GEOLOGIA APLICADA À ENGENHARIA
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia.
A partir do texto, analise as proposições que seguem:
I) A lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização é a que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
II) O tempo geológico é uma das variáveis utilizadas para a determinação da idade das rochas.
III) Os organismos mais simples serão sempre encontrados acima dos mais complexos, quando se trata de achados fósseis.
IV) É o tempo que estabelece divisões na lei de fossilização.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, III e IV
III e IV
I e II.
II e III
II, III e IV
Leia o texto apresentado e, em seguida, observe os mapas.
Cientistas estudam semelhanças geológicas entre África e América do Sul
Após 5 anos de estudos, pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Africa do Sul, Austrália, Alemanha, França, Portugal, Uruguai e Argentina desvendaram as semelhanças geológicas entre os continentes africano e sulamericano. Eles pesquisaram a correlação dos terrenos que formam a parte oeste da África com o leste da América do Sul. Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Basei, coordenador do estudo no Brasil, foi possível definir inúmeros locais do oeste da África que, ao redor de 500 milhões de anos atrás, estavam unidos a seus congêneres sulamericanos. “São terrenos que eram contínuos, mas foram separados quando da abertura do oceano Atlântico. Essa identificação foi um dos pontos centrais de nossa pesquisa”, declarou Basei.
Fonte: Fernnanda Cruz, reporter da Agência Brasil. Revista Carta. Disponivel em: . Acesso em 12 set. 2017.
Mapa de Placas Tectônicas. Disponível em: http://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/placas-tectonicas.jpg
>. Acesso em 11 set. 2017.
Mapa de Zonas Sísmicas e Vulcões. Disponível em: < http://4.bp.blogspot.com/-Ws0S8j2OUkE/TpsfwwRLuLI/AAAAAAAACR8/hFHqwJqla9I/s1600/image012.gif>. Acesso em 11 set. 2017.
I. As placas tectônicas que dividem as Américas da Europa e da África são divergentes, comprovando a teoria da Tectônica de Placas, segundo a qual os continentes estão se afastando.
II. As zonas de subducção são locais de encontro de placas tectônicas, resultando em formação de cadeias de montanhas, como a Cordilheira dos Andes e o Himalaia.
III. As áreas sujeitas a tsunamis, como Tailândia e Japão, coincidem com as faixas de incidência de choques entre placas tectônicas.
IV. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de grande instabilidade tectônica.
V. O terremoto que aconteceu no México e que mediu 8,1 graus na escala Richter justifica-se por ter seu epicentro em uma região com intensa atividade sísmica, além de vulcões ativos.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, III e V.
I, II e V.
I, II, III e IV.
A dinâmica interna da Terra é a grande responsável por todas as alterações e origens de diferentes formas de relevo e espaços geográficos, que acomodam uma grande diversidade biológica. Diante dessa exposição, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A crosta oceânica forma-se junto às dorsais oceânicas. Denominam-se dorsais oceânicas as grandes cadeias de montanhas emersas no oceano, que se originam do choque das placas tectônicas.
02) As atividades vulcânicas, que também são responsáveis por alterações do relevo, podem acarretar a formação de ilhas nos oceanos e de montanhas nos continentes. Sendo assim, os vulcões ocorrem em maior quantidade nos locais onde as placas tectônicas se aproximam uma da outra.
04) O movimento conservativo ocorre ao longo de uma falha transformante, não havendo convergência. O movimento da placa é paralelo e horizontal ao seu limite. Elas apenas resvalam-se. Um exemplo é a Falha de Santo André, na Califórnia, Estados Unidos.
08) Um dos processos responsáveis pela formação das cordilheiras continentais é a orogênese, processo que acontece quando as placas tectônicas se deslocam em movimentos horizontais e se chocam.
16) A litosfera, formada pela crosta e pela parte superior do manto, está atualmente dividida em sete grandes placas tectônicas e diversas placas menores que sustentam os continentes e as bacias oceânicas da superfície.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das corretas:
23
21
30
26
07
Com relação às características dos minerais, analise as assertivas que seguem e assinale aquelas que forem corretas.
01. A Calcita, de grau de dureza 3, apresenta brilho não metálico e coloração branca.
02. O Quartzo, de grau de dureza 7, apresenta brilho não metálico, uma vez que são transparentes e alguns chegam a ser translúcidos.
