GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA
Em toda a cadeia de suprimentos, a utilização de equipamentos e de dispositivos de movimentação de carga e armazenagem é fundamental para o fluxo de
mercadorias. Considerando a boa utilização desses equipamentos e dispositivos, avalie as afirmações abaixo.
- Os paletes são fabricados de acordo com as normas da empresa e podem ser feitos em madeira, plástico ou metal.
- Paletes auxiliam e facilitam tarefas de embalagem, unitização, movimentação interna, transporte e armazenagem de materiais.
- No que se refere à armazenagem de recursos materiais, o uso de prateleiras é adequado à estocagem de materiais de dimensões variadas.
- Nas leis da movimentação de materiais, estão previstos a mínima utilização dos equipamentos e o uso de quaisquer equipamentos, embalagens e layout.
- O tombador de caminhões é posicionado junto às áreas de armazenagem para movimentar grãos e líquidos.
É correto apenas o que se afirma em:
2 e 3, apenas
1, 2, 3, 4 e 5
1, 4 e 5, apenas
3 e 5, apenas
2, 3 e 4 apenas
Leia atentamente a expressão:
“Área destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e componentes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores
Suprimentos
Apoio a manufatura
Distribuição física
Fluxo de informações
A logística reversa consiste em conduzir o produto ou material desde o ponto de consumo até o ponto de origem e proporcionar o reúso e o descarte adequado desses materiais, recapturando o seu valor. A logística reversa tem evoluído muito nas grandes organizações, e tem trazido de volta grandes vantagens para essas empresas: o reúso de materiais e o reaproveitamento passam a ser intensificados e analisados de perto, assim como há consideráveis economias com embalagens retornáveis, por exemplo. Esse conjunto de interesses e entendimentos vêm, por sua vez, motivando o desenvolvimento de estudos sobre todo o processo de logística reversa e incentivando as empresas a investirem em novas tecnologias de informação e em melhorias de produtos e processos.
ANDRADE, H. F. et al. A logística reversa como meio de redução de custos: um de estudo de caso no grupo TEC eletrônico. Revista Capital Científico, v. 16, n. 3, jul./set. p. 66-80, 2018 (adaptado).
Com base nas informações do texto, assinale a opção correta:
A logística reversa tem estimulado as grandes organizações a reverem suas estratégias no que diz respeito ao modelo operacional de descarte seletivo dos produtos e matérias-prima inservíveis ao seu processo produtivo
Os investimentos em tecnologias da informação e a melhoria nos processos e produtos atestam o interesse das organizações em adotar uma postura ambiental em harmonia com os interesses da sociedade de consumo
As discussões a respeito de sustentabilidade encontram suporte na adoção, pelas empresas, da logística reversa como instrumento capaz de mitigar os problemas ambientais, melhorando a imagem pública da organização
As questões que envolvem o meio ambiente têm despertado nas organizações o interesse em definir uma posição competitiva efetiva, sendo o processo de logística reversa um meio eficaz para atingir tal objetivo
A condução adequada dos produtos descartados pelo consumidor final até o local de distribuição é uma forma das empresas recapturarem o valor dos produtos
A forma de entrega de um produto aliada ao tempo de espera influencia a percepção dos clientes que buscam diferenciais que excedam suas expectativas. Os processos internos podem cooperar para que o recebimento de um material seja agilizado. Suponha que uma indústria responsável pela manufatura
de robôs para a indústria automobilística passa por um grande momento de produção, pois as montadoras fizeram encomendas de novos robôs para suas linhas de montagem e querem que o produto seja entregue em tempo recorde. A matéria-prima que envolve a manufatura de robôs tem custo elevado em razão de componentes eletrônicos importados. Aliado a esse fator, verifica-se grande rotação de peças no almoxarifado,sendo necessário controlar, com precisão, o material que é enviado para a produção, a qual trabalha em três turnos e, por isso, exige um abastecimento rápido.
Para que esse controle seja feito de forma apropriada, é adequado:
fazer o controle usando o inventário rotativo
fazer o controle usando um inventário semestral
implantar câmeras de circuito fechado no almoxarifado
contratar uma transportadora eficiente
reduzir o número de itens a serem armazenados
O posicionamento mercadológico com base em capacitação logística pode ter impactos substanciais nas margens de lucros, principalmente quando o valor agregado pela logística é relevante. No entanto, garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente, não é uma tarefa trivial se o objetivo é alta eficiência. Adicionar valor ao produto por meio da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E esses esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até se chegar ao consumidor final.
