GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


Qual das seguintes alternativas descreve a ordem correta (do início ao fim) dos processos de um sistema elétrico de potência?


Geração, Elevação, Abaixamento e Consumo.
Geração, Transformação e Distribuição.
Geração, Linha de Transmissão e Centro de Distribuição.
Geração, Subestação Elevadora, Linha de Transmissão, Subestação Abaixadora, Centros de Distribuição e Consumo.
Geração, Torre de Transmissão, Subestação, Distribuição e Consumo.

Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Painéis fotovoltaicos são responsáveis pela conversão de energia solar em energia elétrica, sendo caracterizados como uma das fontes renováveis que contribuem para a geração de energia limpa.

(  ) Os painéis solares possuem alta confiabilidade e durabilidade, sendo enormemente utilizados devido aos seus benefícios, com destaque para a conexão de energia à rede elétrica.

(  ) Hoje em dia, sistemas fotovoltaicos são enormemente utilizados no mundo afora, com destaque para o continente europeu.

Qual alternativa contém a sequência correta?


F, V, V.
V, V, V.
V, V, F.
F, F, F.
F, V, F.

Durante o funcionamento de um reator nuclear, isótopos radioativos extremamente perigosos, como césio, estrôncio, iodo, criptônio e plutônio, são criados e posteriormente descartados. Se esse rejeito for tratado indevidamente, pode provocar sérios riscos à humanidade, pois abrange todo material que não pode ser reutilizado e que contém elementos radioativos. O lixo atômico não pode ser tratado como lixo comum. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de: 


Ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.
Exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.
Emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.
Emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.
Acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.

“A estimativa da produção energética de uma Central Hidrelétrica depende da avaliação da disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica. O conhecimento do comportamento dos cursos d’água e a hidrologia aplicada à geração de energia elétrica são de fundamental importância para os cálculos técnicos e econômicos de uma Central Hidrelétrica.” O texto acima aborda alguns critérios que precisam ser levados em conta na hora da escolha de fonte geradora de energia elétrica. Com base, ainda, no texto, que tipo de estudos são desenvolvidos quando a fonte geradora de energia é uma hidroelétrica?


Estudos termelétricos.
Estudos elétricos.
Estudos mecalétricos.
Estudos mecânicos elétricos.
Estudos hidroenergéticos.

Analise a tabela a seguir, que ilustra a projeção do consumo de energia elétrica na rede (em GWh), por classe de consumo, em seguida, verifique quais das assertivas estão corretas e assinale a alternativa correspondente:

I. O setor industrial é aquele que detém a maior parte do consumo de energia da rede.

II. A variação (em % ao ano) é muito menor para o setor industrial (neste caso, 3,4%) naquele período.

III. A variação (em % ao ano) é a menor para o setor comercial (neste caso 5,8%) naquele período.

 


Apenas I.
Apenas III.
I, II e III.
Apenas II.
I e II.

Como visto no capítulo, a EPE desenvolveu, em 2012, um estudo denominado “Projeção da demanda de energia elétrica”, referente ao período de 2013 a 2022. Pode-se dizer que alguns dos principais alvos de estudo dessa pesquisa foram:


Demanda de energia, estudos regionais da economia, aproveitamento das ações de eficiência térmica e previsão de consumidores.
Estudo de comportamento de cargas, previsibilidade de consumo e estudo de caso de regiões brasileiras.
Demanda por energia elétrica, estudos na região sudeste, detalhes sobre eficiência energética por fonte de energia e previsão de consumo e carga brasileira.
Demanda de eletricidade nas indústrias, estudos setoriais da economia, aproveitamento das ações de eficiência energética mundial e previsão de mercado e carga documentada, também em âmbito mundial.
Demanda de eletricidade, estudos setoriais da economia, aproveitamento das ações de eficiência energética e previsão de mercado e carga documentada.

Philippe Joubert (P.J.), durante sua palestra, comenta sobre alguns aspectos de  países como: Alemanha, Japão e Brasil. Analise cada uma das sentenças a seguir:

I. Sobre a Alemanha, P.J. aponta que um decreto que pedia o fechamento de todas as usinas nucleares locais e a utilização de fontes renováveis (solar e eólica) para contornar aspectos de cunho ambiental foi desenvolvido por lá. Contudo, alguns problemas ocorreram e, hoje em dia, ainda existem parques nucleares em utilização.

