HISTÓRIA ECONÔMICA SOCIAL E POLÍTICA GERAL


No início do século XX, foi criado um método de organização do trabalho operário administrado pelos executivos, que consistia numa rígida divisão do trabalho, controle do tempo, estabelecimento de metas que, alcançadas, renderiam gratificações e prêmios.  Este método foi denominado:


Marxista
Fordismo.
Socialista.
Taylorismo
Toyotismo.

Pode-se afirmar, que o chamado neoliberalismo quanto aos seus princípios básicos, pouco se diferencia do liberalismo clássico. Ele é marcado fundamentalmente pelo enxugamento do Estado e sua máquina administrativa. Considerando o surgimento do neoliberalismo e seus reflexos na geopolítica mundial, marque (V) para as afirmações verdadeiras ou (F) para as afirmações falsas.

(   ) O Neoliberalismo foi instalado primeiramente no Chile, após a derrubada do governo de Salvador  Allende

(   ) O ditador  August   Pinochet, no ano de 1973, implantou  o neoliberalismo no Chile,  privatizando  as empresas nacionais, diminuiu os impostos para os ricos e provocando uma diminuição da taxa de desemprego.

(   ) Outros expoentes  do neoliberalismo foi  destacar Margaret Thatcher na Inglaterra em 1979 e Ronald Reagan, nos Estados Unidos da América no ano de 1980.

(   ) No Brasil o neoliberalismo começou implantação a partir do  governo de Fernando Collor de Melo (1990 – 1992).

(   ) A política econômica neoliberal no Brasil provocou um ganho considerável para as empresas, enfraquecimento do movimento sindical; uma redução  na taxa de desemprego;

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


F, V, F, F, V.
F, V, V, V, F.
F, F, V, V, V.
V, F, V, V, F.
V, V, F, F, V.

O período, denominado capitalismo de Estado, foi fundamental para a economia estadunidense, pois o Estado passou a assumir o papel de mediador nas relações estabelecidas entre as empresas e a sociedade. Considerando o período denominado de Estado de Bem-estar Social pode-se afirmar

 


O Estado do Bem Estar Social diminuiu a taxa de impostos e elevou os salários, previdência, educação e saúde.
O Estado do Bem Estar Social promoveu a união dos trabalhadores devido ao fortalecimento dos sindicatos.  
O Estado do Bem Estar Social pretendia apenas garantir o predomínio do capitalismo tornando-o mais humano. 
O Estado do Bem Estar Social foi na prática uma forma de implementar um Estado Socialista após a Guerra Fria.
O Estado de Bem Estar Social fez com que houvesse mais manifestações em favor de uma revolução socialista. 
 “A nova divisão transnacional do trabalho envolve a redistribuição das empresas, corporações e conglomerados por todo o mundo. Em lugar da concentração da indústria, centros financeiros, organizações de comércio, agências de publicidade e mídia impressa e eletrônica nos países dominantes, verifica-se a redistribuição dessas e outras atividades por diferentes países e continentes”. (Ianni, 2007) Considerando o fragmento de texto acima e as características apresentadas pelo processo de globalização na produção do espaço geográfico, analise as afirmações abaixo.   I-  O processo de globalização enfoca não somente uma nova divisão internacional do trabalho, mas redimensiona o território, através de um reordenamento de ações, que visam o fortalecimento do capital. II- Objetivando o fortalecimento do capital na produção do espaço geográfico, a globalização proporciona a formação de oligopólios internacionais em setores vitais produtivos. III- A globalização oportuniza a constituição de blocos econômicos, com a finalidade de expandir os mercados e aumentar a integração regional e global. É correto o que se afirma em:

I, II e III. 
I e II, apenas.
I, apenas.
II e III, apenas.
III, apenas.

Para o sociólogo Octavio Ianni (2006) o mapa do mundo assume uma nova perspectiva política, econômica, cultural e social decorrente da globalização. Segundo o sociólogo, a frase de Marx e Engels “tudo que é sólido desmancha-se no ar”, do manifesto comunista, exprime a realidade atual da sociedade contemporânea.

Considerando essa situação analise as afirmativas abaixo.

 

I- A globalização interliga povos de diferentes culturas e interesses econômicos distintos. Por outro lado, também desagrega o homem enquanto ser coletivo, reafirmando cada vez mais o individualismo entre sociedades.

II- Existem várias contradições que são inerentes ao processo de globalização. Porém, tais contradições de modo nenhum, atingem a geopolítica mundial, pois em tempo algum interferem nas relações entre os países.

III- A globalização é responsável por mudanças no contexto econômico, político, cultural e social em escala mundial. Tais mudanças, interferirá no cotidiano das pessoas, como também na dinâmica territorial.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e II, apenas.


I, apenas.


III, apenas.


I, II e III. 


I e III, apenas.