FLEURY, P. F.; LAVALLE, C. R. Avaliação do serviço de distribuição física: a relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, 1997 (adaptado).
Considerando esse contexto e as relações comerciais entre empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico, verifica-se a tendência de se continuar privilegiando o serviço ao cliente.
PORQUE
II. Com o aumento da competitividade, que impulsiona a demanda de melhores serviços pelos clientes, as empresas estabelecem como um de seus objetivos principais a melhoria nos prazos de reposição dos estoques.
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega
desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
3, apenas
As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizadas são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir.
- A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa.
- A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura.
- Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.
É correto o que se afirma em
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
mercadorias. Considerando a boa utilização desses equipamentos e dispositivos, avalie as afirmações abaixo.
2 e 3, apenas
1, 2, 3, 4 e 5
1, 4 e 5, apenas
3 e 5, apenas
2, 3 e 4 apenas
Leia atentamente a expressão:
“Área destinada ás análises da Gestão de Compras e Suprimentos, suas atividades envolvem: seleção de fornecedores, operações de compra de matérias-primas, insumos e componentes necessários para a produção, negociação entre fornecedores e o controle de estoques”
A expressão acima corresponde ao elo:
Fornecedores
Suprimentos
Apoio a manufatura
Distribuição física
Fluxo de informações
A logística reversa consiste em conduzir o produto ou material desde o ponto de consumo até o ponto de origem e proporcionar o reúso e o descarte adequado desses materiais, recapturando o seu valor. A logística reversa tem evoluído muito nas grandes organizações, e tem trazido de volta grandes vantagens para essas empresas: o reúso de materiais e o reaproveitamento passam a ser intensificados e analisados de perto, assim como há consideráveis economias com embalagens retornáveis, por exemplo. Esse conjunto de interesses e entendimentos vêm, por sua vez, motivando o desenvolvimento de estudos sobre todo o processo de logística reversa e incentivando as empresas a investirem em novas tecnologias de informação e em melhorias de produtos e processos.
ANDRADE, H. F. et al. A logística reversa como meio de redução de custos: um de estudo de caso no grupo TEC eletrônico. Revista Capital Científico, v. 16, n. 3, jul./set. p. 66-80, 2018 (adaptado).
Com base nas informações do texto, assinale a opção correta:
A logística reversa tem estimulado as grandes organizações a reverem suas estratégias no que diz respeito ao modelo operacional de descarte seletivo dos produtos e matérias-prima inservíveis ao seu processo produtivo
Os investimentos em tecnologias da informação e a melhoria nos processos e produtos atestam o interesse das organizações em adotar uma postura ambiental em harmonia com os interesses da sociedade de consumo
As discussões a respeito de sustentabilidade encontram suporte na adoção, pelas empresas, da logística reversa como instrumento capaz de mitigar os problemas ambientais, melhorando a imagem pública da organização
As questões que envolvem o meio ambiente têm despertado nas organizações o interesse em definir uma posição competitiva efetiva, sendo o processo de logística reversa um meio eficaz para atingir tal objetivo
A condução adequada dos produtos descartados pelo consumidor final até o local de distribuição é uma forma das empresas recapturarem o valor dos produtos
A forma de entrega de um produto aliada ao tempo de espera influencia a percepção dos clientes que buscam diferenciais que excedam suas expectativas. Os processos internos podem cooperar para que o recebimento de um material seja agilizado. Suponha que uma indústria responsável pela manufatura
de robôs para a indústria automobilística passa por um grande momento de produção, pois as montadoras fizeram encomendas de novos robôs para suas linhas de montagem e querem que o produto seja entregue em tempo recorde. A matéria-prima que envolve a manufatura de robôs tem custo elevado em razão de componentes eletrônicos importados. Aliado a esse fator, verifica-se grande rotação de peças no almoxarifado,sendo necessário controlar, com precisão, o material que é enviado para a produção, a qual trabalha em três turnos e, por isso, exige um abastecimento rápido.
