GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA


intercâmbio eletrônico de dados (eletronic data interchange - EDI) é um formato padrão para trocar dados de negócios. Uma mensagem EDI contém uma
sequência de dados, por exemplo, preço, número de série e quantidade. O EDI é usado entre duas empresas que fazem sempre o mesmo tipo de  transação, como as transações entre fornecedor e comprador. Os dados trafegam pela Internet, integrando empresas independentemente do seu porte, da estrutura de tecnologia da informação ou do nível de conhecimento de seus funcionários. Logo, não há necessidade de software e treinamentos específicos para uso do sistema que opera em ambiente web. O EDI tem como benefícios:

 

  1. a eliminação da necessidade de impressão, postagem, verificação e manuseio de inúmeros formulários e documentos comerciais.
  2. a redução de atrasos pela utilização de formatos padrão.
  3. a diminuição de custos com a redução do uso de papel, da postagem e da mão-de-obra.

 

É correto o que se afirma em:


2, apenas


1 e 2, apenas


1, 2 e 3


2 e 3, apenas


1 e 3, apenas

Internet pode ser usada eficientemente no planejamento do fluxo de pedidos ao longo de um canal de suprimentos. Com relação aos principais integrantes do canal de suprimentos, a saber, comprador, fornecedor e transportador, avalie as afirmações a seguir.

  1. Eles podem, por meio da web, facilmente intercomunicar-se, intercambiar informações em tempo real e reagir com rapidez às mudanças imprevistas.
  2. Eles conseguem compartilhar um banco de dados comum, que facilita o rastreamento e a expedição.
  3. Eles obtêm, por meio da melhora da coordenação, a redução dos custos dos pedidos e a melhoria dos serviços aos clientes.

 

É correto o que se afirma em:


1 e 3, apenas


1, 2 e 3


2, apenas


1, apenas


3, apenas

Qual é a atividade responsável pela coleta do mix correto de produtos, em suas quantidades adequadas para a área de armazenagem de modo a satisfazer as necessidades do consumidor?


Sincronização da coleta


Picking


JIT


Logística Integrada


Kanban

Em logística empresarial, utilizam-se diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, avalie as afirmações a seguir.

  1. O ERP (enterprise resource planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
  2. O CRM (customer relationship management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os clientes e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
  3. O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.

É correto o que se afirma em:


1, 2 e 3


1 e 3, apenas


2, apenas


1, apenas


2 e 3, apenas

O comakership, forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, é fundamentado em uma visão integrada da cadeia de suprimentos e aborda estratégias, políticas e aspectos operacionais relacionados à questão da qualidade, à escolha e avaliação de fornecedores e à logística, que promovem a competitividade global da cadeia. Portanto, quando a relação de parceria atinge um elevado grau de evolução, traduzida em conceitos como os de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada, dá-se a ela o nome de comakership.

MARINS, M.; PASQUAL, C. A. Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas. Revista Teoria e Evidência Econômica, v. 18, n. 39, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, na perspectiva do comakership:


busca-se eliminar a necessidade de inspeção dos produtos ou que seja baixa a necessidade de realizá-la, em razão de o cliente conhecer os índices de qualidade do fornecedor, o que provoca diminuição de custos relacionados ao controle de qualidade


busca-se voltar o raciocínio para discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial, com o objetivo de se explicitar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”


buscam-se as melhores práticas, que conduzem a um desempenho superior, pois a empresa, ao examinar como outra realiza uma função específica, melhora a forma como realiza essa mesma função


busca-se o aumento das margens de lucro, devido à redução contínua da variação nos processos, eliminando-se defeitos ou falhas em produtos e serviços


busca-se por ouvir as vozes dos clientes e ordená-las de modo a facilitar a análise de suas necessidades, que são transformadas em requisitos para a melhoria do produto, na forma de especificações técnicas para sua produção

Na logística, são importantes o fluxo contínuo dos materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos ao fluxo de caixa no controle de materiais. O enfoque da administração de materiais mudou do tradicional “produção, estoque, venda” para o que envolve “definição de mercado, planejamento do produto, apoio logístico”.

DIAS, M. A. P. Administração de materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009 (adaptado).

Considerando essas informações bem como os conceitos de administração de materiais, assinale a opção correta.