04. O Topázio, de grau de dureza 8, é mais resistente que a Apatita ao ser riscado.
08. O Rubi, de todas as pedras preciosas, é o que apresenta maior valor comercial, derivada do berilo.
16. O diamante, portador de brilho e belezas únicos, é um mineral formado exclusivamente por carbono, assim como a grafite.
32. O talco é o mineral que apresenta o menor grau de dureza, enquanto o diamante é o que apresenta maio grau, e, por isso, ele pode ser riscado pelo aço.
A soma das assertivas corretas é:
27
52
25
23
40
Observe atentamente a figura abaixo, que representa o ciclo das rochas:
Figura: Ciclo natural das rochas.
Fonte: elaboração do autor.
Com base na observação atenciosa da figura, analise as afirmações a seguir:
I) A fusão das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, pode originar os magmas que darão origem a novas rochas ígneas, por meio do aumento de temperatura, por variações na pressão, no teor de fluidos, ou, mais comumente, pela combinação destes fatores.
II) As rochas sedimentares são formadas a partir das outras pré-existentes, por meio da sedimentação de material produzido pelas ações dos agentes do intemperismo.
III) Os protólitos dão origem às rochas metamórficas, podendo estes ser de origem ígnea, sedimentar ou até mesmo metamórfica.
IV) As rochas fazem parte de um processo dinâmico, representado por variações de temperatura e pressão, movimentos tectônicos e, em sua consequência, ocasiona tremores e atividades vulcânicas.
V) A diagênese diz respeito ao conjunto de transformações por que passa a rocha sedimentar em formação, a partir da deposição dos sedimentos.
São corretas as afirmações:
II, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V
II, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I, III e V, apenas
As propriedades das rochas são estabelecidas, considerando-se a observação de descontinuidades nas rochas. O que são essas “descontinuidades”?
É a maneira pela qual as rochas e suas porções apresentam alterações de suas propriedades.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções viabilizam a utilização em engenharia civil.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções menos alteradas apresentam demonstrações de suas alterações.
É a maneira pela qual as rochas apresentam modificações das sua coloração.
É a maneira pela qual as porções apresentam alterações de suas propriedades básicas mineralógicas.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
II, III e IV
I, II e III
III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia. Considerando-se a afirmação e o que você estudou sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta que segue:
Qual é a lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização?
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
I, III e IV
III e IV
I e II.
II e III
II, III e IV
Leia o texto apresentado e, em seguida, observe os mapas.
Cientistas estudam semelhanças geológicas entre África e América do Sul
Após 5 anos de estudos, pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Africa do Sul, Austrália, Alemanha, França, Portugal, Uruguai e Argentina desvendaram as semelhanças geológicas entre os continentes africano e sulamericano. Eles pesquisaram a correlação dos terrenos que formam a parte oeste da África com o leste da América do Sul. Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP) Miguel Basei, coordenador do estudo no Brasil, foi possível definir inúmeros locais do oeste da África que, ao redor de 500 milhões de anos atrás, estavam unidos a seus congêneres sulamericanos. “São terrenos que eram contínuos, mas foram separados quando da abertura do oceano Atlântico. Essa identificação foi um dos pontos centrais de nossa pesquisa”, declarou Basei.
Fonte: Fernnanda Cruz, reporter da Agência Brasil. Revista Carta. Disponivel em: . Acesso em 12 set. 2017.
Mapa de Placas Tectônicas. Disponível em: http://www.coladaweb.com/wp-content/uploads/placas-tectonicas.jpg
>. Acesso em 11 set. 2017.
Mapa de Zonas Sísmicas e Vulcões. Disponível em: < http://4.bp.blogspot.com/-Ws0S8j2OUkE/TpsfwwRLuLI/AAAAAAAACR8/hFHqwJqla9I/s1600/image012.gif>. Acesso em 11 set. 2017.
I. As placas tectônicas que dividem as Américas da Europa e da África são divergentes, comprovando a teoria da Tectônica de Placas, segundo a qual os continentes estão se afastando.