Para que esse controle seja feito de forma apropriada, é adequado:
fazer o controle usando o inventário rotativo
fazer o controle usando um inventário semestral
implantar câmeras de circuito fechado no almoxarifado
contratar uma transportadora eficiente
reduzir o número de itens a serem armazenados
O posicionamento mercadológico com base em capacitação logística pode ter impactos substanciais nas margens de lucros, principalmente quando o valor agregado pela logística é relevante. No entanto, garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente, não é uma tarefa trivial se o objetivo é alta eficiência. Adicionar valor ao produto por meio da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E esses esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até se chegar ao consumidor final.
FLEURY, P. F.; LAVALLE, C. R. Avaliação do serviço de distribuição física: a relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, 1997 (adaptado).
Considerando esse contexto e as relações comerciais entre empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico, verifica-se a tendência de se continuar privilegiando o serviço ao cliente.
PORQUE
II. Com o aumento da competitividade, que impulsiona a demanda de melhores serviços pelos clientes, as empresas estabelecem como um de seus objetivos principais a melhoria nos prazos de reposição dos estoques.
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega
desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
3, apenas
As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizadas são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir.
- A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa.
- A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura.
- Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.
É correto o que se afirma em
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
Fornecedores
Suprimentos
Apoio a manufatura
Distribuição física
Fluxo de informações
A logística reversa consiste em conduzir o produto ou material desde o ponto de consumo até o ponto de origem e proporcionar o reúso e o descarte adequado desses materiais, recapturando o seu valor. A logística reversa tem evoluído muito nas grandes organizações, e tem trazido de volta grandes vantagens para essas empresas: o reúso de materiais e o reaproveitamento passam a ser intensificados e analisados de perto, assim como há consideráveis economias com embalagens retornáveis, por exemplo. Esse conjunto de interesses e entendimentos vêm, por sua vez, motivando o desenvolvimento de estudos sobre todo o processo de logística reversa e incentivando as empresas a investirem em novas tecnologias de informação e em melhorias de produtos e processos.
ANDRADE, H. F. et al. A logística reversa como meio de redução de custos: um de estudo de caso no grupo TEC eletrônico. Revista Capital Científico, v. 16, n. 3, jul./set. p. 66-80, 2018 (adaptado).
Com base nas informações do texto, assinale a opção correta:
A logística reversa tem estimulado as grandes organizações a reverem suas estratégias no que diz respeito ao modelo operacional de descarte seletivo dos produtos e matérias-prima inservíveis ao seu processo produtivo
Os investimentos em tecnologias da informação e a melhoria nos processos e produtos atestam o interesse das organizações em adotar uma postura ambiental em harmonia com os interesses da sociedade de consumo
As discussões a respeito de sustentabilidade encontram suporte na adoção, pelas empresas, da logística reversa como instrumento capaz de mitigar os problemas ambientais, melhorando a imagem pública da organização
As questões que envolvem o meio ambiente têm despertado nas organizações o interesse em definir uma posição competitiva efetiva, sendo o processo de logística reversa um meio eficaz para atingir tal objetivo
A condução adequada dos produtos descartados pelo consumidor final até o local de distribuição é uma forma das empresas recapturarem o valor dos produtos
A forma de entrega de um produto aliada ao tempo de espera influencia a percepção dos clientes que buscam diferenciais que excedam suas expectativas. Os processos internos podem cooperar para que o recebimento de um material seja agilizado. Suponha que uma indústria responsável pela manufatura
de robôs para a indústria automobilística passa por um grande momento de produção, pois as montadoras fizeram encomendas de novos robôs para suas linhas de montagem e querem que o produto seja entregue em tempo recorde. A matéria-prima que envolve a manufatura de robôs tem custo elevado em razão de componentes eletrônicos importados. Aliado a esse fator, verifica-se grande rotação de peças no almoxarifado,sendo necessário controlar, com precisão, o material que é enviado para a produção, a qual trabalha em três turnos e, por isso, exige um abastecimento rápido.
Para que esse controle seja feito de forma apropriada, é adequado:
fazer o controle usando o inventário rotativo
fazer o controle usando um inventário semestral
implantar câmeras de circuito fechado no almoxarifado
contratar uma transportadora eficiente
reduzir o número de itens a serem armazenados
O posicionamento mercadológico com base em capacitação logística pode ter impactos substanciais nas margens de lucros, principalmente quando o valor agregado pela logística é relevante. No entanto, garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente, não é uma tarefa trivial se o objetivo é alta eficiência. Adicionar valor ao produto por meio da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E esses esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até se chegar ao consumidor final.