Na administração de materiais, inclui-se a responsabilidade pelos materiais relativos à manutenção de dispositivos e ferramentas e por aqueles diretamente vinculados a projetos


A movimentação dos produtos acabados ou semiacabados de uma unidade fabril para outra ou da empresa para seu cliente exige a coordenação entre demanda e suprimento, responsabilidade que cabe ao setor de distribuição física de materiais


A movimentação de produtos acabados desde a linha de produção até o consumidor final deve ser considerada para se avaliar o transporte como eficiente, excluindo-se os casos em que o transporte de matéria-prima ocorre da fonte de suprimentos até o início dessa linha de produção


A administração de materiais restringe-se a atividades de transporte de carga, armazenagem, movimentação física de materiais, embalagem e controle de estoque, ações que visam a redução dos custos operacionais da empresa


A administração de materiais compreende o agrupamento dos materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade deve ser realizada por um setor em que se adote uma visão diferente para os fornecedores primários, em relação à adotada nos demais setores envolvidos no processo produtivo

A mão de obra necessária à separação e ao manuseio de produtos no depósito de uma empresa representa um dos componentes de custo de pessoal mais altos no sistema logístico. A movimentação de materiais precisa ser executada de uma forma segura e eficiente, que reduza os custos e que apresente os produtos na hora certa, em quantidade e locais corretos para que não sofram danos. São, portanto, princípios básicos da movimentação de materiais: o princípio do planejamento, o da padronização, o do trabalho, o do sistema e o da unitização.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos – logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).

A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para movimentar internamente os materiais, as empresas precisam elaborar previamente um planejamento e padronizar processos pertinentes.

PORQUE

II. Minimizar a movimentação de materiais na empresa mantém um layout interno bem organizado.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I


As asserções I e II são proposições falsas


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa

Ao se aplicar a logística reversa, tem-se como objetivo tornar possível o retorno dos materiais descartados ao ciclo produtivo com a finalidade de se agregar valor econômico e ecológico ao setor empresarial. Por meio da logística reversa, ou seja, de reciclagem e reuso de materiais, as empresas estão conseguindo, cada vez mais, minimizar seus custos operacionais.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimento/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008 (adaptado).

 

A partir das informações do texto e considerando os conceitos da logística reversa, avalie as afirmações a seguir.

  1. Comparando-se os custos nas duas áreas da logística reversa, a de pós-consumo e a de pós-venda, verifica-se que esta última implica aumento maior nos custos logísticos.
  2. A logística reversa de pós-venda é voltada para o retorno de produtos devido, por exemplo, a falhas de fabricação, defeitos, questões referentes à garantia e insatisfação dos clientes.
  3. Na logística reversa de pós-consumo, atua-se com bens descartados pela sociedade em geral: produtos que não são mais utilizados e/ou que ainda têm alguma vida útil. 
  4. Na logística reversa de pós-consumo, planeja-se, opera-se e controla-se o fluxo de retorno dos produtos usados, que são agrupados nas seguintes categorias: garantia/qualidade; comerciais; e substituição de componentes.

 

É correto apenas o que se afirma em:


1 e 2, apenas


3 e 4, apenas


1 e 4, apenas


1, 2, 3 e 4


2 e 3, apenas

O setup é uma atividade de preparação da máquina antes de se iniciar a produção de um produto. Inclui-se, nesse tempo, o que se chama usualmente de try-out, que é o tempo necessário para produção das primeiras peças, para se verificar se o equipamento pode ser liberado para a produção.

                        MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2005 (adaptado).

 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O tempo de setup ocorre tanto em atividades acíclicas quanto cíclicas dentro do processo de produção.

PORQUE

II. Quanto menor o tempo de preparação da máquina, menor poderá ser o tamanho do lote produzido, aumentando, assim, a eficiência.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O departamento de compras de uma empresa deve manter em seu cadastro, no mínimo, três fornecedores para cada tipo de material, pois não é recomendável uma empresa depender do fornecimento de apenas uma fonte. As vantagens desse critério para a área de compras incluem:

  1. maior segurança no ciclo de reposição de materiais.
  2. maior liberdade de negociação e, consequentemente, favorecimento do potencial de redução do preço de compra.
  3. maiores oportunidades para os fornecedores se familiarizarem com os componentes ou peças produzidos pela empresa.

 

É correto o que se afirma em:


1 e 3, apenas


2, apenas


3, apenas


1 e 2, apenas


1, 2 e 3

Páginas: 12