GESTÃO DA PRODUÇÃO


O design for environment veio para criar sustentabilidade nos produtos desde seu projeto. Os principais itens dele são:

I - Aumentar a reciclagem dos produtos;

II - Reaproveitar componentes dos produtos;

III - Aumentar a eficiência energética;

IV - Potencializar o empoderamento das pessoas;

V - Reduzir riscos de produção, manuseio e descarte;

VI - Facilitar o descarte ecologicamente correto.

Analisando os capítulos recomendados para leitura e os conceitos de design for environment, é correto o que se afirma em:


II, III, V, VI


I, II, III, V, VI


III, IV, V, VI


II, III, IV, V, VI


I, III, IV, V, VI

ENADE 2018

A evolução industrial pode ser dividida em quatro fases distintas, conforme a figura a seguir

COSTA, C. A. Indústria 4.0: O futuro da Indústria nacional. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2018 (adaptado).

Considerando o impacto da evolução industrial diretamente sobre o projeto de implantação de um sistema integrado de gestão (SIG), avalie as afirmações a seguir.

I. O impacto da Indústria 4.0 supera a simples digitalização, passando por uma forma muito mais complexa de inovação baseada na combinação de múltiplas tecnologias, que forçará as empresas a repensar a forma como gerem os seus negócios e processos.

II. O gerenciamento de projeto é impulsionado pelo crescimento da competitividade, sendo o desenvolvimento tecnológico fator determinante de sucesso.

III. No estágio atual de evolução da indústria, a principal razão pela qual uma empresa encontra restrições no mercado internacional reside no fato de não ter implementado um SIG.

É correto o que se afirma em:


I, apenas.


II e III, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.

Ainda falando sobre a 4ª Revolução Industrial, importante tema que é, podemos separar os impactos que ela está ocasionando no mundo em três categorias, a saber:

I - Economia e negócios: o líder precisa saber aprender continuamente, estar em constante evolução para acompanhar as transformações do mundo, além disso não haverá consumo de produtos e sim de serviços, as hierarquias nas empresas serão flexíveis, com novas maneiras de medir e recompensar o desempenho, foco na atração e retenção de talentos (link com a gestão do conhecimento);

II - Territórios locais e globais: os habitantes estão agora empoderados, detendo informações antes consideradas privilegiadas, há que se ter atenção especial para a questão da segurança, tanto a nível pessoal quanto empresarial e regional (drones, guerra cibernética, etc);

III - Sociedade: o mercado de trabalho está ficando enviesado para um conjunto limitado de competências técnicas, elevando os riscos de desigualdade, além de estar tornando nossa sociedade individualista.

É correto o que se afirma em:


III, apenas


II, III


I, II


I, apenas


I, II, III

A previsão de vendas permite ao PCP programar a quantidade de produto a ser fabricada num determinado espaço de tempo e, a partir daí, quantificar as necessidades de material, mão de obra e equipamentos. É sabido que tal previsão não é responsabilidade direta da produção, mas:


do órgão administrativo. 


da presidência. 


do órgão financeiro. 


do órgão comercial. 


dos profissionais de RH. 

Olá Aluno! Já ouviu falar no ENADE?  Pois bem, o Exame Nacional  de Desempenho dos Estudantes  avalia o rendimento dos alunos nos cursos de graduação. Esse desempenho faz parte de seu aprendizado é preponderante para o seu sucesso. A questão a seguir é adaptada do ENADE.

 

Uma das funções da administração da produção é projetar o sistema produtivo mais adequado aos objetivos estratégicos da empresa, selecionando os tipos de processo e de sistemas a serem utilizados na organização. Esse projeto é influenciado pela relação entre o volume e a variedade dos produtos a serem comercializados. Que processo e que sistema de produção devem ser utilizados quando há alto volume e baixa variedade de produto?


Jobbing  - Produtos padronizados


Processo Contínuo - Sistema produção em massa


Projeto - Produtos personalizados


Lotes  - Produção enxuta


Por Batelada - Manufatura flexível

Para que uma empresa atinja uma certa vantagem competitiva (diferencial que os demais concorrentes não tem e que os clientes enxergam e valorizam, agregando valor a marca, ao produto e a empresa em si), ela pode atuar segundo três estratégias genéricas, a saber:

I – Diferenciação: criar um produto/serviço que seja considerado único no âmbito de determinada indústria, onde a empresa se vale da fidelização do cliente, reforçando sua posição de competitividade no mercado;

II – Liderança em custo: o foco aqui é na administração das operações, planejamentos, projetos, etc, com foco total na redução de custos. É o produzir mais barato que meus concorrentes;

III – Enfoque: onde a empresa determina um alvo específico, sobre o qual atuará e fixará suas estratégias competitivas.