FLEURY, P. F.; LAVALLE, C. R. Avaliação do serviço de distribuição física: a relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, 1997 (adaptado).
Considerando esse contexto e as relações comerciais entre empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico, verifica-se a tendência de se continuar privilegiando o serviço ao cliente.
PORQUE
II. Com o aumento da competitividade, que impulsiona a demanda de melhores serviços pelos clientes, as empresas estabelecem como um de seus objetivos principais a melhoria nos prazos de reposição dos estoques.
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega
desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
3, apenas
As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizadas são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir.
- A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa.
- A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura.
- Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.
É correto o que se afirma em
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
A logística reversa tem estimulado as grandes organizações a reverem suas estratégias no que diz respeito ao modelo operacional de descarte seletivo dos produtos e matérias-prima inservíveis ao seu processo produtivo
Os investimentos em tecnologias da informação e a melhoria nos processos e produtos atestam o interesse das organizações em adotar uma postura ambiental em harmonia com os interesses da sociedade de consumo
As discussões a respeito de sustentabilidade encontram suporte na adoção, pelas empresas, da logística reversa como instrumento capaz de mitigar os problemas ambientais, melhorando a imagem pública da organização
As questões que envolvem o meio ambiente têm despertado nas organizações o interesse em definir uma posição competitiva efetiva, sendo o processo de logística reversa um meio eficaz para atingir tal objetivo
A condução adequada dos produtos descartados pelo consumidor final até o local de distribuição é uma forma das empresas recapturarem o valor dos produtos
A forma de entrega de um produto aliada ao tempo de espera influencia a percepção dos clientes que buscam diferenciais que excedam suas expectativas. Os processos internos podem cooperar para que o recebimento de um material seja agilizado. Suponha que uma indústria responsável pela manufatura
de robôs para a indústria automobilística passa por um grande momento de produção, pois as montadoras fizeram encomendas de novos robôs para suas linhas de montagem e querem que o produto seja entregue em tempo recorde. A matéria-prima que envolve a manufatura de robôs tem custo elevado em razão de componentes eletrônicos importados. Aliado a esse fator, verifica-se grande rotação de peças no almoxarifado,sendo necessário controlar, com precisão, o material que é enviado para a produção, a qual trabalha em três turnos e, por isso, exige um abastecimento rápido.
Para que esse controle seja feito de forma apropriada, é adequado:
fazer o controle usando o inventário rotativo
fazer o controle usando um inventário semestral
implantar câmeras de circuito fechado no almoxarifado
contratar uma transportadora eficiente
reduzir o número de itens a serem armazenados
O posicionamento mercadológico com base em capacitação logística pode ter impactos substanciais nas margens de lucros, principalmente quando o valor agregado pela logística é relevante. No entanto, garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente, não é uma tarefa trivial se o objetivo é alta eficiência. Adicionar valor ao produto por meio da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E esses esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até se chegar ao consumidor final.
FLEURY, P. F.; LAVALLE, C. R. Avaliação do serviço de distribuição física: a relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, 1997 (adaptado).
Considerando esse contexto e as relações comerciais entre empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico, verifica-se a tendência de se continuar privilegiando o serviço ao cliente.
PORQUE
II. Com o aumento da competitividade, que impulsiona a demanda de melhores serviços pelos clientes, as empresas estabelecem como um de seus objetivos principais a melhoria nos prazos de reposição dos estoques.
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega
desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
3, apenas
As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizadas são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir.
- A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa.
- A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura.
- Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.
É correto o que se afirma em
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
de robôs para a indústria automobilística passa por um grande momento de produção, pois as montadoras fizeram encomendas de novos robôs para suas linhas de montagem e querem que o produto seja entregue em tempo recorde. A matéria-prima que envolve a manufatura de robôs tem custo elevado em razão de componentes eletrônicos importados. Aliado a esse fator, verifica-se grande rotação de peças no almoxarifado,sendo necessário controlar, com precisão, o material que é enviado para a produção, a qual trabalha em três turnos e, por isso, exige um abastecimento rápido.
fazer o controle usando o inventário rotativo
fazer o controle usando um inventário semestral
implantar câmeras de circuito fechado no almoxarifado
contratar uma transportadora eficiente
reduzir o número de itens a serem armazenados
O posicionamento mercadológico com base em capacitação logística pode ter impactos substanciais nas margens de lucros, principalmente quando o valor agregado pela logística é relevante. No entanto, garantir a disponibilidade do produto no lugar e no momento correto, à conveniência do cliente, não é uma tarefa trivial se o objetivo é alta eficiência. Adicionar valor ao produto por meio da logística de distribuição pressupõe atender às expectativas de clientes ao menor custo possível. E esses esforços se estendem às relações interempresariais, ao longo de toda a cadeia de suprimento, até se chegar ao consumidor final.
