HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL


Ao contrário das colônias espanholas, em que a Igreja Católica controlava a vida social e religiosa, as colônias inglesas foram marcadas pela diversidade de religiões e seitas religiosas, embora isso não significasse maior tolerância. Sobre o aspecto religioso das colônias inglesas analise as afirmativas a seguir:

 

I – Os puritanos calvinistas, que habitavam as colônias ao Norte, foram os grupos mais intolerantes, criaram uma Igreja forte e autoritária que perseguia e punia quem contestasse suas normas.

II – Os quackers, que se estabeleceram na colônia da Pensilvânia, eram considerados mais liberais, pregavam a liberdade religiosa e a paz entre os indivíduos.

III – Os grupos católicos habitavam as colônias do Sul, por serem em número majoritário dominaram os maiores territórios para estabelecer suas igrejas e dioceses.

 

É correto o que se afirma em:

 


II, apenas.


I e II, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


II e III, apenas.

Leia com atenção:

 

Lembra-te que o dinheiro é procriador por natureza e fértil. O dinheiro pode gerar dinheiro, e seus rebentos podem gerar ainda mais, e assim por diante. Cinco xelins investidos são seis, reinvestidos são sete xelins e três pence, e assim por diante, até se tornarem cem libras esterlinas. Quanto mais dinheiro houver, mais produzirá ao ser investido, de sorte que os lucros crescem cada vez mais rápido. (Benjamin Franklin [1736] Apud WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. SP: Companhia das Letras, 2004, p. 43)

 

As palavras de Benjamin Franklin, no século XVIII, evidenciam uma característica particular da influência da religião protestante na colonização inglesa. Essa influência foi analisada, pelo sociólogo alemão Max Weber, como uma importante contribuição para o desenvolvimento posterior de algumas economias capitalistas modernas. A relação entre o protestantismo e a ação colonizadora inglesa na América foi marcada, principalmente, pela(o):

 


condenação da prática da usura, dos juros e do crescimento individual baseado no lucro.


ideal de um povo eleito e que promovia a tolerância religiosa para a ascensão social.


princípio de salvação da alma pelas boas ações e doação de bens à Igreja.


cobrança de impostos daqueles mais abastados, permitindo o lucro rápido e o investimento no comércio local.


valorização do trabalho, da riqueza e do lucro como forma de ascensão individual.

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