II. As zonas de subducção são locais de encontro de placas tectônicas, resultando em formação de cadeias de montanhas, como a Cordilheira dos Andes e o Himalaia.
III. As áreas sujeitas a tsunamis, como Tailândia e Japão, coincidem com as faixas de incidência de choques entre placas tectônicas.
IV. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de grande instabilidade tectônica.
V. O terremoto que aconteceu no México e que mediu 8,1 graus na escala Richter justifica-se por ter seu epicentro em uma região com intensa atividade sísmica, além de vulcões ativos.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas.
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, III e V.
I, II e V.
I, II, III e IV.
A dinâmica interna da Terra é a grande responsável por todas as alterações e origens de diferentes formas de relevo e espaços geográficos, que acomodam uma grande diversidade biológica. Diante dessa exposição, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A crosta oceânica forma-se junto às dorsais oceânicas. Denominam-se dorsais oceânicas as grandes cadeias de montanhas emersas no oceano, que se originam do choque das placas tectônicas.
02) As atividades vulcânicas, que também são responsáveis por alterações do relevo, podem acarretar a formação de ilhas nos oceanos e de montanhas nos continentes. Sendo assim, os vulcões ocorrem em maior quantidade nos locais onde as placas tectônicas se aproximam uma da outra.
04) O movimento conservativo ocorre ao longo de uma falha transformante, não havendo convergência. O movimento da placa é paralelo e horizontal ao seu limite. Elas apenas resvalam-se. Um exemplo é a Falha de Santo André, na Califórnia, Estados Unidos.
08) Um dos processos responsáveis pela formação das cordilheiras continentais é a orogênese, processo que acontece quando as placas tectônicas se deslocam em movimentos horizontais e se chocam.
16) A litosfera, formada pela crosta e pela parte superior do manto, está atualmente dividida em sete grandes placas tectônicas e diversas placas menores que sustentam os continentes e as bacias oceânicas da superfície.
Assinale a alternativa que apresenta a soma das corretas:
23
21
30
26
07
Com relação às características dos minerais, analise as assertivas que seguem e assinale aquelas que forem corretas.
01. A Calcita, de grau de dureza 3, apresenta brilho não metálico e coloração branca.
02. O Quartzo, de grau de dureza 7, apresenta brilho não metálico, uma vez que são transparentes e alguns chegam a ser translúcidos.
04. O Topázio, de grau de dureza 8, é mais resistente que a Apatita ao ser riscado.
08. O Rubi, de todas as pedras preciosas, é o que apresenta maior valor comercial, derivada do berilo.
16. O diamante, portador de brilho e belezas únicos, é um mineral formado exclusivamente por carbono, assim como a grafite.
32. O talco é o mineral que apresenta o menor grau de dureza, enquanto o diamante é o que apresenta maio grau, e, por isso, ele pode ser riscado pelo aço.
A soma das assertivas corretas é:
27
52
25
23
40
Observe atentamente a figura abaixo, que representa o ciclo das rochas:
Figura: Ciclo natural das rochas.
Fonte: elaboração do autor.
Com base na observação atenciosa da figura, analise as afirmações a seguir:
I) A fusão das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, pode originar os magmas que darão origem a novas rochas ígneas, por meio do aumento de temperatura, por variações na pressão, no teor de fluidos, ou, mais comumente, pela combinação destes fatores.
II) As rochas sedimentares são formadas a partir das outras pré-existentes, por meio da sedimentação de material produzido pelas ações dos agentes do intemperismo.
III) Os protólitos dão origem às rochas metamórficas, podendo estes ser de origem ígnea, sedimentar ou até mesmo metamórfica.
IV) As rochas fazem parte de um processo dinâmico, representado por variações de temperatura e pressão, movimentos tectônicos e, em sua consequência, ocasiona tremores e atividades vulcânicas.
V) A diagênese diz respeito ao conjunto de transformações por que passa a rocha sedimentar em formação, a partir da deposição dos sedimentos.
São corretas as afirmações:
II, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V
II, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I, III e V, apenas
As propriedades das rochas são estabelecidas, considerando-se a observação de descontinuidades nas rochas. O que são essas “descontinuidades”?
É a maneira pela qual as rochas e suas porções apresentam alterações de suas propriedades.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções viabilizam a utilização em engenharia civil.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções menos alteradas apresentam demonstrações de suas alterações.