“Oficialmente, o termo “geopolítica” surgiu com o jurista sueco Rudolf Kjellen (1864-1922), o qual empregou esse termo em um ensaio intitulado “As grandes potências”. Onze anos mais tarde, Kjellen volta a reafirmar as bases dessa nova disciplina no seu livro O Estado como forma de vida, cuja preocupação inicial era o aumento do poder mundial. Nesse contexto, definiu a geopolítica como “a ciência que estuda o Estado como organismo geográfico” (VESENTINI, 2004). Considerando os estudos sobre geografia política e geopolítica, avalie as afirmações abaixo.

I- Ratzel ampliou o sentido da expressão “geografia política”, pois, esta era vista apenas como sinônimo de geografia da história.

II- Rudolf Kjellen, foi quem analisou de forma clara as diferenças entre a geografia política e geopolítica.

III- Lacoste e Claval questionaram os estudos de Kjellen sobre a diferenciação entre geopolítica e geografia política.

IV- Karl Haushofer foi um pensador geopolítico alemão, cuja conjuntura internacional propiciou seu engajamento.

É correto apenas o que se afirma em:


III e IV.


I e II.


I, II e IV.


I e III.


I, II, III e IV. 

“A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.

OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

Esses blocos econômicos começaram a ser edificados a partir do fim da Guerra Fria, momento em que o mundo perdeu a configuração bipolar e se iniciou o processo de construção da hegemonia capitalista no globo. O bloco que se tornou oficial em 1992, pelo tratado de Maastricht e propôs moeda única e sistemas financeiros e bancários comuns é denominado:


UE


APEC


MERCOSUL.


OTAN


NAFTA

O neoliberalismo condena a participação do Estado na economia, pois segundo seus defensores, esta ação impediria o livre funcionamento das forças de mercado, e, consequentemente, o bloqueio do desenvolvimento do capitalismo. Para a plena compreensão do que é o neoliberalismo, é imprescindível compreender primeiramente o liberalismo econômico. Considerando o liberalismo econômico e seus reflexos na produção do capital analise as afirmativas abaixo.

 

I- As práticas liberais, originaram – se na Escola Clássica Inglesa, no século XVIII, fundamentando – se nas ideias de Adam Smith, David Ricardo, Stuart Mill e Malthus.

II- O liberalismo econômico era a teoria da burguesia europeia e estadunidense, sendo um dos fatores preponderantes, que retirou os americanos da crise de 1929.

III- O Liberalismo econômico tem como princípio fundamental a não intervenção do Estado na economia, ou seja, o mercado regula-se a si mesmo.

IV- Com a evolução do capitalismo surgiram os monopólios, os cartéis, o protecionismo, que na prática, impediam o livre funcionamento do mercado.

 

É correto o que se afirma em:


I, apenas.


III e IV, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I, III e IV.

O Brasil é um país de industrialização, além de tardia, também forçada. De acordo com o estudo sobre a industrialização no Brasil, indique a opção correta.


A grande depressão de 1929 abalou todo o sistema produtivo capitalista em nível mundial, contudo a economia brasileira não foi atingida pela crise, pelo fato de ser baseada apenas na pecuária leiteira e de corte. 


A economia brasileira teve um ritmo acelerado na produção e (re) organização, do espaço urbano seguindo a “nova” lógica de reprodução e expansão do capital.  Isso tudo foi determinante para que os trabalhadores urbanos fossem empurrados para o campo.


Importantes cidades brasileiras surgiram durante o auge da cana-de-açúcar, do ouro, da borracha, do café. Assim, podemos também afirmar que o processo de urbanização no país foi tardio. 


Podemos dizer, que a o Brasil teve uma industrialização forçada, pois foi feita sem um planejamento e à custa do rejeito das tecnologias resultantes, da sucata industrial dos países desenvolvidos.


Principalmente no estado de Minas Gerais, até o ano de 1929 a economia brasileira se baseava na monocultura de café.

Conforme os estudos sobre os blocos econômicos, faça a relação correta entre os principais blocos econômicos com suas respectivas siglas.

 

I - Bloco econômico liberado pelos EUA e que conta ainda com México e Canadá.

II - Boco econômico mais antigo, que começou a ser construído a partir do final da Guerra Fria

III - Bloco econômico liderado pelo Japão e composto por alguns países da Ásia, porém sem estrutura oficial. 

IV - Criado em 1991 é composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, nações sul-americanas que adotam políticas de integração econômica e aduaneira.

V - Bloco econômico constituído, basicamente, pelos países que se desmembram da extinta URSS.

 

A - Apec

B - UE

C - Nafta

D - CEI

E - Mercosul

 

A sequência correta está contida em:    


C, D, A, E, B.


B, C, D, A, E.


C, B, A, E, D


A, C, E, D, B.


D, C, B, A, E.

Páginas: 123456