É correto o que se afirma em:


I, II


II, III


III, apenas


I, II, III


I, III

Além de compreendermos qual o ciclo de vida do produto/serviço da empresa, é vital sabermos qual é a participação relativa de cada produto/serviço no mercado. A matriz BCG pode ser de grande valia neste momento. Ela é usada para definir prioridades para avançar naquilo que ela tem melhores oportunidades de mercado.

A figura a seguir traz a matriz BCG.

Os significados de cada uma destas fases é:

I – Estrela: produto que necessita de altos investimentos e que tem referencias no mercado, tem grandes potencialidades de mercado;

II – Vaca leiteira: produto que gera alto volume de vendas e de lucros, porém com mercado estagnado não há necessidade de aporte de investimento para ele. Por ter grande participação no mercado ele pode servir como trampolim para os demais produtos da empresa, que precisam ter suas vendas aumentadas;

III – Ponto de interrogação: tem baixo fluxo de caixa, precisa de grandes investimentos e traz pouco retorno sobre os ativos, além de ter baixa participação de mercado. Cuidado, ele pode absorver investimentos e se tornar um abacaxi. Porem, por estar num mercado em franco crescimento pode se tornar estrela (por isso o ponto de interrogação);

IV – Abacaxi: com crescimento de mercado quase nulo, não merece aporte de investimentos. É um produto em fim de vida. Tentar recuperar um produto/serviço abacaxi pode incorrer em prejuízos. Há que se analisar corretamente.

É correto o que se afirma em:


I, II, III, IV


II, III, IV


I, II, III


I, III, IV


II, III

Um gerente da qualidade precisa encontrar os 2 maiores problemas do processo de extrusão do processo dele. Para isso, ele coletou os dados e montou a seguinte folha de verificação.

Com base nessa folha, ele elaborou os cálculos e o diagrama de Pareto. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente as porcentagens acumuladas dos defeitos “rebarbas” e “cor errada”, respectivamente.


32,56% e 25,61%


35,56% e 25,61%


25,61% e 11,85%


58,17% e 86,78%


6,13% e 4,77%.

Segundo o que foi ensinado sobre Diagrama de Pareto, analise as duas asserções a seguir:

I - O Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas, auxiliando na identificação dos problemas, priorizando-os para que sejam resolvidos de acordo com a sua importância.

PORÉM

II - Isso quer dizer que nem todos os problemas são importantes, e que somente alguns precisam ser solucionados.

Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:


as duas asserções estão corretas, e a II complementa corretamente a I


as duas asserções estão corretas, mas a II não complementa corretamente a I


a asserção I está correta e a II está errada


a asserção I está errada e a II está correta


as duas asserções estão erradas

Dentro das estratégias de produção e estoque, algumas decisões são extremamente importantes. Se compararmos as estratégias de produção com as de serviços veremos que existe uma diferença clara: na produção podemos administrar estoques para nivelar ou balancear demanda de produtos com capacidade produtiva instalada. Como capacidade não é algo que conseguimos num estalar de dedos, a indústria precisa ter um eficiente planejamento da sua produção para minimizar sobrecargas e subcargas, e assim reduzir custos e aumentar a lucratividade. Existem, então, quatro estratégias de produção e estoque a serem adotadas, a saber:

I – Make to order: é quando a produção só dá início após o pedido do cliente, é produção por encomenda, seguindo as necessidades e especificidades de cada cliente;

II – Make to stock: é quando a produção não aguarda o pedido do cliente para iniciar, sendo o início dado por previsões de vendas futuras e pelo planejamento da produção que emite as ordens de produção com base nas previsões;

III – Design to order: é projeto por encomenda, onde nem a produção, nem os materiais, muito menos o produto em si, são conhecidos antes do cliente definir o que espera do mesmo;

IV – Assemble to order: é montagem sob encomenda, onde o projeto do produto, a compra dos materiais e uma parte do produto pode ser feita com base na previsão de vendas, mas a montagem do produto só é feita após o cliente pedir.

É correto o que se afirma em:


I, II, III, IV


I e III, apenas


I, III, IV


I, II, III


II, III, IV