É a maneira pela qual as rochas apresentam modificações das sua coloração.
É a maneira pela qual as porções apresentam alterações de suas propriedades básicas mineralógicas.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
II, III e IV
I, II e III
III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia. Considerando-se a afirmação e o que você estudou sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta que segue:
Qual é a lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização?
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
23
21
30
26
07
Com relação às características dos minerais, analise as assertivas que seguem e assinale aquelas que forem corretas.
01. A Calcita, de grau de dureza 3, apresenta brilho não metálico e coloração branca.
02. O Quartzo, de grau de dureza 7, apresenta brilho não metálico, uma vez que são transparentes e alguns chegam a ser translúcidos.
04. O Topázio, de grau de dureza 8, é mais resistente que a Apatita ao ser riscado.
08. O Rubi, de todas as pedras preciosas, é o que apresenta maior valor comercial, derivada do berilo.
16. O diamante, portador de brilho e belezas únicos, é um mineral formado exclusivamente por carbono, assim como a grafite.
32. O talco é o mineral que apresenta o menor grau de dureza, enquanto o diamante é o que apresenta maio grau, e, por isso, ele pode ser riscado pelo aço.
A soma das assertivas corretas é:
27
52
25
23
40
Observe atentamente a figura abaixo, que representa o ciclo das rochas:
Figura: Ciclo natural das rochas.
Fonte: elaboração do autor.
Com base na observação atenciosa da figura, analise as afirmações a seguir:
I) A fusão das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, pode originar os magmas que darão origem a novas rochas ígneas, por meio do aumento de temperatura, por variações na pressão, no teor de fluidos, ou, mais comumente, pela combinação destes fatores.
II) As rochas sedimentares são formadas a partir das outras pré-existentes, por meio da sedimentação de material produzido pelas ações dos agentes do intemperismo.
III) Os protólitos dão origem às rochas metamórficas, podendo estes ser de origem ígnea, sedimentar ou até mesmo metamórfica.
IV) As rochas fazem parte de um processo dinâmico, representado por variações de temperatura e pressão, movimentos tectônicos e, em sua consequência, ocasiona tremores e atividades vulcânicas.
V) A diagênese diz respeito ao conjunto de transformações por que passa a rocha sedimentar em formação, a partir da deposição dos sedimentos.
São corretas as afirmações:
II, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V
II, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I, III e V, apenas
As propriedades das rochas são estabelecidas, considerando-se a observação de descontinuidades nas rochas. O que são essas “descontinuidades”?
É a maneira pela qual as rochas e suas porções apresentam alterações de suas propriedades.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções viabilizam a utilização em engenharia civil.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções menos alteradas apresentam demonstrações de suas alterações.
É a maneira pela qual as rochas apresentam modificações das sua coloração.
É a maneira pela qual as porções apresentam alterações de suas propriedades básicas mineralógicas.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
II, III e IV
I, II e III
III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia. Considerando-se a afirmação e o que você estudou sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta que segue:
Qual é a lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização?
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
27
52
25
23
40
Observe atentamente a figura abaixo, que representa o ciclo das rochas:
Figura: Ciclo natural das rochas.
Fonte: elaboração do autor.
Com base na observação atenciosa da figura, analise as afirmações a seguir:
I) A fusão das rochas ígneas, sedimentares e metamórficas, pode originar os magmas que darão origem a novas rochas ígneas, por meio do aumento de temperatura, por variações na pressão, no teor de fluidos, ou, mais comumente, pela combinação destes fatores.
II) As rochas sedimentares são formadas a partir das outras pré-existentes, por meio da sedimentação de material produzido pelas ações dos agentes do intemperismo.
III) Os protólitos dão origem às rochas metamórficas, podendo estes ser de origem ígnea, sedimentar ou até mesmo metamórfica.
IV) As rochas fazem parte de um processo dinâmico, representado por variações de temperatura e pressão, movimentos tectônicos e, em sua consequência, ocasiona tremores e atividades vulcânicas.
V) A diagênese diz respeito ao conjunto de transformações por que passa a rocha sedimentar em formação, a partir da deposição dos sedimentos.
