esse respeito, considere as afirmações a seguir

]

 

I - A energia cinética é a mesma nos pontos (1) e (2).

 

II - A pressão estática no ponto (1) é menor do que no ponto (2).

 

III - A energia total no ponto (1) é menor do que no ponto (2).

 

IV - A energia cinética e a pressão estática no ponto (1) são menores do que no ponto (2).

 

V - A energia cinética e a pressão estática no ponto (1) são maiores do que no ponto (2).

 

São corretas APENAS as afirmações


I e III
IV e V
III e V
I e II
II e IV

Qual a máxima capacidade que uma calha de seção semicircular e diâmetro de 150mm, inclinação de 0,6%, pode transportar de água de chuva. Dado n = 0,011


Q = 25,30 l/s
Q =32,35 l/s
Q = 69,70 l/s
Q = 18,20 l/s
Q = 50,30 l/s

Acerca do barrilete, podemos afirmar que:

       I.   O barrilete é caracterizado pela tubulação que interliga as duas seções do reservatório superior e da qual partem as derivações correspondentes às diversas colunas de alimentação.

       II.   Quanto ao barrilete unificado, as ramificações para cada coluna partem diretamente da tubulação que liga as duas seções do reservatório. Colocam-se registros que permitem isolar uma ou outra seção do reservatório. Cada ramificação para uma determinada coluna correspondente tem o seu registro próprio. Essa é a vantagem, pois o controle e a manobra de abastecimento, bem como o isolamento das diversas colunas são feitos num único local da cobertura.

      III.   Quanto ao barrilete ramificado da tubulação que interliga as duas seções, saem ramais, que dão origem a derivações secundárias para as colunas de alimentação. Utiliza-se esse tipo de barrilete por razões de economia de encanamento.

Está correto o que se afirma em


II e III
Apenas II
Apenas I
Apenas III
Todas as afirmações

Muitos problemas em tubulações estão associados às velocidades dos escoamentos dos líquidos nos condutos. A deposição de sedimentos na parede do tubo ocorre à velocidades inferiores a 0,60m/s. Está deposição pode gerar


Vibrações e choques que danificam as tubulações
Incrustações de partículas na parede do tubo, reduzindo sua seção de escoamento e consequentemente a sua capacidade de vazão.
Fenômeno da cavitação e golpe de aríete.
Aumento de circulação de ar nas tubulações.
Ruídos e vibrações

Acerca do sistema de abastecimento de uma instalação predial de água fria, temos a figura a seguir:

 

Podemos afirmar sobre o sistema de distribuição indireto que:

As vantagens são fornecimento de água contínuo; pequena variação de pressão nos aparelhos; golpe de aríete desprezível; permite a instalação de válvula de descarga; menor consumo de água. As desvantagens são possibilidade de contaminação da água reservada; menores pressões; maior custo de instalação. As desvantagens também podem ser falta de água no caso de interrupção; grande variação de pressão ao longo do dia; limitação de vazão; maior consumo etc.

Está correto o que se afirmar em:


Todas as afirmações
1 e 2
Apenas a 1
3 e 2
1 e 3.
Páginas: 12345