FLEURY, P. F.; LAVALLE, C. R. Avaliação do serviço de distribuição física: a relação entre a indústria de bens de consumo e o comércio atacadista e varejista. Gestão e Produção, v. 4, n. 2, 1997 (adaptado).
Considerando esse contexto e as relações comerciais entre empresas que compõem uma cadeia de suprimentos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante das mudanças que vêm ocorrendo no ambiente econômico, verifica-se a tendência de se continuar privilegiando o serviço ao cliente.
PORQUE
II. Com o aumento da competitividade, que impulsiona a demanda de melhores serviços pelos clientes, as empresas estabelecem como um de seus objetivos principais a melhoria nos prazos de reposição dos estoques.
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega
desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
3, apenas
As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizadas são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir.
- A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa.
- A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura.
- Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.
É correto o que se afirma em
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
As asserções I e II são proposições falsas
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega
desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
3, apenas
As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizadas são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir.
- A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa.
- A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura.
- Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.
É correto o que se afirma em
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
1, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
1 e 3, apenas
3, apenas
As tecnologias de identificação de produtos, insumos ou serviços mais utilizadas são o código de barras e as etiquetas eletrônicas (Radio Frequency Identification - RFID). Quanto a essas tecnologias, avalie as afirmações a seguir.
- A tecnologia de código de barras tem uma característica de grande importância para o mercado atual, que é a identificação única do produto, insumo, palete ou caixa.
- A tecnologia RFID armazena as informações em um chip instalado em sua estrutura.
- Sistemas com código de barras necessitam acessar um banco de dados para coletar informações pertinentes aos produtos, insumos ou serviços que estão sendo movimentados.
É correto o que se afirma em
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
1 e 2, apenas
1 e 3, apenas
1, 2 e 3
2 e 3, apenas
2, apenas
Quando se trata de logística, o problema básico para muitas empresas está em definir claramente o volume de materiais necessário para uma produção excelente. Excesso de materiais significa perdas, pois tudo aquilo que exceder as necessidades não é produtivo nem agrega valor; ao contrário, agrega desperdícios e custos adicionais. Por outro lado, escassez de materiais significa perdas e custos adicionais. O meio-termo: o necessário e suficiente. Não é fácil definir esse ponto ótimo.
CHIAVENATO, I. Administração da Produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005 (adaptado).
Considerando os tipos de materiais existentes no fluxo produtivo de uma empresa e o dilema apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- Os custos de estocagem e de aquisição de matéria-prima poderão ser reduzidos com a definição do Lote Econômico de Compra (LEC) sem que se comprometa o nível de serviço prestado ao cliente.
- Com a utilização do sistema Kanban, no processamento dos materiais parcialmente acabados cuja produção esteja em algum estágio final de acabamento, reduz-se o custo de estoque.
- O estoque de produto acabado deve ser o mais alto possível, pois, com isso, garante-se o nível de serviço prestado ao cliente.
É correto o que se afirma em:
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
1, 2 e 3
3, apenas
2 e 3, apenas
1, apenas
2, apenas
O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.
PORQUE
II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas
Uma distribuidora possui dois tipos de caminhão (tipo A e tipo B) para entrega de mercadorias a seus clientes. Para cada viagem com o caminhão do tipo A são necessárias 4 horas de percurso mais 2 horas para carga e descarga das mercadorias; para cada viagem com o caminhão do tipo B são necessárias 8 horas de percurso mais 1 hora para carga e descarga das mercadorias. Na carteira de horários da distribuidora, está prevista a disponibilidade de 60 horas para viagens e de 15 horas para carga e descarga de mercadorias.
Quantas viagens devem ser feitas pelo caminhão A para garantir que o tempo de viagem e o tempo de carga e descarga disponível na carteira de horários da distribuidora seja zerado?
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas