GEOMÁTICA


Os desenvolvimentos em equipamentos de topografia e mapeamento evoluíram ao ponto de instrumentos tradicionais que eram usados até por volta dos anos 1960 a 1980 foram quase que totalmente substituídos por uma série de novos instrumentos de alta tecnologia. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta apenas instrumentos de alta tecnologia.


Estação total, Trena, mira, Câmeras Aéreas, Instrumentos de sensoriamento remoto.


Estação total, Teodolito, Nível de engenharia, GPS, Câmeras Aéreas.


Teodolito, Nível de engenharia, Trena, baliza e mira.


Trena, prumo de mão, baliza e mira.


Estação total, GPS, Câmeras Aéreas, Instrumentos de sensoriamento remoto.

Na topografia trabalha-se com certas medidas sobre a superfície da Terra. Tais medidas servem para representar de forma gráfica mapas e plantas de tais superfícies. Além disso, estas medidas também se fazem necessárias para o cálculo de:


Áreas, volumes e eixos


Áreas, eixos e Coordenadas


Glebas, litros e eixos


Áreas, litros e UTM


Áreas, volumes e coordenadas

A técnica de projeção cartográfica consiste na projeção da superfície terrestre em um plano, utilizando-se de uma figura geométrica auxiliar (cone, cilindro ou plano). Para efetuar a projeção, considera-se que a superfície da Terra tem a forma de uma esfera ou de um elipsoide. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as superfícies de projeção e sua posição em relação ao plano de referência:


Cônicas (Equatorial, Transversa e Horizontal).


Planas (Polar, Transversa e Horizontal).


Cilíndricas (Normal, Transversa e Horizontal).


Planas (Polar, Equatorial e Horizontal).


Cilíndricas (Polar, Equatorial e Horizontal)

Uma distância inclinada de 800 m foi observada entre duas estações com um instrumento MED com erros especificados de + ou - (2 mm+2 ppm). O instrumento foi centralizado com um erro estimado de + ou - 3 mm. O erro estimado na falta de centralização foi de + ou - 5 mm. Sendo assim, determine o erro na distância observada e, em seguida, marque a alternativa que apresenta a resposta correta.


6,644 mm.


16,166 mm.


6,368 mm.


1,342 mm.


16,578 mm.

A escolha da escala gráfica é de suma importância para uma correta leitura e interpretação de qualquer desenho, geralmente em trabalhos de topografia utilizam-se escalas de redução para possibilitar uma correta representação da área estudada. Um terreno retangular que mede 50 metros de frente por 100 metros de fundo foi desenhado em uma escala de 1:200. Calcule a área do desenho em cm² e, em seguida, assinale a alternativa correta.


1.250 m².


63.500 m².


254.000 m².


250.000 cm².


1.250 cm².

Sabe-se que os maiores custos em uma obra são provenientes da movimentação de terra, por esse motivo, sempre que possível deve-se otimizar o processo de tal forma que essa operação seja a menor possível. Dado o greide abaixo, calcule a cota de passagem e, em seguida, assinale a alternativa correta.


A cota de passagem calculada é de 49,173 m.


A cota de passagem calculada é de 53,173 m.


A cota de passagem calculada é de 50,173 m.


A cota de passagem calculada é de 52,173 m.


A cota de passagem calculada é de 51,273 m.

O nivelamento geométrico é considerado um dos procedimentos mais simples e geralmente é usado em rodovias, ferrovias, terraplanagem, etc. Analise o quadro abaixo e determine a cota de todos os pontos e também dos planos, utilizando-se a técnica de nivelamento geométrico e, em seguida, assinale a alternativa que contém a resposta correta.


O desnível entre o ponto 6 e o ponto 12 é de 0,5 m.


A cota do plano B é de 101,451 m


A cota do plano A é de 104,356 m.


A cota do ponto 15 é de 99,44 m.


O desnível entre o ponto 1 e o ponto 15 é de 0,86 m.

Ao efetuarmos as leituras estadimétricas em um teodolito Zenital o ângulo vertical medido foi de 85°30’45”, foram encontradas as leituras Fi =1,200 e Fm = 1,302. Com base nesses dados e sabendo-se que a altura do aparelho em relação ao solo é de 1,58m, a diferença de cota entre o ponto em que está estacionado o teodolito e o ponto onde encontra-se a mira é de:


A base da mira está 1,869m abaixo do ponto em o teodolito está estacionado.


A base da mira está 2,009m acima do ponto em o teodolito está estacionado.

teodolito está estacionado.


A base da mira está 2,869m acima do ponto em o teodolito está estacionado.


A base da mira está 1,596m acima do ponto em o 


A base da mira está 1,869m acima do ponto em o teodolito está estacionado.

O quadro abaixo representa uma planilha de campo referente a um levantamento planialtimétrico realizado em um terreno, com base nos dados coletados, calcule a diferença de nível entre as estações E1 e E2 e entre as estações E4 e E1 e assinale a alternativa correta:


E1 está 1,333m abaixo da E2 e 0,657m acima de E4.


A estação E2 está 1,333m acima da E1.


O desnível entre E4 e E1 é de 1,333m.


E1 está 1,333m acima da E2 e 0,657m abaixo de E4.


O desnível entre E1 e E2 é de 0,657m.

Os levantamentos topográficos, sempre envolvem um nível de erro mesmo aqueles realizados por pessoal treinado e utilizando-se técnicas apuradas. Os erros ocorridos nas medições topográficas são classificados como:


Naturais, fatais, pessoais.


Acidentais, propositais, naturais.


Naturais, instrumentais, acidentais.


Acidentais, instrumentais, fatais.


Naturais, instrumentais e pessoais.

Páginas: 12345678