São corretas as afirmações:
II, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V
II, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I, III e V, apenas
As propriedades das rochas são estabelecidas, considerando-se a observação de descontinuidades nas rochas. O que são essas “descontinuidades”?
É a maneira pela qual as rochas e suas porções apresentam alterações de suas propriedades.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções viabilizam a utilização em engenharia civil.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções menos alteradas apresentam demonstrações de suas alterações.
É a maneira pela qual as rochas apresentam modificações das sua coloração.
É a maneira pela qual as porções apresentam alterações de suas propriedades básicas mineralógicas.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
II, III e IV
I, II e III
III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia. Considerando-se a afirmação e o que você estudou sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta que segue:
Qual é a lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização?
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
II, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V
II, III e IV, apenas
I, II e III, apenas
I, III e V, apenas
As propriedades das rochas são estabelecidas, considerando-se a observação de descontinuidades nas rochas. O que são essas “descontinuidades”?
É a maneira pela qual as rochas e suas porções apresentam alterações de suas propriedades.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções viabilizam a utilização em engenharia civil.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções menos alteradas apresentam demonstrações de suas alterações.
É a maneira pela qual as rochas apresentam modificações das sua coloração.
É a maneira pela qual as porções apresentam alterações de suas propriedades básicas mineralógicas.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
II, III e IV
I, II e III
III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia. Considerando-se a afirmação e o que você estudou sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta que segue:
Qual é a lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização?
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
É a maneira pela qual as rochas e suas porções apresentam alterações de suas propriedades.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções viabilizam a utilização em engenharia civil.
É a maneira pela qual as rochas e suas porções menos alteradas apresentam demonstrações de suas alterações.
É a maneira pela qual as rochas apresentam modificações das sua coloração.
É a maneira pela qual as porções apresentam alterações de suas propriedades básicas mineralógicas.
As diversas alterações que pode sofrer o solo podem afetar pesos e volumes das fases do solo, exceto a quantidade de partículas sólidas que deve se manter inalterada para o estudo dos índices físicos do solo.
Diante dessas várias correlações verifique as afirmativas a seguir:
I) Índice de vazios: é a relação entre o peso da água e o peso das partículas sólidas;
II) Grau de saturação: é a relação entre o volume de vazios e o volume das partículas sólidas;
III) Porosidade: é a relação entre o volume de vazios e o volume total;
IV) Umidade: é a relação entre o volume de água e o volume de vazios, por isso pode variar de 0, quando seco, a 100%, quando saturado;
V) Peso específico das partículas sólidas (ou dos grãos): é a relação entre o peso das partículas sólidas e seu volume.
As afirmativas corretas são, apenas:
II, III e IV
I, II e III
III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia. Considerando-se a afirmação e o que você estudou sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta que segue:
Qual é a lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização?
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
II, III e IV
I, II e III
III e V
II, IV e V
I, II, III e IV
Paleontologia (do grego palaiós, antigo + óntos, ser + lógos, estudo) é a ciência natural que estuda a vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Os métodos de estudo em Paleontologia têm por objetivos, proporcionar a aquisição de conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade nos diferentes domínios da Paleontologia. Considerando-se a afirmação e o que você estudou sobre esse assunto, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta para a pergunta que segue:
Qual é a lei paleontológica que determina o tempo como condição para a fossilização?
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
Os organismos mais simples, acima dos mais complexos.
Os organismos mais complexos estão na base dessa observação.
É a lei que descreve a sucessão dos organismos no tempo geológico.
É o tempo que estabelece divisões na lei.
O tempo geológico é a única variável que não determina a idade das rochas.
Observe atentamente ao mapa que segue, e, em seguida, analise as assertivas propostas.
I) O estado de São Paulo possui as três principais formas de relevo, segundo a classificação de Ross.
II) Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos.
III) Depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processos erosivos.
IV) Segundo a classificação de Ross, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão.
V) A costa leste brasileira é marcada por áreas extensas de planícies, estendendo-se do extremo norte do Rio de Janeiro ao Amapá.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.
A ação mecânica das raízes dos vegetais sobre as rochas é chamada como:
I, II e IV.
I, II e V.
II, III, IV e V.
I, II, III e IV.
III, IV e V.