II. P.J. comenta que o Japão é um país que, mesmo tendo em seu histórico desastres relacionados à utilização da energia nuclear, não deixa de gerar energia considerando essa fonte energética.

III. A visão, em âmbito mundial, sobre o Brasil, de acordo com P.J., é mais otimista possível, pois o país apresenta um grande potencial energético, contando ainda com políticas de valorização das matrizes renováveis.

Com base nessas informações, pode-se dizer que a alternativa que apresenta apenas assertivas falsas é:


Apenas III
I e III
II e III
I e II
I, II e III

Relacione as fontes não convencionais de energia com suas principais características:

(A) Energia Geotérmica.

(B) Energia por Biomassa.

(C) Energia Maremotriz.

(D) Energia Eólica.

(E) Energia Solar.

(  ) Tanto a energia cinética, advinda das correntes das marés, quanto a energia potencial, dada pela diferença de altura da maré alta e maré baixa, são as formas de energia consideradas.

( ) Há a transformação da energia do vento em energia útil, com a utilização de aerogeradores na produção de eletricidade.

(  ) Sua principal desvantagem é que, para a produção de energia, é necessária a presença do Sol, pois não é possível captar energia do Sol durante a noite ou com tempo nublado.

( ) Embora utilize uma usina do tipo termoelétrica, possui um baixo custo de aquisição, com menor poder calorífico, e a vantagem de não emitir dióxido de enxofre.

( ) Seu processo se origina com perfurações em solo, geralmente em locais onde há uma grande quantidade de vapor e água quente, sendo estes drenados até a superfície terrestre através de tubulações. Na sequência, o vapor é transportado até uma central elétrica, que irá girar as pás de uma turbina, conectada a um gerador, que, por sua vez, irá gerar energia elétrica.

A alternativa que corresponde à sequência correta é:



E, C, D, A, B.
A, E, D, C, B.
A, E, C, D, B.
C, D, E, B, A.
A, B, E, D, C.

Relacione cada um dos principais componentes de um aerogerador com suas principais características:

(A) Pás.

(B) Engrenagens.

(C) Torre.

(D) Controlador.

(E) Anemômetro.

(F) Nacele.

(G) Freio.

(  ) Abriga os componentes principais de um aerogerador, com o intuito de protegê-los contra chuva, vento, poeira e radiação solar.

( ) Monitora o funcionamento do aerogerador.

( ) Estruturas aerodinâmicas responsáveis pela transformação da energia cinética do vento em energia rotacional no eixo do gerador, podendo apresentar diversas formas e configurações distintas, assim como materiais.

(  ) Um disco acionado por dispositivos mecânicos, elétricos ou hidráulicos para parar o rotor.

(  ) Possuem como função o aumento da velocidade de rotação fornecida pelo rotor, tornando viável o aproveitamento pelo gerador elétrico.

(  ) Estrutura que posiciona o conjunto nacele-rotor em uma altura adequada para captação de vento.

(  ) Fornece dados da velocidade do vento.

A alternativa que corresponde à sequência correta é


F, D, A, G, B, C, E.
E, C, B, G, A, D, F.
E, B, C, A, G, F, D.
D, A, C, E, F, B, G.
A, B, C, D, E, F, G.

Todas as formas de obtenção de energia implicam variados impactos socioambientais. No caso das usinas hidrelétricas, esses impactos vão além da criação em si de um empreendimento de grandes proporções, com suas toneladas de concreto e imensas áreas alagadas, pois englobam uma gama maior de problemas com diversos aspectos.

 As usinas hidrelétricas costumam gerar muitas polêmicas quando construídas, pois, se de um lado elas visam a atender as demandas energéticas, por outro, elas geram graves impactos ambientais e sociais, dos quais podemos citar:

I. Perda da vegetação em áreas de inundação.

II. Remoção de famílias de áreas atingidas pelas barragens.

III. Liberação de gases nocivos na atmosfera.

IV. Alterações nos cursos d'água utilizados pelas usinas.

V. Proliferação desordenada de determinadas espécies e a extinção de outras.

Estão corretas as afirmativas:


I e II.
III, IV e V.
I, II, IV e V.
I, II, III e IV.
II, IV e V.
Páginas: 1234567