HISTOLOGIA ANIMAL


Para que ocorra a contração muscular é preciso que haja o armazenamento antecipado de um íon no retículo sarcoplasmático. Tal íon armazenado é o:

Ferro
Potássio
Cálcio
Cloro
Sódio
Observe a foto abaixo, leia a questão  e assinale e alternativa CORRETA: Figura: Fotomicrografia óptica. Coloração Hematoxilina e eosina. Aumento 400x. Fonte: Acervo do autor- UNIUBE/EAD. A fotomicrografia acima representa (assinale a alternativa correta).

perimísio
epimísio
tecido muscular estriado esquelético
tecido muscular liso
tecido muscular estriado cardíaco
Os neurônios são células altamente especializadas cujas atividades dependem do auxílio de células da glia. A respeito deste grupo, ele é formado por cinco tipos de células: astrócito, ependimária, oligodendrócito, micróglia e Schwann. Com base em seus conhecimentos sobre os tipos de células da glia, assinale a alternativa que apresenta a função do olidendrócito.  

sustentar os neurônios.
transmitir impulso nervoso. 
participar do processo de reparação do sistema nervoso central.
confeccionar a bainha de mielina nos axônios dos neurônios do sistema nervoso central.
facilitar a movimentação do líquido cefalorraquidiano. 
Coloque verdadeiro ou falso nas afirmações abaixo e assinale e alternativa CORRETA:  A (   ) A ligação entre neurônios é realizada na sinapse, que é a região de comunicação eletroquímica. É na sinapse que a informação elétrica é transformada em química por meio dos neurotransmissores, como a acetilcolina, dopamina e serotonina. B (   ) A sinapse na maioria do tecido nervoso dos vertebrados é eletroquímica, ou seja, é necessário a presença de neurotransmissor C (   ) o neurotransmissor é captado,  na célula receptora do sinal, pelos canais de sódio e potássio, responsáveis por continuar o impulso nervoso no neurônio posterior D (   ) Há também sinapses exclusivamente elétricas, como no músculo estriado cardíaco e músculo liso

A(v); B(v); C(f); D(v)
A(v); B(f); C(v); D(f)
A(f); B(f); C(v); D(v)
A(v); B(f); C(f); D(f)
A(v); B(f); C(f); D(f)
Associe as afirmações em relação ao tecido ósseo. I- Este tipo de ossificação ocorre primariamente no tecido conjuntivo, este local recebe o nome de centro de ossificação primária, que crescem radialmente, ou seja, do centro para fora. Ocorre a transformação das células mesenquimatosas em osteoblastos. II- A formação do tecido ósseo ocorre com o modelo de cartilagem hialina. O tecido cartilaginoso serve como base para o tecido ósseo, posteriormente a cartilagem é destruída sendo substituída por tecido ósseo. III- Essa estrutura apresenta cinco zonas diferentes: repouso, seriada, hipetrófica, calcificada e calcificação; responsável pelo crescimento longitudinal do osso. IV- Líquido incolor, viscoso que nutre a cartilagem hialina; é produzida pelos sinoviócitos.   A- disco epifisário B- líquido sinovial C- ossificação endocondral D- ossificação intramembranosa

IA, IIC, IIID, IVB
IC, IID, IIIA, IVB
ID, IIA, IIIB, IVC
IB, IIC, IIIA, IVD
ID, IIC, IIIA, IVB
Observe a foto abaixo, leia a questão e assinale e alternativa CORRETA: Figura: Fotomicrografia  A: do tecido ósseo; Desenhos I, II, II, IV e V: esquemas da fotomicrografia A. Aumento 400x. Fonte: Acervo do autor - UNIUBE/EAD. A fotomicrografia mostra o tecido ósseo estrutura interna da diáfise de um osso longo, a estrutura circular representa o Sistema de Havers.  Os desenhos I, II, III, IV e V são as representações tridimensionais do Sistema de Havers. Qual representação é a correta?

IV
I
III
V
II
Um aluno do ensino médio, curioso sobre uma nova matéria em sua grade curricular, perguntou a(o) professor(a) o que é um tecido. A resposta mais adequada para esta pergunta é:

Conjunto de células de mesma origem, forma e função que possui uma quantidade variável de matriz extracelular.
A menor parte de qualquer ser vivo.
Conjunto de órgãos.
Conjunto de organelas dentro de uma célula. 
Conjunto de sistemas.
As células que formam os tecidos estão imersas em um microambiente, a matriz extracelular. Sobre esta matriz, leia as assertivas a seguir e, posteriormente, responda a questão:  I - A quantidade de matriz extracelular pode variar de tecido para tecido, dependendo de suas características peculiares de cada um. II - A matriz é basicamente produto proteico, formando macromoléculas. III - Não existe diferença entre a matriz de um tecido para outro, praticamente são todas iguais. IV - A produção da matriz é realizada pelas próprias células.  Após a análise das assertivas, marque a alternativa correta. 

Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas. 
Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas. 
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas. 
I, II, III e IV estão corretas. 
Observe a figura abaixo, leia a questão e assinale e alternativa CORRETA: Figura: Fotomicrografia óptica. Fonte: Acervo do autor.   Ao analisar a característica das células e da matriz extracelular presente na fotomicrografia acima, pode-se dizer que o tecido representado na imagem é:

tecido epitelial.
tecido muscular.
tecido ósseo.
tecido cartilaginoso.
tecido conjuntivo.
Observe a foto baixo, leia a questão e assinale e alternativa CORRETA: Figura: Fotomicrografia óptica. Coloração Hematoxilina e eosina. Aumento 400x. Fonte: Acervo do autor - UNIUBE/EAD.  A análise da característica das células e da matriz extracelular presente na fotomicrografia, nos permite dizer que trata-se de que tipo de tecido?

conjuntivo denso.
tecido epitelial de revestimento.
tecido epitelial glandular.
cartilagem fibrosa.
cartilagem hialina.
Páginas: 12